Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 8:07 pm Assunto: Schefflera - Diminuição de Folhas... |
|
|
Schefflera
Diminuição de Folhas
Olá amigos do Fórum já tem algum tempo que fiz este experimento, é uma técnica bem simples e que acredito que todos aprenderão facilmente. Bem se trata de uma técnica que utilizei para diminuição das folhas de minhas Sheffleras, que também pode ser usada com outras espécies, com resultados bastante satisfatórios, testei em diferentes épocas do ano essa técnica, porém a árvore diminuiu mais consideravelmente as suas folhas da Primavera ao Verão. Bem aqui vai a matéria qualquer dúvida ou tratando-se de outro assunto me comuniquem. Agradeço desde já. Obrigado.
Abraços:
Illex
Schefflera
Diminuição de Folhas
Essa técnica pode ser realizada da metade da Primavera até o final do Verão. Desfolhe parcialmente a Shefflera (deixe algumas poucas folhas restantes da desfolha) tomando cuidado para que na hora não desfolhe juntamente as gemas que serão as futuras folhas, logo após coloque-a no sol intenso, sem sombrite ou nenhuma outra proteção, a árvore deve ficar o dia todo a pleno sol.
Quando os novos brotos estiverem com cerca de 3cm de tamanho, desfolhe novamente a planta, deixando somente as folhas menores que surgiram das gemas deixadas na primeira desfolha (se alguns brotos cresceram de mais retire-o também, deixe somente os menores (em folha e tamanho).
Continue regando abundantemente, e após alguns dias as novas folhas começarão a nascer, quando isto ocorrer elimine as folhas que havia deixado na segunda desfolha, assim termina o processo.
Nas brotações seguintes virão folhas de tamanho muito mais reduzido e na quarta, ou quinta brotação após a primeira desfolha, deve-se ir fazendo a manutenção normalmente do Bonsai ou Pré-Bonsai.
Observações: Durante esse processo não utilizei adubação, sob pena de prejudicar o processo, não aconselho a utilizar, mas nada impede de que novas descobertas sejam feitas. Novamente repetindo, deixe a planta em sol pleno, sem sombrite ou qualquer outra proteção. E só tire-a, depois de finalizado o processo e as folhas terem se desenvolvido por completo.
Illex Alves Ribeiro
Editado pela última vez por Illex em Ter Set 15, 2009 10:00 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 3:28 pm Assunto: |
|
|
Fala Illex, excelente trabalho...
Acho que já vi uma foto da sua... é uma que deve ter uns 80cm??
Bem bonita pelo que me lembro...
Manda uma foto aí.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 8:04 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Felipe,
Ainda nao possuo fotos dela, mais em breve estarei postando, Sheflera é uma planta que me atrai muito, logo postarei algumas fotos dela. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 8:17 pm Assunto: |
|
|
Caro Illex,
Realmente uma boa matéria. Sou também apaixonado por estas plantas, irei tentar nas minhas.
Parabéns
[]s
Bergson |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 11:10 pm Assunto: Cheflera |
|
|
Illex,
Possuo um mame de cheflera e pretendo colocar sua experiência pra funcionar com ela. Obrigado pela dica.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 01, 2005 8:11 pm Assunto: Re: Cheflera |
|
|
Olá amigos,
Fico feliz de que tenham gostado. So me dao forças para continuar. Obrigado.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 10:40 am Assunto: |
|
|
Olá Illex
Será que posso usar essa técnica em jabuticabeira?
Att Claudio Faria _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 12:23 pm Assunto: |
|
|
Illex,
Legal a sua matéria....boas observações......Valeu !
Chará,
Adianto que esta técnica pode ser aplicada em jabuticabeira.
Veja também os tópicos antigos que falam sobre jabuticabeiras. Um deles é esse aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=2365#2365
Sei que tem outros, mas não os encontrei de imediato.
Um abraço, |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 6:40 pm Assunto: |
|
|
Prezado Illex !!!!!!!!
Infelizmente não posso dar "pitaco" nenhum. Conheço a planta, sei quem tem, mas EUZINHA NÃO TENHO NENHUMA. Mas isso não invalida dizer que gostei da matéria e quando tiver uma planta desta, farei a experiência.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 1:36 am Assunto: |
|
|
Abraços apra todos e obrigado por terem gostado e espero que mais e mais materias surjam aqui no forum para podermos trocar e trocar experiencias.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Rodrigo de Matos

Registrado: 29/05/05 Mensagens: 38 Localização: Valparaíso - GO
|
Enviada: Dom Jun 05, 2005 2:51 pm Assunto: Ótima matéria! |
|
|
Aew Illex, aew galera, tudo bem?
Mais uma matéria pro meu arquivo! Hehe. Gente... Pegando um gancho aqui na matéria do nosso colega Illex, pra que serve mesmo a desfolha de uma planta?
Agradeço desde já,
Rodrigo de Matos _________________ "Coisas pequenas afetam mentes pequenas"
----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br
http://spaces.msn.com/members/diablerie/ |
|
|
 |
Rodrigo de Matos

Registrado: 29/05/05 Mensagens: 38 Localização: Valparaíso - GO
|
Enviada: Dom Jun 05, 2005 2:55 pm Assunto: Equívoco. |
|
|
Ops... Acho que postei uma mensagem inoportuna pro forum. Neste forum de matérias não se pode fazer esse tipo de questionamento não, né? Então eu vou colocá-lo no forum PRINCIPIANTE. Quem puder me responder lá eu agradeço. Até mais gente!!!^^
Rodrigo de Matos _________________ "Coisas pequenas afetam mentes pequenas"
----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br
http://spaces.msn.com/members/diablerie/ |
|
|
 |
Cnarita 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 01, 2006 7:22 pm Assunto: |
|
|
Illex,
Já faz quase um ano...
Cadê as fotos?
Essa scheflera que você falam é a arborícola ou a nove dedos?
Variegata ou Guarda-chuva? Mini? Gigante? Havaiana?
obrigado,
Cnarita |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 02, 2006 12:57 am Assunto: |
|
|
Olá Narita,
Amigo nao seia asua variedade. Porem nao é Variegata. Voce pode ver a foto dela no seguinte site:
http://www.betoport.com.br/.jjalbum/index.html
É a quarta da esquerda para direita amigo. Desculpe a demora em responder. Meu PC estava no conserto. Esta foto foi tirada no meio do Ano passado, andei trabalhando ela mais, depois posto mais fotos. E cobrem realmente, pois esqu~ço . T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Abr 02, 2006 1:24 am Assunto: |
|
|
Ilex,
muito boa sua scheflera. Está com um nebari fantástico. Daria o neme de scheflera castelo, tal a imponência ela tem com a aparência de dois patamares. Parabéns.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|