|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Seg Ago 11, 2008 11:43 pm Assunto: PN |
|
|
Boa noite pessoal, comprei este PN no CEASA de Campinas, o vendedor não soube me informar a idade, vai algumas informações e perguntas.
Altura 54cm, tronco perto da base 3,6cm, distância entre os últimos galhos e o ápice 25 cm.
Acho q esta muito pelado nesta parte de cima, e com muitos brotos na base gostaria de sugestões de como proceder esta primeira poda, se é q posso podar agora.
Obirgado pelas dicas e sugestões q tenho recebido neste forum as quais tenho seguido e não e arrependi.
Abraço a todos
Rinaldo
 _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 12, 2008 12:26 pm Assunto: PNJ |
|
|
Rinaldo
Os procedimentos com Pinheiro Negro Japonês são muito particulares para a espécie, portanto, busque a maior quantidade de informações que puder. Aqui mesmo no Fórum você encontrará bastante informações, se usar o recurso de "Busca".
Seu exemplar parece que já vem sendo preparado para bonsai. Os galhos compridos e sem agulhas na parte intermediária são galhos de sacrifício, preparados assim para promover o maior crescimento e para serem removidos depois. Ficarão na planta somente os galhos baixos, propositalmente deixados com muitas agulhas para sem fortes e de onde surgirão as novas ramificações definitivas.
Não tenha pressa em executar nenhum procedimento, pois além da época não ser apropriada, parece que seu exemplar já está bem encaminhado para a etapa de desenvolvimento atual. Até o momento de passar para a próxima etapa, você já terá maior conhecimento sobre como proceder. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 12, 2008 12:58 pm Assunto: Obrigado |
|
|
Ferreira: valeu pelas dicas, e o vendedor me disse q ele já vem sendo preparado para bonsai.
Não farei nada nele, vou como vc disse coletar mais informações e depois quem sabe fazer alguma coisa, mas pelo jeito só no ano q vem.
Obrigado pela dica, vcs aqui no forum sempre muito camaradas com os novatos.
Abraço
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 12, 2008 7:45 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rinaldo, contriariamente ao que muitos cultivadores pensam, o PN não é uma planta tão misteriosa ou criteriosa quanto ao seu cultivo. Ao contrário, é relativamente simples formar um bonsai com uma muda como a sua.
Mas, em contrapartida, é preciso ter em mente que, para formar um bonsai de qualidade com o PN é preciso considerar o fator TEMPO. Não consegue-se ter um bonsai razoável, a partir de uma muda como essa, em menos de dez anos de trabalho constante. Parece muito, mas não é. É que essa espécie apresenta certas peculiaridades que não podem ser vencidas como algumas que fazemos em outras plantas. Um exemplo: um acer tridente ou kaede, poderemos pegar um tronco ou caule de qualquer espessura e simplesmente eliminar (cortar) todos os galhos, visando formar nova estruturação da maneira que quisermos, sem com isso perdermos nossa planta.
Com o PN, porém, tal procedimento é impossível, vez que iriamos colocar nossa planta em um risco tal, que poderíamos, em pouco tempo, matá-la. E convenhamos, perder uma planta com um grande potencial, apenas por ignorarmos isso, é cruel.
Por isso tantos cultivadores dizem que fazer um bonsai com PN é dificil. Mas não é. Senão vejamos:
Nessa sua planta, a primeira providencia que voce deve tomar, desde já, é expo-la ao sol forte. Mantenha ela sempre em area aberta, onde receba luz, calor, vento, chuva. Só a proteja se for cair geada forte ou granizo, mas mesmo isso o PN suporta. A planta só não sobrevive se o solo ficar constantemente encharcado. Assim, regue a cada dois ou tres dias, apenas, e não todo dia (tem gente que rega até duas vezes ao dia!!!).
Bem, faça o seguinte: retire as aciculas secas e mortas, de todos os galhos. Em seguida, faça uma pinçagem geral, que nada mais é do que a retirada do excesso de acículas ou agulhas. Isso pode ser feito facilmente, mesmo no estágio em que está, em todos os galhos e principalmente no tronco principal.
No link abaixo, que o remeterá ao site da Nippon Bonsai, vc poderá ver uma exemplificação interessante sobre como pinçar, numa sequencia de fotos:
http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=20
Uma observação: Seu PN apresenta dois galhos que disputam a primazia do apice. corte o mais fino, deixando um toco de uns quatro centimetros. Nunca corte rente ao tronco principal, logo de cara, ok? Feito isso, e seguindo a linha mostrada pela curva inicial (foto com a caixa de fosforo), selecione os galhos mais bem posicionados, desde a curva citada, até a brotação onde se inicia o galho a ser cortado que citei. Essa brotação poderá indicar o novo galho apical a ser estimulado, redundando que, daqui uns cinco anos, vc venha a cortar o anterior (o galho apical que será mantido).
Na pinçagem, após escolher os galhos que irão formar a primeira estruturação de sua planta, vc irá retirar as acículas que crescem na parte superior do galho e na parte inferior, mantendo tão somente as que crescem nas laterais do galho.
Isso feito, em toda a planta, é hora de aramar. Use um arame compativel com a força do galho, que permita uma boa tração quando for moldar o galho, mantendo-o na posição pretendida. Como sua planta apresenta uma boa curvatura de tronco inicial, os galhos poderão ser todos modelados com curvas ligeiramente sinuosas, seguindo uma estrutura que agregue movimento ao futuro bonsai.
Lembre-se de, após aramar, abrir bem o galho, trazendo-o para uma posição horizontal, visando que, com isso, possa estar recebendo mais luz e calor solar, permitindo a emissão de novas brotações. A pinçagem pode ser feita durante todo o ano, sempre visando a manutenção. Claro que, após "limpar" sua planta, e colocá-la ao sol, convem iniciar a adubação. Prefira, inicialmente, adubo liquido. Eu aconselho o biofert plus, diluindo uma tampinha para cada vinte litros de agua, procedendo ao aporte a cada 15 dias, nos primeiros seis meses, passando então para o uso do adubo organico após isso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 12, 2008 11:01 pm Assunto: |
|
|
Nicky, obrigado pela atenção.
Achei muito interessante suas colocações pois me parecia algo inatingível um bonsai de PN, mas vejo q com tempo, trabalho e paciência isto é possível.
Qnt as regas moro próximo a Ribeião Preto, muito quente e aqui ainda pra ajudar venta em demasia, a terra superficial do vaso fica extremamente seca o vaso tem 15 cm pro 25 de diâmetro e esta drenando muito rapidinho e as raizes estão começando a parecer no fundo, mesmo assim acha q seria bom regar a cada dois dias, estou pretendendo mudá-lo de vaso oq me aconcelham?(comprei um vaso tipo saco para mudas mais resistente de 31hx30d, oq acham ou outro tipo de recipiente qual o melhor?
Se secar muito posso perder a muda?
Qnt as brotações q citou escolher as melhores posicionadas, ele não tem brotação no tronco quase, só na base muito proximo a curva e ao redor do galho q diputa com o ápice ali tem 4 ou 5 galhos pequenos, no restante do tronco só agulas.
Tirei mais alguams fotos se achar oportuno posto vc da uma avaliada.
Qnt a amarração quero ver se pego alguém mais experiente pra fazer e assim eu aprendo tbm, ao vivo e cores.rs
Novamente obrigado pela atenção q todos do forum dão a bebês nesta tão viciante arte.
Abraço
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 12:13 am Assunto: |
|
|
Alguem poderia me dar uma ideia?
Abraço _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|