Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Fev 09, 2010 9:01 pm Assunto: Ficus benjamina - evolução |
|
|
Esta é uma planta que ia para o lixo, mas não dispenso uma boa briga:
O início, em 2003
Primeiras estilizações e evoluções
Num vaso de qualidade duvidosa
Há 1 ano atrás
agosto/2009
e atualmente, reestilizada:
A frente
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Ter Fev 09, 2010 9:11 pm Assunto: Re: Ficus benjamina - evolução |
|
|
ola João
otima evoluçao em , parabens _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Ter Fev 09, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
nossa, só posso expressar minha inveja!! ahauhauhau
mas é uma inveja boa! que nos leva a querer melhorar e fazer belos trabalhos que nem o seu!
tá lindo seu Ficus!
PARABENS! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 09, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
Tem muitos defeitos, mas pelo que era... mas se puderem dar mais sugestões para futuras intervenções... serão muito bem vindas! Valeu pelos elogios! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Alida Lopes Vieira
Registrado: 08/01/10 Mensagens: 8 Localização: Senador Firmino-MG
|
Enviada: Ter Fev 09, 2010 9:20 pm Assunto: Parabéns! |
|
|
como disse o companheiro ae de cima...
só posso expressar minha inveja...
o.O |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 10:43 am Assunto: |
|
|
João
Tua dedicação está resultando num grande trabalho, parabéns!!!
Neste vaso ficou lindo!!!
A única sugestão seria tentar baixar os galhos do lado direito do tronco, conforme os da esquerda... _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 1:02 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas palavras, Alexandre. Os galhos da direita realmente ficaram mais elevados, devido ao projeto anterior. Vou tracioná-los mais e voltar a postar, vamos ver se eles permitem ainda o movimento. _________________ João josé
|
|
 |
DiogoC
Registrado: 14/09/06 Idade: 35 Mensagens: 87 Localização: Porto - Portugal
|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 2:06 pm Assunto: |
|
|
Grande evolução...
eu também tenho um Ficus benjamina e fiquei curioso à desfolhagem que fez...
Sempre li que é perigoso nas benjaminas e que estas não aceitam bem...
Por isso agradecia imenso que fosse dando noticias de como a sua aceitou, foi gostava de fazer o mesmo...
Cump.  _________________
Diogo Constante |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 3:50 pm Assunto: |
|
|
Pois é, Diogo, apesar do risco de se fazer isto, eu realizo a desfolha 1 a 2 vezes por ano. As vezes perco alguns ramos finos, que logo são substituídos pela rebrota rápida que a espécie tem. Esta deve ser a 7ª desfolha total que realizo, e ela responde com uma ramificação maior cada vez que retorna. Postarei assim que ela voltar! _________________ João josé
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 4:16 pm Assunto: |
|
|
muito bom ...prova que nada é impossivel e não existe planta tão ruim que deva ser descartada... parabens .  |
|
|
 |
DiogoC
|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 4:21 pm Assunto: |
|
|
joão josé escreveu: | Pois é, Diogo, apesar do risco de se fazer isto, eu realizo a desfolha 1 a 2 vezes por ano. As vezes perco alguns ramos finos, que logo são substituídos pela rebrota rápida que a espécie tem. Esta deve ser a 7ª desfolha total que realizo, e ela responde com uma ramificação maior cada vez que retorna. Postarei assim que ela voltar! |
óptimo!
irei fazer o mesmo...
qual a melhor altura para o fazer? (responda em estações do ano, pois sou de Portugal).
Obrigado, cump.  _________________
Diogo Constante |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 10, 2010 8:18 pm Assunto: |
|
|
Faço no meio do verão (julho para você) e, as vezes, no início da primavera (março) quando ela está muito vigorosa. Corto as folhas no meio do pecíolo (cabinho), semelhante ao acer. Na pressa, puxo as folhas no sentido da folha, que também dá certo (cuidado para não vir o galho junto, rs!) Se quiser correr menos risco deixe o brotinho da ponta de cada galho e, depois de reiniciar a rebrotação, reduza o galho no primeiro par de folhas, como manda o "manual", para provocar a bifurcação. Fui confuso? _________________ João josé
|
|
 |
DiogoC
|
Enviada: Qui Fev 11, 2010 2:23 pm Assunto: |
|
|
joão josé escreveu: | Faço no meio do verão (julho para você) e, as vezes, no início da primavera (março) quando ela está muito vigorosa. Corto as folhas no meio do pecíolo (cabinho), semelhante ao acer. Na pressa, puxo as folhas no sentido da folha, que também dá certo (cuidado para não vir o galho junto, rs!) Se quiser correr menos risco deixe o brotinho da ponta de cada galho e, depois de reiniciar a rebrotação, reduza o galho no primeiro par de folhas, como manda o "manual", para provocar a bifurcação. Fui confuso? |
Obrigado,
irei seguir isso...
Cump. _________________
Diogo Constante |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 23, 2010 10:04 pm Assunto: |
|
|
Olha ela voltando:
Já esperava secar algum galhinho, mas justamente a ponteira!!! Mas já brotou um novo ramo logo abaixo que será seu substituto. _________________ João josé
|
|
 |
DiogoC
|
Enviada: Qua Fev 24, 2010 4:44 pm Assunto: |
|
|
Fantástico... obrigado por mostrar a recuperação.
Ontem mesmo fiz uma poda e cortei a metade quase todas as folhas e eliminei algumas...
Como é a sua adubação durante essa recuperação?
É que a minha tinha adubo...
cump.  _________________
Diogo Constante |
|
|
 |
|