|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Fev 12, 2010 11:28 pm Assunto: Reprodução de Laranja Kinzu |
|
|
Caros amigos,
Estou atualmente com uma laranja kinzu carregada de frutos e gostaria de saber qual sua forma de reprodução, seria por sementes ? Alguém aqui já conseguiu sua reprodução ? Qual método usou?
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 3:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, meu chapa, reproduzir kinzu por semente ou estaquia é facil demais. Escolha um vaso grande, encha de areia de rio, grossa, sem peneirar, semeie enterrando as sementes quase que na superficie do solo. Em pouco elas germinam. Quando observar que todas germinaram, cubra a boca do vaso com uma tela metálica, prendendo bem na borda.
Com a tela, vc ganha tempo na formação estrutural dos troncos, vez que as plantas irão forçar contra a tela, buscando luz e calor solar. Com esse recurso, os troncos irão ser forçados varias vezes para baixo, adquirindo movimentos sinuosos a cada tentativa.
Quando as mudas tiverem começado a apresentar caules marrons, é hora de retirar e plantar individualmente. Nessa oportunidade, observe que as mudinhas terão raízes capilares e uma raiz pivotante. Corte a pivotante fora, mantendo apenas as mais fininhas. Com isso, vc agiliza a formação do nebari.
As estacas podem ser formadas a partir de qualquer galhinho cortado de uma planta mais velha. A melhor época para a estaquia e semeadura é na primavera, mas nada obsta que vc faça agora, no verão, desde que mantenha tudo em local sombreado, com rega esparsa, isto é, sem encharcamento. Lembre-se que a areia retem muita umidade, ainda que a superficie apresente-se seca.
Mestre Hidaka usa areia para semear kinzu. Boa sorte com seu plantio.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 6:36 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nicky,
Só mais uma pergunta, desculpe a ignorância rsrs, mas no caso da semeadura eu planto o fruto(laranjinha) inteiro ou devo romper a casca e espalhar seu conteúdo ?
Abraços e obrigado pelas dicas. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 8:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, retire a casca, deixe as sementes secarem por um dia, em seguida plante como indiquei. Se em tua cidade tiver alguma casa agropecuária que venda um substrato ideal para hortaliças (aqui em
Brasilia conhecemos um produto vendido com a marca PLANTAX), vc poderá adicionar esse substrato 50% com 50% de areia grossa lavada, o que irá garantir melhor a germinação.
No site do Atelier do Bonsai, o bonsaista Geraldo Inocêncio dá uma aula sobre enxertia, em que trata, não sei se no mesmo tópico, sobre enxerto de kinzu em cavalo de limão bravo. Com esse tipo de enxerto, é possível obter troncos mais grossos (do limão, é claro), e com eles um resultado melhor, pois deixam de produzir limão e passam a produzir kinzu. Ele mostrou certa vez um trabalho feito dessa maneira, e acredite: o tronquinho de limão estava super carregado de laranjinha kinzu. Show de bola.
Eu e minha turma fizemos algo parecido, mas usei um tronco mais grosso que o Geraldo, resultando numa planta maior. Isso foi há dois anos, e só agora, neste inicio de ano, é que começou a produzir kinzu.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:13 pm Assunto: |
|
|
Maravilha Nicky, assim que os frutos amadurecerem irei fazer como me orientou e também vou dar uma olhadinha no tópico do Geraldo.
Abraços e obrigado. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Fev 15, 2010 2:59 pm Assunto: |
|
|
Olha só que beleza .. Gostei da dica sobre a tela metalica .. entendi perfeitamente .. Facil e produzirá troncos tortuosos e baixos .. muito boa a dica Nick ...  |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Fev 15, 2010 5:27 pm Assunto: |
|
|
Nicky, consegui germinar umas seis sementes de Kinzu só que não sabia do macete de cortar a raiz pivotante, mas tenho interesse em saber o substrato mais indicado para a espécie,mesmo em se tratando do usado ai em Brasilia. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 15, 2010 6:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ivanil, o substrato é o que eu informei acima: areia grossa de rio, sem peneirar. Se quiser, pode enriquecer mais acrescentando substrato próprio para germinação de sementes, utilizado por horticultores (plantadores de alface, bem entendido). No transplante, reenvase, formação de mudas por estaquia, enxertia ou alporquia, bem como germinação de sementes, eu uso um composto vendido no mercado pelo nome comercial de BIOPLANT.
Na composição básica, destinada segundo o site do fabricante, para cultivo de nativas e exóticas, consta casca de pinus, fibra de coco, agentes agregantes, vermiculita e complementos minerais (NPK+MICRO). Para maiores informações, dê uma clicada no link:
http://www.bioplant.com.br/
Como o saco de 25kg custo um tantiko, eu costumo então dosar parcelas desse insumo com areia lavada (50%), ou, no caso de reenvase e transplante, 25% juntamente com casca de pinus, pedrisco, caqueira e terra granulada (cupinzeiro queimado). Outros, podem preferir a formação de sementes a partir apenas do substrato, fica a critério de cada um.
Tem um dito popular que reza: Gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu.
Daí, há muitos outros produtos na praça, que oferecem as mesmas coisas por preços os mais variados. Fica a critéiro, então, de cada um, escolher o que melhor apraz a ele e ao próprio bolso. Para não dizerem que estou fazendo propaganda de algum produtor, eis outros produtos encontráveis no mercado:
http://www.viveirobelohorizonte.pt/pag_terras.htm
http://www.plantaven.net/index.php?menu=substratos
http://terral.agr.br/produtos/exibir/1
http://www.portaldojardim.com/pdj/2009/04/14/novidade-siro-royal-agora-com-a-gama-completa
Bem, caros colegas, espero ter sanado todas as duvidas sobre como fazer germinar sementes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Fev 15, 2010 7:10 pm Assunto: |
|
|
Caro nickyfury,
como sempre uma verdadeira aula e várias dicas de como germinar sementes de Laranjinha Kinzu bem como substrato usado pelo colega na condução da espécie.
Foram dados suficientes para não restar dúvidas ao que se perguntou.
Tudo foi armazenado para futuras consultas.
Estarei aplicando sua técnica na germinação de sementes de alguns frutos existenes numa plantinha e reevase no momento oportuno de algumas mudas mencionadas anteriormente.
Grato. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|