18 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
     
Você esta aqui: Home >
Tenho recebido inúmeros E-mails das mais variadas localidades agradecendo ou parabenizando pelo trabalho aqui oferecido. Vou mostrá-los neste testemunhal, afinal, esta é a paga do meu trabalho.
QUALQUER DÚVIDA OU MESMO ERRO ENCONTRADO POR FAVOR, AVISE-ME.

  • 2009
  • 2008
  • 2007
  • 2006
  • 2005
  • 2004
  • 2003
  • 2002
  • 2001
  • 1999/2000

24.01.2009

Moro em Bh e amo Bonsai a muitos anos.
Tenho verdadeira paixaão por minha jaboticabeira.
Ela está com 5 anos. Eu a tenho desde novinha.
Agora tenho feito outras experiencias com uma pitangueira.

Eu adorei seu site. Fiquei maravilhada com a quantidade de informações. E mais, o carinho que podemos ver impressos nelas.
Muito obrigada
Um abraço amigo
Afrodite

Belo Horizonte-MG


10.01.2009

Caro Mário

Em 1997 iniciei na arte de bonsai, tinha já alguns exemplares comprados anos antes, não sabia direito o que fazer e já estava contaminado pela arte. Foi ai que conheci seu site que era e é uns dos melhores que conheço e até hoje com uma riqueza de informações inpar, começei então a engatinhar na arte , tempos depois você criou o forum que inclusive fui uns dos primeiros a cadastrar-se, enfim você é um ícone na arte com seus trabalhos e a divulgação da mesma, continue assim, Recebi  seu livro ,excelente trabalho, fiquei muito contente e envaidecido , afinal entrei na arte por sua culpa, e não consigo parar mais.

Sucesso, saúde, paz , bons trabalhos e bons amigos.

Luiz Carlos Mariotti
ttimario@ig.com.br


26.12.2008

Olá Sr. Mário,
Sou de Vitória - ES e venho parabenizá-lo pelo o site Atelier do Bonsai, pois sei, que é um trabalhado demorado e de muita perseverança e disciplina.

Hoje tenho um pré-bonsai de Jambo, um de jabuticaba (comprei hoje uma muda pequenina e vi no seu site que eu poderia ter comprado uma muda maior rsrs, mas tudo bem, é só ter paciência) e aqui em casa vi um pézinho de goiaba na chão, coloquei no vaso também, acho que vai dar certo, o Sr. já viu algum bonsai de Goiaba? eu já vi de Araça, que é semelhante.

Enfim.. . não sou experiente mas admiro muito essa ARTE.
Fica aqui um grande abraço e sucessos para 2009.
FredColnago@gmail.com


03.05.2008

Moro em Bh e amo Bonsai a muitos anos.
Tenho verdadeira paixão por minha jaboticabeira.
Ela está com 5 anos. Eu a tenho desde novinha.
Agora tenho feito outras experiencias com uma pitangueira.

Eu adorei seu site. Fiquei maravilhada com a quantidade de informações. E mais, o carinho que podemos ver impressos nelas.
Muito obrigada
Um abraço amigo
Afrodite A P Cardoso
fropinter@gmail.com


02.03.2008

Olá Mário! Sou de SP/SP e estou interessadíssimo em iniciar-me na arte comprando um bonsai. Contudo, tenho dúvidas básicas, como por exemplo, sobre os arames: são presos no fundo do vaso, prendendo a tela no fundo e também a árvore? Então o bonsai ficaria amarrado ao vaso? Vc tem uma apostila, né? Aquela minha dúvida e muitas outras perguntas básicas me seriam respondidas na sua apostila? Como eu faria para adquiri-la? Quanto custa? Ainda como iniciante e leigo admirei muito seu site e a quantidade de informações disponíveis! Parabéns!
Agradeço muito desde já sua atenção!

Denis
São Pauo-SP
denisfma@yahoo.com.br


02.03.2008

Olá, gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo site que possui um conteúdo riquissimo sobre bonsais.
Sou um iniciante nesta area, e preciso de um guia ou um manual que me ajude no cultivo do bonsai, foi quando achei a apostila que você desenvolveu e pela qual me interessei e gostaria de adquiri-la, porem tentei fazer o cadastro no formulário mas por problemas no sistema não consegui, gostaria de saber se senhor pode me ajudar a adquirir esta apostila.
Fico grato
Por enquanto é isso, um forte abraço até mais.

Eric Alves
eric.alves@orolix.com.br


24.02.2008

Ola! Meu nome é Felipe França J da Silva e gostaria de me cadastrar no seu site pois sou adépto da arte do bonsai!
Moro no Rio de Janeiro
Parabéns pelo excelente site !
abraço

felipe7660@gmail.com


23.02.2008

Queridos amigos do Atelier, este site tem me ajudado muito na minha busca por técnicas e outras informações.
Gostaria muito de me cadastrar e, apesar de ser apenas um iniciante na arte, me colocar a disposição para qualquer ajuda que eu possa prestar.

Um abraço para todos.

JOSENILDO ALVES DA CRUZ
COTIA-SP


14.02.2008

Prezado,
Tive o prazer de encontro todo este ótimo trabalho que dispõem no site, mais por um acaso do destino, pois estava buscando maiores informações sobre as minhas orquídeas, enfim.
Mas como um bom curioso que sou não poderia deixar de bisbilhotar o material disponível Creio que a partir de hoje o Sr.º terá mais um fã disposto a começar um pequeno projeto no cultivo do bonsai.
O trabalho disposto é muito bom e de fácil entendimento.
Parabéns ao Sr.º e aos outros membros que se dedicaram ao prestar este tipo de informação.
Sds,

Vilson dos Santos
cbc.adv@uol.com.br


04.01.2008

Prezado senhor,

Em primeiro lugar, gostei muito do seu site equero parabenizá-lo pelo excelente trabalho, particularmente pelo respeito e carinho que o senhor tem pela natureza.

Pois bem. Estamos planejando investir numa loja de floricultura e jardinagem (paisagismo) e gostaria de saber.............

Obrigado,
Reginaldo Lima e Renata Luz
Manaus - Amazonas
reginaldo@sagapublicidade.com.br


04.01.2008

Boa tarde,

meu nome é Hugo, sou jornalista e tenho pesquisado sobre bonsai com o objetivo de me tornar mais um adepto a esta bela e inteligente arte. Resido em Juiz de Fora-MG, mas nesse fim de semana estarei na cidade do Rio, em Copacabana. Gostaria de saber se o senhor conhece algum atelier ou artista naquelas bandas de lá, para que eu possa aproveitar para me aprofundar ainda mais no assunto, a fim de começar a cuidar do meu bonsai. Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizá-lo pelo site, como jornalista sei que não é nada facil manter esse interativo e rapido meio de comunicação.

Muito obrigado,

Hugo
hugoderocha@hotmail.com


14.11.2007

Sr. Mário Leal,

Agradeço mais uma vez a atenção e parabéns pelo seu belo trabalho não só na arte do Bonsai mas também no auxílio, sem preconceitos, aos iniciantes ou como refiro a mim mesmo, eterno iniciante e curioso. Obrigado!

Saiba que tenho até hoje salvo em meu computador uma ou duas fotos suas em seu local de trabalho na primeira vez que pesquisei sobre esta arte aqui no mundo virtual (não lembro a data mais tem mais de 7 anos) e, servem para que eu mantenha vivo o meu sonho de ter uma casa com quintal onde eu possa "espalhar"  meus vasos e sementeiras.

Saudações Cordiais

Henry F. F. Roberto
Niterói-RJ
henryffr@gmail.com


30.04.2007

Olá Sr. Mario, meu nome é Ricardo e atualmente moro no Japão, estou retornando ao Brasil em meados de julho de 2008.  Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo exelente site que o senhor vem mantendo para a alegria das pessoas que cultivam o bonsai ai no Brasil, e que com certeza é de grande ajuda para todos .

Eu sou um apreciador de bonsai e por felicidade minha tive o previlégio e a felicidade de conhecer um grande mestre da arte do bonsai  aqui no Japão, do qual tive o convite para poder aprender um pouco dessa arte maravilhosa do qual ainda estou começando e que eu desejo aprender mais e mais a cada dia ,atraves de trocas de experiencias com pessoas como o senhor. O nome do meu mestre aqui no Japão é Fujimura ,ele tem 81 anos e trabalha junto com a sua esposa que tem 79 anos , provavelmente seja o unico casal aqui no Japão que trabalham juntos nessa arte maravilhosa ainda mais com a idade deles. O mestre Fujimura e um artista não somente com o  bonsai mas em desenhos feitos com cinzas e ensina kanji tambem , ele é muito conhecido aqui no estado onde eu moro e está entre os maiores mestres aqui do Japão , tendo como clientes muitos compradores da Europa que vem da Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha e alguns países visinhos aqui da Asia.

Gostaria Sr. Mario de conhecê-lo quando eu retornar ao Brasil ....................................................................

Sr Mario fico por aqui e desejando que o sr. continue o seu maravilhoso  trabalho para alegria de muito

Ricardo
Muito obrigado
rckaide@hotmail.com


05.03.2007

Olá Mário,

Estou começando a conhecer o mundo dos bonsai e achei muito interessante o seu site.
Eu com a minha namorada cuidamos de um bonsai. Somos de Brasília e adquirimos a planta já com 6 anos (segundo o vendedor), mas nos foram dadas poucas informações.

Devido a falta de instruções mais qualificadas, estou procurando sua ajuda para saber o nome científico de nosso bonsai e características assim como informações sobre cuidados e medidas que devem ser tomadas quanto a adubo, água, sol e manutenção dos musgos do solo da planta.

Obrigado desde já.
Parabéns pelo trabalho.

Edson Jr.
edsaoluis@gmail.com


03.03.2007

Olá Senhor Mário

Meu nome é Marcelo Dezena Cabrelon, sou de Águas da Prata mais moro em São Carlos, pois aqui estudo. Gostaria de incialmente parabenizá-lo pelo trabalho fantástico que o senhor faz, e o mais importante, repassa suas dias e informações pra nós iniciantes.
Começei a me interessar por bonsai desde pequeno, tive um comprado em supermercado, mais ele nâo durou muito. De 3 anos pra cá começei a tentar fazer o meu próprio, e lhe digo que seu site me ajudou demais.
Agora estou com um bonsai de Ficus e estou com uma dúvida, que eu acho que será fácil pro senhor responder: Estou querendo aumentar a densidade foliar e encher a copa do meu ficus... eu acho que o tronco está muito bonito, mais ele está "pelado"... começei podando as folhas e já melhorou bastante, mais os galhos estão muito alongados e assim meu bonsai fica feio. Gostaria de saber se posso fazer uma poda drástica nesses galhos, e se com isso cada galho que eu cortar brotarão outros? Tem uma época certa pra fazer essa poda?
Estou lhe enviando a foto (não é recente)... se o senhor puder me dar algumas dicas eu ficaria extremamente grato.
Sou louco pra conhecer o seu viveiro... ele é aberto à visitação?
Outra coisa, o senhor tem mudas (pré bonsai) pra vender... estou louco por uma muda de Acer...

Mais uma vez te parabenizo pelo lindissimo trabalho e agradeço a atenção.

Desculpa pelo email extenso.

Abraços
marcelodezena@uol.com.br


31.01.2007

Olá seu Mário. Primeiramente deixe-me parabenizá-lo pelo site e por proporcionar de forma gratuita tanta informação relevante ao cultivo do bonsai. Meu nome é Thiago Fritzen, tenho 21 anos e sempre fui um apaixonado pela cultura oriental de modo geral, embora não seja descendente. Minha paixão também se estende à arte de cultivar bonsai, arte essa que tive a coragem e, por que não?, a ousadia de cultivar. Sempre gostei, porém comecei apenas esse ano quando me achei apto e responsável a ponto de cultivar tais árvores. Tenho estudado todo o dia sobre cultivo e assuntos relacionados, busco artigos na internet, confronto ideias e opiniões e tento fazer avanços no cultivo dos meus, claro que às vezes com apreensão, mas confio na prática como o melhor aprendizado...Bem, depois dessa leve introdução gostaria de pedir humildemente ao senhor que, se possível, passe qualquer informação relativa ao cultivo de bonsai e, principalmente sobre a técnica do PENJING. Ouso dizer que quero me aventurar nessa arte, mas sobre esse assunto não há tanto para se pesquisar na internet, infelizmente. Minhas dúvidas são relativas às árvores que são plantadas nos suibans. O cuidado é o mesmo que se teria com uma árvore em um pote normal?? Quando o senhor fala de turfa, o que seria?? Onde posso encontrá-la??? Que tipo de material é usado no substrato para dar sustentação ao relevo???  Que plantas pequenas são aquelas que o senhor usa no seu trabalho realizado em Cascavel, no Paraná??? Enfim...O que peço são informações sobre o penjing, pois fiquei realmente encantado (o que deve ser normal) e gostaria de tentar um, mas com um mínimo
de conhecimento....
Desculpe se importunei o senhor com tantos questionamentos, mas se é preciso perguntar, então que seja para alguém que tem o poder de encantar com seus trabalhos, mesmo que seja através de fotos em um site....

Agradeço desde já, abraços cordias

Thiago Fritzen
Passo Fundo-Rio Grande do Sul
thiagofritzen@hotmail.com


20.01.2007

Mário:

Muito obrigada pela respostas e pelo conselho, vou seguí-los e se tiver êxito lhe informo.
Desde já agradeço a atenção prestada e parabéns pelo seu site, além de ter um visual muito bacana é muito informativo.

sua mais nova amiga,
Ana Carolina

Espírito Santo
anacarol.r.c@hotmail.com


21.01.2007

 Obrigada pela pronta resposta. Ela não tem espinhos e pelas pesquisas que fiz na internet também achei que era um cotoneaster. Achei seu site muito interessante, parabéns.

Mercedes

mercedes@montecchi.com.br


27.12.2006

Mário:

Tomei conhecimento do site e fiz uma visita. Meus parabéns, excelente trabalho. Muito completo e esclarecedor

Renato Loria
Curitiba-PR
renato.loria@pmintl.com


25.11.2006

Senhor Mario, quero parabenizá-lo pelo seu trabalho neste magnífico site.
Sou iniciante na Arte do Bonsai e sempre que tenho alguma dúvida sobre qualquer assunto, o meu socorro é aqui. Também o felicito pela iniciativa de tentar aproximar os apaixonados pela Arte, sendo assim gostaria de deixar o meu endereço e telefone, pois mesmo aqui em Tangara da Serra, nao conheço ninguem para poder trocar informaçoes e espero assim,que talvez alguem daqui possa me ligar para que possamos compartilhar informações e o gosto por essa Arte tao maravilhosa e porque não dizer, terapia...

Obrigado por nos dar tanta atençao..
Um grande abraço...

Nelso Pereira Chaves
nelsoledy@terra.com.br


11.10.2006

Cultivo bonsais há mais ou menos 6 anos. Gosto de pesquisar e aprender. O Atelier do Bonsai está magnífico. De linguagem simple e acessível, tem me ajudado bastante.
Parabéns, forte abraço.
Pedro
Pouso Allegre-MG.
majartmoreira@overnet.com.br


11.10.2006

Prezado Sr. Mário Leal,

Gostaria de parabenizá-lo pela matéria na revista Como Cultivar Bonsai, ed. 07. Trata-se de uma matéria bastante incentivadora e inspiradora, como o seu site, repleto de preciosas informações.
Sou um grande admirador dessa milenar arte, apesar de estar ainda travando os primeiros contatos com ela,  mas não poderia deixar de escrever-lhe e registrar os meus melhores votos.

Meus cordiais cumprimentos,

Heitor Dias
Uberaba/MG
heitordap@yahoo.com.br


26.09.2006

Olá,

Sou fascinado por bonsai tenho alguns a alguns anos.

Estou aprendendo muito mais com este magnífico site.

Ricardo Padovani.
Campinas-SP

vcpricardo@hotmail.com


25.08.2006

Bom dia.
Gostaria antes de mais nada, de parabenizá-los pelo grande trabalho, esta pagina está muito explicativa, ilustrada e de muito bom gosto.
Estou iniciando agora a fazer Bonsai, tenho um Buchinho e um Jacaré.
Gostaria de saber se...................................................
Obrigado.

Carlos Aguiar
caguiar@rfi.fmrp.usp.br


27.06.2006

Boa noite,

Venho aqui para solicitar a inclusão de meu nome na relação de admiradores da Arte Bonsai na minha cidade.  Sempre fui adepto do contato direto com a natureza e, como vivo em meio urbano, as poucas opções são cuidar do próprio jardim, coisa que faço à cerca de 10 anos. Nos últimos anos, no entanto, tenho me enveredado no conhecimento da ARTE BONSAI. Ainda sei muito pouco mesmo, mas desde que descobri seu site fiquei realmente apaixonado! Já tentei algumas experiências (muito mal-sucedidas), mas agora ao "fuçar" seu site, vejo onde foi que errei. Meu próximo projeto (que na verdade já foi iniciado) é preparar o envazamento de um Ficus (não sei precisar a espécie exata) que tem dois anos. Ele está plantado direto no chão do jardim, mas tive o cuidado de restringir o espaço das raízes, para facilitar o transplante para a bandeja. Ele tem entre 20 e 25cm, mas pretendo expor suas raízes que são bem grossas. Também encomendei sementes de algumas espécies que achei bonitas para Bonsai e que (pelo que consta na literatura) se adaptam bem ao clima em que vivo. Bom, é isso, agora que me apresentei, quero desejar boa sorte na continuidade de seu lindo trabalho.

Erinaldo S. Medeiros
Parnamirim/RN
souza1977@hotmail.com


12.06.2006

Muito prazer.. meu nome é Marcelo Giovanelli e sou de São José dos Campos, SP. Gostaria de parabenizar pelo incrivel site e pela imensa dedicação à arte "Bonsai". Infelizmente ainda somos poucos mas tenho certeza de que apaixonados pelo que fazemos. Leio muito acerca desta filosofia de vida e aplico isso ao meu dia a dia constantemente. Ainda sou iniciante, apenas um ano, e gostaria de saber como posso me aperfeiçoar.
..................
..................
Meu grande Mestre e incentivador é Mestre Egawa de Mogi, um homem simples, de poucas porém sabias palavras, anônimo no mundo dos Bonsaístas. Cada dia ao seu lado é uma grande aula com ensinamentos valiosos.
Espero que o colega possa me ajudar. Desde já agradeço a atenção,
Um abraço, Marcelo !
mgiovanelli18@hotmail.com


12.06.2006

Bom dia a todos do Atelier do Bonsai,

Gostaria de primeiramente parabenizá-los pelo exelente trabalho e informação de qualidade e gratuita!!!
Seguem abaixo meus dados:

Filipe Paes Ortega
Marília-SP
fpo_ortega@hotmail.com
Obs - Fico contente quando algumas pessoas me colocam no plural.


08.06.2006

Olá Mário Garcia;

Meu nome é Fernando,tenho 24 anos... Estou iniciando na arte do bonsai. Comprei uma muda de jabuticaba... ela está "grandinha" já... fiz a poda e separei um dos ramos que estava com raiz também e fiz outro pé.
Gostaria de saber alguma técnica para engrossar um pouco mais o caule dela. Ou melhor delas...
Visitando o seu site também vi que essa planta gosta de muito sol e muita água... mas em outro lugar li que o máximo que a planta pode receber de sol por dia são 3 horas... e água quanto devo colocar?

Gostei muito do site... muito informativo, bem organizado...
Parabéns pelos bonsais... São todos muito lindos...

Agradeço pelos esclarecimentos...
Abraços
Fernando - Vitória ES
teoremaxy@yahoo.com.br


08.06.2006

Olá me chamo Fábio Vieira e estou admirado com a qualidade do site e das informações nele contidas.
Não deixo de acompanhar um dia sequer o fórum.
Meus parabéns

Recife-PE
fabiovt@gmail.com


05.06.2006

Prezado Mario .

Visito sempre que posso seu site e tenho aprendido muito e, te agradeço pelas informações. Mas, como iniciante tenho duvidas que não consigo solucionar, informações necessário para catalogar meus pré-bonsai (ou não). Há cerca de 15 a vinte anos comprei um bonsai , o vendedor na ocasião não soube informar a idade, hoje não sei como cataloga-lo visto que desconheço sua idade . Sei apenas que é uma bouganvílea de flor vermelha.

Caso posso me orientar ficarei muito grata .
Um abraço Marina
marinamarins@hotmail.com



21.05.2006

ola Mário!
Sou o Pedro Orofino tenho 16 anos e moro no Rio de janeiro.
Estou te escrevendo pois a pouco tempo (uns 3 meses), eu comecei a trabalhar algumas plantas para fazer bonsais pois eu sempre gostei das plantas e do impacto visual que elas causam pelo fato de serem árvores miniaturas, como comecei a pouco tempo, eu não sei muita coisa ainda e o seu site me ajudou muito, com aquele link "o bonsai" eu tirei quase todas as minhas dúvidas!
Quero te parabenizar, dizer que o site é otimo, bem organizado e cheio de preciosidades!
Te agradeço!
abraços
Pedro Orofino
star901@gmail.com


17.05.2006

Bom dia,
Vi uma reportagem de vcs sobre mini-flamboyant. Vcs sabem quem comercializa esse tipo de bonsai?
Estou em São Paulo.
Agradeço, e parabéns pelo site.

ITAMAR MORTAGUA
itamarmortagua@nossacaixa.com.br


15.05.2006

Olá

Aprecio muito vosso site, ele contém muitas informações úteis tanto para iniciantes na arte quanto para os profissionais. Estou em contato com o Bonsai há pouco tempo e gostaria de uma informação. Como faço para conseguir entrenós mais curtos nos ramos?

Agradeço desde já

Abraços

Diego Augusto Santos Toesca
dtoesca@hotmail.com


29.04.2006

Olá!
Meu nome é Daniela Maria Toretta, gosto muito de bonsai mas só agora estou criando coragem para cultivá-los!
Parabéns pelo site! Muito organizado e realmente muito útil, tanto para os iniciantes como eu, como para os experientes bonsaistas!!!
Gostaria de me cadastrar para poder participar do forum e poder tirar as minhas muitas duvidas!
Por favor queiram me enviar o que é preciso pra me cadastrar, ok???
Desde já agradeço a atenção!
Obbrigada!

Daniela Toretta
dani.toretta@uol.com.br


20.04.2006

Prezado Mário,
Sempre que posso visito sua pagina sobre Bonsai. Sua maneira espontânea de repassar e divulgar as informações o tornam digno de admiração e apreço. É bom saber que neste mundo de tantos desajustes, existam luzes dispostas a dividir as boas coisas.
Moro em uma cidade do meio oeste Catarinense, Luzerna e venho a aproximadamente 10 anos brincando de apreender a Arte de Bonsai.
Obviamente errando e acertando, entretanto mais errando (não no sentido de perder plantas) pois fica sempre difícil de longe saber se estou no caminho certo com relação as regras, estilos etc.   Aqui na região tenho dificuldades de conseguir mudas  de algumas plantas como: Azálea Satsuky, Acer, Ulmus, Zelkova, para tanto trabalho então com plantas que tenho aqui, Buxus, Serrissa, primavera, Jabuticabeira, Pinus, Araçá, no entanto utilizo mais Serrissas e Buxus. Este é apenas um breve relato para saberes um pouco de mim.

Gostaria com isso enviar meus dados para integrar-me aos amigos da Arte.

Orildo Schaly
Luzerna SC
oschaly@zipmail.com.br


17.04.2006

O homem enaltece seu espirito com seus grandes feitos. O Sr. Mario Alberto, Mestre Bonsai, vem nos demonstrando que esses grandes feitos advêm de pequenas atitudes (bonsai), que por si só evoluem as qualidades pertencentes aos homens.
A Sociedade Bonsaísta agradece esse trabalho que tens feito, sempre com o intento de fomentar mais um estilo de vida.
O seu nome estará grafado na história e em nossos corações.
Sou mais um testemunho de que isso é capaz de existir. Obrigado!
Eric Carreras Homem de Siqueira
Natal-RN
17 de abril de 2006.
ericcarreras@globo.com


31.03.2006

Boa tarde !

Mario voce tem algum texto que fale sobre raiz sobre pedra .
desde ja, grato

Gustavo

Obs.: Gostaria de também parabenizá-lo pela página "O Bonsai" pois esta sendo de grande ajuda para nós iniciantes nesta arte.
gustavo_borges2001@yahoo.com.br



01.03.2006

Prezado Mário,

Muito obrigado pela gentileza da resposta e pelo convite. Parabéns pelo site e principalmente pelo conteúdo.

Clecio Giorni

Ouro Branco - MG
csgiorni@uol.com.br



21.02.2006

Acesei o site de vocês* e adorei os conteúdos lá prestados. Faço biologia e tenho muito carinho por botânica. Queria fazer os cursos propostos e participar dos congressos sobre os Bonsai. É muito tremenda essa arte.

Espero receber notícias de vocês, mesmo por que moro em Brasília e aqui não há muita divulgação desse trabalho!

Até logo e fiquem com Deus!

Jorge p. Lima
jlimabr@hotmail.com

* Fico alegre quando as pessoas colocam o meu nome no plural. O tamanho do site faz as pessoas pensarem que existe uma equipe, um grupo de trabalho por trás de todas estas informações. Que bom! Dá trabalho...mas é bom!



28.01.2006

Mário meus parabéns, você fez do seu site um oásis de informações. Pretendo comprar sua apostila assim que obter mais respostas para minhas dúvidas. Como Faço Bonsai de suculentas?
Você já teve a chance de usar uma dessas espécies em seus trabalhos?
.............
............
Marcelo
ma.sil@terra.com.br



14.01.2006

Caro Sr. Mário,

Gostaria que me desse  uma orientação: como faço para dissolver enxofre em pó somente em água sem precisar adicionar outro produto? Tentei dissolver na água quente mas não foi possível: ele fica simplesmente "boiando" sobre a água.
Também como faço para retirar o cheiro forte que ele ficou nas minhas mãos?
Fico-lhe muito agradecida se puder me atender.
Parabéns pela sua página e pelo seu excelente Currículo.
Um abraço,
Nilda
Natal - Rio Grande do Norte
nilda@geologia.ufrn.br


14.12.2005

Parabéns pelo site, é o mais completo que já vi, estou admirado, fico feliz por ter conhecido você.
Um forte abraço.....

GUTO TATTOO
faturamento@ramos.com.br


04.12.2005

Caro Mário,

Inicialmente parabenizo pelo excelente e árduo trabalho para fazer e manter este site !!!
Sou iniciante na arte infinita do Bonsai, mas já atingido pelo desejo de conhecer e praticar mais e mais...
Eu gostaria de cadastrar-me:

JAMAL SOBHI AZZAM
SÃO PAULO  -  SP
jamalazzam@superig.com.


23.10.2005

Prezado Sr. Mário,

Tenho seu site na minha pasta de favoritos, sempre recorro a ele.
Estive lendo sobre seu trabalho e achei interessante seu ensinamento junto a FEBEM pois passei no último concurso para agente de segurança e espero ser chamado em breve, sei que minha função nem se compara a sua, no tocante a re-educação, mas tenho algumas idéias aqui comigo e quem sabe (com muita modéstia)  não possa continuar seu trabalho quando admitido.
Tenho uma pergunta para o senhor, estou iniciando um jardim japonês em minha casa, bem devagar, pois sempre foi meu sonho e hoje com um pouco de dificuldade mas com muita boa vontade, já que no momento estou desempregado e aguardando como disse acima... bem vamos lá: pretendo colocar um pinheiro e um Acer no jardim e achei interessante esta espécie que muda a coloração das folhas mais intensamente "Acer palmatum Deshojo" e o "Acer buergerianum".
Qual é mais adaptável a minha região, moro em Bauru, centro do estado de S.P, e sobre o pinheiro, qual o mais indicado, pelos mesmos motivos, onde posso encontrar mudas dessas espécies.

Agradeço desde já sua resposta e fica minha admiração pelo seu trabalho.

Obrigado e muita paz e longevidade,

Claudemir
seisdedos@itelefonica.com.br


20.10.2005

Olá... em primeiro lugar, queria parabenizar pelo bonito e completo site a respeito de bonsais... é uma arte que fascina, muito interessante que nos faz quere saber mais e mais da arte...

Sou estudante de agronomia na universidade de Pinhal e atualmente estou fazendo um trabalho sobre bonsais e preciso muito de materiais de simpósios anteriores para complementar a pesquisa... por um acaso você sabe onde e com quem posso conseguir algo?? Não precisa ser muita coisa, o pouco já irá ser de bom proveito...

Agradeço desde já e aguardo uma resposta...

Poliana
poliana_pantojo@hotmail.com


29.09.2005

Boa tarde, sou iniciante na arte bonsai  e sempre procuro me informar com amigos e com matérias escritas (basicamente internet). Queria agradecer as informações que pude obter em seu site, sem dúvida me ajuda muito. Graças a Deus moro em uma região bem arborizada na cidade de Cotia - SP bem próximo a São Paulo, seu curso deve ser muito bom pena eu não estar em Ribeirão Preto, de qualquer forma Muito Obrigado

Marcelo Verqa
marcelo@crackerblues.com


09.09.2005

Olá Mário, estou a cinco dias acessando seu site, que é excelente.
Meu nome é Max moro aqui em Fortaleza e estou cheio de curiosidades em relação a arte do bonsai, curiosidades essas que estão aos poucos acabando graças as informações do Atelier do Bonsai.
Infelizmente aqui não temos grande variedade de plantas para bonsai, tentei conseguir algumas sementes de algumas espécies aí do sudeste, no fórum do Atelier do Bonsai mas as pessoas não me deram retorno. Essas sementes não seriam úteis só para mim, mas para muitos fortalezences que viriam futuramente conhecer árvores que aqui não existem e que são muito bonitas.
Me oriente como devo conseguir sementes de Piracantha, laranjinha kinzu, Ipê Amarelo - outras cores se existir- , zelcova, carmona, castanha do Maranhão, caliandra, oliveira, acacias e outras que você julgue interessantes e bonitas para enfeitar nossa cidade mais ainda.
Desde já agradeço, e parabéns mais uma vez pelo site, você realmente é uma pessoa compromissada com a divulgação da arte do bonsai.
Ah! o Illex que participa bastante do fórum foi muito atencioso foi o único que me deu retorno.

max-scheler@bol.com.br


01.09.2005

Caro Amigo Mário Leal,

Estou recebendo muitos e-mails e telefonemas de pessoas interessadas no curso!
Isto comprova a força e a eficiência de sua home-page.

Um grande abraço.

Márcio Sodré.
dstrokeigelsodre@yahoo.com.br
NOTA - Márcio faz vasos e ministra curso de cerâmica voltado para a Arte Bonsai. Resposta a uma janela que coloquei na home page.


19.08.2005

Caro amigo Mário:

Quero esternar a profunda admiração que tenho por vosso trabalho, por sua explendida sabedoria e a honorável paciência em socializar vossos conhecimentos.

Desde já agradeço, vosso amável e pronto atendimento.
Seu amigo no Bonsai

OSIMAR LUIZ BISCARO
SÃO JOSÉ DO OURO RS
osimarbiscaro@yahoo.com.br


18.08.2005

Boa tarde
Mário.

Venho através deste solicitar meu cadastro em sua base de contatos, visto que, seu conteúdo de contatos é muito diversificado, e ficaria muito grato de participar de assuntos referentes ao cultivo da arte do bonsai.

Sou praticante da arte à pelo menos 9 anos, foi somente adquirir meu primeiro bonsai, um de acerola, foi onde me despertou o prazer de fazer e cultivar meus próprios exemplares.

Tenho fotos, se possível, como posso envia-las e mostrar meu trabalho, também faço vasos de pedras para bonsai (qual o e-mail).

E ficaria muito grato de estar na relação de cidades, pois minha cidade não está relacionada.

Parabéns pelo seu trabalho na divulgação desta arte que todos nós praticamos, pois seu site é muito completo e tem um excelente material didático, com muitas dicas.

Adriano Rodrigo do Valle
São Simão - S.P.

arvalle8@hotmail.com


23.07.2005

Bom Dia, estive navegando pelo site de voçês e achei muitas imformações interessantes, tenho alguns bonsais que venho trabalhando há alguns anos e estou decidido a me aprmorar muito nesta arte, gostaria de me cadastrar e participar.
Moro em Limeira-SP, tenho cerca de oito plantas ja formadas e mais umas quarenta e poucas em trabalho, ainda jovens.
Parabéns pelo site e a iniciativa, adorei!!!
Grato desde ja, atenciosamente

Juliano André Caritá
arachus@hotmail.com


22.07.2005

Olá,

Gostaria de saber o que é esse sublimato corrosivo, que é citado em sua página na seção "Como Fazer"; e onde posso acha-lo para comprar?
Gostei muito do seu site, muito bem feito e com bastante informação, parabéns.

Desde já muito obrigado,
Daniel
presu@directnet.com.br


31.05.2005

Estive em sua pagina, não é a primeira vez, não dá para ver tudo de uma só vez, e passo a madrugada toda sem perceber. Fico fascinada com a arte que quero aprender, e com tua boa vontade em informar a nós, leigos na arte, todo seu conhecimento, técnica e respeito a arte e a natureza.
É de se admirar sua conduta, até o fato de alertar para solicitar autorização ao IBAMA para coleta de mudas e, descobrirmos que nosso país é sub-desenvolvido até nisto.
Mas são pessoas como você que fazem a diferença e até, quem sabe um dia, a mudança; por este motivo escrevo, sei que recebe muitos elogios e que tem muitos títulos para saber que seu esforço não é em vão, e deixo o meu, pequena gota em um oceano, para encorajá-lo a continuar com seu trabalho, não apenas na arte e no desenvolvimento de técnicas, mas o de propagar seu conhecimento e muito respeito.
Parabéns!
E por favor continue, precisamos de pessoas como você.

Prosperidade, para que continue seu trabalho,
Monica Salinas
monsalinas@uol.com.br


23.05.2005

Boa noite.

Parabéns pelo seu site, um dos mais completos que já visitei.
Parabéns também pela sua dedicação e trabalho dentro dessa Arte.
Eu, praticamente sou um iniciante, venho praticando a uns 08 anos e ainda me sinto completamente despreparado..rs..
Tenho algumas árvores que cuido desde a semente, algumas outras que adquiri como muda e vou tentando me aprimorar consultando o pessoal mais experiente na área.

Eu gostaria de "abusar" um pouco do seu conhecimento e paciência e fazer uma pergunta sobre a melhor forma de propagação do "shimpaku", se por estacas ou alporquia e, a melhor época para o procedimento.

Estou em Santo André-SP, se fosse mais perto, com certeza lhe faria uma visita, um curso, e daria meus parabéns pessoalmente. Em todo caso, havendo a possibilidade, podemos agendar um dia para uma visita.

Agora, no começo de junho, tem uma exposição no Jardim Botânico aqui em SP, o senhor vai participar? Se for com certeza vamos nos conhecer e trocar umas idéias.

Agradeço muito a sua atenção e paciência.
Um forte abraço.

Alberto
alb_faith@terra.com.br


10.05.2005

Bom dia!

Mário, por acaso acabei descobrindo o site do seu Atelier e confesso que fiquei encantado.
Não tenho experiencia alguma com Bonsais, mas confesso que é uma arte que me atrai muito e que me desperta muita curiosidade.
Vi em seu site as fotos do seu viveiro e de seu Atelier, e percebi que você deixou seu e-mail e telefone para contato, caso alguem despertasse a curiosidade de conhecer um pouco de seu trabalho.
Estou pensando em começar a praticar a arte do Bonsai, mas como ainda não tenho conhecimento algum, apenas estou começando a ler publicações, livros e revistas que falem um pouco do mesmo.
Gostaria se possivel, contar com sua ajuda e sempre que possivel poder entrar em contato e conversar um pouco sobre o assunto.

Um grande abraço e parabéns pelo belo trabalho.

Guilherme Lopes Soares
guilherme@fafibe.br


10.05.2005

Hola!
Felicito por su página! muy buena información.
Aquí, en Argentina, el bonsái está comenzando a crecer , esperamos poder recibir una visita de Usted muy pronto!
Visite www.macetasdebonsai.com.ar
Me gustaría conocer opiniones y  sugerencias.
También quisiera, por favor, formar parte de los sitios recomendados por Usted!
Cordiales saludos
Pablo Filgueira
Ciudad de Avellaneda
Buenos Aires- Argentina
familiafilgueira@speedy.com.ar


09.05.2005

A um ano venho pesquisando sobre A Ate do Bonsai; Plantas, Estilos, Poda... e tudo que abrange o assunto. Adquiri cerca de 3 bonsais ao longo desse ano.
2 de Primavera com cerca de 6 anos no estilo Neagari e uma Acerola no Estilo Kengai, com cerca de 5 anos.

Infelizmente em minha região, não se encontra cursos e pessoas no ramo especializados e dispostas a passar um pouco de sua experiência, restou-me então pesquisar em livros e na Internet. Porém estou caminhando e adquirindo um pouquinho de experiência, dedico o meu tempo vago a pesquisa e cuidados com os bonsais.

Vocês, estão de parabéns pelo conteúdo de sua página, principalmente, agora muito mais organizada e detalhada.
Vou ficar de olho, nas novidades!
Parabéns,

Um forte abraço.

Beatriz - Petrópolis
viannaimoveis@compuland.com.br


19.04.2005

Olá caro Mário Leal.
O meu nome é Nuno Jesus e sou de Portugal. Desde já queria dar-lhe os meus parabens pelo magnifico site, no qual se pode encontrar todo o tipo de informação para o iniciado de bonsai até ao praticante mais experiente.
Tenho-o consultado varias vezes e apenas tenho um bonsai à cerca de 6 meses. Desde já um abraço do tamanho da distância que nos separa. Gostaria que publicasse na pagina de trocas o seguinte:

Olás a todos.
Tenho sementes de Myrtus communis e de Olea Europaea, as quais gostaria de trocar com quem esteja interessado.
Podem contactar-me em: nmcj@hotmail.com
Abraço a todos.


03.04.2005

Prezado Sr. Mário

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela constante contribuição que tem dado para o desenvolvimento do bonsai no Brasil, tenho visto as matérias que tem referência em sua pessoa, principalmente em penjing, e também por seu site, do qual sou um verdadeiro fã.
Alguns amigos que já o conhecem pessoalmente, me brindaram com a informação que vossa pessoa é muito simples, com toda bagagem e experiência, costuma se portar como um iniciante, o que me deixou ainda mais feliz.
No momento venho lhe solicitar uma informação, gostaria de saber como posso iniciar uma muda de mangueira, se por estaca, semente, ou alporquia...
Pois tentei por estaca e na primeira vez não deu certo, talvez tenha cometido algum erro, todavia não consegui informações suficiente para fazer corretamente.
Obrigada antecipadamente, e aguardo sua colaboração.

Valter João da Silva Junior
valterjoao@terra.com.br


02.03.2005

Oi Mario, gostaria de me cadastrar no seu site, adorei seus trabalhos e seu site é muito interessante, trazendo sempre informações muito úteis. Gostaria muito de te conhecer e ver ao vivo todos esses trabalhos maravilhosos que estão no site. Quando houver uma oportunidade de viajar a São Paulo, com certeza vou entrar em contato com vc pra marcar essa visita.
Marco Antonio Alves do Nascimento
Rio de Janeiro-RJ
sagitarianorio@hotmail.com


02.03.2005

Boa tarde, Sr. Mário.

É com muita satisfação que encontrei esta página na Web, fiquei horas lendo os artigos, parabéns pelo seu trabalho.
Gostaria de uma confirmação a respeito dos encontros na Praça Sete de Setembro, se continuam presentes no primeiro final de semana de cada mês, pois eu moro em São Simão, vizinho a Ribeirão e gostaria de comparecer e
fazer contatos.
Eu sou apaixonado pelo cultivo do Bonsai, e faz 9 anos tenho o prazer de praticar está arte.
Abraços, aguardo a confirmação.
Antecipadamente agradeço a atenção.

Adriano.
adrianorvalle@ig.com.br


19.02.2005

Prezado Mario

Meu nome é Roberson e moro em Curitiba, onde já há algum tempo me dedico aos bonsais nas horas de folga.
Gostaria de parabenizá-lo pelo seu excelente site sobre bonsai, muito rico de informações e sempre com muita dsiponibilidade para dividir o que sabe com todos.
Parabés e que Deus o abençoe.

Há algum tempo atrás li no seu site uma receita de enraizador à base de raiz de tiririca moída. Preparei-a e achei que está dando certo nas plantas em que apliquei. Só gostaria de saber a periodicidade com a qual devo reaplicar o enraizador.

Outra pergunta é sobre ferrugem.
Tenho um pé de jaboticaba ............

rlbond775@hotmail.com


01.02.2005

Muito legal.....
Seu Mário, tendo como base o artigo encontrado em vosso site, gostaria
que o senhor me tirasse um dúvida:

"............................................................Posso fazer a irrigação por aspersão nas folhas e gotejamento no solo com um timer,....e depois adubar com a soluçao de 20 20 20 foliarmente? Quanto eu jogo? Não é melhor faze-la por gotejamento? Qual  a frequencia?
Qual mistura de substrato o senhor está utilizando?
Ansioso por vossa resposta, e aproveitando o ensejo para parabenizá-lo pelo seu maravilhoso SITE!!!
André
São Carlos-SP
agronomoandre@gmail.com


20.01.2005

Carissímo Mario Leal,
Primeiramente gostaria de agradecer pela grande contribuição voluntária que você vem nos oferecendo ao longo de tantos anos, tanto com informação atualizadas em sua HP, quanto este canal de comunicação direto (Fórum).
Sou morador na cidade de Santa Rosa de Viterbo (aproximadamente 75 km de R.Preto), tenho 33 anos de idade e pratico bonsai a 06 anos, no entanto, ainda não tive um contato pessoal com um bonsaista experiente como você, e tão pouco vi exemplar ao vivo (somente pela net).

Meu intuito desta msg, também é perguntar ao senhor a respeito de curso, como por exemplo: disponibilidade de curso (em sua loja ou viveiro), como posso proceder para participar de algum curso ministrado pelo senhor, enfim, eu gostaria muito de me envolver com pessoas experientes para que eu pudesse aprimorar meus conhecimentos que até o momente é muito carente.
Tenho aproximadamente 40 peças entre pré bonsai e mudas (todas em desenvolvimento).
Fico no aguardo de vosso pronunciamento e, mais uma vez meu muito obrigado.

Grande abraço,
Daniel Ap. da Silva Pinto
Santa Rosa de Viterbo / SP
daniel_viterbo@yahoo.com.br


20.01.2005

Caro Mário
excelente idéia........ O que vc precisar de mim estarei à disposição para ajudar. Estou muito pouco tempo neste ramo, meus bonsais ainda não estão em perfeitas condições de participar de um concurso. Mas tenho vontade de mandar uma foto apenas como participante, pois temos que incentivar cada vez mais o nosso público.
Ao visitar o site não consegui acessar nada sobre o concurso. Dê-nos mais explicações.
Mais uma vez parabéns pelas suas atitudes e pelo brilhante site.
Um abraço
Anselmo Dutra
anselmosdutra@yahoo.com.br
Conforme resposta dada ao Anselmo, informei que a idéia do CONCURSO NÃO É MINHA.


19.01.2005

Ganhei de presente um bonsai de jasmim, mas tenho uma dúvida: de quanto em quanto tempo devo colocar água, e de que forma, na planta ou na terra? adorei seu site um dos mais completos que achei na web. Parabéns.
bjs
Roberta
Roberta Silva
Produtora Executiva
Santander Cultural
(51) 3287 5521
www.santandercultural.com.br


17.01.2005

Meu caro Mário

Realmente sua HPage ficou muito interessante. Mas antes de falar dela, deixe-me agradecer pela sua informação quanto à aquisição de vasos de preços mais acessíveis. Na minha viagem de MG fui até Porto Ferreira e ...enchi o porta malas. Vou dar para alguns amigos bonsaístas. Realmente, tirou-me a frustração de pensar que bonsai está associado a alto custo!
Voltemos a sua home page.
Aqui em Londrina há um clube ao qual vou filiar-me. Mas enquanto isso, procuro ler sobre o Bonsai. E também tenho comprado essas revistas de bancas comuns.
Voltemos à sua HP.
Realmente está muito boa e bastante informativa. Mas sempre fico pensando quando se poderá ter um conjunto de respostas ilustrativas. Seria possível ................................

Quando for a Ribeirão Preto vou visitá-lo.

Cordialmente,
Alvaro Almeida
aalmeida@sercomtel.com.br


30.12.2004

 Olá....Meu nome é Rodrigo, tenho 16 anos, gostei muito do site realmente é um site muito completo sobre o assunto, parabéns!
Eu me interessei por fazer bonsai não a muito tempo, no começo eu não sabia quase nada e comecei a pesquisar. O assunto me interessou mais ainda, quanto mais eu descobria mais eu achava interessante. No começo achei muito difícil mais fui vendo que não era impossível, com a ajuda do site eu fiquei mais animado. Confesso que não sei quase nada, na verdade eu acho que não sei nem o básico, mas me atrevi começar.......Li muita coisa no site e decidi começar com uma muda de azálea, primeiro porque era uma muda que eu tinha em casa e depois com as informações que li achei que podia tentar. Fiz o máximo que podia...................................................
Desde já muito obrigado!

Rodrigo
rodrigo.pb@ibest.com.br


25.12.2004

Mário parabéns pela qualidade,clareza e facilidade de navegação em seu site. Moro em Montenegro no Rio Grande do Sul estou iniciando a comercialização de bonsais. No entanto aqui no Sul temos dificuldade de conseguir mudas de Juniperus, principalmente de SHIMPAKU, devido ao seu alto custo. Uma vez que a maioria dos fornecedores são de São Paulo, .... ...................................................

Desde já agradeço

sds
Adriano Bassegio
orientalbonsai@pop.com.br


22.11.2004

Olá, meu nome é Manoela moro em Curitiba.
Sempre gostei da arte dos bonsais, e o site de vcs me chamou muita atenção pela quantidade de informações e pela estrutura do site. Gostaria de fazer algumas perguntas se não for muito incomodo.
Recentemente comprei um bonsai de um senhor na rua, ele me disse que era uma serissa, mas não sabia qual a idade da planta. Como eu posso descobrir a idade dela? Não achei muitas informações a respeito dessa planta vcs poderiam me ajudar? Mais uma perguntinha a planta está em um vaso de plástico, qual o vaso ideal para ela ser cultivada?
Muito obrigada pela atenção.
lelaboop@hotmail.com
Ficarei muito feliz com essas informações.   Tchau!


21.11.2004

Fico muito feliz de encontrar um site tão bem feito, com tantas informações bem distribuidas, pratico a arte bonsai a pouco tempo mas sempre achei respostas às minhas questões  em sites estrageiros, pois tem muitos detalhes. Os sites nacionais na maioria tratam de maneira superficial dos assuntos PARABENS!!!

Espero que possamos nos conhecer e eu possa aprender muito mais com o Sr.

um abraço

Alexandre
adfernandes@polmil.sp.gov.br


19.10.2004

  Caro Mário

  Você tem uma página sensacional sobre bonsai.
Ela é minha referência para consultas, pois estou começando nesta arte.
Espero que continue com este trabalho fantástico e saiba da importância das informações apresentadas para os iniciantes.
Um abraço

Alberto Vargas
Porto Alegre/RS
albertovargas@terra.com.br


19.10.2004

Caro Mário Leal

A um bom tempo venho me deliciando da abrangência de seu site, magnífico, este é um dos adjetivos que exprime a riqueza que encontrei.

A arte do bonsai é interessantíssima, fascinante, ainda estou dando os meus primeiros passos, estou engatinhando. Comprei um fícus, desses que vendem no supermercado que são plantados 4 juntos e têm os troncos trançados. Cobaia, uma árvore resistente... acho que dará tudo certo. E estou com uma amoreira que irei envasar no final do ano, ela tem, da mesma base, três troncos grossos sendo o do meio seco, acho que dará para fazer algo mais rústico, como uma árvore assolada pelas intempéries, apanhei ela num jardim meio abandonado e estou esperando ela se recuperar.

Comprei um livro sobre bonsai muito bom, Manual do Bonsai, de David PRESCOTT. Fotos que são um show a parte.

Mas esse e-mail, que era para ter duas linhas e está muito longo, é para perguntar como é que faço para adquirir a sua apostila; em qual banco, c/c, faço o depósito.

Desde já agradeço a atenção e novamente elogio o belíssimo trabalho.
Cordialmente

Gabriel R. Vanzella
gabriel.vanzella@estadao.com.br


25.09.2004

Olá,
Antes de tudo gostaria de parabenizá-los pela home page que está belíssima.
E agora gostaria de pedir um favor se não for pedir muito, não sei NADA de bonsai.
Mas gostaria mesmo de começar a cuidar de alguns bonsai, de preferência dois.
Quais vc's recomendam por serem mais faceis de cuidar e também bonitas.
Gostaria de uma frutífera, na verdade estou em dúvida entre Jabuticaba, Acerola, Maça, Amora e tb Azaléia e Ipê Amarelo.
A mini maça é dificil de encontrar? Dificil para cuidar?
Uma ultima pergunta, tem ipês por toda minha cidade, bem florido e tudo mais, como faria para pegar uma "muda"?

Obrigado
Bruno Garletti
brunogarletti@ig.com.br


25.09.2004

Caro Sr Mário,

Eu resido aqui em Ribeirão Preto também, no Bairro Iguatemi, sou estudante e tenho 15 anos, desde pequeno sempre tive muito interesse em bonsai, e recentemente, pra dizer exatamente, uma semana, resolvi começar a cultivar.
Colhi umas mudinhas de Ipê Amarelo, para começar meu trabalho... Navegando pela Internet à procurar informações encontrei o site do senhor, e segui algumas dicas.
Gostaria de saber se o sr. poderia me informar melhor sobre o que fazer com este tipo de arvore, sendo que eu não tenho muitos ou melhor nenhum conhecimento de bonsai... Caso pudesse me instruir ao que fazer com este tipo de muda ficaria muito grato...
Outra coisa, parabéns pelo belo trabalho do site, isto torna mais fácil a informação e o aprendizado das tecnicas...
Abraços,

Hans Bonini
m0432015582@itelefonica.com.br


22.09.2004

Palmas - TO, 24 de setembro de 2004

Senhor Mário

Moro em Palmas-TO e as cidades mais próximas daqui que poderiam ter alguem que trabalha com bonsai são Brasília e Goiânia. Em Brasília tem a "Casa Bonsai".
Gostaria de saber se o Senhor tem alguma entidade ou pessoa que ministra curso para iniciante (que é o meu caso) em Goiânia. Caso afirmativo favor enviar-me o site ou um outro meio de contato.
Finalmente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho dedicado e didático desenvolvido e mostrado em sua Página.
Agradeço e me desculpo antecipadamente pelo incômodo.
Atenciosamente

Paulo Rogério
prrm@unitins.br


22.09.2004

Olá!
Meus parabéns pelo site! É uma enciclopédia do bonsai!
Bem, ganhei um bonsai. Não sei sua idade. É um junipero. Me apaixonei por ele. Lendo no site, vi uma série de informações sobre a adubação. Estou em dúvida sobre o seguinte.........:
Ele já faz parte da minha família!
Espero ansiosa por uma resposta.
Obrigada,

Liana
Porto Alegre-RS
dolniak@ig.com.br



21.08.2004

Manaus, 16 de setembro de 2004
Senhor Mario Alberto Garcia Leal
Permita que primeiro eu me apresente:
Meu nome é Jorge José Góes da Silva, sou militar do Exército, atualmente servindo em Manaus. Tenho 43 anos e a oito anos estou no novo mundo do Bonsai.
Comecei a cultivar as plantas através de revista e livro, mas sempre senti que faltava algo (eu busco a perfeição em tudo que faço), neste momento, quando eu pedi, com firme proposito, a Vida que me ajudasse, ela me presenteou com um bonsaísta que me revelou muitas coisas que não encontramos nos livros ou que não compreendemos por falta de prática. Nesta época eu estava servindo no Rio de Janeiro, na Brigada Pára-quedista.
Hoje sou fiel ao propósito de continuar com esta arte pois foi ela quem me revelou o seguinte: "Nós precisamos ter uma ocupação nossa, única e que seja feita individualmente, só assim atingiremos a meta principal de nossa vida: a realização plena."
O texto que o senhor escreveu me encheu de alegria!!! O senhor faz do Bonsai um caminho e isto é muito importante!!!
Muito obrigado por existir senhor Mario Alberto!!!
NO sábado próximo passado eu ministrei, pela primeira vez, um curso sobre Bonsai. Na realidade eu aprendi muito mais com os alunos do que eles comigo. A nossa interação foi tão forte que não sentimos as horas passarem!!! Foi uma experiência gratificante para mim!!!
Agora, encontrei o seu site e ao visitar senti esta mesma energia que flui do senhor.
Muito Obrigado!!!!
Jorge José Góes da Silva
jorgegoespqdt@ig.com.br


15.09.2004

MUITO PRAZER
Sr MARIO ALBERTO

Descobri o seu site e achei maravilhoso.
Sempre quis cultivar um bonsai mas nunca descobri como.
Agora já tenho o seu site pra me ajudar.Porém entrei na janela que ensina passo a passo desde o início, e não consegui imprimir.Gostaria de saber como q eu faço pra imprimir.

Desde já agradeço sua atenção

Abraços

fariadjoy@ig.com.br


21.08.2004

Prezado Mario!

Gostei muito sua pagina!
Somos um Viveiro en Maringa/PR e procuramos sementes para
Juniperus chinensis !
Voce sabe talvez onde encontrar?
Muito obrigado pela ajuda!

Norbert Steininger
Viveiro Campos-Verdes
campos-verdes@bol.com.br


21.08.2004

Caro Sr. Mario,

Em primeiro lugar quero lhe parabenizar pela excelente página sobreo Bonsai. Estou inicando agora nesse hobby de paciência e ficaria muitissimo agradecido se o senhor pudesse me ajudar com 3 duvidas minhas:
...............................................
Muito obrigado pela atenção.

Márvio R.
essex222@ig.com.br


16.08.2004

Bom dia Mário,

Quanto ao envio da apostila, tudo bem. A propósito, seu site foi recomendado na revista "Como cultivar Bonsai" da editora Casa Dois. Adquiri essa revista este final de semana. Fiquei contente por ter conhecido o seu site antes disto e saber que peguei um bom caminho para iniciar esta arte.Parabéns!
Att,
Júlio César.
julius@weg.com.br


15.08.2004

Sr. Mario,

Sou uma leiga, mas na tentativa de buscar uma terapia, este fim de semana fiz vários tipos de pesquisas na net até que cheguei na sua home page. Sempre apreciei muito as arvorezinhas, mas sem intenção de aprender. O senhor está de parabéns, sua hp é muito interessante e me despertou o desejo de aprender a arte.
Dei uma lida no be-a-bá e não me parece dificil esta arte, a premissa é a paciência e esta eu preciso adquirir o quanto antes. Não sei se pelo estresse da vida atual, da competitividade, da correria,..............
A arte do bonsai me animou, seu viveiro é lindo, fiquei encantanda pela beleza.Como sou do Rio de Janeiro, gostaria de saber onde posso encontrar uma muda de acerola ou outra arvore frutífera bem coloridinha, e se eu seguir o be-a-bá conseguirei dar início ao meu bonsai?
Atenciosamente,
Vania
Rio de janeiro-RJ
 vania.vaz@uol.com.br


14.08.2004

Caro amigo,

Andei viajando pela net e descobri o belo site com essa magnifica arte. Moro em apartamento e gostaria de adquirir um bonsai, mas sei que isso implica em muitos cuidados e zelos. Estou em duvida se realmente é possivel cultivar tal arte em um apartamento devido a pouca entrada direta do sol. Mas antes de adquirir um Bonsai gostaria de aprender um pouco sobre o manejo da planta.
Estou interessado em adquirir a apostila e gostaria de saber como faço para efetuar o pagamento.
Já enviei um pedido da compra da apostila pela pagina, mas ainda não recebi nenhuma resposta.
Em breve vocês terão um novo companheiro na arte do Bonsai e espero contar com a ajuda de vocês.
Meu sincero agradecimento e parabéns pela pagina e pelo trabalho.
Abraços
Alexandre Perini
xandyperini@terra.com.br


13.08.2004

Olá Mário, tudo bem?
Meu nome é Dan, moro em SJCampos/SP, tenho 23 anos, e gosto muito da arte de cultivar bonsai, tenho 2, vivo em apto, então instalei uma prateleira ao lado da janela, onde circula muito ar, bate sol (não diretamente nas plantas) e tem clima fresco. Mas minha dúvida é a seguinte Mário, gostaria que me ensinasse como manter e criar aquela famosa "graminha", os fungos
sob a terra. Como já disse, tenho 2 bonsai, muito bem cuidados, creio eu que estou acertando na maneira de cuidá-los, pois as árvores estão bem verdes, vivas... Faz tempo que os tenho, mas nunca consigo manter os fungos, eles até tem um pouquinho, mas não tão verdes, e com algumas falhas. Já troquei idéias com muita gente, que se diz entender do assunto, mas até hoje nada funcionou, ficaria muito feliz se pudesse me ajudar, e muito agradecido.
Aguardo tua resposta e desde já lhe agradeço pela atenção.
Abraço

Dan Brandão (fã do teu site)
danielbrandao@k.ro


22.07.2004

Gostaria de me cadastrar.
Fiquei encantada com o site. Estou iniciando nesta arte  e preciso aprender mais. Fiz o Curso de Bonsai oferecido pela PUCRS naste ano e foi muito bom.
Eu não conhecia nada sobre Bonsai.
Os porf. Luis e Eloa da Bonsaisul foram maravilhosos.
Agora conheci este site, aos poucos vou aumentando meu conhecimento.
É muito bom saber que existe pessoas como o Sr. a fim de compartilhar conhecimento. Ajudando aos iniciantes.
Neusa Ruduit Iankoski
Poá-RS
jrcris@terra.com.br


22.07.2004
Boa tarde,

Tenho 23 anos e adquiri há alguns dias um bonsai de pinheiro 'comum', aqueles de àrvore de natal (não sei qual a espécie...)
Estou imensamente interessada nesta arte e fico no aguardo de instruções para compra da apostila.
* O SITE É MARAVILHOSO! BEM ORGANIZADO,  MEUS PARABÉNS! *

Vanessa Moreira da Silva.
Santo André/SP
vanessa@focustextil.com.br


20.07.2004

Olá Mário, como vai?

Desculpe, realmente eu lembro que você havia me dito que o Site foi desenvolvido sozinho.
O trabalho ficou muito bom. Tenho uma lista de Sites de Bonsai, e considero o seu no topo da lista! Visito com muita frequência.
O seu trabalho com Bonsai, aqui entre nós, eu considero o melhor do Brasil. Dá de 10 em muitos que se acham os melhores. Com sinceridade o Sr. é um dos maiores Mestres deste país.
A atenção com que trata quem lhe envia eMails é algo de excepcional, pois também recebo muitos eMail de trabalho, e nem sempre consigo responder todos tão rápido como você o faz.
Participo também de um fórum o do Bonsai Brasil, e o pessoal vive aguardando a sua presença por lá... nem sabia que você tinha um fórum.

Eu já tinha visto o endereço da Coniflora, só que o eMail deles está desatualizado. Vou ligar para lá.
Obrigado pela dica, e por tudo!

Felipe Frango Zappala
fzappala@mar.com.br


19.07.2004

Primeiramente gostaria de parabenisar o site, dos que visitei é um dos melhores. Meu amigo, gostaria de saber se é possível fazer um bonsai com Pingo de Ouro?.

Um abraço
Igor Gomes
igormails@bol.com.br


13.07.2004

Bom dia, Sr. Mário

Seu site é ótimo, sou apenas uma aprediz de fundo de quintal, ganhei uma plantinha no vaso de bonsai e me apaixonei, com menos de um mês morreu, não era um verdadeiro bonsai, agora depois de tanta pesquisa sei disso. Mas a finalidade disso é que preciso da sua ajuda, e a sua apostila com certeza irá me ajudar, como faço para adquirir?
Um grande abraço

Josi
josyferreira@terra.com.br


13.07.2004

Senhor Mário,

Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo excelente site e principalmente pela linguagem simples que é utilizada para abordar os assuntos.  Estou te escrevendo para pedir alguma ajuda e talvez não repetir os mesmos erros.  Ganhei de presente de aniversário um Bonsai de um vermelho "sangue" literalmente maravilhoso de uma antiga namorada, na plaquinha identificadora pude saber que tratava-se de uma árvore originária do Japão chamada ACER ATROPORPUREUM.  No início tudo foi uma maravilha, seguia todas as recomendações que estava no folheto (regava de manha e a noite e escolhi um lugar ao ar livre para acomoda-lo) quando chegou à época de podar eu devo ter feito alguma besteira porque depois que eu fiz o replantio ele começou a secar e morreu.  Gostaria de saber onde posso encontrar mudas e/ou sementes dessa árvore e se existe um passo a passo bem simples que orienta como podar.
Espero conseguir com o senhor as sementes porque não sei onde posso encontrar.
Atenciosamente

Leonardo G. Coelho
leogcoelho@ig.com.br


11.07.2004

Gostaria de adquirir a apostila anunciada em seu site. Aceita pagamento por cartão?
Seu site é lindíssimo. Parabéns.
Elm Fonseca
elamf@ig.com.br


26.06.2004

Prezado Prof. Mário,
Sempre admirei o bonsai. Resolvi iniciar um estudo sistematizado e pretendo levar a sério a  arte. Gosto muito de meditação e, por isso, irei iniciar a arte. Daqui a 2 semanas serei aluno de um curso de iniciação a arte do Bonsai, cujo prof. será David Yamamoto. Descobri esse prof. no site do senhor.
Ademais, gostaria de parabenizá-lo pelo site. Ele é completo!. Pensava que teria de estudar vários sites para começar, mas somente precisei conhecer o do senhor. Parabéns pelo melhor site do Brasil sobre bonsai.
Tenho um livro chamado Bonsai de Interior, de Jochen Pfisterer. Gostaria de saber se é um bom autor.
Abraços
Gabriel de Fassio Paulo
Brasília
gabrielfassio@hotmail.com



26.06.2004

Olá Sr. Mário Alberto,

A aproximadamente um mês e meio adquiri um pequeno Bonsai feito com um Cipestre Anão, infelizmente não sou muito experiente com plantas e temo não cuidar corretamente do mesmo.
De acordo com as pesquisas que tenho feito na internet, que alias não tem sido muito faceis, as informações sobre cuidados resumem-se a adubar   em pequenos períodos de tempo, manter a terra úmida, deixar ao sol uma média de 3 horas dia e a um prazo maior, efetuar as trocas de vazo.
Porém, mesmo em um página como a sua não consigo encontrar informações sobre quais tipos de adubo, locais apropriados para manter a planta, se posso ou não ficar alterando o lugar da mesma (tenho certos problemas para mantê-la em casa pois tenho animais) e outras dúvidas que aparecem no decorrer do tempo. Até mesmo algumas pequenas alterações na coloração
das folhas estão se tornando dúvida pois não sei se o clima de São Paulo que anda muito frio, pode estar agredindo a mesma ou se tais descolorações são naturais da espécie.
O senhor poderia exclarecer estas dúvidas? Existe mais algum site que possua informações a respeito deste tipo de planta? Algum local na cidade de São Paulo que seja visita obrigatória para novatos em Bonsai?
Agradeço sua atenção e parabéns pelo trabalho, as amostras no site são muito belas.
Atenciosamente
Renato Aquino
renato.aquino@terra.com.br


17.06.2004

Meus parabéns pela pagina, completíssima...Sou iniciante e com certeza estarei lendo o material disponivel e tirando duvidas, estou começando com Caliandras vermelhas e tenho um Pau-Brasil de 15 anos, que ganhei em muda numa exposição. Estou pensando em catalogar e fotografar os Bonsais, assim terei um histórico, o Sr. conhece algum software para catalogação?

Muitissimo obrigado,

Tadeu
Niterói-RJ
TadeuArq@hotmail.com


04.06.2004

Caros Senhor Mário Alberto G. Leal
Naveguei em seu site e o achei muito interessante. Tenho um Bonsai e o mesmo está aprensetando folhas amarelas de um lado da árvore, estou preocupado e com medo de perdê-la. Tentei encontrar a espécie, mas .........................
Vocês poderia me ajudar com este problema para saber o que esta acontecendo com meu Bonsai.
Grato pela atenção,
Atenciosamente,
Jeancarlo
Blumenau - SC
jv@unidavi.edu.br


03.06.2004

Grande Mário.

Estou lhe escrevendo para primeiramente parabenizá-lo pelos trabalhos realizados com objetivo de divulgar a arte do bonsai no Brasil.
O segundo motivo é que observando teus trabalhos com penjing gostaria de saber duas coisas:
.................................
Muito obrigado desde já
Um forte abraço

uibirá piaia bernardi
uibirapb@sanepar.com.br
uibira@pop.com.br


27.05.2004

Olá Mário, meu nome é Leandro, me apaixonei pelos bonsai há algum tempo mas ainda não tenho muita técnica, estudo sobre o assunto, mas aqui na minha cidade não tem coisas especificas, adorei seu site tirou muitas duvidas minhas, e vi que em Bauru tem um bonsaista, mas não tem endereço nem telefone, gostaria de saber..................................
Leandro Catarin ,
lecantarin@hotmail.com.


15.05.2004

Olá Sr. Mário, como vai?

    Meu nome é Felipe Frango Zappala e Achei seu endereço no Google, quase por acaso... Fiquei cerca de 2 horas no Site, e acho que visualizei e li todo o conteúdo. Em primeiro lugar, antes de ler a infornação, como já produzi algumas páginas, achei o trabalho gráfico e informativo muito harmônico e de ótimo gosto. Fiquei surpreso ao saber que foi produzido pelo Sr. Pelo que deduzi, parece ser o Sr. o tipo de homem que reune vários dons.
Parabéns!!!
Resolvi escrever, pois além de satisfeito com o que vi, fiquei muito interessado em fazer um curso como o seu... entretanto, nasci em Petrópolis (RJ) e já faz 4 anos que estou morando em Armação dos Búzios, Rj.
Peço, então, seu precioso auxílio, no intuito de me informar se é de seu conhecimento algum curso no estado do Rio de Janeiro.
P.S. Ficaria grato pela resposta
Muito obrigado pela atenção e um forte abraço.

Felipe Frango Zappala
Armação dos Búzios RJ

fzappala@mar.com.br
fzappala@zapp.com.br


29.04.2004

Ola,
Gostaria de primeiro felicita-lo pelo otimo site (acho que o de maior conteudo prátido em portugues), já  que alguns outros tem o objetivo puramente comercial, o seu é muito pratico e inteligente. Valeu!
Em seguida, gostaria de pergunta-lo sobre o programa de controle de bonsais que vc se refere estar disponível para download no site eu nao o achei, pode me ajudar???
Renato Rattes
renatorattes@yahoo.com


25.04.2004

Tenho um bonsai de paineira há 14 anos, que meu irmão fez....nunca soube direito o que fazer com ele mas já podei e reenvazei duas vezes, neste periodo mudei de casa 4 vezes e algumas vezes achei que ele não resistiria....meu irmão retirou sua muda de uma clareira la do sitio do meu pai onde reside uma imensa paineira de sei lá quantos metros em que todos os anos se via muitas mudas; de toda forma agora estou morando em uma casa com um super quintal......................................
Este foi o melhor site de bonsai que ja vi na net em 10 anos de pesquisa

Sergio Rizzi
sergioeruth@globo.com


21.04.2004

Prezado Mário,
Agradeco a atenção dispensada. Seu site está de parabéns!
Abraços,
Kenji Kumagai
Belo Horizonte-MG
KenjiSSP@aol.com


20.04.2004

Meu caro Mario, bom dia.

                Após ficar bastante tempo afastado dos bonsais, pelas atribulações da vida, sempre trabalhando muito e esquecendo de dar um tempo para o lazer,o divetimento, até os encontros com o Martins e o Alves ficaram mais distantes.  Deliciei-me com os artigos, as fotos do Bergson os trabalhos executados especialmente os Penjing, realmente um excelente trabalho. Meu amigo, fiquei muito feliz em revê-lo (nas fotos do site) e faço votos que continue com esta alegria com que voce desenvolve o seu trabalho e espero que em breve, em algum encontro como o de Mandaguari ou outro qualquer, possamos nos encontrar para então levarmos aquele papo. Saudações e mais uma vez parabéns.

Dagoberto Pires e Meyne
Natal-RN
dagopires@terra.com.br


17.04.2004

Bom dia Sr. Mário Alberto Garcia Leal
Por gentileza gostaria de comprar sua apostila: "NOÇÕES FUNDAMENTAIS PARA CRIAÇÃO DE BONSAI"
Favor enviar para:

PAULO LEMES OTT
......
PANAMBI-RS

Aproveito para parabenizar pelo texto de abertura de seu site, é muito amigável a maneira humana e clara com que você introduziu seu site. Parabéns!!!!
Muito Obrigado,

Paulo Lemes Ott
lemes@kepler.ind.br


06.04.2004

Sr. Mário, bom dia.

Seu site é um espetáculo. Isso é que é amor e dedicação a alguma coisa. Parabéns!
Gostaria de presentear meu namorado com uma boa bibliografia sobre o assunto. Pelo seu comentário, o livro da Vânia Moreira Fortes é bastante completo; gostaria de saber a Editora ou outras inforações para tentar adquirí-lo.
Fica meu abraço e desejo de sucesso ao senhor.
Ana Márcia
anamarcia@tpf.com.br


06.04.2004

Caro Senhor G. Leal,

Eu encontrei seu Web page muito interessante e informativa. Eu estou interessada na tabela com o teor aproximado de NPK em diversos adubos orgânicos.
Eu gostaria de saber a fonte da informação dessa tabela e se a porcentagem de NPK for por 100 gramas ou para 1 quilograma de cada adubo orgânico.
Eu apreciarei muito a informação que você poderia me emitir nesta matéria.

Obrigada por sua ajuda,
Arisbe Mendoza
México - atualmente em Bonn-Alemanha
arisbemendoza@yahoo.com


04.04.2004

Olá
Gostaria de adquirir a apostila em formato espiral. Estou iniciando nesta arte, acredito que a mesma me sera muito valiosa.
Favor me informar como devo prosseguir para o pagamento. Gostaria também de ser incluido no seu mailing pois havendo algum curso em Ribeirão, como estamos próximos gostaria de participar. (O curso que me interesso é para principantes!)
Obrigado e Parabéns pelo SITE

W. Marcelo Lorencin
Sao Jose do Rio Preto - SP
marcelo@shift.com.br


01.04.2004

Prezado Mário,

      Ainda não tinha tido a oportunidade de parabenizá-lo pela sua página. Já naveguei por tudo quanto é site de bonsai na internet e ainda não ví nenhuma página com informações tão completas como a sua. Parabéns. Quero lhe agradecer pela força que você está me dando em sua página. Se você necessitar de qualquer foto ou quiser mudas, pode falar comigo que lhe envio. Todos os bonsais do meu site foram formados por mim e as fotos também são minhas. Utilizo uma câmera digital fuji finepix de 6 megapixels. A foto de seu bonsai de veludo chegou jóia, está muito bonito. Quando as frutas cairem, plante as sementes, pois assim você poderá educá-la desde nova, ficando o tronco muito bonito. Já tenho bonsai de veludo formado a partir da semente, só que ainda não frutificou. Esta planta tem uma resistência incrível e tem grande potencial como bonsai. Estou anexando a foto de meu melhor exemplar. Não sei a idade, mas pelo tronco presumo que seja bastante velho.

Abraços do amigo no bonsai

Geraldo Inocêncio
Morrinhos-GO
bonsaimorrinhos@bol.com.br


07.03.2004

Caro sr. Mário Alberto,
Parabéns pelas informações contidas em suas páginas na Internet. O site do senhor é um dos melhores . É uma verdadeira aula sobre a iniciaçao na arte do bonsai.
Leio muito sobre esse assunto, mas continuo sendo um ignorante. Já tentei cultivar algumas árvores (ficus e bouganvile) e recebi até elogios pelo trabalho, mas as plantas morreram.
Gostaria de me cadastrar.
Atenciosamente,
Jairo de Castro Brazileiro
Salavdor-BA.
jairo.brazileiro@ultracargo.com.br


03.03.2004

Venho por este meio solicitar ao Senhor como se faz uma Bonsai, aqui em Portugal não temos assim muita informação, sendo assim agredecia que me desse umas dicas como se faz.
Com os melhores cumprimentos

Márcio Viegas
marcioviegas@iol.pt


29.02.2004

OLÁ MÁRIO LEAL, SOU DA CIDADE DE AMERICANA/SP MAIS ATUALMENTE ESTOU MORANDO EM LOS ANGELES/USA, SEMPRE GOSTEI MUITO DAS ARVORES EM ESPECIAL DE TODAS. TENHO UM RESPEITO MUITO GRANDE POR AQUELES QUE AS PROTEGEM E AS CULTIVAM. ACREDITO QUE SE CADA UM DE NOS CULTIVÁSSEMOS UMA MUDA DE ARVORE SE QUER  A ARBORIZAÇÃO URBANA ESTARIA MELHOR EM MUITAS CIDADES NO BRASIL. ACHO QUE TERÍAMOS QUE TER UM INCENTIVO MELHOR POR MEIO DE PROPAGANDAS EM JORNAIS E TELEVISÃO PARA QUE A POPULAÇÃO SE CONCRETIZASSE DA IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR A NATUREZA.
ESTOU LHE ESCREVENDO PARA LHE PARABENIZAR E TAMBÉM COMO OPORTUNIDADE DE LHE PERGUNTAR SE HA POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR SEMENTES DA MAGNOLIA-DA-CHINA E UMA ARVORE QUE CAEM SUAS FOLHAS E SAEM UMAS FLORES DE COR BRANCAS-ROSADAS. E TAMBÉM UMA OUTRA ESPÉCIE QUE E DE COR AVERMELHADA AS FOLHAS ELAS CAEM E NASCEM FLORES PEQUENAS COR-DE-ROSA O NOME E VESUVIUS PRUNUS. SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE POR FAVOR ENVIE-ME RESPOSTAS EU ESTAREI ANSIOSO  A ESPERA. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.
 MARKINHOS15@aol.com


26.02.2004

SR. MÁRIO

SOU APENAS UM SIMPATIZANTE DA ARTE DO BONSAI TENDO ALGUNS EXEMPLARES, ESTIVE OLHANDO O SEU SITE E RESOLVI ESCREVER PARA LHE DAR PARABÉNS; ESTE SITE MOSTRA O QUANTO O SENHOR É APAIXONADO POR BONSAI.
PARABÉNS NOVAMENTE.

EDUARDO ZUWICKER
edzuwicker@uol.com.br


19.02.2004

Boa tarde.

Visitei a sua página da internet sobre bonsai e gostei bastante!
Venho por este meio pedir ajuda e algumas orientações para cuidar do meu bonsai!
Uma vez que sou novo na matéria venho pedir alguns concelhos para tratar do meu bonsai!
Junto envio duas fotos do meu bonsai porque desconheço qual a sua espécie.
Gostaria de saber o tratamento em relação á adubação, poda, quando preciso de trocar o vaso e outros tratamentos essênciais!

Com os melhores cumprimentos

Carlos Borges. - PORTUGAL
carlos.borges@netcabo.pt


15.02.2004

Caro Sr. Mário.
Primeiro quero parabenizar ao Sr. pelo excelente site que criou, outrossim, eu tenho um bonsai, porém o mesmo secou todo, mas noto que a raiz esta ainda boa. Tem como recuperar ainda o bonsai?
no aguardo

Alexandre Machado
Santa Maria/Rio Grande do Sul
ammdir@pop.com.br


15.02.2004

Olá !!
Quero primeiramente Parabenizar pelo site.
Meu nome é Paulo sou de Ribeirão Preto, eu e minha esposa somos apenas apreciadores dessa arte. Temos dois Bonsais em nosso apartamento e cuidamos muito bem deles. Gostaria de algumas dicas para que possamos deixá-los exuberantes.

Um abraço do Paulo - Rib.Preto
paulojacque@terra.com.br


09.02.2004

Caro Mário sou seu fã, suas dicas em seu site ajudaram e hoje possuo quase 70 bonsai : kuro-matsu - chamaeciparis - nativas - frutiferas - plantas importadas do Japão e algumas especies nativas dos EUA, mas noto que ainda falta  para chegar ao mesmo patamar que você, nosso país com suas diferenças climaticas e altitudes em relação ao nivel do mar as vezes nos prega peças.
Possuo alguns bonsai que aparentemente não regrediram mas tampem não evoluiram por favor me envie dicas , são eles: Uvaia (Eugenia Uvalha) Ume (?), Jabuticaba branca(?), Pinheiro azul (Pinus atlântica) e Marmelo Japonês (boke).
Moro em Sorocaba-SP aqui é quente como em Ribeirão por isso algumas espécies ficam no viveiro de sombrite; sem mais muito obrigado, aguardo anciosamente resposta

Edélcio
edelcio13@terra.com.br


03.02.2004

Sr. Mário, espero que ainda se lembre de mim?  Estou-lhe a escrever para me enviar o preço do seu livro e a morada para a qual devo enviar o dinheiro, é que agora já tenho reais e pretendo enrriquecer mais ainda a minha biblioteca, pois estive recentemente no Brazil, na Bahia, perto de Ilhéus. A arte por aí vai bem? Aqui em Portugal segundo me foi dito, já se começa a pensar em organizar o 1º encontro nacional de bonsai, acho que faz muita falta para ajudar a aproximar os aficcionados portugueses que não são muitos. É que  toda  a europa está muito avançada em bonsai e Portugal começa a melhorar. quanto a  mim, comecei a brincar e agora bonsai é já uma forma de vida, é como ocupo o pouco tempo livre que tenho, e posso comprovar que é uma boa cura para o stress. Em Porugal, temos em Lisboa a Lusobonsai que tem tudo para bonsai e que criou recentemente um forum que lhe deixo aqui o endereço para se quiser dar uma olhada.

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewforum.php?f=3

http://www.luso-bonsai.com/

Sr. Mário fico a aguardar a sua resposta.
Cumptos.
Valter Vaz
valtervaz@mail.telepac.pt


19.01.2004

Desde já obrigado pela recepção deste email. O meu nome é Hugo e sou de Portugal.

Fiquei bastante satisfeito quando encontrei o vosso site com tanta informação, informação esta que não se encontra em mais lado nenhum. Parabéns e Obrigado.

Ao fazer a "Calda Sulfocáustica" e deixar arrefecer, deparo-me com dois liquidos, um meio alaranjado..............................

Obrigado pelo vosso tempo,
Hugo
ugi_19@yahoo.com


08.01.2004

FOI COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE CONHECI O SEU SITE  ATRAVÉS DA INDICAÇÃO DE UM AMIGO.
CONSIDERO O MELHOR SITE EM MATÉRIAS PARA INICIANTES E, OLHA QUE JÁ TINHA VISITADO VÁRIOS, MAS NÃO TEM NENHUM COM TANTA INFORMAÇÃO.
PARABÉNS.
ALCIDES ALMEIDA JUNIOR
GENERAL CARNEIRO-PR
jrmotos@generalnet.com.br
jrmotos@hotmail.com


29.12.2003

Olá Mário
Muito legal sua homepage.
Qual livro sobre bonsai você indicaria?
Algum bem ilustrado, com informações diversas e que não fosse muito caro.
um abraço.
GAVA
Jgava@suzano.com.br


29.12.2003

Meu amigo, e espero que sejamos amigos, vc está de parabéns pelo conteúdo de seu site.
Sou iniciante na arte do bonsai e espero que algum dia tenha o menos metade do seu conhecimento

Parabéns e Feliz ano Novo
Mariz
marizcosta@bol.com.br



21.11.2003

Muito obrigado pelas informações contidas no seu site.

Gostaria de colocar meus dados, como um Bonsaísta, apesar de não sê-lo. Ganhei um Bonsai e quero me dedicar a arte.

sds
Olavo Junior
olavo@melim.com.br



21.11.2003

Caro Mário Leal

Tive conhecimento do trabalho voluntário realizado pelo senhor na Febem de Ribeirão Preto (por volta de 1998/1999).
Tenho o prazer de poder parabenizá-lo por tão louvável trabalho e concomitantemente desejo pedir-lhe mais informações acerca do comportamento dos menores durante a realização deste trabalho.
O senhor mencionou sobre como eles eram como pedras e a emoção começou a brotar, gostaria, entretanto, de maiores detalhes e ficaria imensamente grata se o senhor me os fornecesse.

Defendo "com unhas e dentes" a idéia de que aqueles menores são, antes de culpados, vítimas e que precisam de ajuda. Amo-os como irmãos verdadeiros sem mesmo conhecê-los.

Novamente meus "Parabéns" e muito obrigada
Deus o abençoe.

Isabel Santiago
bebelrcc@bol.com.br



20.11.2003

Prezado Senhor,

Segue meus dados para cadastro:
Valdevino Macena Costa
............
São Jose do Rio Preto-SP
vinaux@ig.com.br

Apreciaria receber informações ligadas à arte do bonsai, bem como parabenizá-lo pela excelente página.
Grato

Valdevino



12.11.2003

Olá Sr. Mário Alberto.

Meu nome é Wilians, e estou iniciando  na arte bonsai.
Estive sábado passado na XVII Exposição de Bonsai do Jardim Botânico de São Paulo e conheci o Eduardo Mizuno, na qual já nos comunicávamos por e-mail.
Venho pesquisando o seu site(portal) e estou admirado com o seu trabalho, queria que o senhor me incluisse na sua lista de contatos me informando sobre a arte e as novidades.

Wilians Fonseca Camargo
São Paulo SP
Um Abraço
wilfcamargo@ibest.com.br



12.11.2003

De Juliano de Oliveira Porciuncula
Para Mário Alberto Garcia Leal

    É com grande admiração que lhe escrevo de tão longe (Porto Alegre) para parabenizá-lo pelo maravilhoso "site" e para lhe fazer algumas perguntas que me intrigam.
O seu "site é o melhor que eu já vi sobre o assunto. É o mais completo e interessante em que já mergulhei navegando nessa "internet". As dicas sobre mesa giratória e rocha e a explicação da origem das ferramentas especiais são preciosíssimas. E são justamente sobre as ferramentas as minhas perguntas.
Na sua página "bonsai.vserver", o senhor indica uma outra chamada"Bonsai Network Japan", e, quando me deparei com as ferramentas, não resisti e disse:meu Deus.
Aqueles preços das tesouras e alicates são reais? Tem certeza? Pergunto isso porque uma tesoura pode sair por quarenta reais. É impressionante.
Gostaria de saber se eles, através do site, comercializam para o Brasil em pequenas quantidades, ou se existe algum limite.
Por favor, espero uma resposta.
Mais uma vez, meus parabéns e obrigado pela atenção dispensada.
1834035@ufrgs.br



06.11.2003

Boa tarde!
Gostei muito do seu site, participo da Lista de discussão das orquídeas  e nos passaram seu endereço lá. A informação que preciso é: como cuidar de uma hortência que acabei de ganhar de presente de aniversário e que está com um cacho em flor e plantada num saco plástico preto? Omde encontrar ajuda? Já catuquei a Internet e não fui feliz...
Obrigada
Carmen
Niterói - RJ
casilva@proderj.rj.gov.br



31.10.2003

Ola...

Meu nome é Charles e eu fiquei muito interessado em fazer um bonsai, porém gostaria de fazer com um Cedro vc acha que é possível ?

Obrigado pela atenção.... té mais

PS: Parabéns pelo site está muito bom
Charles.Assi@br.behrgroup.com



23.10.2003

Olá!
Adorei o site!
Moro em Belo Horizonte e gostaria de saber se aqui encontro praticantes de bonsai. Pode me informar?
Grata,
Mônica
monica.ribeiro@task.com.br


21.10.2003

Olá Mário, tudo bem com o senhor ?
Estava dando uma olhada em sua ótima pagina e notei um erro de endereço na seção das ASSOCIAÇOES, a ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BONSAI esta localizada em CHAPECÓ-SC e não em Curitiba-PR, se o senhor puder corrigir isto ficaria agradecido.
Vicente Giacomazzi
bonsaivi@redampturbo.com.br
Chapecó-SC


08.10.2003

Olá,

            Gostei bastante das dicas encontradas no link "Como Fazer" deste site. Contudo esperava encontrar um modo de se preparar o Lime Sulfur (sulfureto de cálcio), pois possuo uma Bouganvilea que ficará interessante com a tecnica do GIM. Será que os senhores podiam me passar o modo de preparo deste produto? Ou nao há como fazer e tem que se comprar pronto?

            Certo de resposta em breve,

Anciosamente,

Eduardo Cunha - Recife - PE
eccunha@recife.pe.gov.br



09.10.2003

Agradeço a atenção concedida (vc foi o único que me respondeu de 5 mails), gostaria de poder trocar algumas informações ou duvidas que eu tenha... faço por e-mail ou existe algum outro caminho...
Eduardo Cunha


05.10.2003

Olá sr. Mário

Parabéns pelo seu trabalho.
Estivemos na sua chácara no último domingo e ficamos encantados com o seu viveiro.
Agradecemos também, pela atenção que nos foi dispensada através de suas explicações a respeito dos bonsais.
Gostaríamos de lhe pedir , se possível , que nos envie por e-mail ,o pensamento que se encontra junto ao viveiro dos pássaros, o qual faz um comparativo entre o homem e o bonsai.
Felicidades e desde já nosso muito obrigado.

Atenciosamente

Marcelo e Marcia
marcelomalto@ig.com.br


29.09.2003

Sr. Mario,
foi um prazer imenso conhecer seu site e mais sobre os lindos bonsais, sou apreciadora da arte!
Preciso de uma orientação, gostaria de dar um Bonsai de presente para uma pessoa tb apreciadora mas sem conhecimento do cultivo, e minha duvida é o tipo da arvore que devo escolher e onde encontrar, um tipo facil de mante-la sempre viva e de poda simples, e um livro com as explicações basicas e indispensaveis.
obrigada por sua atenção!
um abraço

Liza
lizawatashiha@bol.com.br



21.09.2003

Primeiramente eu gostaria de parabenlizar você pelo ótimo site vc fez o site tá 10 muito massa.

Bom, eu gostaria de saber com eu faço para conseguir sementes destes bonsais que eu anexei. achei eles maravilhosos quero muito poder cultivar estas especies, se o SR. tiver alguma semente sobrando e possa dispor ela pra mim eu iria ficar muito grato desde de então muito obrigado pela atenção
Ass: Elerson
elersonjf@ig.com.br


15.09.2003

Olá, meu nome é Alecs e visitei o seu site, adorei...
Estou começando agora a me aprofundar na criação de bonsai.
Gostaria de saber se o Sr. dá algum tipo de treinamento para pessoas como eu q nao sabem nada a respeito, fora este curso q esta no site pois nao tenho como contratar o curso do Sr. pois somente eu irei faze-lo.
Ja li muito a respeito mas é muito confuso todas as dicas, na teoria, precisaria tentar na prática.
Tenho alguns bonsais ou pré bonsais, ainda nao sei bem a diferença.
Tenho até uma frutifera, uma romã, mas esta muito fraquinha nao sei se sobreviverá... adiquiri ela hoje, e parece estar com falta de água...
Sou de São Paulo, capital, fora o curso q o senhor leciona, o sr dá dicas ou ajuda de alguma forma pesoas q estao iniciando na arte?
Aguardo retorno
Alecs



02.09.2003

Mario parabéns pelo trabalho desenvolvido no teu site. Muito obrigado pela oportunidade que tive em aprender um pouco sobre a ciência, cultura e a arte sobre o BONSAI.

Francisco N.O. Mesquita
Rio de Janeiro
mesquitazapata@hotmail.com



25.08.2003

MÁRIO,

Tenho recebido muitos contatos através da sua página, o pessoal elogia muito, diz que é uma das páginas mais completas da Internet. Obrigado pela força.

Rejane Liberal
Associação de Bonsai de Pernambuco
Recife-PE

bonsai@hotlink.com.br


25.08.2003

Bom dia,
Meu nome é Themis, eu moro em Brasília, e a pouco tempo ganhei um Bonsai de presente. Sempre adimirei a arte do Bonsai, mas sinceramente eu não tinha a menor idéia de como cuidar de um! Então eu descobri este site, que tem me ajudado muito, e a cada dia eu aprendo mais! A minha árvore é um pezinho de Romã, muito novo ainda, aproximadamente 3 anos, tem um tronco bem fininho, e pouca folhagem, tendo então uma aparência meio frágil. O segundo problema (talvez até estejam relacionados) é que esta semana apareceu nele um pó branco, e uns bichinhos pretos que ficam grudados nas folhas. Eu tentei tirar, mas não adiantou muito. No seu site eu consegui a informação de que devo usar um fungicida para o pó branco e um inseticida mineral ou orgânico para matar os bichinhos. O que eu quero saber então é o nome desses produtos, ou o fabricante, para que eu possa procurar por aqui algum lugar que venda, e adquiri-los o quanto antes. E o que eu posso fazer para o meu Bonsai ficar mais forte e vistoso?
Agradeço muito a atenção, e todas as dicas e técnicas *que aprendi com vocês!
Muito Obrigada!

Themis Borys de Oliveira
tborys@bol.com.br

* Este plural ( que aprendi com vocês!), usado pelos usuários da minha home page é que mostram que o meu trabalho está no caminho certo e me fazem continuar.


20.08.2003

Olá.
Venho já a bastante tempo acompanhando está página e confesso que já fiz muito proveito em meus Bonsais.
Gostaria de saber se temos uma minúscula gramínea que possamos plantar nos vasos para cobrir a terra, e dar um ar de gramado. Já verifiquei em nossa região e não encntrei nada a não ser o próprio musgo, mas como moro no Norte do Mato Grosso, e passamos por um período de 6 meses sem chuva, esse musgo seca. Já ouvi falar em uma pequena planta rasteira, mas não a encontro. Se alguém puder me dar uma ajuda, desde já fico muito agradecido....
Evandro José Engler
evandro@casadocomputador.com


11.08.2003

Oi,
Meu nome é Bruna, e estou me iniciando nesta linda arte, que são os bonsai. E quero te parabenizar pelo site. Simplesmente ÓTIMO. Estou com uma dúvida em relação a usar a erva daninha,  Tiririca, como enraizador. Gostaria de saber se devemos usar apenas o caule, ou a "batatinha" também. Devemos usar quantidade maior que soluções de Tiamina?
Se você puder me ajudar ficarei muito agradecida. Tenho grande quantidade desta erva, e achei uma ótima idéia aproveitá-la como enraizadores.
Obrigada pela atenção.
brunacclima@bol.com.br


09.08.2003

Gostei muito do seu site e adoro a arte do bonsai princinpalmente as frutíferas. Gostaria de aproveitar e esclarecer uma dúvida:
Plantei a dois anos a semente de uma macã ( da verde), ela tem hoje aproximadamente 1m50cm de altura e 01cm de diametro ela esta em um vaso grande, gostaria de fazer um bonsai dessa muda.
Gostaria de saber se devo cortar o tronco para que engrosse mais rápido ou devo deixar que chegue ao diametro desejado para fazer a poda. E mais ou menos em quanto tempo ela começará a dar frutos.
Se puder me ajudar agradeço.
Clóvis Camargo Machado
duclo@uol.com.br


11.07.2003

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site. Gostei bastante de todas as explicações e fotografias ilustrando as etapas de aplicaçào de técnicas.
Por enquanto ainda sou iniciante na arte do bonsai mas pretendo me aperfeiçoar nisso uma vez que me encantam muito as plantas. como desenho e pinto, por que não unir as duas coisas ?
Bem, lendo o site, vi uma sitação sobre JIM quando um galho foi podado e deixado um pedaço unido ao tronco. entendi perfeitamente o que vem a ser o JIM mas não achei a explicação de como proceder para criar um tronco envelhecido. se puder me ajudar, agradeço pois acho muito bonito o envelhecimento que já observei no tronco de  alguns bonsais.
Grato,
Paulo Sérgio Recief/PE
paulos@recife.pe.gov.br


10.07.2003

Meu nome é Araldo Luiz Lima Filho, sou professor Universitário em Curitiba e estou iniciando na arte do Bonsai. Gostei muito de sua página e espero em breve poder contribuir.
araldo@spei.br



07.07.2003

Prezado Mário Alberto, quero informar-lhe que tenho comigo várias mudas de tamarindo obtidas por estaquia, que, provavelmente, darão resultado mais rápido que por sementes. Devido um tamarindo ter crescido demais (estava viajando), podei o tronco para fazer estilo hokidachi e, então, fiquei com pena de jogar fora o restante: fiz estacas e cada uma delas pegou muito bem.
Ótimo trabalho, esta sua página. Parabéns!
João Nicácio
nicaciofilho@osite.com.br


07.07.2003

Oi Mário ,
Está lembrado , nos falamos a mais ou menos 10 dias atrás , sou ceramista .
Estou encantada com seu site e toda sua cultura.

Perdoe-me por não ter entrado em contato antes.
Preciso  de mais tempo para investir na  arte de fazer vasos para bonsai.
Tenho dois projetos em andamento , os quais é preciso defini-los antes de iniciar um outro.

Manterei contato .
Desejo-lhe uma ótima feira .
Até breve,
Neusa.
basilides@uol.com.br


04.07.2003

Boa noite!!!

Meu nome é Luiz Adriani Garcia, resido atualmente em São José do Rio Preto, e já há algum tempo estou muito interessado na arte do Bonsai mas estou ainda procurando informações, cursos, inclusive comprei sua apostila.
Estou me inscrevendo com o intuito já mencionado em seu site e para receber informações sobre encontros, cursos, exposições entre outras coisas.

Desde já agradeço a atenção e o parabenizo pelo excelente site.

Muito obrigado,
Luiz Adriani Garcia
São José do Rio Preto - SP.
luiz@frigoalta.com.br


01.07.2003

Prezado Mario,

Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo brilhante site sobre Bonsai, realmente é de um bom gosto incrível e muito útil a todos nós que praticamos esta Arte.

Tenho algumas dúvidas.........
Fico no aguardo de um retorno,

Mais uma vez, agradeço a colaboração, e coloco-me à disposição no que for preciso.
Um abraço,

Gustavo Volpini Garrido
São Paulo - SP
garridogustavo@uol.com.br


21.06.2003

Olá

Gostaria de me cadastrar na página, tendo em vista o grande número de comentários que tenho recebido de pessoas ligadas à arte do bonsai a respeito deste site.
Parabéns pelo trabalho e sucesso.
CARLOS AZEVEDO FARIA
Rio Grande - RS

csfaria@terra.com.br



12.06.2003

Ola, Mário Alberto!
Recebi com a maior satisfação sua apostila! Obrigado pela rapidez do envio! Estudei todo o seu contéudo com muita atenção e detalhadamente! Aprendi muitos detalhes que ainda não sabia e principalmente, o que mais eu gostei foi da maneira didática e de literatura agradável com o qual a apostila aborda todos os assuntos!
Parabéns!
O meu próximo passo, será me aprofundar mais ainda sobre certos detalhes, tais como estilo e como chegar a diversos tipos de estilo, obedecendo a vocação natural da árvore e trabalhando o bonsai que há dentro de mim!
Gostaria que você me enviasse alguma coisa sobre como chegar a alguns estilos(claro que não há regras matemáticas para isso!) ou algumas literaturas indicadas para aprofundamento no mundo do bonsai!
Valeu mais uma vez a sua atenção e UM GRANDE ABRAÇO!

Ricardo
 rick.tmsousa@bol.com.br



12.06.2003

Olá, estou querendo aprender a arte bonsai. Parabéns pelo site e pelos seus trabalhos. Sou de São Vicente e gostaria de saber se o Sr sabe de algum bonsaísta por aqui... Tenho 24 anos e uma paixão por bonsai´s.
[]s
Elaine Cristina Hukuda
hukuda@bol.com.br


03.06.2003

Olá, Sr. Mário Alberto, tudo bom?! Já estava mais que na hora de eu adquirir uma de suas obras, já que seu site na internet é uma referência para tirar dúvidas, dicas e sobre tudo que está rolando no mundo sobre essas arvorizinhas pequenas por fora, mas grande em significados e lições para nossa própria vida!!!

Ricardo Tadeu Matos Sousa
São Luís-MA
rick.tmsousa@bol.com.br
Um Grande Abraço do seu desde já amigo!
Ps: Espero poder um dia ter a oportunidade de ser seu aluno e aprender alguns de seus ensinamentos em algum de seus cursos!


03.06.2003

Olá,

Em primeiro lugar, parabéns pela página, repleta de informações.
Eu gosto muito das azaleas mas nunca consegui obter um bonsai a partir delas, como preparar um solo especifico para azaleas e como adubar ?

Obrigado
João Candido de Oliveira Porto
São José do Rio Preto-SP
www.joaoporto34.hpg.com.br


03.06.2003

Caro Sr Mario Leal

Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente admiro muito o seu trabalho e sua dedicação para com a arte do bonsai.

Sou de São Carlos e cultivo alguns bonsai há cerca de 7anos.
Aqui na minha cidade, àlgumas pessoas estão tentando iniciar nesta bela arte. Inclusive já fizemos até uma reunião, onde um praticante mais experiente orientou os mais novos. Se o grupo realmente continuar a se reunir, pretendo sugerir que sejam feitas palestras e cursos com pessoas de nível elevado, como o sr.

Gosto muito de seu site e gostaria muito de visitá-lo quando fosse a Ribeirão Preto.

Escrevo-lhe para, além de cumprimentá-lo, perguntar-lhe.......

Um grande abraço, atenciosamente,

Marcos Rodrigues
marcos.fr@terra.com.br


26.05.2003

Caro Sr. Mário,

Pesquisando sobre bonsai, encontrei o seu site e desisti de outras buscas. Excelente material, organização, fotos... Completo, simples e direto. O atelier - todo o trabalho - é realmente impressionante.

Gostaria de me cadastrar e, se possível, receber emails de lista de discussões e tudo o que puder me deixar sempre informado..........

Filipe Gontijo Rabelo
Montes Claros, MG
semresposta@hotmail.com


25.05.2003

Em primeiro lugar, estou muito contente por ter encontrado um site que pudesse me ajudar na arte do bonsai pois estou iniciando agora e tenho tirado informações muito importantes e de muita valia para mim... Parabéns!!!
Mas agora estou precisando de uma ajuda em relação a uma planta que tenho... É uma jabuticabeira de 4 anos. Estou tendo problemas com essa planta, é o seguinte: .........
já agradeço de antemão

Matheus-MG
neck@uai.com.b


24.05.2003

  Parabens pelo site!! foi muito completo e preciso!!! era tudo que eu precisava...! sabado passado vi no caldeirao do huck ele falando sobre bonsais, e descobri q eh a pessoa q faz... achei q a arvore era nanica de natureza!! mas ele deu muito pouco dado e em seu site achei tudo que precisava!! como gratificacao, daqui alguns anos quando tiver uma boa arvore formada vou te dar como agradecimento!!
Sabe, eu tenho muita afeicao pela aquelas arvores enormes de cerejeiras que tem no japao! um dia ainda vou tentar uma bonsai daquela, mas por enquanto vou tentar com ip rosa, que e parecido!!
Ah, inclusive ate baixei seu site pro computador... tem tudo muito explicativo, parabens novamente!!
So uma pergunta q nao vi respondida la: E preciso cortar os galhos para baixo mesmo? nao tem jeito de a arvorezinha crescer com galhos baixos? e que nao acho muito bonito arvores retorcidas tipo a do mestre miagi!!!
Um abraco, e pela terceira vez, PARABENS!!!

Gustavo, 15a. Aracatuba-sp
badtrip_thc@yahoo.com.br


23.05.2003

Sr. Mário
não posso ser chamado de bonsaísta, uma vez que estou iniciando na arte,
faz somente três meses que ganhei um cedro japonês de presente, e a partir
daí, comecei a procurar na internet, livros e revistas o máximo de
informações sobre o bonsai, tendo o Atelier de bonsai, como uma página de
cabeceira, de onde pude tirar muitas informações.
José Orlando Passos
Itajaí - SC
JoseOP@celesc.com.br


28.04.2003

Professor Mário Leal,
Tomo a liberdade em chamá-lo de Professor porque estou estudando a arte de cultivar bonsai através do seu site.
Tenho profunda admiração por essas árvores pequeninas e fico pasma ao ver frutinhas em miniaturas nessas plantinhas    Vou seguir seus ensinamentos e espero  alcançar sucesso.
Parabéns e um abraço.
Neide Wilges
neidewilges@terra.com.br


28.04.2003

Caro Mário Alberto, meu nome é Marcus, moro no Rio e estou começando a aprendar a técnica de cultivo de bonsai, estou lendo livros, marcando aulas com bonsaistas e visitando todos os sites da internet, nessa minha grande viagem na rede
mundial de computadores encontrei seu site e realmente adorei.

Indo realmente ao assunto que aqui me trás, lhe pergunto: existe algum tipo de programa que eu possa ter no meu micro para cadastro e manutenção de bonsais ?? Tipo que eu possa cadastrar todas minhas plantas e acompanhar adubagem, rega, poda, poda de raiz, idade dentre outros detalhes???

Agradeço desde já sua paciência, e parabenizo-o pelo lindo trabalho que desenvolve.
Abraços.
Marcus Vinicius Castello Branco
mvcbc@globo.com


28.04.2003

Bom dia. Que Deus ilumine seu caminho.

Seu site é meu favorito. Todo dia faço uma visita. Foi através dele que comecei a aprender meus primeiros passos na arte de bonsai e confesso que estou ainda engatinhando. Tenho muitas dúvidas. Gostaria de fazer algum curso mas como moro em Santa Helena/PR, oeste do paraná, perto de Foz do Iguaçu e Cascavel, está um pouco difícil. Bom, minhas dúvidas são as seguintes:
....................

Um abraço,

Jacir Paulo Baratieri
sh@ccaa.com.br


19.04.2003

Parabéns pela vossa página e por todo conhecimento demonstrado nesta maravilhosa arte "Bonsai" sou um iniciante e gostaria de disponibilizar em vossa sessão de troca uma ou mais plantas "Buxus" com 56 anos de idade.
Consegui estas verdadeiras raridade no interior do Paraná. Troco por bonsai formado, estudo qualidade e idade.
Abraços

Osmar
absoluta.oi@brturbo.com


14.03.2003

Olá,
Estou a escrever de portugal, o meu nome é sandra e iniciei-me nesta arte!
Estou com alguns problemas, nao sei como podar a parte aérea e as raizes? se me podesse dar umas dicas e de preferencia ilustradas, para ser mais facil a sua compreenção.
A alturas para as podas e outros a fazeres importantes!
Para que serve o uso do arame de aluminio?

Parabens pela excelente página que nos maravilha a todos que gostamos desta arte, assim como qualquer pessoa que goste da natureza.

Fico assim desde já á espera de uma resposta sua, muito atenciosamente.

saudaçoes
sandra torres
sandra27@iol.pt


13.03.2003

Caro Sr. Mário Alberto

Meu nome é Elidio Monteiro Junior, tenho 28 anos e resido em Poços de Caldas. Sou apaixonado pela arte do bonsai, e até possuo alguns. Achei seu portal maravilhoso, pelo fato de conter importantes informações para quem está começando e para quem já esta na área há muito tempo.
Possuo um portal http://www.bixogrilo.com  e logo colocarei matérias sobre esta incrível arte. Gostaria de saber se V. Sa., com sua autorização, se permitiria que fosse extraído de seu portal alguns tópicos relevantes, citando fonte é claro, para enriquecer a matéria, e também, de saber se V. Sa. tem o interesse, com sua permissão, que fosse colocado em meu portal um link para seu portal, no caso de interessados procurarem mais respostas, poderiam acessar mais rapidamente seu portal.
E com relação a cursos, seria um imenso prazer se pudessemos.................
Antes de mais nada  espero poder contar com a colaboração de V. Sa. para meu portal, agradeço pela sua atenção.
Na espera de uma resposta

Subscrevo-me
Atenciosamente

Elidio Monteiro Junior
Assessoria Bixogrilo.com


10.03.2003

Mario Leal,
Tive muito prazer em conhecer seu site!
O que mais apreciei foi realmente sua sinceridade e amor... vc quer dizer tudo que sabe e melhor... quer ser entendido!!
Estou há pouco tempo como "bonsaísta" (escrevo em minúsculas pq é assim que me sinto - ainda! -).
Muito obrigada!
Marileda - Campinas, SP
marileda_oliveira@hotmail.com


05.03.2003

Prezado mestre bonsaísta,
adquiri recentemente uma muda de pinheiro da espécie cryptomeria japonica. Gostaria de saber se necessita ser exposta por muito tempo ao sol e também se necessita de muita água? Lembrando que aqui em Cuiabá-mt, o clima é muito quente.
quais outros cuidados importantes devo tomar?
Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo excelente site, onde pude encontrar diversas informações.
um abraço.
Sérgio
sergiohenrique.kobayashi@bol.com.br


27.02.2003

Caro Mario Alberto,

Fiquei impressionado com a informação que disponibiliza na sua excelente página. Como tal aproveito para o felicitar.
Até breve,

Carlos Figueiredo
geral@perfilarte.ne


24.02.2003

Ola!

   Bom, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar pelo site. Está muito bom, e muito didático. Ja tinha grande interesse por bonsai e, não posso no momento arcar com um curso. As matérias que encontrei aqui estão me ajudando muito.
A minha duvida é a seguinte.....................
Desde ja agradeço.

Fabio
fbeneti@terra.com.br


16.02.2003

Prezado Senhor Mário,
gostei muito das dicas e licoes de Bonsai que o Senhor oferece em sua Site. Eu moro aqui na Alemanha e sempre que posso trago mudinhas ou sementes para poder tropicalizar o hambiente aqui em casa. A temperatura que mantenho com o sistema de aquecimento central é de 20°C pela casa toda, o ar fica meio seco mas isto eu compenco com as plantas e pequenos reservatórios de água espalhados pela casa.
Quando voltei do Brasil em Janeiro trouxe duas mudas de Flamboyant que comprei no litoral do Paraná. As duas mudas já tinham mais de 30cm de altura e aproximadamente 5 folhas cada uma. Elas sofreram um bocado com a viagem, mas parecem estar em recuperacao crescente. As folhas novas que estao brotando já tem um tamanho menor do que as antecessoras.
Será que o Senhor poderia me dar umas dicas de como obter sucesso com estas árvores maravilhosas a até faze-las floriren?
Agradeco de ante mao pela sua atencao e esforcos.

Atenciosamente

Tamara Knoch
_______________________
Tamara Isabel Knoch
Saint Marie aux Mines 2
76646 Bruchsal - Unt.
tamitam@freenet.de
Tel. und Fax: 07257 2630
Mobil: 01607719198


15.02.2003

Sr. Mário Alberto;

- Adorei  visitar seu site, parabens!
- Continuarei a visitar sempre que puder;
- Achei muito interessante, atendeu minhas necessidades e curiosidade durante a visita;

Abraço!
Yamatou
ldyamatou@hotmail.com


03.02.2003

Caro Mário Leal,

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela HP.....ela é bem explicativa.....adorei as materias e seus desenhos.....
Eu moro em Indaiatuba, interior de São Paulo, e acabo de ganhar um bonsai....até hoje não me interessava muito essa arte....mas depois q. comecei a pesquisar fiquei fascinada com a beleza e variedade de bonsai q. existe....
Fiquei feliz em encontrar em sua hp um link q. trata justamente desse assunto....e foi de muita ajuda, só q. estou com algumas dúvidas...
O bonsai q. ganhei é da espécie ....
Por favor me ajude não gostaria q. ele morresse.....em anexo está o desenho...
Kinn
kinn16@hotmail.com


03.02.2003

Bom dia, Sr. Mário

Gostaria de receber informações de como comprar sua apostila . Considero seu site, o de melhor conteúdo no assunto . Com as informações colhidas estou dando os primeiros passos na arte do Bonsai. Porém percebo que necessito de informações mais detalhadas. Moro no Rio de Janeiro, no bairro de Bangu. No aguardo de um retorno.

Abraços,

Roberto Mauro
Roberto.Castro@texaco.com


31.01.2003

Achei o site muito completo aprendi muitas técnicas que vou tentar por em prática.
Só gostaria de saber o que fazer com um bonsai de +ou- 4 anos, ele é uma goiabeira e já está produzindo, mas por ter terra em baixo do vaso e por descuido meu, sua raiz saiu do vaso pelo orifício de drenagem e se enraizou na terra fora do vaso...
O que devo fazer???
Estou tentando fazer um bonsai de pingo de ouro ou periquito,é assim que chamam por aqui, você conhece??? Dá certo???
Muito obrigado pela atenção.
Wilian Bernardi
wilianbernardi@yahoo.com.br


27.01.2003

Tudo bem, meu nome e Protásio Alves Martins, tenho 22 anos, moro a 2 km de  IÚNA (ES) na zona rural em um sitio do meu pai  e trabalho com cultivo de café, milho, feijão e algumas cabeças de gado e também trabalho em um posto fiscal. .................
Eu gosto de orquídias tenho umas quatro e pretendo arrumar mais, mas me encantei mesmo foi pelos bonsai, achava que era muito difícil mas não, só precisa de dedicação. Por acaso estava na internet pesquisando sobre orquídias e encontrei alguns artigos sobre bonsai e fui me interesando até chegar no seu site e achei o que tinha mior conteudo sobre o asunto.
Pretendo aprender...................... gostaria de estar por dentro de tudo sobre os bonsai .
E o seu nome imeio endereço onde mora poder conversar com você ti conhecer
trocar ideias.
IMIMFORMATICA@.HOTMAIL.COM


25.01.2003

Meus cumprimentos.
Meu nome é Gleucia Webster, moro em Cataguases, MG.
Ganhei um Bonsai de presente, Chamaecyparis obtusa, "nana gracilis". Amo a natureza, fiquei então entusiasmada, com esta linda arvorezinha.
Pesquisando no google, encontrei o seu site e, através dele, aprendi bastante e vi o seu belo trabalho.
Parabéns, e, se puder, diga-me algumas dicas para eu cuidar muito bem da minha plantinha.
Obrigada,
Gleucia Webster.
webster@acessa.com


21.01.2003

Olá Sr. Mário.
Aqui estou novamente, sou iniciante nesta Arte Bonsai e pretendo aproveitar esta oportunidade p/ me cadastrar, estou neste momento navegando nesta pagina de grande valor p/ mim, tem muito ensinamento e orientações importantissimas p/ iniciantes como eu, sua pagina esta perfeita, bem orientada, de facil entendimento, espero que o Sr. continue com paciencia este grande ensinamento.
E desde já agradeço esta oportunidade desta comunicação.

Calao
c4l40@bol.com.br


20.01.2003

Espero que vc possa me ajudar.

Comprei dois Bonsais. Um Junipero (Nuvem Azul) e um Pinheiro. Eles vieram em vasos de algum material semelhante a plástico e eles estão , eu acho, sem nenhuma poda, segundo a pessoa da loja aonde quem me presenteou comprou disse que eles tem 3 anos cada.  simplesmente plantaram e esperaram crescer.

O que devo fazer??

Obrigado.
Ricardo Rossin  .   Arquiteto  São Paulo / SP
Mavafarian@aol.com
Ps. Adorei seu site, e fiquei surpreso pois vivi 10 anos em Ribeiraõ Preto e não sabia que existia uma pessoa na cidade que soubesse tão bem sobre bonsais. Morei muito tempo no Jardim São Luiz, próximo a Diederikssen e também na Vila Tibério.


13.01.2003

Olá Mario, parabéns pelo site, bastante informativo!

   Estou com uma dificuldade em encontrar perlita expandida, voce sabe onde posso encontrar esse material em São Paulo ? A maioria das lojas especializadas apenas conhece vermiculita...
Obrigado pela atenção,

Fabiano
r0nin@uol.com.br


13.01.2003

Bom dia Sr. Mário,

Meu nome é David, sou da cidade de Jaú/SP, adquiri um Bonsai (Tuia Anão), fiquei maravilhado com sua página, estou todo dia acessando e aprendendo um pouco desta incrível arte.
Meu bonsai tem 6 (seis) anos, espero poder cultivá-lo por longos anos, estou obedecendo as três regras básica de paciência, e só cuidando com água e um pouco de sol na parte da manhã.
Um bom dia.
Abraços

David
dthebaldi@sbt.com.br.



01.01.2003

Prezado Mário,

Gostaria de parabenizá-lo pelo site, uma vez que é extremamente difícil encontrar alguém que divulgue trabalhos com a Arte Bonsai gratuitamente na Internet.
Além disso, sei realmente como é trabalhoso desenvolver e manter um site funcionando, pois tenho muitos amigos de faculdade que falam a respeito das dificuldades encontradas.
E a minha própria formação (Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas) me permitiu manter um contato muito próximo com diversas linguagens de programação. Entretanto, não sou muito bom nos assuntos que envolvem informática, assim, seguirei como administrador de empresas, pois foi uma área que me adaptei muito bem.
........................
Bom, Caro Mário, foi um prazer conhecê-lo e espero que possamos nos encontrar seja em uma visita à Ribeirão Preto, seja em algum curso que o senhor possa vir a ministrar próximo à Marília.

Grato,
Adriano Sato
Marília

adriano_sato@yahoo.com.br


30.12.2002

Chamo-me Valter Vaz, tenho 28 anos e vivo em Portugal no distrito de Leiria. já sou admirador desta arte à vários anos, desde cerca dos meus 16 anos, nunca tinha tido um Bonsai, mas devido ao facto de sempre que passo a uma loja ou viveiro, entrar para ver os Bonsai, a minha namorada ofereceu-me recentemente um Bonsai (Carmona com 19 anos), nunca tinha adquirido nenhum por me terem dito que era preciso conhecer muito bem para os manter. Agora que possuo um estou a pesquisar para o manter e até apensar adequirir outros.
Se possivel gostaria de saber quais os bonsai com maior longevidade e também quantos anos poderá durar o meu bonsai (Carmona). Gostaria ainda saber se sempre que efectuar um corte nas raíses ou ramos, tenho que utilizar sempre cicatrizante e se a composição de pasta de dentes, argila e graxa é o melhor que posso usar?
A consulta que fiz no seu sait é bastante importante, pois agora já estou melhor preparado para cuidar do meu Bonsai.
Antecipadamente grato despeço-me.
Cumpts
Valter Vaz
Portugal
valtervaz@iol.pt



28.12.2002

Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo site que é muito bom e excelente para iniciantes como eu.
Tenho uma muda de Fícus e resolvi envasala sendo que dei uma poda muito brusca em suas raízes; gostaria de saber o que devo fazer agora?. Suas folhas estão ficando amarelas.
Que tipo de terra se encaixa melhor para um bonsai de Fícus.
Igor Alves Gomes
igormails@bol.com.br



22.12.2002

Ola! Sr. Mário, tudo bom!
Meu nome é Ricardo Tadeu Matos Sousa, resido em São Luís. Sou iniciante na arte de cultivo de bonsai e tenho quatro exemplares comigo sendo, dois romãs, uma acácia e um pinheiro jacaré, todos pré-bonsais.
Gostaria de adquirir um exemplar de sua apostila que encontra à venda no seu site, Valor- R$- 15,00 + CORREIO!
Parabéns pelo seu site!!! Com certeza, para mim, é o melhor site de pesquisa na atualidade!
Gostaria que o Sr. me informa-se qual a forma de pagamento e o procedimento para pedido e envio da respectiva apostila, se possível, gostaria tb que o Sr. me enviasse algumas bibliografias mais aprofundadas sobre o assunto e onde comprar!
Um grande abraço de seu amigo Ricardo!
ricardotsousa@zipmail.com.br


12.12.2002

Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pelo excelente site, tanto pelo conteúdo quanto pela funcionalidade, e gostaria de fazer meu cadastro como humilde bonsaísta iniciante que sou. Estou tentando estabelecer contato com pessoas da minha região, mas ainda não encontrei alguém que conheça bem as técnicas do Bonsai, pois minha idéia era montar um grupo de Bonsaístas aqui em Ilha Solteira. Se possível, pediria que me indicasse algum ou quando houver algum curso/exposição na região.

Ézio da Cruz Mendes
Ilha Solteira - SP

jbondx@ieg.com.br



10.12.2002

Olá Mário,
Primeiro, parabéns pelo site, é realmente muito completo, encontrei muitas informações úteis. Estou escrevendo pois tenho uma dúvida e gostaria de saber se você que é bem mais experiente pode me ajudar. Gostaria de presentear com um bonsai uma pessoa que gosta muito deles, mas nunca teve um. Eu tenho duas questões. Uma é: vi em alguns sites sobre mudas e pré-bonsais, gostaria de saber qual a diferença entre um prebonsai, um bonsai e uma muda e se uma pessoa pode começar com um prebonsai se nao tem experencia. Outra é: gostaria de saber onde posso encontar plantas a venda, moro em Sao Paulo capital mas conheço só 1 ou 2 lugares, Bonsai Kai e Bonsai Arquitetura, e queria saber se você conhece outros pois estou tendo muita dificuldade em encontrar,  pode ser até pela internet.
Ficarei feliz em receber a resposta, obrigada desde já,
Paula Bernasconi
paulitz@ig.com.br



08.12.2002

Mário

Utilizo a internet como fonte de informações sobre bonsai, e o seu site é de grande importância. Como o volume de
informações é muito grande, costumo imprimir , para poder estudar com calma, e conseguir achar qdo for necessário.
Grande parte do que é mostrado no seu site, faz parte da sua apostila, a qual possuo e já utilizei , porém, alguns artigos interessantes que eu gostaria de guardar impressos, não se permite cópia ou impressão.
Gostaria de saber se é possível receber de alguma maneira os artigos abaixo :
Poda - Maria Cristina de Gurruchaga
Enraizadores - Luiz Carlos Elias
Pinheiro Negro - Julio César Nascimento da Silveira
Acupuntura - Noboru Mizukawa

abraços

Durval C. Gasparetti
dcgg@globo.com



07.11.2002

Olá,

Sou de Vitória da Conquista-BA, e em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo Site.Ele foi de grande utilidade para mim ,pois estou apenas iniciando na arte do Bonsai. Eu utilizei a sua receita para combate a coxonilhas e pulgões, entretanto eu gostaria de saber a frequência com que deve ser aplicada a mistura e qual a função de cada ingrediente. Também foi de grande valia a "lista com nível de NPK", mas onde posso achar a farinha de
sangue? e se a cinza de madeira pode ser obtida pela queima de qualquer tronco, ou se é um produto comercializado?
Obrigado pela atenção desde ja dispensada, espero contato o mais rápido
possivel

Victor Dutra
victor.dutra@globo.com



07.11.2002

Olá caro senhor Mário Alberto G. Leal ...

A dois anos venho cultivando bonsai, e nesse tempo todo vagando pela internet atraz de dicas e novos aprendizados gostaria de parabenizá-lo, por ter um belo site...parabens!!!
Tenho 19 anos..sou apaixonado pela arte...tenho comigo diversas espécies...entre eles um Mogno e um Cedro os quais mais gosto.
Nao tive tempo de explorar totalmente o site mas já percebi que foi feito com grande carinho e atenção...hei de "fuçar" por tudo...
Pena o senhor ser de tao longe, faria de tudo pra trocar algumas palavrinhas com senhor...talvez dias  falando...hehehe...
Mas assim que tiver uma oportunidade ei de ir visita-lo.
Por agora só tenho a parabenizá-lo...

Meus Parabéns...belo trabalho...

Atenciosamante
Alphio Stéphano Bueno Martini Cocielli..



06.11.2002

Caro Mário Alberto, como vai, tudo bem?
Meu nome é Fernando, resido em Botucatu/SP e sou um novo amante da arte bonsai.
Gostaria que vc pudesse me tirar uma dúvida: Tenho cerca de 100 plantas, algumas já considero como bonsai formados, outras estão em desenvolvimento para tal.Devido ao clima de minha região ser muito quente  na primavera/verão, resolvi fazer uma cobertura com sombrite 50%. Gostaria de lhe perguntar se, a diminuição da luminosidade, irá prejudicar o desenvolvimento das minhas plantas. Elas ficam praticamente
10 horas por dia sob o Sol.
Parabenizo-lhe também pela excelente qualidade de sua página na Internet.
Espero sua resposta.
Um abraço,
Fernando
OLIVEIRABULHA@aol.com


28.10.2002

Olá, meu nome é Mariana, sou de Vitória-ES e gostaria de obter algumas informações sobre a arte de cuidar do bonsai.
................................
Se for possível me passar alguns cuidados básicos, ficarei grata. Parabéns pelo site, gostei muito. Algumas das minhas dúvidas são, por exemplo, se devo deixá-los o dia todo no sol ou apenas pela manhã; se devo deixá-los
tomar chuva e algumas outras informações básicas que se puder me passar ficarei muito agradecida.
Muito obrigada pela atenção,
Mariana Varejão
Vitória-ES
mvarejao@escelsa.com.br



28.10.2002

Bom dia Mário ...

Faz algum tempo que venho apreciando sua página, principalmente pelo motivo de eu tambem estar iniciando na arte do Bonsai.
Gostaria, se possível que voce me ajudasse numa dúvida.
.....................................
Sem mais, agradeço desde já pela atenção.
Obrigado.
Carlos
carlos.moro@cerealista-maranhao.com.br



27.10.2002

Olá Mário.

      Visitei tua página e gostaria de parabenizá-lo: é uma das melhores sobre o tema ! (e olha que tenho "navegado" em muitas)...
Também achei muito importante esta seção de cadastros, visto que torna possível o intercâmbio e a formação de clubes de bonsai pelo país.
Assim, peço-lhe que me cadastre:

     Carlos Leonardo Dias Cardoso
Pelotas - RS.
leo.pel@ig.com.br



09.10.2002

Senhor,

Parabéns pelo trabalho realizado e parabéns pelo site. Através deles foi possível conhecer muito mais sobre esta arte milenar, além de despertar mais ainda meu interesse no assunto.
Um forte abraço,

Daniel Diesel
ddiesel@terra.com.br



09.10.2002

Ao Sr. Mário,
Primeiramente, gostaria de dizer que o site tem grande utilidade para informações em geral, o trabalho com certeza a cada dia melhora, e a atitude do senhor colocá-lo a tanto tempo no ar faz com que isto tenha grande veracidade. Eu com pouca informação sobre a cultura oriental e sobre a técnica do Bonsai, me apaixonei por uma pequena árvore frutifera, a romãzeira, então ganhei-a do meu namorado de aniversário, pórém só após a chegada do presente que percebi que além de uma flor, que também é decorativa, estava ganhando praticamente uma filha devido aos cuidados que ela requer. E me vejo numa situação delicada, pois não entendo nada desta arte, a não ser o que pesquisei agora pela internet. Fiquei muito realizada com o presente, o rapaz da floricultura informou que ela tem 4 anos. Por enquanto vou adubar e regar conforme as intruções dadas tanto no site, como pelo vendedor, mas estou morrendo de medo dela morrer antes da hora, adoraria que ela ficasse centenária como tantas. Estou escrevendo para saber do Sr., como um especialista no assunto, se agora no começo devo tomar alguma  precaução em especial. E apartir de agora vou procurar fazer algum curso e interagir com pessoas da minha
região conhecedoras do assunto para poder me aprofundar e conseguir realizar o meu desejo de continuar com a planta.
Desculpe-me pela tamanha ignorância no assunto, e obrigada pela atenção.

          Carla Esteves
Londrina-Pr
Carlaesteves@sercomtel.com.br



16.10.2002

MEU CARO MARIO  PARABÉNS PELA SUA ARTE É  DE PESSOAS COMO VOCÊ QUE O MUNDO PRECISA. TENHO VÁRIAS ACEROLAS EM EDUCAÇÃO GOSTARIA DE MELHORAR  O ESTILO CHOKAN ESTIMULANDO GEMAS PARA RAMIFICAÇÃO É POSSIVEL? PODIAS ME DAR ALGUMA DICA

JORGE LUIZ
FLORIANOPOLIS
jeks1@ig.com.br



03.10.2002

Gostaria de parabenizá-lo pela home page sobre bonsai. Gostaria de saber se tem algum livro que possa me indicar para dar à alguma pessoa que está afim de começar a cultivar o Bonsai.
Muito agradecido
Ricardo
Jaú/SP

faraomerlyn@bol.com.br



02.10.2002

Sir,

I would very much like to have a link to my page from yours. That's of course because I like your site very much! My site is Dutch and available in Dutch and English, visitor numbers are increasing rapidly. Especially European and Japanese viewers that know my site through the many links I've got there.
As a free service I provide visitors the opportunity to send in pictures of their bonsai to be placed on my site. A lot of bonsai people from all over the world are doing so. Because I also like to have more Latin-American bonsai enthusiasts on my site, I've contacted you. Are you interested in linking to my site? Of course you'll get a link from my linkpage. If you want to send in photo's of your bonsai, go ahead. I'll place an additional link from such a photo. See my site for further information on sending me pictures.

If you want, I can send you a logo of my site, or you can download it directly from my "Information...about this site" page.

Thanks, and I hope I hear from you,
sincerely,

Tengu
tengubonsai@hotmail.com



01.10.2002

Parabéns pela página.
Trabalhos como este seu enobrece o universo bonsaísta.
Gostaria de incluir meus dados para cadastro.
Pedro Paulo C. Alvim Correa
Rio de Janeiro - RJ
alvim@europe.com



14.09.2002

Primeiramente devo dizer que estou emocionado. Nunca fiquei tão surpreso com tantas informações realmente aproveitáveis, parabéns, seu trabalho é realmente importante para as pessoas que como eu apreciam arte e em especial o Bonsai. Sou completamente iniciante, (ganhei um bonsai, o q fazer?), tenho uma tuia de aprox. 4 anos, vinda de uberlândia ( Sr. José NakaMURA), estou com ela a um mês só regando diariamente.
Quero me tornar um bonsaista, e gostaria de receber informações sobre os cursos em seu atelier, datas, preços, etc...
Desde já deixo meu agradecimento e admiração.
Camilo Faleiros
Franca-SP
cfaleiros@bol.com.br



14.09.2002

Olá, adorei o conteúdo da sua page sobre bonsai gostaria de saber se para um iniciante seria difícil preparar e cuidar de uma cerejeira, considerando o clima de Porto Alegre - RS clima úmido, sem meia estação, inverno pode chegar a -2 ou -4 e verão vamos facilmente a 36 ou 40 graus.
Desde já agradeço

André Gomes
lobo.poa@brturbo.com.br



06.09.2002

Caro Mário,

Infelizmente nós nos conhecemos apenas por e-mail´s e por intermédio de seu site, sei de todos os seus esforços para o crescimento da Arte do Bonsai no Brasil.
Fico feliz em saber que irá representar mais uma vez o nosso país no " V encontro Latino-americano de Bonsai - 2003 " na Venezuela e que anteriormente tenha participado de tantos outros. Creio que muitos reconhecem  que você vem fazendo muito pela a Arte do Bonsai no Brasil...
Porém, gostaria de dizer-lhe que tudo isso é fruto da sua perseverança e não apenas "sorte" como você havia descrito em e-mail anterior.
Cabe aqui lembrar, que lhe tenho com grande estima por tudo que já fez e também por ter sido o primeiro a reconhecer o meu trabalho em marcenaria voltada para o Bonsai. Você disponibilizou uma imagem da minha mesa giratória em sua página "ONDE ENCONTRAR", está lembrado ?
Mediante à isto, procurei nos meus arquivos e vi uma de suas cartas datada de 13/07/1999 onde você comentou: "...É incrível, mas até hoje não tenho uma ainda..."
Pois bem, já é de muito!
Como forma de gratidão e de também por reconhecimento de todo o seu trabalho, venho por meio desta te perguntar se ainda está em tempo?
Espero uma reposta em breve!
Te desejo toda a sorte!

Um abraço,

Cláudio C. Ratto
bonsaidream@ig.com.br



22.08.2002

Bom Dia !!!

Ao mesmo em que escrevo-lhe para dar os meus parabéns ao bonito e interessante, além de completo site sobre esta arte que cativa e envolve muitas pessoas por onde passa, gostaria de tomar a liberdade de perguntar sobre sobre o "limoeiro": Esta espécie é boa para a prática do bonsai ???
Sei que a arte bonsai aplica-se à todas as diversas árvores existentes, mas existe alguma restrição quanto a esta???
Agradeço a boa vontade e as respostas, assim como seu trabalho. Pois com ele podemos nós, simples amadores, aprender e conhecer esta linda arte.
Muito Obrigado !!!

Fabricio Pavão - Porto Alegre/RS



22.07.2002

Olá !
Vi seu site na web e achei-o bastante informativo e útil. Agora, mesmo tendo aquelas informações estou com um Bonsai de criptomeria globosa e não sei o que fazer ele tem cinco anos e é muito delicado. Gostaria se possível de maiores informações sobre a espécie e alguma orientação para sua manutenção. Desde já agradecida.
Helga Cristina Bormann
hellgs@hotmail.com



20.07.2002

Estive visitando sua página e ficamos surpreendidos pela sua dedicação. Parabéns e que cada árvore represente a nossa admiração pelo seu talento, aliado, lógicamente, a Deus.
Família Dias Maia Peixoto
Blumenau, SC.

nm.peixoto@terra.com.br



17.07.2002

Olá Mario,
Sou de São Paulo e visito sua página a mais ou menos um ano! Mas até hoje ainda não havia pintado nenhuma dúvida que, vc já não tivesse esclarecido nos inumeros textos publicados em seu site! Gosto muito do seu trabalho, acho que é muito importante a divulgação da arte e, principalmete, que não é impossível fazer ou cuidar de um bonsai! E pra falar a verdade, alguns dias depois, encotrei em um texto, do seu site, sobre a vitamina B1, uma possível resposta para minha pergunta.
Abraços,
Walter
walter@primeiraleitura.com.br



16.07.2002

Caro Mário...
Sou Policial Ambiental de Araçatuba/SP e estou  iniciando na arte do Bonsai e quero parabenizá-lo pelo Site, pois muito diferente dos outros, vc passa várias dicas importantes para quem está  inciando no Bonsai.
Li o seu desabafo sobre não conseguir licenciamento para coleta de árvores nativas. Eu, como Policial Ambiental, vou orientá-lo sobre uma possibilidade de vc conseguir o licenciamento. Procure uma Unidade do DPRN (Departamento de Proteção dos Recursos Naturais) da SMA/SP, aí em Rib. Preto (Ligue para a Polícia Ambiental de sua cidade que te informarão o endereço), e converse com o Eng. Responsável sobre vc cadastrar seu Atelier como consumidor de produtos e sub-produtos florestais. Se vc conseguir isso, a autorização para coleta será fornecida.
Parabéns, e qualquer dúvida me contate,

ANTONIO ROGÉRIO DE LIMA GREGO
2º Sgt PM do 2º Batalhão de Polícia Ambiental
Birigui/SP
stagliano@ig.com.br



05.07.2002

Sr. Mário,
Adorei o seu site. O Sr. está de parabéns. Gostaria de sua ajuda. Há um ano atrás ganhei uma leucena de 4 anos. E noto que ela está precisando de terra, musgo e pedrinhas. Ela foi plantada numa pedra e está com mais raíz do que antes. A única coisa que faço é regar e podar as folhas. Infelizmente aqui em Recife é muito difícil localizar quem cuida de bonsai.
Grata por tudo,
Carmem
carmembrito@bol.com.br



23.06.2002

Caros amigos,

Sou estudante de geografia, ornitólogo amador e estou me iniciando na arte do Bonsai. Fiquei impressionado com a qualidade do site de vocês, realmente está excelente!
Estou muito interessado nas árvores da família das leguminosas (não exóticas), peço por gentileza que enviem alguma dica, ou me orientem onde pesquisar.
Me coloco à disposição, aqui em Belo Horizonte, para troca de experiências.

    Atenciosamente,
Warley Delgado
9619 2593
mwz@mwz.com.br



05.05.2002

Caro Sr. Mário,

Adorei seu site, amo os bonsai, porém não conhecia as técnicas de como cultivá-los, e acabei por perder um que havia ganhado.
Obrigada pelas informações disponíveis, com certeza são de grande valia.
Cristina Aragoni
cristinaaaragoni@uol.com.br



27.04.2002

Olá Sr. Mário

Quero em 1º lugar parabenizá-lo pelo seu site e seu trabalho. Quero muito montar meu bonsai, e entrei na internet para buscar um site sobre  bonsai e logo achei muito interressante seu site. Ao entrar fiquei impressionada com a quantidade de informações. Eu adorei. Confesso que achei complicado montar um bonsai, pensei que fosse mais simples. Gostaria de saber do senhor se preciso de todas aquelas ferramentas, gostaria de montar um bonsai de figueira, pois é meu sobrenome e outra de jabuticabeira, pois minha mãe gostava muito de jabuticaba.
Um grande abraço.

Taubaté, 27 de abril de 2002

Ana Maria dos Santos Figueira
anamariafigueira@uol.com.br



11.04.2002

PARABÉNS PELA PÁGINA. REALMENTE PARA QUEM ESTA INICIANDO O APRENDIZADO NESTA ARTE É DE EXTREMA VALIA INFORMACOES COMO ESTA. SEMPRE QUE VOCÊS TIVEREM NOVIDADES SOBRE BONSAI, FAVOR MANDAR-ME UM E-MAIL.
GRATO.
LUIZ FELIPE WOLSKI
wolski@bol.com.br



21.03.2002

Olá Mario,

Como vão as coisas aí em Ribeirão? Parabens pelas informações de sua página, são realmente enriquecedoras para nossa arte. Gostaria de colocar um link no meu site para sua página, mas gostaria de sua autorização para tal.
Avise quando vier a SP/Capital, para conhecer nossa associação!
Um grande abraço,
Orlando
Associação Bonsai São Paulo
www.bonsaisp.om3.net



07.03.2002

Brasilia, 07 de março de 2002.

 Olá, Sr. Mario, me chamo David Yamamoto, e tenho acompanhado atraves de sua   homepage, seu trabalho, gostaria de parabeniza-lo, pela sua excelente hp.   Sei que ainda vamos nos conhecer pessoalmente, pois temos a arte bonsai, uma paixão. Entrei no seu site, e não encontrei nada relacionada a Brasilia,   olha eu tenho uma loja de bonsai e acessorios, vasos, ferramentas, em um centro comercial voltado para area verde, enfim, estou trabalhando para poder divulgar essa maravilhosa e profunda arte. E desde já me coloco a sua disposição para ajudar no que for preciso, ou se o sr. precisar de algo daqui, ok. Se puder e quiser, colocar meu endereço no seu site, agradeceria muito
Casa bonsai.
Endereço: eptg chacara 54
Colonia Agricola Vicente Pires
Taguatinga-DF.
Telefone: (061) 397-2392.
Minha home page ainda está em construção, mas em breve estara no ar, o endereco é: http://www.casabonsai.com.br
Ps:. Minha loja começou a funcionar no ano passado, ja tem 9 meses, desde que inaugurou, e temos feito varios eventos, entre eles cursos com professores do Brasil, em junho, se tudo der certo o mestre Idaka, virá a Brasilia para nos prestigiar, e tambem contamos com sua presença, onde estaramos honrados em receber sua visita.
A proposito, parabens, pelo reconhecimento do Bonsai Clubs International-BCI. Precisamos de pessoas como o sr. para levantar a arte aqui. Obrigado, e um forte abraço do seu mais novo amigo de Brasilia.
davidyamamoto@bol.com.br



23.02.2002

Prezado Mário,
Meu nome é Daniel, tenho 24 anos, sou de Resende - RJ e cultivo Bonsai há 6 anos. Esta semana estava procurando alguns dizeres na internet relacionando o tempo no cultivo desta arte com o tempo em nossa vida, para acrescentar a um cartão junto com um Bonsai para dar de presente a uma tia minha, mas não encontrei. Um dia pela manhã tive uma inspiração e escrevi o texto abaixo e achei muito interessante. Se quiser publicar em seu site terei o maior prazer em lhe conceder esse direito.
Um abraço!!

Daniel Moreira Junior
danielrust@uol.com.br

"O tempo no cultivo do Bonsai é fundamental. Pois o Bonsai simboliza harmonia, simplicidade, sabedoria e vida
eterna. Qualidades essas conseguidas somente com o tempo pelos cultivadores dessa arte milenar. Pois assim,
encare o tempo em nossa vida como sendo uma oportunidade e chance para alcançar a sabedoria, harmonia e a
simplicidade e assim pleitear a vida eterna."



04.02.2002

Caro Mario!

Gostaria de parabeniza-lo pela excelente página na Net e dizer que considero sua home,um verdadeiro manual para os que estão iniciando nesta bela arte.
Moro em Natal - RN e a pouco tempo passei a me interessar pela arte do Bonsai. Comprei um Bonsai (Buxinhos - 6 anos) para minha sogra e como a planta não estava se adaptando bem, ela resolveu me dar para que eu levasse para meu apartamento para ver se coguiria salva-lo. Comecei a rega-lo diariamente e o Buxinhos comessou a reagir. Hoje, possuo algumas mudas com a finalidade de no futuro transforma-las em Bonsai e comprei  através do Sr. Martins (Bonsai Nordeste) um Ficus com aproximadamente 20 anos de meu ex-professor de Karate, Juraez Alves (Grande conhecedor da arte do Bonsai).
Gostaria de obter informações sobre MUSGOS, pois tive que retirar todo o musgo do meu Bonsai de Ficus, pois segundo informações que obtive do meu orintador, Sr. Martins, o qual tem me auxiliado de forma gentil e prestativa em todas as horas, estava apodrecido. QUAL O MELHOR TIPO DE MUSGO PARA SE CULTIVAR E QUAL A MELHOR FORMA DE MANTE-LO?

um grande abraço,
Carlos Rosso
carlos_rosso@bol.com.br



04.02.2002

Olá , me chamo Igor sou de Criciúma SC e sou um adepto da arte ,tenho alguns bonsais feitos por mim... Estava visitando este site e vi o anuncio da "pirâmide" fiquei surpreso pois nunca consigo bons vasos e estou sempre improvisando sem saber que existe uma fabrica deles na minha cidade !!!!
Se possível gostaria de saber o endereço deles !!!!
valeu amigos!!!! parabéns pelo site é muito bom!!!
Desde já agradeço pela atenção.
Igor Henrique
Criciúma-SC
igor.h@terra.com.br



08.01.2002

Pratico Bonsai há um ano e neste tempo visito sua homepage periodicamente, pois sempre que preciso de alguma informação vou para o site e esclareço minhas dúvidas...Parabéns pelo conteúdo, qualidade das informações e "dicas"!
Gostaria muito de participar da Associação.

Um grande abraço,
Sergio Paparelli Onodera
São Paulo-SP
sergio.ono@bol.com.br



08.01.2002

Boa noite,
Caro senhor Mário Leal,
Meu nome é  Rodrigo e sou um grande admirador da arte do bonsai. Venho por meio desta elogiar seu site e dizer que fiquei bastante interessado na apostila sobre noções fundamentais para criação de bonsai. Fiquei interessado na apostila em espiral que custa R$15,00. Gostaria de saber como obtê-la ou por depósito em alguma conta bancária ou pelo correio.
Estou aguardando sua resposta.
Obrigado pela atenção,
Rodrigo Viana
rodviamatos@ig.com.br


18.11.2001

.
É BOM SABER QUE TEM PESSOAS QUE SE INTERESAM EM DIVIDIR CONHECIMENTOS, INFORMAÇÕES SEM PEDIR NADA EM TROCA E O INTERESSE PELA ARTE DO BONSAI NO BRASIL. PARA MIM QUE ME DEDICO SOMENTE COMO UM HOBBY, AS VEZES ME VEJO TÃO ENVOLVIDO QUE ESQUEÇO DO RESTO DO MUNDO, E QUANDO VEJO O MEU FILHO QUE TEM APENAS 1 ANO E 4MESES MECHENDO COM AS FERRAMENTAS DE BONSAI, QUERENDO CORTAR UNS GALHOS VEJO QUE ISSO TRAS  ALEGRIA E ENTUSIAMO PARA QUALQUER IDADE.
AQUI EM MINHA CIDADE CONHEÇO MAIS PESSOAS QUE SE DEDICAM AO BONSAI, E FICARAM FELIZES EM SABER DESTA ASSOCIAÇÃO. UM ABRAÇO E ATE O PRÓXIMO CONTATO.

Arlei Braun
Bela Vista-MS
arleibraun@catzonet.com.br


09.11.2001

Sou leitor desta página a algum tempo, e ela esta sempre em evolução. Parabéns!
Jorge dos Passos Correa Cobra.
Florianópolis-SC
cobra@matrix.com.br


06.09.2001

Estou muito entusiamado com uma frutífera que nasceu em um canto da minha casa. A pequena muda com seu crescimento pertubado aquiriu uma forma muito bonita.Acho que pelo atrofia, seu caule ou tronquinho ficou grosso pelo seu tamanho. Achei parecido com um Bonsai. Procurei hoje (03/09/2001) na internet e achei a Ribeirão Preto Bonsai Kai.
Parabéns a você Mário Alberto.

Carlos Antonio Milano
Sorocaba-SP
camilano@sposed.yazigi.com.br


27.08.2001

Caro Mario
Obrigado pela atenção e parabens pelo completo site. A Sociedade de Estudos da Tradição Oriental é uma entidade que pesquisa e divulga a cultura japonesa em português. Se for possível divulgar o texto que enviamos agradecemos.
O texto foi originalmente escrito em japonês pelo nosso associado Chuji Takeguma e publicado na revista japonesa "The Contemporary Bonsai", n.7, de 1990, e traduzido pela nossa associada Midori Machi. Pessoalmente sou neto de Noriyasu Seto (considerado no Japão e na colônia japonesa do Brasil, um dos primeiros divulgadores do Bonsai no Brasil juntamente
com Hadano) mas não sou bonsaista profissional, nem colecionador. Apenas pesquiso bonsai como terapia alternativa (linha Suguendô e Seita Zenchi). O bonsaista da foto (1969) é o imperador Hirohito no viveiro do Palácio Imperial em Toquio.

Abraço: Seto
planetazen@yahoo.com.br


18.08.2001

Mário

Por que o convívio com plantas é tão gratificante? Quer com bonsai,  ervas,  flores, cactos.... são inúmeras as oportunidades que a natureza nos ofereçe para estarmos lado a lado ou frente a frente com esses seres que só o bem nos fazem.
Lendo e vendo seu site. Fiquei maravilhada! Deu vontade de começar a fazer um bonsai. Eu já lido com plantas. Cultivo orquídeas em um pequenos viveiro de 36 m2 aproximadamente. Não sou orquidófila, sou orquideaterapeuta. É dentro do meu viveiro onde me realizo, vendo uma plantinha daquelas florir pela primeira vez. Aguardo pacientemente chegar o ano seguinte, porque sei que elas não vão me decepcionar.
Acho o bonsai uma arte sem igual. Parabéns pelo excelente trabalho. Divulgue sempre para que surjam muitos bonsaistas no Brasil.
Vera Coelho - Fortaleza-Ce.
veracoelho@fortalnet.com.br


18.08.2001

Parabéns pela página e dedicação por esta arte ainda pouco divulgada em nosso país. Por gentileza, gostaria de receber um exemplar de sua apostila.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Obrigado.

Alexandre Segalla
São Sebastião - SP
alexandresegalla@hotmail.com


30.07.2001

Mario, 
First let me tell you that I enjoyed the ( The First Style ) very much! And that this is also my feeling. And that I prefer Chinese, or what I call ( Natural Style). I live in the Northwest corner of the United States, near Olypia,Washington. And I have many Specimon ..............
Casey Anderson

Anderson-penjing@earthlink.net

"Casey, escreveu-me para dizer que gostou da minha estória 'O PRIMEIRO ESTILO" e que ele se identicou dentro do texto e que ele prefere os chineses que ele chama de Estilo Natural."


29.07.2001

Prezado senhor Mário A., há quase um ano conheci a sua HP e confesso que fiquei surpreso pela qualidade das informações. Lendo-as aprendi muito.
Meu nome é Everton Tizo, morador de Uberlândia,MG, tenho 21 anos, e há dois anos estou tentando aprender um pouco sobre a arte bonsai.   Estou recorrendo ao senhor, que em sua grande experiência, talvez possa responder-me duas dúvidas:
...................................................
Ficarei muito contente e grato se o senhor puder responder-me estas perguntas. Por favor envie as respostas para   evtizo@sf.com.br

     Um forte abraço e felicidades
Everton



28.07.2001

Boa tarde Sr. Mário, tive a oportunidade de visistar sua HP e gostei bastante. Sou iniciante no cultivo de Bonsai e estou procurando me informar sobre esta arte tão bonita.
Me interessei pela apostila "formato espiral" e gostaria de adiquiri-la. Com faço ?
Também gostaria de informações de como me associar.
Abraços !

Belizário Rebolho Júnior
Indaiatuba-SP
brebolho@terra.com.br


28.07.2001

Sou Rafael Koetz, bonsaísta de Montenegro-RS e estou escrevendo justamente para me cadastrar em sua página meu e-mail é r.koetz@starinfo.net

Muito obrigado e parabéns pela belisima página.


19.07.2001

O meu nome é Nuno Abílio vivo nos arredores da cidade de Setúbal em PORTUGAL e tenho 21 anos, sou trabalhador estudante.Trabalho na Força Aerea Portuguesa (militar), e frequento o primeiro ano de eng. Electrótecnica. Tenho como Hobies. Pratico TaeKwonDo (Federado), e Atletismo (Amador). Como se isso não basta-se à bem pouco tempo fiz três anos de namoro e tive a ideia de oferecer um bonsai à minha namorada, e agoro sou eu que estou bastante intusiasmado com a ideia de criar eu próprio o meu bonsai o meu conhecimento é muito reduzido. E gostava de saber qual o metodo mais aconsenhável para começar as espécies que gostava de tentar era Pinheiro, Figueira e Àcer. Quase me esquecia de falar do meu Bonsai. É um FICUS RETUSA de folha PERENE, gostaria que me respondesem e me informasem qual a melhor forma de cuidar do meu bonsai, pois apesar de estarem a nascer folhas novas e de um aspecto saudável tenho medo de o deixar morrer.
Felecito desde já o vosso Site, considerando-o o melhor Site em Português sobre esta matéria.

Com os melhores cumprimentos.
19 Julho de 2001
NUNO ABÍLIO
n.abilio@netc.pt


04.06.2001

Olá Mario,

Parabens pela sua HP, sou brasileiro mas vivo na Austrália e aqui continuo cultuando a arte dos bonsai, tenho alguns no Brasil e alguns aqui tb. Alguns amigos australianos tem mostrado interesse em espécies brasileiras para bonsai, mais especificamente como arrumar as sementes e enviar para cá. Você estaria interessado numa parceria neste campo?

Abracos,

Marlos Jhonny Melo de Souza
The University of Melbourne
Department of Civil and Environmental Engineering
Parkville - Victoria 3052
Australia
m.souza@civag.unimelb.edu.au


04.06.2001

Dear sirs,
A few days ago we had the opportunity to visit your web site,and were very impressed with your a large assortment of bonsai and the concerning supplies.
We should like to offer you our products and services as a trading firm,and would mention that we have excellent plants and bonsai bases in southeast of china. And fully experienced with the export business for this type of product.
Enclosed please find some of our export bonsai to Europe range from USD2.00 to USD1500.00. Specializing enormous variety indoor bonsai,also we provide plants,pot,bonsai stand and granite lanterns,etc. We are also interesting in making product as your requirement.
More detail information following if you find interesting in our pictures.
we looking forward to hearing from you.
our contract details:
China national commercial new tone trading development corp.,
zhejiang department
Rm1106-1107,yuantong building,511 yan an road,hangzhou,china
Tel:0086-571-85171657
Fax:0086-571-85171652
E-mail:newtone@mail.hz.zj.cn
contract person: Helen Ye

Best regards/Helen ye


23.05.2001

ESTIMADOS AMIGOS:

ME DIRIJO A USTEDES PARA FELICITALOS POR EL NUEVO NOMBRAMIENTO COMO MAESTRO DE BANSAI, Y PARA CONTARLES QUE SIEMPRE ESTOY EN CONSTANTE REVICIÓN DE VUESTRA PÁGINA. EL MOTIVO SEGUNDARIO ES PARA PEDIRLES QUE ME INGRESEN AL LISTADO DE BONSAICAS, YA QUE HA TENIDO BASTANTE EXPERIENCIA EN ESTE ARTE. VIVÍ EN ALEMANIA EN DONE TU LA SUERTE DE VIVIR MUY SERCA DE UNO DE LOS MAESTROS JAPONESES MÁS CONOCIDOS EN MÜNCHEN, LO QUE ME PERMITIÓ HACER ALGUNOS CURSOS CON EL, PARA LUEGO TRABAJAR EN SU VIVERO.
HOY DÍA ESTOY VIVIENDO AL SUR DE CHILE ( PUERTO VARAS ) EN DONDE EL CLIMA HACE DE LAS SUYAS. AQUÍ TENGO UNA PEQUEÑA EMPRESA LA CUAL ME GUSTARÍA QUE INGRESARAN A SU LISTADO.
MIS ANTECENDENTES SON:

GABRIEL TOBAR MÜLLERS
ITATA # 1110
PUERTO VARAS
DECIMA REGIÓN
CHILE
BONSAINATIVO@YAHOO.ES

ESPERANDO BUENAS NOTICIAS ME DESPIDO.
HASTA PRONTO Y QUE DIOS LOS BENDIGA.


09.05.2001

Meu amigo adorei sua pagina, ela esta me ajudando muito a começar a cultivar meus bonsais. Estou comesando agora e você tem boas dicas um abraço.
MUitolouco22@tutopia.com.br



08.05.2001

Bom dia Sr. Mário Alberto G. Leal, o meu nome é Rommel J.F.S. e eu estou interessado em começar a aprender as técnicas desta expressão artística que é o  Bonsai. Em um passeio pela internet encontrei informações sobre o seu trabalho e fiquei interessado em aprender esta arte que aproxima continentes e culturas, como eu tenho plantada, na casa da minha mãe, uma pitangueira que plantei  a 18 anos atrás vou usá-la para o meu primeiro Bonsai.
Agradeço muito pelas informações contidas no seu site.
Rommel J.F.S.
solitariolobo@Brazil.zzn.com


02.05.2001

Mario

Sou Pedro Stanke, há alguns meses entrei em contato com você, para tirar duvidas de como abrir uma associação, esta lembrado?
Então abrimos uma associação aqui no estado do Mato Grosso do Sul, chama-se Associação Bonsai Mato Grosso do Sul - Abonsul, estamos com 08 associados.

Queria agradecer por toda ajuda fornecida.
abonsul@terra.com.br



27.04.2001

Sempre que tenho oportunidade visito sua home page, que realmente é muito boa para principiantes como eu, que me interessei por bonsai há pouco tempo.
Meu endereço é:
Adenilson de Oliveira Arneiro
Umuarama-PR
karaja@pr.gov.br



28.03.2001

Mario
Adorei o seu site.  Há uma semana decidi que rumo ia tomar para minha vida.  Andava um pouco perdida em relação a isso mas agora estou certa de minha escolha vou fazer vestibular para botânica. Decidi essa profissão devido aos bonsais. Tenho um estranho encantamento e fascinação por eles. Ainda não comecei a fazer nenhum mas ja estou me agilizando. Estou te enviando essa mensagem pois foi devido ao seu site que estou com animação e com conhecimentos suficientes para  tentar fazer minha primeira obra. Estou te agradecendo e ao mesmo tempo te pedindo informações a respeito de cursos em Porto Alegre. ................
......................
Se puderes me ajudar de alguma forma, ficaria agradecida pelo resto de mina vida.
com admirações
Caroline
Porto Alegre-RS
ruifrigo@terra.com.br


16.03.2001

            Prezado Senhor Mario.

            Meu nome é José Roberto Rodrigues, 35 anos, resido no município de Oriente-SP, 20 km proximo a cidade de Marília-SP, como sou apreciador da arte do bonsai, procuro estar conhecendo cada vez mais sobre o assunto. Como estou sempre acessando a internet buscando conhecimentos, encontrei o seu site e os dados da associação.
Como apreciador, procurei tambem .........................
Estou pretendendo visitar a proxima PRAÇA DO BONSAI dia 01/04/2001, para conhecer os trabalhos, as pessoas que estarão se apresentando.
Gostaria de parabeniza-lo pelo  belo site.

José Roberto Rodrigues
Oriente-SP
yamashit@mii.terra.com.br


09.03.2001

Caro Mário,

Gostaria de agradecer pela forma gentil com que você esclareceu as minhas dúvidas. Vou tentar cultivar a muda de bananeira observando as suas dicas.
Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente site na Internet. Tenho navegado por ele com frequência. Avise-me se por acaso estiver aqui em Porto Alegre para algum workshop.
Um abraço e até a próxima

   João Angelo Dourado SALVADORI
   salva@br.ibm.com


04.03.2001

Caro Mário,

É com imenso prazer que me dirijo a você, tenho visitado constantemente este site e quero parabenizá-lo pelo seu trabalho.
Através do seu site vi endereços de pessoas da minha cidade, escrevi para alguns, só que estes não me responderam.
Gostaria de pedir-lhe algumas informações ?
..........................
Sei que de alguma forma serei atendido, portanto desde já aguadeço a sua atenção

Oduvaldo Soares Rodrigues
oduvaldor@uol.com.br



03.03.2001

Gostei do seu site, por favor mande novidades sobre a arte do Bonsai.
Marco Antônio Corrêa
marcoebia@bol.com.br


02.03.2001

Sr. Mário,

Primeiramente parabéns pela belíssima página, realmente muito didática e rica. Estamos relativamente perto, moro em Jaú e cultivo bonsai a 18 anos.
Gostaria muito de participar da praça do bonsai, conhecê-lo pessoalmente, aprender um pouco e trocar informações.

Abraços

Wilson Fracassi Junior
Jaú - S.P
labgambarini@uol.com.br


27.02.2001

Mário, boa tarde ...

Meu nome é Adriano Moreira Júnior, sou da cidade de Juiz de Fora/MG, tenho como profissão a advocacia e comecei a me interessar recentemente pela arte do bonsai como terapia ocupacional. Verifiquei na internet sites a respeito do assunto, buscando informações necessárias para introdução a arte. Em pesquisa já tenho mais de 50 horas, visitando inúmeros sites. Tem muita coisa boa, mas também tem muita bobagem... Quero parabenizá-lo pela qualidade de informações por você lançadas. É O MELHOR SITE POR MIM VISITADO !!! Gostaria de me corresponder/associar para receber periódicamente mais informações.
As espécies com as quais estou trabalhando são: falso-cipreste-anão, óleo de
copaíba, nóz moscada, dentre outras.
Antecipo agradecimentos.

Adriano Moreira Júnior, JF/MG 10/12/00
juli@powerline.com.br


23.02.2001

Olá sou Wellington, estudante de engenharia elétrica em São João del Rei,  e estou enviando este e-mail para parabenizar sua HP... que está muito completa...e simples... fácil de consultar. Estou começando a "cultivar" bonsais... estou seguindo os passos que tem em sua HP.... Espero que mantenha-a assim... Gostaria se possível de manter contatos via e-mail para possíveis cursos em MG na região das Vertentes... Triângulo Mineiro.. etc....

bacubllaw@reggae.mailbr.com.br



17.02.2001

Olá Mário, como vai?
Parabéns pela página.
Gostaríamos que incluísse nossa empresa na seção "Onde Encontrar"
Dados:

Bonsai Morro Velho
R. Joaquim Ribeiro Costa, 380 Palmares
CEP 31160-490 Belo Horizonte - MG
Fones: ( 31) 3426-4951;3426-1582
www.bonsaimorrovelho.com.br



09.02.2001

Sr. Mário, envio-lhe este e-mail para parabenizá-lo pela excelente Home Page, venho pesquisando sobre bonsai há algum tempo e sua HP é sem dúvida a melhor que eu encontrei. Quando tenho dúvidas só consulto ela.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, é dessa forma que se atinge a imortalidade!
Espero me tornar membro da R P Bonsai Kai em breve, e fazer um curso com o senhor, mas como todo bom bonsaísta, não tenho pressa... enquanto isso vou apanhando sozinho.
Um Abraços deste que muito te admira

Renato Mathias
Mogi das Cruzes - SP
krishnazen@hotmail.com


06.02.2001

Caro Sr. Mário.

Agradeço muito pela atenção mais uma vez e também pela inclusão de meu nome em seu cadastro com o intuito de, a cada dia, promover a troca de informações de grande valia.
Gostei muito do site exibido no qual pude encontrar diversas informações detalhadas e que não tem caráter comercial mas inteiramente informativo.
Em especial, gostei muito das fichas individuais das árvores por apresentarem informações individualizadas. Pena não terem fotos em todas elas, mas isso não torna menor a sua utilidade.
Parabéns !!!

Célio Maeda.
 maedas@uol.com.br


30.01.2001

Olá,
Estava navegando pelo seu site e fiquei muito feliz com o conteúdo. Visito sua página quase todos os dias para sanar dúvidas e reler alguns artigos. Dentre todas as páginas brasileiras sobre Bonsai que encontrei, a sua é sem dúvida a mais centrada na difusão do tema, sem transformar a arte em comércio.
Gostaria de fazer uma sugestão para melhorar a visualização do mesmo..........................
[ ]ºs

Igor Knop
igorknop@bol.com.br


23.01.2001

          Presenteei meu filho com um bonsai no dia 03/11/00, tentamos seguir todas as instruções dadas pela senhora que nos vendeu, porém nosso bonsai está com um aspecto muito feio, com as folhas secas e marrons.Gostaria que me indicasse alguém aqui em nossa cidade(Belém-PA) onde eu pudesse obter maiores informações e tentar salvar o nosso bonsai.
Obrigado pela atenção e parabéns pelo site.
Um abraço!

Eunice Begot e Bruno Octavio
ruffeil@amazonline.com.br



20.01.2001

Adorei, estava perdida procurando tudo nessessario para bonsai,com voces esta completo, mandem novidades .....e parabens!
Catarina Lúcia Tortamano
catamano@uol.com.br
"A minha alegria é redobrada quando alguém usa o plural, conforme grifado acima, para este  meu trabalho."


14.01.2001

Ola, Mário, tivemos muito prazer em conhecer seu portal.
Ganhamos um bonsai, um buxinho, o Buxus japonica, uma graça.
Mas nunca estudamos como cuidar de bonsai, lemos algumas revistas, arriscamos até umas aramações discretas, e molhando-o sempre, com sol.
Agora nos demos por conta q em todos os seus galhos encontram-se "bolinhas" de cor variável entre o marrom e bege, firmemente aderidas à madeira, e, quando examinadas com lupa parecem cápsulas, cheias de ângulos, bonitas, até. A surpresa ficou por conta de milhares de mini-piolhinhos q saíram de dentro delas...
Temos medo pela árvore, está infestada de parasitas, pode morrer? como fazemos?
Um abraço,
Márcia&Pier.
pier6@terra.com.br


11.01.2001

Olá Mário Alberto
Meu nome é Juliano de Holanda tenho 22 anos e moro em Niterói, RJ.    Comprei um bonsai de Eugênia no Natal, só que não sei bem qual é a sua espécie de eugênia, acredito ser um Prima, por já ter visto algumas fotos na internet que se assemelham a ele, porém não sei nenhuma de suas caracteristicas, como: ambiente, rega, poda, adubação, etc...
Estou mandando em anexo uma fotografia de meu bonsai, para que se tiver a disponibilidade em dar uma olhada, e
me passar algumas informações , eu agradeceria. Desde já agradeço pela atenção.
Parabéns pelo trabalho !!!
Um abraço.
Juliano de Holanda
jcolodeti@bol.com.br




28.12.2000

Primeiramente parabenizo pelo magnifíco site que nos revela a maravilhosa arte ou seria "terapia" do bonsai. É um site valioso para quem busca como eu aliviar o "stress" aprendendo a cultivar bonsai.
Em um segundo momento gostaria de tirar uma pequena dúvida (obviamente com quem entende do assunto) sobre a pronúncia correta da palavra bonsai, já que na minha cidade há duas pronúncias a saber: bon(ZAI) - com "z" ou bon(SAI) - com "s". No aguardo da colaboração. Atenciosamente

Marcírio Emílio (Santana do Livramento - RS)
marcirio@sultelecom.net


12.12.2000

Acabamos de visitar seu site, gostamos muito, além de interessante, traz muitas informações novas e atuais, conte sempre com nossa visita.
Manoel Prado.

 kcpm@zipmail.com.br


04.12.2000

Sr. Mário Leal,
A algum tempo venho admirando os bonsai, só que agora decidi parar de admirar apenas e tentar cultivar um. Estou lendo algumas informações em sites na internet e certamente o seu site me pareceu o melhor, pois não é um site comercial, além de ter as informações mais completas, entre os que visitei até o momento. Assim que for possível farei um curso para iniciantes, mas pelo que vi, não tem nenhum aqui pelo Rio de Janeiro, onde moro, no momento............
Desculpe pelo tamanho desta mensagem e desde já, obrigado.
André Domingues
São João de Meriti, RJ.
andrelsdomingues@hotmail.com


18.11.2000

Caro Sr.
Já fiz várias visitas em sua Página, só agora ví a possibilidade de cadastrar-me. Parabéns pela bela página. Vamos aos dados:
Haroldo schuvartz
Rua do expedicionário, S/N
Turvo- SC cep: 88930000
schuvartz@contato.net
Obrigado pela atenção e pelo belo trabalho.


08.11.2000

OI MÁRIO

GOSTEI MUITO DESTA FASCINANTE PAGINA,ERA TUDO QUE PROCURAVA,ESPERO QUE CONTINUE ASSIM . TE DESEJO MUITO SUCESSO UM GRANDE ABRAÇO DA SUA RECENTE AMIGA.
Regina Batistela
Holambra-SP
reginabatistela@holnet.com.br


08.11.2000

Prezado Sr. Mário
Sua home page é excelente. Bela como um Bonsai, melhorando com o tempo. Preciso de seu auxílio. Tenho um Bonsai de jaboticabeira e não sei o que ocorre com ele. Suas folhas estão secas nas pontas e com pequenas manchas parecidas com
óleo. Ainda não o transplantei de vaso? Pode-me auxiliar ?
Grato

Marco Aurelio Dias Ferreira
marcus-aurelius@uol.com.br


08.11.2000

Primeiro quero parabenizá-lo pela excelente página, e gostaria de confessar que é, e sempre será, fonte de pesquisa para mim, sou iniciante e gostaria, se possível que me ajudasse em um pequeno problema.
Tenho duas calhiandras, primeiro gostaria de saber os nomes científicos, uma tem apenas um par de folhas e a segunda quatro pares, pelo que já vi nas ruas a primeira tem flores na cor rosa e a segunda na cor vermelha. O problema principal é que as duas estão produzindo brotos em boa quantidade, porém esses brotos secam e caem, já tive a oportunidade de replanta-la duas vezes, na primeira brotação foi normal e muito sadia, porém é na segunda brotação que aparece este problema.
Será que estou regando demais ? Será que o substrato não está adequado ? Será que o local recebe muita ou pouca luz do sol?
Por favor, sua ajuda seria muito importante.

Obrigado.
paulo valentini
pvalentini@telesp.com.br


24.10.2000

Muito prazer Mario,

Eu sou Werlei tenho 25 anos,Juiz de Fora , MG
Me interessei por bonsai, e queria começar o meu viveiro, pesquisei os site sobre bonsai e sem sombra de duvidas que o seu e o melhor de todos. Só que quando peguei a receita do melhor fertilizante encontrei um nome desconhecido para mim "colza" , que não é cultivado aqui na região, será que teria alguma planta que substituiria a colza que fosse mais fácil de se encontrar aqui região????
purgatto@prefeitura.ufjf.br


24.10.2000

Caro Mário, meu nome é Henrique, sou da cidade de Franca/SP (próximo a Ribeirão Preto).
Gostaria de parabenizá-lo pelo belo viveiro que possui.
Estou iniciando na arte do cultivo do Bonsai. Vejo que é experiente, e peço a você que, se puder, envie-me algumas dicas de cuidados com a árvore, lhe serei grato. Tenho um Thiabo Hiba (chamaecyparus obtusa) de 4 anos. O clima em minha cidade é fresco e com bastante vento.

Meu e-mail: henriqueg2000@hotmail.com
Muito obrigado. que a paz esteja contigo.
Henrique.


16.10.2000

Professor Mário,

Eu cultivo bonsai a 10 anos,comecei sozinho,sem nenhuma orientacão,e para meu espanto consegui criar uma linda pitangueira,que esta agora com 10 anos.Li livros de mestres japonese como kyuzo murata,desenvolvi o a arte de cultivar bonsais de semente,que na minha opinião são os verdadeiras jóias de uma colecão.Tenho várias plantas, jaboticabeiras, ciprestes, cerejeiras, etc, mas não tenho um equipamento que é o alicate para se fazer podas sem deixar marcas horríveis. Gostaria de saber com posso compra-lo o alicate com o bico esférico.Tambem gostaria de saber qual é a tecnica p/ reduzir as folhas de minha pitangueira, como estudei com o livro do mestre murata só conheço a técnica para os bordos.Qual é a época certa p/ eu desfolhar minha pitanga? É como os bordos 2 meses depois do tranplante e reenvasamento? Fico muito grato se o senhor pude me responder.

Parabéns por sua página,ela é linda.

Manthas
manthas@bol.com.br


09.10.2000

Prezado Senhor

Venho parabeniza-lo pela página na internet sobre os bonsai, estou querendo formar dois, um de Ype e outro de goiaba, será que seguindo suas instruções conseguirei?? O Sr. tem alguma dica??? Esses bonsai vão ficar em local fechado, tem algum problema?? Se possível me responda estas questões, que para mim são muito importantes.
Grato pela atenção

Félix A. Moura
felixmoura@bol.com.br


04.09.2000

Sr. Mario, parabéns pela sua página, está interessantíssima e bem completa. Infelizmente moro no Rio de Janeiro e não posso vizitar seu viveiro. Estou pensando em comprar um bonsai e as informações que obtive em sua página fortaleceram ainda mais minha idéia. São poucos os endereços de viveiros no Rio de Janeiro onde posso encontrar bonsai. ...............
Agradeço desde já a atenção e mais uma vez parabéns pela página.
Grata
Roberta Zucca
rzucca@openlink.com.br


02.09.2000

    SR LEAL, SEMPRE QUE POSSO NAVEGO EM SEU SITE, DE CERTA MANEIRA O SR TRATA DE BONSAI DE MANEIRA DIFERENCIADA, NOTA-SE QUE NÃO É APENAS COMÉRCIO COMO OS OUTROS, HÁ ÚMA DIFERENCIAÇÃO QUE SÓ É NOTADA POR QUEM TEM  O '' BONSAI EM SEU INTERIOR'', E CLARO,  NÃO FOI O TEMPO QUE ME FEZ BONSAÍSTA ( DIGO APRENDIZ). FICO IMENSAMENTE GRATO, POIS O SR É O ÚNICO QUE RESPONDE A TODAS VEZES QUE SOLICITO, A GRANDE MAIORIA NEM SE QUER TOMA CONHECIMENTO.
BEM, PARA VARIAR TENHO UMA DÚVIDA E GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO:.........

Miguel Angelo Mackert
Ponta Porã-MS
mamack@uol.com.br


07.08.2000

Caro Mario

Você simplesmente tem a mais completa página sobre bonsai do país!!!
Ela é minha referência para consultas e continue este trabalho fantástico e sinta-se abençoado por ter a oportunidade de transmitir seus conhecimentos para todos!!

Um abraço
cteles@mailbr.com.br
Cláudio Teles
Salvador/Bahia


31.07.2000

Olá Mario, moro em Caxias do Sul, amei sua pagina, modos etc, mas nao tenho como chegar ate seu local de aulas, por favor me mande um e-mail de como poderia cursar o seu curso meu e-mail é:
l.garcia@zaz.com.br.
Eu tenhovarias mudas e bonsais mas gostaria de aprender como posso trabalhar corretamente com eles. Existe alguma maneira de eu fazer curso via apostilas ou via correio???
Escreva-me por favor...
Obrigado
Allan Denis Garcia


30.07.2000

Olá amigo bonsaísta estou apenas incialdo nesta arte. Tenho 14 anos e resido na cidade de Feira de Santana - BA nãm tenho ainda nem um exemplar e quero eu mesmo criar um desde o inicio.E foi procurando informações sobre bonsai que encontrei essa HP que realmente esta me ajudando muito.

Herlon Moura dos Santos
herlon@ig.com.br


21.07.2000

Sr. Mário Leal,

Gostaria de cadastrar-me na sua pagina, que por sinal é uma das mais completas que eu já visitei; Estou enviando também o meu pedido de associação a "Ribeirão Preto Bonsai Kai". Por incrível que pareça, não encontrei nenhuma cidade da minha região nos cadastros dos Bonsaistas. Não tem problema, minha cidade será a primeira.

Benedito Donizeti Monteiro
Jd dos Eucaliptos
Tremembé- SP
Cep : 12120-000
Tel : 0**12 272-3276
benemonte@assintel.com.br


20.07.2000

 Caro amigo Mário Alberto:

  Gostaria, antes de tudo, de parabeniza-lo pela riqueza de conteúdo e linguagem prática e objetiva que o seu 'site' contém; é graças a ele que eu, uma "pré-bonsaista" tenho podido manter com sucesso os dois únicos bonsai que possuo, mesmo sem tanta experiência assim !
Entretanto, mesmo com os meus contínuos esforços e cuidados, há algumas semanas tenho me deparado com um inconveniente problema o qual ainda não consigo solucionar sozinha, gostaria portanto de poder contar com sua ajuda para solucioná-lo.........
Bem, me despeço agora na ânsia de uma resposta sua e já grata pela atenção !
Um forte abraço:
Carolina Matias
carolmatias@bol.com.br



20.07.2000

Saudações!

Entrei no seu SITE, para dar uma olhada, pois sou uma adepta em Bonsai. Verifiquei sobre cadastro gratuito e tentei cadastrar-me porem não soube como fazer e por este motivo mando este e-mail. Gostaria de cadastrar-me. Meu telefone é (048)234-34-20 Sou de Florianópolis - SC. Meu nome é Emilia Duarte Silva e meu e-mail miladuartechaplin@bol.com.br
Por favor me mandem uma resposta pois sou adepta de Bonsai e gostaria e estar informada cada vez mais sobre o assunto.

Gostei muito do seu SITE, pena que não soube como fazer para me cadastrar. Você está de Parabens!
Abraços da Emilia


06.07.2000

Caro Mário,

Estive pesquisando na Internet onde tive a oportunidade de conhecer seu Site, parabenizo pelo conteúdo e peço a sua ajuda.
Na varanda do meu apartamento, onde tenho 2 bonsais, tenho também algumas plantas ornamentais, elas apresentam uns pontos brancos como talco, acredito que seja algum mofo. O que fazer para combater, e evitar que atinjam meus bonsais??

Agradeço a atenção,

Antonio Verçosa
antoniov@rectech.com.br


05.07.2000

Amigo Mário, viajei na sua home page, está cada vez melhor.
Voce havia me perguntado se minha loja estava no ONDE ENCONTRAR, e está no item Lojas Especializadas. E por incrivel que pareça, apareço sozinho, ao lado de varias lojas internacionais.

Nós, alem de plantas envasadas, temos: mudas de pré-bonsais, vasos de cerâmica e ......
Um grande abraço, e comunique-se sempre que precisar.
Armando Mohamed
amohamed@openlink.com.br



30.06.2000

Prezado Senhor,

Esta é minha primeira visita ao seu site, mas realmente gostei muito. Sou iniciante da arte de cultivo de bonsai e pretendo se possível participar de seu próximo curso a ser realizado na cidade de Cravinhos. Gostaria de fazer meu cadastro no site e receber informações sobre novidades.

Ana Elisa Coelho Nunes da Costa
Rua Moliere, 106 ap. 62
Vila Sofia
São Paulo - SP
acdt@unisys.com.br


27.06.2000

Saudações Mário
Como um bonsai sua home page está cada vez mais bonita
Preciso de informações de cajueiro como bonsai ?
Agradeceria se pudesse me ajudar.
Grato
Marco Aurelio
aurelio@centersoft.com.br


07.06.2000

Prezado Sr. Mario

Percorri sua magnifica Homepage e fiquei impressionado com a paciencia, os detalhes e a didatica de suas explicações, sobretudo os desenhos que o senhor preparou, muito ilustrativos.
Tenho uma preocupação e gostaria de saber se o senhor poderia ajudar-me.
...............................
Um grande abraço e obrigado pela atenção

William Lonzar
Pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - NEPP/UNICAMP
neppwill@nepp.unicamp.br


05.06.2000

It would be nice, if you add Austrian Bonsai Club to your linklist. I am from Austria.
Regards
Horst Heinzlreiter

URL:
http://go.to/heinzlreiter-bonsai


30.05.2000

Mario,

Muito bom esse seu site. É o primeiro que eu vejo relacionado a Bonsais.
Qualquer ajuda que voce precise com relação ao ingles pode mandar.
Meu email eh lcollor@ihug.co.nz . Eu estou morando na Nova Zelândia ha tres anos. Eu tenho visto algums bonsai aqui em Wellington muito bonitos. Nao existe muita quantidade mas a qualidade é boa.

Um forte abraço.

Lindolfo Collor 



11.05.2000

Muito bom dia Sr. Mário

Antes de mais nada gostaria de parabeniza-lo por sua Web Page, sou um mini bonsaista de Campinas em desenvolvimento e dos sites que venho tentando pesquisar, o http://www.bonsai.vserver.com.br, esta apresentando-se como o mais belo, completo e ágil das bonsai Web Page.

Como disse ainda sou um aprendiz na arte do bonsai e como é comum venho tendo muitas dúvidas quanto a veracidade de algumas questões, portanto tomei a liberdade de lhe escrever solicitando uma mãozinha.

Ficarei muito grato com sua compreensão e esclarecimentos
Um grande abraço

Ismar Rodrigo Steca
Ismar.Steca@gep.ge.com


15.04.2000

Sr. Mario Alberto Garcia Leal

Pelo que vejo você é uma das pessaos que mais se interessam por esta arte milenar no nosso país.
Meu Nome é Paulo Cezar Farias, tenho 23 anos, mas sempre que posso leio tudo que encontro sobre Bonsai, não tenho acesso se não for pela Internet. Moro no interior do Paraná, no Sudoeste, em Chopinzinho, minhas dificuldades são grandes, pois só no meu emprego tenho acesso a Internet. Se fosse possivel o Senhor me ajudar a ter um acesso mais amplo pois quero mesmo que seja devagar a começar a aprender a fazer essas plantas que são maravilhosas.
Eu serei eternamente grato por qualquer imformaçãoa mais que possa me ajudar.
Um Abraço

"Bonsai, um dia vou fazer o meu, e cuidarei com muito amor."

Que Deus lhe dê muitos anos de vida para que possa espalhar ainda mais esta maravilha chamada BONSAI.

Meu endereço é :
AV XV de Novembro, 1126
CEP 85.560-000
Chopinzinho   -   Pr


29.03.2000

Caro Mario Alberto,
Apesar de não ser "bonsaísta" admiro muito as pequenas árvores e me indago o quanto deve ser gratificante e prazeroso realizar este trabalho. Não posso deixar também de elogiar sua home-page, que de tão agradável, não contive o impulso de manter contato.
Gostaria de visitar seu viveiro num final de semana com minha esposa, pois vou a Ribeirão as vezes.
São Joaquim da Barra, 29/03/2000
Um grande abraço e obrigado

Paulo Roberto Guimarães
pauloguima@netsite.com.br


27.03.2000

Estou começando nesse mundo lindo do bonsai e queria saber se em Recife, cidade na qual moro, há alguma associaçao ou orgão do tipo com o qual eu possa me comunicar e ter informações de como começar. Desde já agradeço pela atençao e parabenizo vocês pelo ótimo trabalho.
Obrigado, Ian.
soulchemical@ieg.com.br
.
"As pessoas continuam usando o plural para referir-se a minha home page. Isto é bom!"


21.03.2000

Mario

Visitei sua pagina realmente é muito interessante e muito bem feita, vou passar para uma amiga que faz passagismo para ter a mesma supresa que eu tive. Parabéns.... adorei e espero que no inglês você se saia muito bem.

Quem faz o que você faz não existe barreiras para conseguir objetivos.

Tchau

Claudia Fiorese
vsamuel@iname.com


20.03.2000

Olá Mário

Adorei sua página, ganhei um vaso de Bonsai e estou curiosa procurando informações de como cuidar desta planta maravilhosa. Gostaria se fosse possível receber algumas dicas de  como um leigo pode começar a cuidar desta planta e cultivar esta companheira por alguns anos.
Eu moro em Barueri ( grande São Paulo ) desconheço pessoas próximas que cultivem e que estejam dispostas a dar dicas preciosas para pessoas que como eu estão iniciando.
Aguardo uma resposta.

Rosemeire Almeida Fonseca 



28.02.2000

Senhor Mário.
agradeço muito sua atenção ao meu pedido de informações sôbre bonsai feito através da Sra. Renata, do Além Jardim. Já visitei sua página a respeito e pude ver que perdi minha planta bonsai porque fizemos tudo errado. Vou usar a sua página como cartilha para tentar chegar  a um bonsai e poder cuidar adequadamente. Quando conseguir ou precisar tirar alguma dúvida, entrarei em contato com o Senhor. Mais uma vez muito obrigado.
Ana Paula Feher
antfeher@zaz.com.br


28.02.2000

Oi, quero parabeniza-lo pela sua página, que me tem sido muito útil. e aproveito para pedir uma informação: Tenho um ficus de 4 anos, está perfeito, porem ultimamente suas folhas tem sido envolvidas por um liquido viscoso que eu não sei o que é, e nem se pode danificar meu bonsai; gostaria de saber como posso resolver esse problema. Obrigado

Romulo C.M.de Souza
romulodesouza@zipmail.com.br



27.02.2000

Oi Mário,
é o Alan aqui de Natal/RN, de volta e on line. Fiquei muito feliz de ver o quanto as pessoas que visitam seu site conseguem demonstrar tamanha gratidão. Desde a época em que lhe enviei os primeiros e-mails já vinha tentando lhe convencer de que seu trabalho é de grande importância e merece toda a colaboração possível. Para você ver: o logotipo da "Ribeirão Preto Bonsai Kai", foi apenas uma retribuição pela tamanha contribuição prestada. Saiba que sempre que vejo "minhas amigas das bandejinhas" me lembro de vc e ainda lamento não tê-lo conhecido quando vieste a Natal. As pessoas deveriam se oferecer para contribuir com o que pudessem para facilitar sua atividade, ou algo parecido.

[ ]'s
Alan Dias Barros


16.02.2000

        Olá, Mário Alberto
Bem, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela excelente página que por acaso encontrei enquanto navegava. É muito didática e interessante, excelente mesmo! Mas na realidade eu tenho uma dúvida: sempre que ouvi falar sobre bonsai (que é um assunto pelo qual estou começando a me interessar bastante) e sempre que vi as obras, achava que até mesmo as folhas da árvore ficassem menores, como se todas as partes da árvore realmente diminuíssem em função da poda de suas raízes. É verdade ou não? As folhas e flores continuam do tamanho natural?
Espero ansiosamente que esta dúvida seja esclarecida em breve.
Obrigada pela atenção e mais uma vez parabéns pela qualidade da página colocada no ar.

Jacqueline Martins Gomes
jacmg@hotmail.com


15.02.2000

Caro amigo Mário Alberto:

  Há alguns meses enviei-lhe um desesperado e-mail contando que estava tendo dificuldades em cuidar de um Bonsai recém adquirido, e do quanto estava interessado em me aprofundar nessa envolvente arte; lembra ?!   Pois bem, graças à presteza da sua resposta e àquela pequena dica sobre a forma de se adubar, consegui "salvar" meu exemplar e hoje o tenho vigoroso e verdejante, mesmo tendo perdido alguns bons galhos no fatídico episódio... devo-lhe, portanto, meus mais sinceros agradecimentos por tão útil ajuda.

  Como todo "pré-bonsaísta", tenho procurado muito obter mais conhecimentos a respeito desse assunto. Adquiri inclusive, há alguns dias, a revista " O Universo do Bonsai" ( nº 9 ) a qual, para minha surpresa, trazia um texto de sua autoria mostrando a diferença entre Penjing e Bonsai. Ótimo !!!
Grato, mais uma vez, pela atenção:
Danillo A. Cardoso.

 augustocard@brasilmail.com.br
augustocard@mailbr.com.br



14.02.2000

Caro Senhor Mario,
Sou eu novamente, do México. Estou escrevendo novamente para saber após quantos anos o Ipe ira produzir
flores , como bonsai.
Obs. Parabens pela belissima pagina

Juan Lopes
juannl@hotmail.com



10.02.2000

Mario:
Congratulations, your page it's great.I hope you answer my question.
Franco.
colko@hotmail.com
Bye



07.02.2000

Gostaria de parabenizá-lo pela home page maravilhosa. Sou novata no assunto e estou apaixonada pela arte do bonsai, estou buscando todas as informaçoes preliminares para iniciantes.
Um abraço
Rosário
mrbelo@uol.com.br
Maria do Rosário Lobão Belo



07.02.2000

Olá, Sr. Mário!

Adoramos o site sobre Bonsai feito, acreditamos, com muito carinho por uma pessoa apaixonada por elas.

Temos um Bonsai adquirido recentemente e, cabeça a nossa, perdemos o papelzinho com o nome da árvore, e dicas gerais de como cuidar dela. Só lembramos que é chamada de a "árvore do dinheiro" (o nome em japonês é impossível de lembrar). Ela mede 9cm de altura e suas folhas estão ficando marrons e caindo. Isso é normal? O papelzinho dizia que uma vez por ano suas folhas cairiam (no outono, parece). Estamos meio que caminhando às cegas no trato desta árvorezinha.
Será que o Sr. poderia nos ajudar?
Grata pela atenção,

Edilis e Leno.
purosangue@enter-net.com.br



06.02.2000

Prof. Mário Alberto.

Não é minha intenção aborrecê-lo com um email muito longo e tedioso. Portanto, vou direto ao assunto. Moro com minha família em Sào Gonçalo, no Grande Rio, em um apartamento. Sou Analista de Sistemas e defensor ardoroso da natureza. Temos uma pequena chácara no Sul de Minas (Pouso Alto), e nesta chácara venho plantando sistematicamente há cinco anos árvores nativas do Brasil. Neste pequeno espaço, já consegui plantar mais de 80 espécies diferente (se tiver um tempinho, visite a página http://sites.uol.com.br/hrussano, e terás uma visão parcial do local).

Mas, somos amantes da natureza. E só visualizar minhas árvores a cada dois meses!
Pensei: por que não trazê-las para dentro de meu apartamento? Então iniciei no plantio de sementes e conseguí que nascessem em minha janela mais de 30 espécies diferentes de árvores. Mas, logo que começavam a crescer levava para o sítio e lá as mantenho em um viveiro, até o plantio definitivo.

Mas, isto ainda é pouco! Quero as árvores realmente dentro de casa, completas! E aí pensei no tal 'bonsai'. Procurei alguns lugares para comprar (na Internet) e os preços me assustaram. Resolvi aprender a cultivar. E achei sua página, espetacular por sinal. E percebi que posso obter ajuda para iniciar, e 'baixei' todas as suas páginas, com sua licença. Vou lê-las com cuidado e procurarei entrar em contato.

Obrigado. Hércules.
hrussano@uol.com.br
--
Hércules Russano
HRsóft - "Simples, mas funciona!"
São Gonçalo - Rio de Janeiro - Brasil



05.02.2000

Olá Mario! Hope you like this tree of mine and will include it on your interesting site.

Um abraço, Rick (I have a warm place in my heart for Brazil)

My thanks to Mário Alberto Garcia Leal for hosting my Trees.
Rick Majewski
Garajau 33
Canico,
Ilha da Madeira.
Portugal.
creative@mail.telepac.pt



26.01.2000

Muito prazer em conhece-lo sr. Mario

Sou Edivaldo Lira, vivo em João Pessoa sou interessado em bonsai desde minha infância, porem, nunca tive oportunidade de poder dar vazão a esta tão maravilhosa prática, tenho um Juniperus Shimpako  de 7 anos, que comprei ao Sr. Nelson Minoru, ele é uma parte de mim tenho o maior ciúme, apartir de agora vou procurar saber todas as informações de como cuidar bem dele.
Ao descobrir esta pagina fui possuído de emoção ao saber que não estou só, tenho tido muitas dificuldades no relacionamento com pessoa interessadas em bonsai, pois são raras. Neste lado do Brasil as dificuldades são ainda maiores, porem ao descobrir que existe no Rio Grande do Norte uma associação fiquei muito mais contente. (se possível dê-me informações sobre ela)
edivald@base.com.br



26.01.2000

SR. MÁRIO
                GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELA SUA PÁGINA NA INTERNET.
                PEÇO POR FAVOR QUE ME MANDE NOTÍCIAS SOBRE EVENTOS , NOVIDADES , ETC...
                            AGUARDO NOTICÍAS .

                             MARCELO DINIZ LOPES
dinizlopes@zipmail.com.br



25.01.2000

Hi Mario,
last week I get some positive reflections about your story "first style". It seems, a few people may think about it. So I have thank you again for the permisson to translate it into german.
But let me try it in portuguese:
As minhas maiores saudações para o Mário e a sua home page, o centro da cena "Bonsai" brasileira.
(is it correct?)  A friend has spend some years in Portugal and so he helped to write these words. The greatest problem were the accents, there where no accents in german language, only the "umlauts" Ä, Ö and Ü (the letter with two dots above) and the sharp "s" written as ß, a letter seems to be a greek Beta, but it is no Beta, it is the combination from two handwritten "s".

Best regards

Uwe Klotz
EM TEMPO: Uwe Klots, é alemão e pediu autorizaçãso para transcrever meu texto do "O PRIMEIRO ESTILO", o que foi feito e está em sua home page no endereço abaixo.
http://www.bonsaigestaltung.de/stilfragen-01.htm
Uwe Klotz" E-mail<Uwe.Klotz@Bonsaigestaltung.de>
Veja o texto em alemão aseguir:

Der primäre Stil

Mit freundlicher Genehmigung von:
Mário Alberto Garcia Leal
bonsai@convex.com.br
Brasilien

Während einer Ausstellung präsentierten zahlreiche Freunde ihre Bäume und vermittelten ihren Besuchern einen ersten    Eindruck von Bonsai. Unter den Besuchern war auch ein bekannter Bonsaigestalter, welcher bald jeden Baum, den er zu Gesicht bekam, kritisierte.
"Dieser Jin ist fehlerhaft! Hier wurde der Draht falsch angelegt! Diese Schale ist zu groß für diese Pflanze!"
So fuhr er fort mit seiner harten Kritik bis er irritiert innehielt.
"Was soll denn das sein? Ein derartiger Baum dürfte niemals auf einer Ausstellung gezeigt werden! Wem gehört der?"
"Der gehört Herrn Terada" antworte jemand und ging, Herrn Terada zu holen. Nach einigen Minuten trat der alte Herr Terada ruhig hinzu.
"Woher nehmen Sie den Mut, eine derartige Pflanze auf einer Ausstellung zu zeigen?"
"Nein, mutig bin ich nicht" sagte Herr Terada leise, "vielmehr war ich verängstigt."
"Jawohl, Angst, das sollte man auch haben - einen solchen Baum zu einer Ausstellung zu bringen"
"Nein, da haben Sie mich mißverstanden" antwortete Herr Terada, "ich hatte keine Angst, den Baum zu zeigen. Ich befürchtete allerdings, niemand würde den 'primären Stil' verstehen."
"Da müssen Sie mir schon verzeihen, aber ich bin sicher, niemand kennt den 'primären Stil'!"
"Wenn es tatsächlich so ist" entgegnete Herr Terada traurig, "müssen wir noch einmal von vorn beginnen. Dieser Baum im 'primären Stil' wurde niemals in seiner Entwicklung beeinflußt. Die Gestalt ist natürlich und ich glaube, niemand darf sich anmaßen, die Natur zu kritisieren, nicht einmal Sie." Daraufhin wandte er sich ab um in aller Ruhe zu seinem Platz zurückzukehren.


24.01.2000

Ernildo Lanzarini

Sent: Monday, January 24, 2000 6:08 PM
Subject: Ajuda
Mário, sua home page foi muito importante e me ajudou muito num sentido geral. Porém gostaria de saber mais sobre a espécie Cedro Nana especificamente, algo do tipo: quantidade de água necessária, tipo de clima e tempo ao sol, etc.
Obrigada pela atenção.
Angela Lanzarini
lanzarini@netpar.com.br



19.01.2000

Parabéns Mário

Visitei a sua HP, e fiquei admirado com os bonsai.
Não sei se lembra de mim, mas fiz uma visita no stand da Praça Catedral, ensinou muitas coisas sobre bonsai e desse dia em diante, meu interesse por cultivar bonsai está crescendo.
Até comprei um
Gostaria de visitar o seu plantio
Aguardando resposta
Atenciosamente

Thiago
curpi@zipmail.com.br



02.01.2000

Caro amigo.

Descobri seu site atraves do Top Brasil.
Dei uma boa navegada, mas nao o suficiente - ainda.
Compramos - eu e minha esposa - nosso primeiro Bonsai e, por isso, a curiosidade natural. Ha tempos queria comecar a ter Bonsais. Vejo que tenho muito o que aprender. Muito. De qualquer forma, este e-mail eh mais para felicitacoes pelo seu trabalho.
PS: Por que nao coloca um Livro de Visitas em seu site? Acho que ficaria muito bom. Sua HP possui muito assunto.

Um abraço.

Jose Rocha
http://www.jrocha.com.br
Barueri - SP
ICQ: 51067696



29.12.99

to whom ever it may concern,
i enjoyed your site. i am a bonsai enthusist & running a nursery.
i want to have your english translation about "How To Do?". please inform
me wethere i will get it in english? this will help me to many of my friends.
waiting for your reply.
shailesh kapadia
SHAILESH KAPADIA
SUNDERVAN S.V ROAD
VILE PARLE (W)
MUMBAI-400056
INDIA
EMAIL-shaileshk@vsnl.com
TELl# 91-22-6143824
FAX # 91-22-6113421



29.12.99

Mário,

Sou de Manaus e, eventualmente,  peço alguma ajuda aos seus valiosos conhecimentos, além de visitar sua página quase diariamente. Ela me traz sempre novas informações. Tenho aprendido muito.
Suas contribuições foram fundamentais para que eu REALMENTE passasse a ser uma bonsaísta ativa. OBRIGADA!! Espero no próximo ano, ampliar nossa parceria me associando e, quem sabe, até fazendo um curso.
Ontem, por exemplo, descobri que você conhece uma pessoa que eu também tive o prazer de conhecer. É o Alves, de Natal. Estive lá em Setembro e como estava muito interessada em adquirir uma árvore, procurei e encontrei o endereço dele na Lista Telefônica. Ficamos um tempão conversando. Eu comprei 03 plantas e ele (com sua grande generosidade e desejo de partilhar), me mostrou o viveiro todo, me deu muitas orientações e também um pouco de composto e de pasta cicratizante. Depois que chequei me interliguei e comecei a buscar sites de bonsai.

Estou realmente iniciando mas, tenho algumas árvores que já vinha cultivando no solo desde 1996 (primeira vez que tive contato com a arte, também em Natal)e que já estavam precisando de vários cuidados específicos para se tornarem bonsai. Uma inclusive já estava com quase 10 anos quando fiz a primeira pode aérea drástica (1996) e precisava ser envasada. Sua página tem me dado a segurança necessária para me arriscar a fazer esse trabalho.

Sou louca por árvores frutíferas e tenho direcionado meu interesse nessa área. Hoje mesmo adquiri mudas de tangerina, larajeira e acerola. Estou "paquerando" uma jaboticabeira também.

Desculpe! acho que já tomei muito seu tempo.

Um grande abraço

ELSIE ANDRADE
RUA PARÁ, 04 - N. S. DAS GRAÇAS
69.053-000  MANAUS   AM
(92) 234 1380 (T)  233 4094 (R)



11.12.99

----- Original Message -----
From: Hiram Leal <h.leal@zipmail.com.br>
To: <bonsai@convex.com.br>
Sent: Saturday, December 11, 1999 10:56 PM
Subject: Bonsai

Caro Mestre,
Foi uma surpresa bastante agradavel encontrar sua pagina na internet.
Comprei no dia 10.12.99 o meu primeiro Bonsai, uma romãzeira com dois
frutos. Fiquei tão impressionado que resolvi me instruir na arte de
Arte dos Bonsai. Comecei a ler sobre o assunto agora, mas espero estar em
condicões de conversar sobre ele em breve, espero poder contar com sua
ajuda, para mantermos o bom nome (LEAL) dos bonsaistas..
Parabens pela pagina, foi a melhor que encontrei.
Saudacões,
HIRAM RODRIGUES LEAL



18.11.99

----- Original Message -----
From: Expresso Jotaele Araujo Ltda <jl@gold.com.br>
To: <bonsai@convex.com.br>
Sent: Thursday, November 18, 1999 7:49 PM
Subject: encantada

 Adoro plantas e outro dia comprei um bonsai e ando de caso com ele pela
beleza e suavidade das formas. Adorei sua página, pois ando navegando
para saber melhor como cuidar de minha preciosidade, pois sei muito
pouco sobre bonsai. Obrigado por vc existir.
Estou encantada com sua página.
Gorete



04.08.99

Assunto:          Hello
Data:          Wed, 4 Aug 1999 03:05:36 EDT
De:          TTOkuma@aol.com

Enjoyed your story of Mr Terada and his "First Style".  I live in Sun City, Az, USA.  I think the great thing is Bonsai is an art we can all appreciate and enjoy together.  Hope to see more of your work and Brazil.  Thank you,
Tom Okuma



08.07.99

Assunto:          (no subject)
Data:          Thu, 08 Jul 1999 08:54:42 -0700
De:          "Frederick G. Dorman" <froggie@writeme.com>

Very nice and informative web site.

Frederick G. Dorman



02.05.99

Assunto:          a natureza
Data:          Sun, 2 May 1999 08:57:02 +0900
De:          "Marcio E Claudia" <claudia@ylw.mmtr.or.jp>

Sr. Leal,
estamos distantes 24.000 , mesmo assim temos muito em comum. Já fazia meses estava com essa idéia de dedicar-me a essa arte do bonsai. Aqui encontro a barreira do idioma que não é meu forte então passei a pesquisar na Internet e resolvi entrar na sua pagina, que é de muito bom gosto e assuntos de muito interesse. Tenho muita voltade de aprofundar-me neste que mundo de maravilhas que é a natureza. Logo estarei retornando ao Brasil,logo é força de expressão.Mas assim que for possível irei participar do seu curso sobre o bonsai. Sou leigo no assunto ,mas todo sempre tem um começo.
Parabéns pela página.








Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

CALENDÁRIO NACIONAL
DOS
EVENTOS DE BONSAI


CLIQUE NO CALENDÁRIO




WILLY EVENOPOEL
BÉLGICA


Vem para mostrar sua Arte
em fotografar Bonsai




Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By