Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lbarboza

|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 6:44 pm Assunto: Opinião - Ficus Variegata |
|
|
Prezados Amigos, boa noite !
Sou novo aqui no fórum e ganhei este exemplar recentemente, por isso gostaria da opinião de vocês sobre ele. Inclusive, gostaria também de confirmar a espécie que me informaram (Ficus Variegata)
Abraços !!
Vista Frontal
Caule/Substrato
Vista Superior
Vista Esquerda
Vista Posterior
Vista Direita _________________ Leonardo Barboza
leonardobarboza@hotlink.com.br
lbarboza2002@hotmail.com |
|
|
 |
Rafael Gomes

Registrado: 23/02/08 Mensagens: 19 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 7:11 pm Assunto: |
|
|
Olá, Ibarboza!
Sou iniciante nesta arte e o pouco que sei, aprendi lendo algumas matérias e respostas postadas aqui no fórum.
Bom, se não me engano, seu exemplar é realmente um Fícus variegata e aparenta estar com uma boa saúde.
Pelo o que já andei lendo, parece que não é comum cultivar Bonsai com troncos cruzados. Se você tiver interesse em "eliminá-los", tenho certeza que o foristas experientes irão te ajudar.
Acho que se você reduzisse um pouco a massa foliar, teria uma vista mais "limpa" da estrutura dos galhos e te ajudaria a pensar no estilo a adotar.
Como disse, sou iniciante e todas essas minhas opiniões são "achismos" ... Vamos esperar as opiniões e dicas dos nossos colegas mais experientes.
Parabéns pelo exemplar e boa sorte!
Forte Abraço! _________________ Rafael Gomes de Lima
"Tu és, time de tradição/
raça, amor e paixão/
Oh meu mengo!" |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 8:15 pm Assunto: |
|
|
lbarboza
É um F. Variegata sim, na verdade são 3 ficus trançados , muito comum em floriculturas , separa-los é quase impossivel , eu te aconselho a colocar em um vaso maior e esperar que esses troncos se fundam , para simular um tronco só. Não poda ele , deixa ele crescer livremente para acelerar este processo.
Abraços
PS: Agora as fotos ficaram show _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Rapha
|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 11:37 pm Assunto: |
|
|
aqui vai uma ajuda a tirar as tranças
Carlos Barrêto escreveu: | Olá Renan,
Tirei fotos de um Fícus Variegata só para você visualizar a questão da garrafa Pet.
A areia aqui utilizada não é a ideal (muito fina)...o ideal é a areia mais grossa, ok?
Usei metade da garrafa porque a planta é bem menor, acho que na sua deverá usar inteira.
Abraços, |
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Abr 06, 2008 11:43 pm Assunto: |
|
|
lbarboza,
acho que as folhas dessa variedade tem uma coloração bonita mas realmente esse trançado no tronco não fica legal num bonsai e não se vê exemplares assim, mas é uma questão de gosto...
Se tiver espaço acho que você até poderia plantá-lo no chão para acelerar o crescimento e a fusão dos trançados...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 07, 2008 12:09 am Assunto: |
|
|
lbarboza, realmente não é comum bonsai com o tronco trançado. Eu tambem tenho um e fiz o que o Rapha lhe recomendou, ainda estou esperando o resultado mas certamente as raizes que crescerão o deixaram com uma aparencia mais natural e será mais rapida a correção do tronco. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 1:13 pm Assunto: |
|
|
A técnica que o Carlos disse funciona mesmo. Em pouco tempo dá para ver o resultado. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 1:18 pm Assunto: |
|
|
coloque em uma bacia maior e deixa ela crescer livremente e chega bastante adubo nela e logo tera uma boa resposta e esses troncos ja fechados . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 1:48 pm Assunto: |
|
|
Para facilitar o crescimento de raízes dentro do vaso em torno do tronco:
Pode também, fornecer adubação neste vaso ao invés do vaso maior. Com o tempo a planta fará crescer raízes neste setor, devido a busca natural por nutrientes.
Tenho procedido desta forma e estou tendo bom resultado até agora, apesar de não serem conclusivos.
Apenas tome cuidado com a rega neste pequeno vaso para não criar excesso de umidade e apodrecer o tronco.
Abraços e boa sorte.
Franz |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Abr 11, 2008 10:51 pm Assunto: |
|
|
Eu já separei um ficus desse. Eram três também, e o resultado foi muito bom, muito bom mesmo. Ficou interessante porque, como cada tronco fica meio torto, eles individualmente ficaram com um movimento bem interessante. |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Abr 11, 2008 10:59 pm Assunto: |
|
|
Paulo.
Quando eles ainda não se fundiram, dá para separar...
Mas quando já estão um tanto desenvolvidos, fica difícil.
O melhor é tentar eliminar as cicatrizes da fusão o máximo possível.
Abraços.
Franz |
|
|
 |
|