|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Takaki
Registrado: 28/10/08 Mensagens: 34 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Seg Fev 07, 2011 8:49 pm Assunto: Arame de Alumínio Anodizado |
|
|
Pessoal, onde consigo arrumar rolos de arame de alumínio anodizado pra comprar? Não consigo encontrar na minha cidade.
Na internet também encontrei um tal de arame de alumíno colorido (laranja, amarelo, marrom, etc.). Alguém já utilizou esse tipo de arame pra aramação?
Grande Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 9:16 am Assunto: |
|
|
Takaki, o aluminio pintado (amarelo, laranja) não é bom porque descasca. O melhor realmente é o anodizado ( Cor de bronze)
Vc encontra na loja O Bonsai:
www.obonsai.com.br
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 2:48 pm Assunto: |
|
|
recomendo vc a dar uma olhada no idealbonsai, la tem em tamanhos e quantidades diferentes a um bom preço alem de ser entregue em todo o brasil...
www.idealbonsai.com.br _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 8:28 pm Assunto: |
|
|
cara da uma olhada na www.niponbonsai.com.br vende produtos de otima qualidade. |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Fev 10, 2011 4:54 pm Assunto: |
|
|
Takaki , concordo com o Elio , comprei na Obonsai de coritiba , o anodizado , na Nipon tem mas é aquele amerelo , que tambem acho muito bom.
www.obonsai.com.br _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 11, 2011 4:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Lembrando sempre que o produtor desse material, no Brasil, é o Vicente Romagnole, de Mandaguari/PR. No site dele há esse produto à venda:
http://www.bonsaicenter.com.br/grupo.php?ncd_grupo=5
Aqui no DF eu consigo comprar tanto o arame de aluminio quanto o de cobre pelo mesmo preço por kg: R$35,00, num estabelecimento que vende produtos tipo matéria prima para enroladores de motores elétricos. O custo é o mesmo de outros locais, mas fico livre do frete, pelo menos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 3:36 pm Assunto: |
|
|
Amigos, eu não sei comprar os arames pela net, uso fio de luz, da na mesma, ou não?
Trabalhar com os anodizados e alunínios é muito diferente que com os maciços de eletricidade?
quantos metros em média tem 1kg? só conheço por metros.
O que quer dizer Anodizado 5,0 aa-50? só conheço por mm.
o que quer dizer alumínio awg10-100g? esse código ai me matou, não entendi nada...
Desculpem a quantidade de perguntas mas não tenho ninguem próximo para perguntar...
Obrigado aqueles que consigam me esclarecer algo...  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 4:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fabricio, dúvidas todos nós sempre teremos. O importante é esclarecer, para que todos possamos aprender corretamente o significado de alguns termos, medidas e correções. Então, nesse sentido, vamos lá:
O que é arame anodizado? Anodização é o processo de criar um filme de óxido sobre certos metais por meio da imersão em um banho eletrolítico no qual o metal a anodizar é ligado ao pólo positivo de uma fonte de eletricidade, transformando-se no anodo da cuba eletrolítica. Certos metais – alumínio, nióbio, tântalo, titânio, tungstênio, zircônio – têm resultados característicos de formação de camada de óxido. Outros metais podem ser usados como anodo em banhos eletrolíticos para se obter tratamentos superficiais específicos, mas o crescimento de uma camada de óxido conforme descrito aqui é característico dos metais citados. A anodização de ligas metálicas depende muito da sua composição, por exemplo, ligas de alumínio para fundição têm bastante silício, que dá fluidez para o bom preenchimento dos moldes mas deixa a peça quase impossível de anodizar.
Em sintese, temos então que anodizar um arame significa um tratamento que se dá no alumínio comum para que ele não arranhe facilmente, e não oxida com o tempo de uso. Ou seja, o arame de aluminio anodizado tem um tempo de vida útil maior que o sem essa aplicação.
Para comprar pela net, o nobre colega deve primeiro se cadastrar nos links comerciais. Os dois melhores, de quem costumo sempre comprar alguma coisa, na minha modesta opinião, são o site da Nipon Bonsai e O Bonsai. Mas há outros ótimos, tambem, como o Bonsai Center, do Vicente Romagnole, a Bonsai Morro Velho, do bonsaista e amigo Fernando Magalhaes, o Terra Bonsai, do bonsaista e amigo Rock Junior, e por aí afora. Todos pedem um cadastro previamente preenchido, para garantirem que o material que voce adquirir será devidamente pago por voce e enviado para o seu endereço. A forma de pagamento varia, podendo ser por cartão de crédito, boleto bancário ou depósito, a escolher por voce.
Os arames que vc chama de maciços de eletricidade, são os arames de cobre. É um ótimo material para serem usados, sem nenhum problema. Mas voce deve retirar a capa plastica com que geralmente são vendidos, caso em sua cidade não encontre quem os venda limpos, sem a capa. Geralmente, nesses locais, o arame de cobre é vendido pelo mesmo preço que o arame de aluminio, tanto faz se voce comprar por kg ou por metro. Aqui em Brasilia, o preço está em R$35,00(trinta e cinco reais).
Definir quantos metros tem um kg de arame é algo complicado, pois vc deve considerar a espessura do arame. Arames mais finos, terão uma metragem maior que arames mais grossos, ainda que em ambos os casos tenham o mesmo peso de 1kg. O importante é voce adquirir a quantidade que julga necessária para realizar seus trabalhos. Considerando que em algumas plantas vc poderá retirar o arame, desenrolando-o sem precisar cortar em pedaços pequenos, a economia geralmente é grande, pois esse material pode ser aproveitado por diversas vezes, sem nenhum prejuizo seja para a planta ou para o arame.
Todos os bonsaistas fazem isso. Aproveitam arame retirado para usar novamente. Com isso, temos uma economia relativa, vez que um kg de arame poderá render bastante, sem necessidade de estar sempre comprando arame novo. Mas é preciso ter em conta que irá precisar de arames de diversas bitolas, ou grossura do fio. Pois as vezes é preciso usar mais de uma espessura numa mesma planta, ou fios maiores em galhos mais grossos ou troncos, fios mais finos em galhinhos ou plantas finas ou menores, etc.
Em relação ao termo anodizado 5,0 aa 50, isso traduz a medida da bitola, ou espessura do arame. Quanto maior for o primeiro numero, mais grosso é o arame. O segundo numero traduz o mesmo que o primeiro, só que em nomenclatura diferenciada. Isso se explica por que há uma imensa diferenciação quanto a bitola de um determinado segmento de fio, considerando onde é feita essa medida. Por exemplo, se no Brasil, nos Estados Unidos ou na França. Usualmente, adotamos apenas o primeiro numero, isto é, o pessoal do bonsai adota apenas o primeiro numero como referencial, por ser mais prático e facilitar na hora da compra.
Apenas a titulo ilustrativo, para que voce possa entender melhor como funciona isso, dê uma conferida na pagina abaixo, que apresenta uma tabela antiga, mas que ainda hoje é usada em alguns casos, para medir a bitola de um arame:
http://www.mspc.eng.br/tecdiv/tecDat210.shtml
Ainda sobre o arame anodizado, veja um ótimo exemplo do que isso significa e representa em termos de qualidade de um material:
Estas peças de alumínio foram anodizadas. Suas cores estão firmemente fixadas na película protetora de óxido. Com esse tratamento, o aluminio ganha durabilidade e resistência.
Por fim, mas igualmente importante e que tem tudo a ver com o que escrevi acima, o termo AWG significa "AMERICAN WIRE GAUGE", o sistema americano de bitola de fios. O numero 10, então, é a medida do fio, e 100 é a quantidade, aqui estabelecida por gramas. Traduzindo tudo, temos um fio de 10mm (milimetros americanos)de grossura, ou espessura, bitola enfim, peso de 100 gramas.
Esse tipo de nomenclatura, definindo o fio, é encontrado no site da Nipon, na area destinada a "arames". Em termos comparativos, temos então que um fio 24AWG equivale aprox. 0.5 mm.
American Wire Gauge (sigla: AWG) ou escala americana normalizada é o nome da unidade de medida usada para padronização de fios e cabos elétricos. Eis, abaixo, uma ótima tabela esclarecedora a respeito dessas medidas padrões e suas conversões:
http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm
Espero ter dirimido suas dúvidas, bem como as de outros colegas foristas, a respeito disso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Luis A. de Macedo Rodrigu 1.o PASSO

Registrado: 27/09/05 Idade: 74 Mensagens: 100 Localização: Porto Alegre/RS
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 10:16 pm Assunto: Aluminio anodizado |
|
|
fabricio ribeiro escreveu: | Amigos, eu não sei comprar os arames pela net, uso fio de luz, da na mesma, ou não?
Trabalhar com os anodizados e alunínios é muito diferente que com os maciços de eletricidade?
quantos metros em média tem 1kg? só conheço por metros.
O que quer dizer Anodizado 5,0 aa-50? só conheço por mm.
o que quer dizer alumínio awg10-100g? esse código ai me matou, não entendi nada...
Desculpem a quantidade de perguntas mas não tenho ninguem próximo para perguntar...
Obrigado aqueles que consigam me esclarecer algo...  |
Fabricio,
Você é de Porto Alegre e não conhece a Bonsai Sul ? Parceiro, você precisa nos conhecer assim como nós também gostariamos de conhecê-lo. A Bonsai Sul é uma associação de cultivadores e apreciadores da arte do bonsai, sem fins de lucro e que tem por objetivos primeiros a divulgação e aperfeiçoamento de seus associados nesta maravilhosa arte. A Bonsai Sul atua no Estado há 14 anos e acredito ser a primeira Associação formal do gênero no Brasil. Temos associados inclusive de outros Estados. E veja, você está em Porto alegre e não nos conhece. Convidamos o amigo a nos visitar na nossa primeira reunião do ano que acontecerá no dia 26/03/11 a partir das 14 horas no seguinte endereço: Rua Gen. Lima e Silva, 818 - fundos - Sindipero/RS (proximo ao Centro comercial Nova Olaria na Cidade Baixa). Esperamos a tua visita sem qualquer tipo de compromisso em tornar-se associado. Isto será uma decisão tua após nos conhecer e ver como atuamos. Acredito que só teremos um crescimento nesta arte com o compartilhamento de experiencias assim como se faz neste Forum e ainda mais quando temos um contato direto com outras pessoas que já vem praticando a arte há muito tempo. Alem disso, disponibilizamos aos nossos associados, materiais e insumos utilizados no bonsai com preços muito mais acessíveis que os de mercado, uma vez que não temos objetivos de lucro e sim de facilitadores nesta área. O convite é extensivo a tantos outros que não nos conheçam e que sejam de Porto Alegre, Região Metropolitana e cidades do Interior do Estado. O nosso calendário de Reuniões está disponível na nossa página www.bonsaisul.com.br . Abraço a todos. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 10:47 pm Assunto: |
|
|
Amigo nickyfury,
agradecimentos sem tamanhos pra ti cara, sempre atencioso,
é impressionante mesmo, pessoa sem igual...
Obrigado,
já vou queimar um pouco do orçamento aqui de casa pra testar os tipos de arames...
Valeu amigo...Abraço e até a próxima...  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 11:09 pm Assunto: |
|
|
Ola Luis...
Me sinto honrado com o seu nobre convite a fim de agregar
conhecimento e pessoas em torno da associação sem a obrigação de algum tipo de mensalidade,
pois sou uma pessoa muito ocupada e passo muito tempo no trabalho, sou casado tenho filho, esposa, casa,
mais de 50 mudas de arvores e não tenho tempo para fazer a social em clubes de bonsai,
então não posso pagar algo que não posso estar participando regularmente,
fico feliz em saber que em Porto Alegre hà quem acolha os bonsaistas sem lhes cobrar por existirem...
Obrigado...  _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 11:29 pm Assunto: |
|
|
Fabricio,
Lamento que você não possa participar de nossos Encontros que são extremamente proveitosos para quem deles participa. Apenas quero te dizer que todos os nossos associados também são trabalhadores, tem compromissos com familia, filhos , e muitos deles com muito mais que 50 mudas de bonsai para cuidar e nem por isso deixam de participar das nossas reuniões quinzenais , que nem de longe são simplesmente "fazer a social num clube de bonsai". Lá trabalhamos plantas, realizando todos os procedimentos inerentes ao cultivo, auxiliamos aos que estão iniciando na arte e no cultivo do bonsai, principalmente com a troca de experiencias entre outras tantas atividades. O convite permanece e se um dia puderes compartilhar as tuas experiencias conosco teremos muito prazer em recebê-lo. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 11:59 pm Assunto: |
|
|
vou fazer de um tudo pra nessa próxima edição comparecer.
As palavras mais duras usadas como "fazer social" não foi para com o amigo e sim aos cobradores de valores absurdos por comparecimento em eventos e outras reuniões que sim também são proveitosas, mas me desculpem aqueles que podem pagar e defendem esses valores, sei que valem os preços cobrados, mas como não sou uma pessoa abastada me faz falta alguns valores "pensados" em gastar com a arte, não me entenda mau amigo, apenas quis me justificar em não ter ido procura-los ainda, pois já tinha ouvido falar em vocês, mas como conheci outras associações e não me encaixei nos valores então resolvi que por enquanto não procuraria a ajuda em eventos e ficaria apenas pela rede, mas vou visita-los sim, vou te procurar lá e vamos dar umas rizadas desse meu post... Desculpe qualquer coisa... _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:44 am Assunto: |
|
|
Amigo Fabricio,
Sem qualquer tipo de ressentimento, como já te disse teremos muito prazer em receber a tua visita que podererá ser em companhia de tua esposa e filho. Tenho certeza que te sentirás entre amigos, pois o nosso grupo é como se fosse uma família. A grande maioria de nossos associados também não tem condições de participar dos grandes eventos do cenário nacional do Bonsai. Mas outros mais afortunados tem condições e o privilégio de poder comparecer e o que foi visto e aprendido por estes é prepassado aos que não puderam estar presentes por inúmeros motivos entre eles geralmente o econômico. Mas o bacana de um grupo assim é o compartilhamento desinteressado do que se aprende ora aqui, ora ali, com este ou com aquele aficcionado da arte.
Vamos aguardar a tua visita em um dos nossos encontros. Grande abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fabricio, além das excelentes colocações feitas pelo nobre colega Luis, devo ressaltar a mais importante delas: ninguem, sozinho, consegue avançar dentro da arte. Mesmo se valendo da ajuda e colaboração dos demais colegas foristas, ou com o auxilio de livros e revistas, o bonsaista terá apenas um avanço limitado.
Apenas fazendo parte de um grupo, participando ativamente de encontros, reuniões, eventos, workshops, cursos avançados, é que o bonsaista pode obter informações e experiencia para se tornar um ótimo artista. É uma arte viva, como costumamos dizer, e é preciso, por isso mesmo, vivenciá-la com outros, para que possamos evoluir juntamente com ela.
Como bem salientado, todos nós temos nossos compromissos, sejam eles relacionados a trabalho ou a familia. Mas é preciso adequar um espaço de tempo, ainda que minimo, dentro da agenda, para participar ativamente da nobre arte bonsai, compartilhando o que sabemos e recebendo, em contrapartida, informações e conhecimentos que outros detém, para que todos possamos crescer e fortalecer dentro da arte o nosso bonsai nacional. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|