FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Casuarina - 2 - Atualizando maio 2010
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 9:08 pm    Assunto: Casuarina - 2 - Atualizando maio 2010 Responder com citação

Amigos, está é uma espécie que está me surpreendendo muito quanto a facilidade de cultivo, aplicação de técnicas de modelagem e a velocidade de resposta dela.

No site do Sidião (http://sidiao.myweb.hinet.net/index_e.htm) tem uns exemplares maravilhosos. Este meu nem chega aos pés do deles, mas está sendo de grande valia como aprendizado.

As casuarinas são pouco exigentes quanto ao substrato, adubação e rega. Para ela o menos é mais: substrato qunato mais pobre melhor – as minhas estão em areia pura; adubo – o mínimo; e água – só quando o substrato secar. Agora, quanto mais sol, melhor.

Este exemplar foi retirado de um terreno onde foi construída uma casa há +/- 4 anos. Não tenho registro da planta original, mas seguem algumas da última intervensão feita nela:

Pinçagem, podas e aramações. O shari na parte inferior do tronco é natural, ai “emendei” com a parte superior.

Vista superior – alguns galhos ficaram mais longos do que o ideal para promover a ramificação.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka

Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Dom Maio 09, 2010 2:19 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, interessante esse lance do substrato que esta planta requer... e voce com sua boa experiencia fez um ótimo trabalho no estilo... segue de exemplos para muitos...
Parabéns e sucesso...

RicardoGV

Editado pela última vez por RicardoGV em Seg Maio 10, 2010 11:54 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 8:22 am    Assunto: Responder com citação

Bela planta Ricardo, parabéns.
Se puder opinar, o que acha de dixar apenas um galho como jin no ápice, ao invés daquele "v"???
Tenha um bom trabalho.
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 8:35 am    Assunto: agulhas longas Responder com citação

Ricardo,

Não sei se é a planta correta, mas o que conheçocomo Casuarina aqui é uma árvore belíssima, mas possui agulhas bem longas, como resolve esse problema???
Quando puder posto uma foto.

Valeu
o tempo... depois de passado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 18, 2009 7:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A casuarina deve receber cortes constantes nas acículas, reduzindo dessa forman seu comprimento. Da mesma maneira, as acículas que crescem fora dos galhos selecionados (no tronco, na base, etc), devem ser removidas totalmente, para não privar a planta dos nutrientes necessários a seu correto desenvolvimento. É uma ótima planta, que apresenta uma linda rugosidade no tronco, sendo facil de ser conduzida como bonsai, desde que se adote essas medidas. Very Happy

Em relação a planta apresentada, eu sugiro reduzir o comprimento dos galhos, buscando uma ramificação mais próxima do tronco, o que irá aumentar a densificação. Para tanto, os galhos deverão ser cortados, mantendo as novas brotações, buscando dessa forma uma maior conicidade. Apesar do tronco apresentar-se semi reto, os galhos podem receber arame e ser conduzidos com um movimento levemente sinuoso, porem deverão ser repostos horizontalmente, e não na forma atual (seguem retos, baixam, voltam a ser retos com a ponta voltada para cima). As pontas devem seguir a linha inicial do galho e não ficarem voltadas para cima. Isso desclassifica a arvore, tornando-a anti-natural ao extremo.

Outro ponto é o apice com jin. Escolha um dos galhos, eliminando o outro, retirando essa estranha bifurcação. Creio que no futuro, ao replantar, vc deverá reposicionar a planta um pouco mais para a direita, deixando o ápice mais à frente, com o jin apical por detrás, resultando num trabalho mais interessante. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 20, 2009 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo!
Bem com o amigo?
Pois está bem bonita esta casuarina. Não conheço da planta por isso não vou opinar. O Nicky que conhece melhor, então, quem sabe segue as dicas do "home".
Desculpe mas vou usar teu tópico:
Quero te perguntar quanto ao yamadori pois tem bastante destas em terrenos de minha cunhada próximo de Tramandaí e eu fiz um yamadori e não vingou. Algum segredo? Época? Só fiquei com uma muda bem fininha, da espessura de uma caneta. Mas lá tem troncos bem interessantes. Gostaria de opiniões para poder acessar a este material.
Parabéns pela planta.

Abraço
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2009 12:58 am    Assunto: Responder com citação

RicardoGV - valeu, a gente vai trabalhando daqui e dali, recebendo dicas e sugestões dos amigos, errando e acertando.

Ramon, assim como falou também o Nicky, preciso trabalhar aquele jin mesmo. Tirar o "v" é mesmo o caminho. Valeu.

Seisdedos, realmente as acículas são bem longas, mas facilmente reduzidas com uma pinçagem com os dedos. Além de ficar muito compacta e bonita, com a pinçagem ainda ela responde com muitas ramificações.

Nicky, obrigado pelas sugestões. Quanto ao comprimento dos galhos, como coloquei junto a foto, estão mais longos paraestimular a ramificação e também para engrossar.

Élio, esta planta foi retirada em pleno verão e veio da praia com uma mistura de areia onde ela estava e um pouco de terra. Na época não conhecia os milagres operados pela areia pura. No momento do yamadori retirei 90% da massa verde através da pinçagem e eliminação dos galhos "errados". Como ela normalmente está plantada na areia, é normal não ficar torrão. Quando retirei as minhas (tenho mais outra), cortei até raízes pra caber no pote. Apliquei enraizante pra ajudar.
Outra coisa é que pra ela, tudo é menos, com excessão do sol, quanto mais melhor.
Boa sorte.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 26, 2009 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu garoto, obrigado pela dica.
Assim me arrisco a fazer novamente um yamadori.

abraço
Antônio Novais Filho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 26, 2009 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Trabalho muito interessante, bela casuarina. Parabéns!
Tive umas, mas...eram demasiado altas e na época eu fiquei desgostoso com elas, acabei doando.

Esta sua me motivou a buscar alguns exemplares...
Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 27, 2009 12:33 am    Assunto: Responder com citação

Altas Antônio? Poda drástica nelas. Aguentam que é uma beleza.
Este ano pretendo coletar mais algumas. Élio, quem sabe não sai ai um presentinho pra você?

Ricardo Paiva

Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 09, 2010 2:17 am    Assunto: Responder com citação

Eliminei uma das pontas e trabalhei a madeira morta, ligam os sharis. Estou formando o ápice.
Atualizando - maio 2010:

Todo o desenvolvimento desta planta pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-2/

Ricardo Paiva

Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 06, 2013 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Atualiza pra gente!
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 09, 2013 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Bem legal!

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: