FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A PITANGA, PARA INICIANTES
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Tanovi



Registrado: 20/07/08
Mensagens: 29
Localização: Vale do Aço

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 7:45 pm    Assunto: ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A PITANGA, PARA INICIANTES Responder com citação

Algumas observações sobre pitanga:

Essa espécie, por ser higrófila e heliófila é bastante resistente, todavia, precisa ser cuidada com bastante atenção para evitar problemas decorrentes à quantidade de irrigação, pois já estamos quase entrando na primavera, que mais possui sensação climática de verão, sobretudo pelo tempo abafado e a longa estiagem.
Tenho estudado essa espécie intensamente há mais ou menos 2 anos e tenho verificado que quase todas as adversidades que eu encontrei resultam no fator REGA. Os problemas mais comuns observados são:

Manchas nas folhas – podem ser causadas por muita rega, ou seja, a rega que extrapola ao tipo de solo utilizado atraindo a atenção de fungos patogenos que atacam não só as folhas, mas também as raízes, afetando a floração e a frutificação (pode até frutificar, porém os mesmos se tornarão frutos mirrados); 2) outro fator é a qualidade do solo, discuto isso me referindo à fertilidade do solo em razão da existência de micro e macro nutrientes, porque quanto mais “faminta” se encontrar, pela falta de nutrientes, é claro, mais propensa estará à doenças.
OBS: Uma receita eficaz no combate de fungos é a que já se faz presente no nosso fórum, a base de pimenta e alho. Evite utilizar produtos químicos sem antes aplicá-lo, na grande maioria das vezes essa receita ajudará.

Cuidado para que os brotos não se queimem nem murchem durante a exposição ao sol – se murcharem as folhas de uma pitanga sadia haverá uma grande possibilidade de o problema ser ataque de fungos nas raízes, verifique isso, e se for preciso mude de solo novamente. Replante-a em terreno 100% inorgânico, ou seja, só de pedriscos e akadama ou outro solo similar.
Se queimar certamente o solo é ineficaz ao clima onde a planta está exposta, climas quentes ou frios.
Climas mais quentes - precisa de solo que retenha umidade suficiente para que a planta resista a ação do vento e do sol o dia inteiro sem ser afetada. “Solo drenado... com ótima umidade” não se preocupem, pois ela ama água.
Climas mais frios - menos úmido para conseguir controle das regas.
Quando observamos um arbusto de pitanga bem formado na natureza, mais precisamente no LITORAL onde o terreno é bem arenoso e não oferece estabilidade, ao realizarmos um yamadori, podemos verificar que a raiz é pivotante, ou seja, vai muito fundo, por causa da finalidade de fixação e enquanto se desenvolve vai criando raízes secundárias em torno de sua estrutura, essas secundárias criam terciárias e etc. até a criação das raízes capilares (de alimentação).
A areia, embora não ofereça resistência a estabilidade das raízes da planta, motivo pelo qual se aprofunda tanto, oferece UMIDADE na proporção do aprofundamento das raízes. Embora sofra pela ação das intempéries, principalmente vento, se mantém sadia, pois no fundo há umidade, há água.
A estiagem nesse terreno de restinga é menor que no sertão de Minas, por exemplo, e mesmo assim em terrenos mais úmidos a pitanga se mostra valente.

P.S. Essas considerações os meus amigos já conhecem, é mais voltada para os iniciantes na arte, principalmente com essa espécie.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

Tanovi
São muito importantes observações e experiências vividas com uma espécie específica.
Obrigado por compartilhar a fim de que não se tenha que incorrer nos mesmos erros para aprender o que já foi testado.

abraços
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tanovi



Registrado: 20/07/08
Mensagens: 29
Localização: Vale do Aço

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Elio, obrigado pela resposta dias atrás sobre a CEREJEIRA DO RIO GRANDE, lembras?

Pois bem, se possível for, quando já estiver produzindo frutas, entrarei em contato outra vez contigo, para ver se há possibilidade de receber algumas sementes. me lembro que o senhor disse que há um pé da espécie com mais ou menos 100 anos de idade! Na casa de sua sogra.

Lhe dou uma dica, haja vista sermos muito interessados por planatas frutíferas, sobretudo, pela espécie Myrtaceae:

http://www.biologico.sp.gov.br/docs/arq/V67_1/ocor_moscas.html

ertamente será pra ti como foi pra mim de grande valia, pois é eficaz em plantas frutíferas em garal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Tanovi,

muito importante tuas dicas no cultivo da pitangueira como bonsai.
Tenho algumas pequenas mudas retiradas de meu quintal cujas sementes foram trazidas pelos pássaros e com teu post irá me ajudar nos cuidados das mesmas.

Um abraço - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marrom



Registrado: 20/04/09
Mensagens: 24
Localização: Ipatinga-MG

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 10:11 am    Assunto: Indução de novos galhos Responder com citação

Notei que as minhas mudinhas estavam demorando muito para brotarem o primeiro galho (ficando pescoçudas)... Usei a técnica da torção do galho pra baixo que o rato sugeriu para Flam´s e é incrível como a pitangueira aceita. Mesmo nas mudinhas de 15cm. É entortar que brota. Certero...

Espero que sirva pra alguém.. XD
Abraços a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tanovi



Registrado: 20/07/08
Mensagens: 29
Localização: Vale do Aço

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 11:48 am    Assunto: NOVOS BROTOS Responder com citação

ISSO MESMO, BASTA APLICAR A ARAMAÇÃO DESDE QUE A PLANTA (PITANGAS) ESTEJA BEM ADUBADA OU EM VASO GRANDE QUE AJUDA AUMENTAR O ENGROSSAMENTO DE TRONCO E GALHOS.

CONSEQUENTEMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DE TODA A ESTUTURA DA PLANTA, JÁ QUE NÃO HÁ LIMITES PARA AS RAÍZES, HÁ TAMBÉM CONSIDERÁVEL AUMENTO DE SEIVA E NOS LOCAIS ONDE HÁ UMA MAIOR TRAÇÃO (PRESSÃO X ÁREA TRACIONADA) A PLANTA BUSCA SE REGENERAR E COM ISSO PASSA A SURGIR NOVOS BROTOS.

TAMBÉM É MUITO COMUM EM ACEROLAS.

LEMBRE-SE MELHOR ÉPOCA É NA PRIMAVERA.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marrom



Registrado: 20/04/09
Mensagens: 24
Localização: Ipatinga-MG

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, vc é de onde aqui no Vale? Não é todo dia que tenho a oportunidade de conhecer bonsaistas por aqui.. heheh XD
_________________
.
*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` ** Abraços marronzados!! **
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tanovi



Registrado: 20/07/08
Mensagens: 29
Localização: Vale do Aço

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 5:41 pm    Assunto: MARROM Responder com citação

OLÁ MARROM!

CARA, EU MOREI EM BELO ORIENTE, MUNICÍPIO COLADO A IPATINGA.
ESTIVE MUITO TEMPO FORA DO FORUM POIS MEU CP FOI ROUBADO; DEPOIS DISSO FUI EMBORA E ATUALMENTE ESTOU MORANDO NO ES.
AINDA TEM OUTRAS PESSOAS AQUI DO FORUM QUE PRECISO REVER, PRINCIPALMENTE O ELIO SECHI, PELAS SEMENTES ENVIADAS.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil