|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafael schaefer
Registrado: 07/12/08 Idade: 45 Mensagens: 44 Localização: Camboriu-SC
|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 2:25 am Assunto: qual retifica comprar |
|
|
ola estou em duvida em qual retifica compro,se a da makita ou a dremel?
se poderem passar o modelo sao
obrigado tambem! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 7:58 am Assunto: retificas |
|
|
Rafael, as duas marcas são boas, alguns defendem uma outros a outra. Comprei uma makita e estou satisfeito. Um amigo me trouxe do Paraguai por um bom preço.
Existem muitos sites que vendem on line, na sua cidade com certeza encontrará também. Tem a black & decker Fort que é muito bem falada também a um preço justo. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 11:26 am Assunto: |
|
|
Rafael,
Makita hoje é considerada uma boa marca e durável, Junior tem razão.
Na realidade eu consideraria o preço entre as duas e a facilidade de conseguir acessórios, pois após comprar você verá que o uso não será apenas no bonsai, é ferramenta para toda obra.
Possuo a mesma dremel desde 1996, ou seja são 13 anos de muito uso.
veja o que cabe no bolso e na vontade!!!!! _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 2:08 pm Assunto: |
|
|
Na verdade são duas coisas distintas:
A Makita é retífica , mais robusta, bem maior, com mais rotação por minuto e para trabalhos com plantas maiores, e além de ser uma exelente marca você pode usar nela fresas de outras máquinas, por exemplo as fresas da tupia, isto a constitui um pouco mais versátil a meu ver.
A Dremel é uma microretífica, mais delicada e para trabalho em plantas menores. Também é uma máquina muito boa e dispões de uma gama muito grande de acessório.
Eu possuo as duas e acho que a Makita é mais útil. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 4:33 pm Assunto: |
|
|
Caro Wilson,
Você está coberto de razão, realmente a Makita é considerada uma retificadeira e a dremel uma micro retífica. A questão é que existem dois modelos de makita:
906K, 25.000 rpm e 900 gramas de peso. Essa é a que chamo de micro (vejo que uma colocação que induz a uma avaliação incorreta), pois a comparo com o outro modelo.
906H, 27.000 rpm e 1900 gramas de peso.
E a dremel realmente uma micro retífica:
Que também possui fresas e adaptador e mesa para funcionar como tupia, os quais uso.
Apenas faço uma consideração quanto ao uso da makita Retificadeira com fresas, pois é uma ferramenta bastante robusta e fica bem perigosa com a utilização destas ponteiras (fresas).
Para utilizar como tupia é bem mais seguro usar a Makita 3612BR.
Na realidade existem modelos os mais variados possíveis, e os preços idem. A dremel em torno de 300,00, a Makita 906k por 350,00 e a Makita 906h chegando a 1.000,00.
Sou também um apaixonado por ferramentas e gosto de testar e as ter quando possível. _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 5:03 pm Assunto: |
|
|
Bergson
É exatamente isso, aquela primeira, é a retificadeira que eu me referi, a Dremel é menor. Só um esclarecimento, eu não uso como tupia, eu uso as fresas de madeira da tupia na retificadeira. Suas pinças são de mesma medida. Tem uma fresa arredondada da tupia que faz um serviço muito bom. Mesmo porque não existem fresas específicas para a retificadeira para fazermos o trabalho que nós precisamos, como o próprio nome diz, a retificadeira é para desbaste em metais, assim o que temos no mercado são pondeira de pedras para desbaste, não é mesmo ?
As Fresas para tupia que me refiro serem possível usar são a primeira, a terceira e a penultima deste estojo
um abraço
Wilson |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 5:15 pm Assunto: |
|
|
Ah! Essa discussão é importante para a pessoa escolher a coisa certa dentro de suas necessidades. Como foi muito bem colocado aqui. A Makita é uma coisa e a micro retífica Dremel é outra. Se pensas em fazer apenas pequenos trabalhos, plantas de pequeno e médio calibre pode ser a micro Dremel, mas se pensas, mesmo que seja no futuro, trabalhar plantas maiores vá direto para a Makita. No início cheguei a pensar e estava inclinado a comprar a Dremel em função das plantas que eu tinha a trabalhar. Mesmo assim optei pela Makita, pensando no futuro. Hoje tenho várias plantas de grosso calibre onde com uma micro Dremel eu não faria nada. Mesmo com a Makita dá muito trabalho. Ou seja, se tivesse comprado a micro estaria arrependido. E teria que comprar a Makita de qualquer forma.
Espero ter ajudado
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 31, 2009 8:24 pm Assunto: |
|
|
Wilson,
Nós então usamos as mesmas fresas, só para informação a todos adquiri este estojo que mostra na foto no mercado livre por R$ 60,00.
Sei que nós tomamos os devidos cuidados, mas sempre aproveito a ocasião para alertar os que não costumam usar ferramentas e portanto não possuem prática e nem sempre adotam os cuidados básicos.
Quem sabe nós poderiamos aproveitando este tópico iniciar postagens sobre ferramentas elétricas e suas funções para o bonsai, o que acha? _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 8:03 am Assunto: |
|
|
Bergson, seria muito útil a todos. Postem para nós. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 8:26 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Penso que o ponto a ser mais ponderado é o tamanho predominante das plantas a serem trabalhadas...
Eu tenho a Dremmel há muitos anos e minhas plantas sáo de pequeno a médio porte... talvez entre 20cm e 50cm.... Não tenho Makita...
A Dremmel tem rotaçao regulável, de até 30.000rpm, embora eu acho que use normalmente a metade desta valocidade...
Com relação as ferramentas da própria Dremmel, princiopalmente as fresas, elas me perecem mesmo adequadas para plantas pequenas e para acabamentos....
Para trabalhos mais delicados e de dificil acesso, uso aquele rabicho (cabo prolongador), cuja empunhadura é pouco mais grossa que uma caneta e a micro-retifica fica pendurada de cabeça prá baixo.
Quando preciso trabalhar madeira morta de maior porte, eu uso as fresas feitas pelo Charlinho de Barretos, em 2 tamanhos, que acho ótimas!!!
Outro ponto que sugiro analisar é o fato de a Dremmel, pelo seu pequeno porte e peso, poder ser usada com uma mão só, por muito tempo sem cansar e, ainda mais, poder segurar a planta pequena com a outra mao... o que me parece mais complicado com a Makita....
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 9:15 pm Assunto: |
|
|
Eu também tenho a Dremmel e, depois de comprar algumas frezas que "entupiam" entre as lâminas, achei a de nº 640, só com 2 lâminas..............ótima!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
rafael schaefer
Registrado: 07/12/08 Idade: 45 Mensagens: 44 Localização: Camboriu-SC
|
Enviada: Dom Ago 02, 2009 8:44 pm Assunto: rafael |
|
|
ola pessoal obrigado pelas explicacoes
acho que ficarei com a dremell pois tambem tenho plantas de medio e pequeno porte
se no futuro adquirir plantas maiores,mesmo assim ela me sera util para trab mais detalhados em determinada parte destas asim como nas pequenas |
|
|
 |
Bruno Medeiros
Registrado: 18/03/09 Idade: 41 Mensagens: 6 Localização: Cuiabá-MT
|
Enviada: Qua Ago 05, 2009 12:09 am Assunto: |
|
|
É isso aí pessoal, se levarmos em conta o tamanho das plantas que queremos trabalhar fica bem mais fácil...
Estive pensando em pequenos detalhes e numa ferramenta com peso relativamente leve. Foi assim que eu preferi comprar uma Dremel 300. Achei na Casa & Construção com um bom preço no kit completo com 150 itens de acessório.
Sei que não vou utilizar quase nenhum desses acessórios para Bonsai, mas pela bagatela de R$ 189,90 valeu a pena esse monte de coisinhas pra completar os 150 itens. Bem diferente dos R$ 299,00 que eu pagaria no site da Americanas, por exemplo, por um kit com apenas 10 acessórios...
Se alguém se interessar, a promoção ainda está valendo por esses dias, (04/08/2009).
Um abraço a todos! _________________ Visite a Associação Bonsai Mato Grosso: http://www.bonsaimt.com.br |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Sex Ago 06, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal
Tenho essa Makita, que uso para trabalhos grandes e pequenos,
estou apanhando um pouco por causa do peso, mas com um treino
logo pego o jeito,espero ajudar.
Um abraço _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Ago 07, 2010 9:53 am Assunto: |
|
|
é somente 220 né... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|