FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Schefflera - Diminuição de Folhas...
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2005 8:07 pm    Assunto: Schefflera - Diminuição de Folhas... Responder com citação

Schefflera

Diminuição de Folhas

Olá amigos do Fórum já tem algum tempo que fiz este experimento, é uma técnica bem simples e que acredito que todos aprenderão facilmente. Bem se trata de uma técnica que utilizei para diminuição das folhas de minhas Sheffleras, que também pode ser usada com outras espécies, com resultados bastante satisfatórios, testei em diferentes épocas do ano essa técnica, porém a árvore diminuiu mais consideravelmente as suas folhas da Primavera ao Verão. Bem aqui vai a matéria qualquer dúvida ou tratando-se de outro assunto me comuniquem. Agradeço desde já. Obrigado.

Abraços:

Illex

Schefflera

Diminuição de Folhas

Essa técnica pode ser realizada da metade da Primavera até o final do Verão. Desfolhe parcialmente a Shefflera (deixe algumas poucas folhas restantes da desfolha) tomando cuidado para que na hora não desfolhe juntamente as gemas que serão as futuras folhas, logo após coloque-a no sol intenso, sem sombrite ou nenhuma outra proteção, a árvore deve ficar o dia todo a pleno sol.
Quando os novos brotos estiverem com cerca de 3cm de tamanho, desfolhe novamente a planta, deixando somente as folhas menores que surgiram das gemas deixadas na primeira desfolha (se alguns brotos cresceram de mais retire-o também, deixe somente os menores (em folha e tamanho).
Continue regando abundantemente, e após alguns dias as novas folhas começarão a nascer, quando isto ocorrer elimine as folhas que havia deixado na segunda desfolha, assim termina o processo.
Nas brotações seguintes virão folhas de tamanho muito mais reduzido e na quarta, ou quinta brotação após a primeira desfolha, deve-se ir fazendo a manutenção normalmente do Bonsai ou Pré-Bonsai.

Observações: Durante esse processo não utilizei adubação, sob pena de prejudicar o processo, não aconselho a utilizar, mas nada impede de que novas descobertas sejam feitas. Novamente repetindo, deixe a planta em sol pleno, sem sombrite ou qualquer outra proteção. E só tire-a, depois de finalizado o processo e as folhas terem se desenvolvido por completo.

Illex Alves Ribeiro

Editado pela última vez por Illex em Ter Set 15, 2009 10:00 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2005 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Illex, excelente trabalho...
Acho que já vi uma foto da sua... é uma que deve ter uns 80cm??
Bem bonita pelo que me lembro...
Manda uma foto aí.

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2005 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Felipe,

Ainda nao possuo fotos dela, mais em breve estarei postando, Sheflera é uma planta que me atrai muito, logo postarei algumas fotos dela. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2005 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Illex,

Realmente uma boa matéria. Sou também apaixonado por estas plantas, irei tentar nas minhas.

Parabéns

[]s

Bergson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2005 11:10 pm    Assunto: Cheflera Responder com citação

Illex,

Possuo um mame de cheflera e pretendo colocar sua experiência pra funcionar com ela. Obrigado pela dica. Wink
Abraço!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2005 8:11 pm    Assunto: Re: Cheflera Responder com citação

Olá amigos,

Fico feliz de que tenham gostado. So me dao forças para continuar. Obrigado.

Abraços:

Illex
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2005 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Olá Illex

Será que posso usar essa técnica em jabuticabeira?

Att Claudio Faria

fariadjoy@ig.com.br
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2005 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Illex,

Legal a sua matéria....boas observações......Valeu !

Chará,

Adianto que esta técnica pode ser aplicada em jabuticabeira.
Veja também os tópicos antigos que falam sobre jabuticabeiras. Um deles é esse aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=2365#2365

Sei que tem outros, mas não os encontrei de imediato.

Um abraço,
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2005 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Illex !!!!!!!!

Infelizmente não posso dar "pitaco" nenhum. Conheço a planta, sei quem tem, mas EUZINHA NÃO TENHO NENHUMA. Mas isso não invalida dizer que gostei da matéria e quando tiver uma planta desta, farei a experiência.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 1:36 am    Assunto: Responder com citação

Abraços apra todos e obrigado por terem gostado e espero que mais e mais materias surjam aqui no forum para podermos trocar e trocar experiencias.

Abraços:

Illex
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 2:51 pm    Assunto: Ótima matéria! Responder com citação

Aew Illex, aew galera, tudo bem?

Mais uma matéria pro meu arquivo! Hehe. Gente... Pegando um gancho aqui na matéria do nosso colega Illex, pra que serve mesmo a desfolha de uma planta?

Agradeço desde já,
Rodrigo de Matos

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Rodrigo de Matos

MensagemEnviada: Dom Jun 05, 2005 2:55 pm    Assunto: Equívoco. Responder com citação

Ops... Acho que postei uma mensagem inoportuna pro forum. Neste forum de matérias não se pode fazer esse tipo de questionamento não, né? Então eu vou colocá-lo no forum PRINCIPIANTE. Quem puder me responder lá eu agradeço. Até mais gente!!!^^

Rodrigo de Matos

----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br

http://spaces.msn.com/members/diablerie/
Cnarita
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 01, 2006 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Illex,

Já faz quase um ano...

Cadê as fotos?

Essa scheflera que você falam é a arborícola ou a nove dedos?
Variegata ou Guarda-chuva? Mini? Gigante? Havaiana?

obrigado,

Cnarita
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 02, 2006 12:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá Narita,

Amigo nao seia asua variedade. Porem nao é Variegata. Voce pode ver a foto dela no seguinte site:

http://www.betoport.com.br/.jjalbum/index.html

É a quarta da esquerda para direita amigo. Desculpe a demora em responder. Meu PC estava no conserto. Esta foto foi tirada no meio do Ano passado, andei trabalhando ela mais, depois posto mais fotos. E cobrem realmente, pois esqu~ço Very Happy . T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 02, 2006 1:24 am    Assunto: Responder com citação

Ilex,

muito boa sua scheflera. Está com um nebari fantástico. Daria o neme de scheflera castelo, tal a imponência ela tem com a aparência de dois patamares. Parabéns.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: