|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chris Roger Pires
|
Enviada: Qui Mar 03, 2005 7:32 pm Assunto: desfolha de jaboticabeira |
|
|
Caros amigos
Fiz a dois meses uma desfolha total em uma de minhas jaboticabeira e ao contrario de outras desfolhas ja realizadas anteriormente em outras jabot. esta está demorando muito para surgir novos brotos, o que terá ocorrido ,falta de adubo ou a planta não esta desenvolçvendo raizes?
Se puderem me ajudar agradeço.
Abraço _________________ Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar" |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Mar 03, 2005 8:49 pm Assunto: |
|
|
Chris, você fez apenas a desfolha? Pode ocorrer, por alguma razão esta demora. Já aconteceu com pitanga, no meu caso. Você pode verificar se as gemas estão aparecendo?
Aguardo suas observações. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Mar 03, 2005 9:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Chris, como vai?
Olha, qual o porte dessa planta? Se não me engano, você mora em SP, certo?
Por enquanto, vamos ficar tranquilos... eu tenho uma aqui que fiz uma desfolha parcial e a situação é a mesma. Já as outras duas estão brotando.
Alguém sabe o porque? Em Pitangas, eu sei que realmente é comum, elas "dormem" um pouco, mas em Jaboticaba, realmente eu não tenho esse conhecimento para dizer...
Alguém já teve essa experiência?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 7:50 am Assunto: |
|
|
Talvez seja por causa da época que foi feito a desfolha e também por falta de uma adubação correta, não acham ?
Por aqui faço desfolhas no outono e digo também que nem todo ano faço, pois força muito a planta....
Primeiro são realizadas podas nas margens dos galhos com aramações......vai-se modelando a planta assim e por fim quando está bem avançado em termos de modelagem, levando em consideração também a parte radicular bem desenvolvida ou trabalhada de forma correta, ai é que se faz a desfolha.
[]s |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 10:25 am Assunto: |
|
|
OK, mas o verão não é uma boa época para desfolha dessa espécie??
Por falar em adubação, por favor, lembra do amigo quando for prensar...
Abração. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Chris Roger Pires
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 1:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal
Minha jaboticabeira tem aproximadamente 8 anos e uma sabara,de 5 ou 6cm de tronco foi reenvasada em outubro do ano passado e desfolhada a dois meses estou usando farinha de osso e torta de mamona 50%, as gemas estão por toda parte porem não se desenvolvem e algumas secaram ,comecei ontem a usar biofert raiz afim de fazer com que a planta desenvolva mais rapido breve postarei umas fotos dela.
Felipe moro no coração do Brasil ,Paraiso verde como ja ouvi alguns dizendo.Goiania- Goias.
continuem enviando mensagens e muito obrigado pela ajuda rapida
Abraço _________________ Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar" |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 5:07 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
Dentro de mais alguns dias deve sair a nova remessa .....ai te aviso, ok ?
Quanto a questão da desfolha, ela é realizada quando se vê que a planta está com a folhagem velha ..... Isso ocorre mais por agora indo até o outono quando você faz a desfolha total dessas folhas velhas......respeitando algumas brotações novas que surgem, ok ?
Mas veja, a desfolha não é a revelia. Tem que se respeitar um ciclo anual, bem como os processos de modelagem descritos anteriormente.
Chris,
Eu parei de usar há bastante tempo esse tipo de adubação, pois sempre me causava problemas.............por mais que me falavam que funcionava, como biólogo que sou, pude observar que em dosagens erradas ocorre isso.......seca e queima os novos brotos e folhas. A dosagem varia de planta para planta, qual foi a dosagem que você usou e me descreva, por favor, qual o tamanho do vaso onde ela se encontra, falou ?
Descreva também a manutenção que você tem dado, ok ?
Dá uma lida no que escrevi neste tópico antes: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=3169#3169
Aguardo o seu retorno ! |
|
|
 |
Chris Roger Pires
|
Enviada: Dom Mar 06, 2005 11:49 am Assunto: |
|
|
Cluadio.
Possivelmenete desrespeitei ulgumas regras com relação a epoca de desfolha porem ja havia feito o mesmo procedimento em outra inclusive no mesmo dia e o resultado foi diferente,mas observei algumas diferenças com relação ao substrato uma tem uma mistura de terra preta carvão pedirscos e pouca terra vermelha,ja a jabuticabeira em questão setav somente na terra vermelha e gradativamente eu estava substituindo esta terra, na manha de hoje(domingo) como num passe de magica as gemas se desenvolveram e as folhas surgiram como numa explosão se meu irmão estiver com a camera dele vou postar uma foto hoje se não amanha sem falta estara no forum tirarei as medidas do vaso para que voce possa me ajudar com mais segurança .
Como faço para receber este adubo feito por vc.para dizer a verdade não gosto muito da mistura farina de osso torta de mamona porem no pouco que pensei saber esta mistura por ser organica e de liberação lenta não causava risco as plantas.
Se vc tiver do adubo mande instruções de com consegui-lo para o meu e-mail(chrisrogerpires@yahoo.com.br) ficarei grato.
continuem me ajudando galera tenho outras duvidas que postarei breve
ABRAÇO _________________ Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar" |
|
|
 |
|
|
|
 |
Olavo
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2005 8:29 pm Assunto: |
|
|
Chris...
Acabo passar por isso tb e em uma desfolha consecutiva.
Nunca mais...
No máximo como o Ratto falou, ano sim outro não...
Tinha feito um trabalho muito legal no outono e como ela brou só nas pontas (continuou toda pelada) e perdeu 3 galhos importantes desde então.
Decidí desaramar e deixar pra lá faz um mês. Hoje estive na minha mãe onde a planta está e ela brotou muito tb.
Isso só confirma o método do Ratto.
Por outro lado a sabará já tem as folhas pequenas, então tb acabo dechegar a conclusão que desfolha só a cada 2 ou 3 anos mesmo...
Ao menos nossas plantas estão vivas!!
Vivendo e aprendendo não é? _________________ Abraço
Olavo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|