|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 7:46 pm Assunto: ESTE ALPORQUE TA CERTO ASSIM? AJUDA |
|
|
Amigos,hoje nao mexi com as amoras , agora foi um pé de limão rss
amanha a tarde vou replanta as estacas de amora .e postar as fotos.
Vamos ao limoeiro . Fiz um alporque bem nas raizes ,nao sei se vai dar certo, mas quem sabe
Deem uma olhadinha no sistema que adotei para nao perde-lo, ja ta cheio de limãozinho.
primeiramente ai vai um layout do sistema que fiz
Uploaded with ImageShack.us
vejam o tamanho da criança
o sistema
ele ensacado antes de encher com areia grossa
uma foto da parte de cima
bom amigos amarrei bem a parte de baixo e enchi tudo com areia em cima ta aberto para regas
daqui um tempo corto a raiz de baixo e ele sobe inteiro ja enraizado eu espero rss
HOJE 30/09
Levantei sedo e corri pra ver se o pé tinha muchado as folhas,mas esta intacto.
Sera que seria bom coloca-lo num vaso de uma vez?
Voces sabem quanto tempo deve ficar no alpórque se tiver que ficar?
obs as raizes capilares são pouquissimas de uma olhadinha nas fotos o que acham?
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Sex Set 30, 2011 9:04 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
blzounem
Registrado: 22/08/11 Idade: 47 Mensagens: 51 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 9:12 pm Assunto: |
|
|
Tem raiz radicular ae camarada, ja deveria ter tirado e reenvasado, a raiz que voce esta pensando em cortar se chama pivotante , em tese nao serve para bonsai..
eu ja teria colocado em uma bacia e deixaria descansando
posso estar enganado, mas o alporque é feito em troncos aonde não existe raiz, geralmente é usado plastico ou vaso com sfagno e pó enraizador, dependendo da planta pode demorar muito tempo apra criar as raizes |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 30, 2011 9:00 am Assunto: limão |
|
|
Amigos eu nao consegui tirar a planta, por isso imitei um alporque, agora se vcs acharem que essas raizes sustentam a planta ai corto a pivotante e passo para um vasão.
nao pretendo fazer bonsai com este limoeiro. tenho que retira-lo pois a area dele sera construida. ele sera cultivado em um vaso grandão ,pois assim posso remaneja-lo se nescesssario, e ele ainda produzira muitos frutos futuramente.
nao pretendo fazer podas agora,só se for nescessário. preciso de ajuda para
saber se estas raizes vao sustenta o pé ou deixo como esta no meu meio alporque diremos assim.
tenho 3 mudas de limão que plantei de semente ja estão com us 25 a 30 cm estas farei bonsai com elas.
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Dom Out 16, 2011 3:54 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Set 30, 2011 11:46 am Assunto: Re: limão |
|
|
Marcelo, eu seguiria a opinião do colega e cortaria a pivotante, mas tem que usar um enrraizador. Quanto a poda com certeza precisaria pois funciona assim (pouca raiz = pouca parte verde) tem que ser proporcional ou correrá o risco de perdê-lo. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Set 30, 2011 1:21 pm Assunto: |
|
|
Este seu sistema vai funcionar sim, principalmente se realizar as regas só detro do saco e futuramente pode torcer um arame na base do saco ,assim diminui o fluxo de seiva para a raiz pivotante.
Se for retirar agora e, acho possível vai ter que fazer como nosso colega falou: vai ter que diminuir a massa foliar atrvéz de podas e/ou retirada de folhas. Senão vai transplantar e as folhas vão amarelar e cair de qualquer maneira. Se podar ela sofre menos. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 30, 2011 7:14 pm Assunto: limão |
|
|
Beleza ,agradeço muito ai pela ajuda,ja deu pra ter uma noção de como funciona a coisa, como sabemos a natureza esta em equilibrio,as coisas funcionam sincronizadas ,é um ciclo,adorei a explicação de vcs.
Agora ,minha atitude vai ser a seguinte, vou fazer uma leve poda de galhos ,para amenizar a planta ,assim com menos folhas e galhos ela ja fortalece um pouco e vou efetuar as regas e de vez em quando usarei um pouico de enraizador em algumas regas. vou mante-lo
no local até quando eu puder,pois acho que vai demorar pelo menos uns 2 a 3 meses antes de começar a obra. vou fazer um torniquete na pivotante futuramente.daqui uns 50 dias.
Se caso ela der o grito agora, ai eu faço a poda radical ,e passo para o vaso.
qualquer mudança que ela apresentar eu a retiro na hora. todos os dias estou observando ele pelo menos 2 vezes ao dia vou visita-lo
abs e valeu de mais a ajuda _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|