FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pasta cicatrizante
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio Richter Filho



Registrado: 14/12/08
Idade: 27
Mensagens: 45
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 12:09 pm    Assunto: pasta cicatrizante Responder com citação

pasta de dente

pode ser usada como pasta cicatrizante?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 12:19 pm    Assunto: Re: pasta cicatrizante Responder com citação

olá dinho

Não aconselho a pasta de dente, por alguns fatores, mas indico com muita certeza a massa de modelar, aprendi com um amigo muito conceituado em bonsai, e realmente é formidavel em vários aspectos.
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Mendonca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/06/09
Idade: 41
Mensagens: 113
Localização: Timoteo-MG

MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 1:11 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, fiquei interessado sobre essa massa de modelar, vc teria marca? Onde encontra dessa massa, abraco!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rakki
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/04/09
Idade: 38
Mensagens: 157
Localização: São José dos Pinhais-PR

MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

eu só uso pasta de dente acho muito bom, o problema que sai facil com agua(regas)

Massa de modelar essa não sabia, que bom um conhecimento novo.
_________________


É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Mendonca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/06/09
Idade: 41
Mensagens: 113
Localização: Timoteo-MG

MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Rakki, eu uso vela, tb eh bom. Mas gostei de saber que tem massa, vamos ver se teremos resposta do post, abraco!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/09/08
Idade: 40
Mensagens: 315
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo, eu já li muitos comentários sobre o uso da massa de modelar como pasta cicatrizante. Mas agora analisando melhor me bateu uma dúvida:
A massa de modelar previme muito bem a entrada de água, mas e a questão bactericida e fungicida?
Ultimamente eu estou usando uma mistura de vaselina sólida, graxa de sapato e própolis gotas (vendido em farmácias de manipulação), os resultados são bons, pois não deixa entrar água e o própolis tem a característica de ser bactericida e fungicida. Por favor me corrija se eu estiver me equivocando em algo.
E se misturarmos um pouco de própolis na massa de modelar? Será que fica bom?
Att,
Salo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Claudio Richter Filho



Registrado: 14/12/08
Idade: 27
Mensagens: 45
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Qua Jul 29, 2009 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

olha só essa receita o que acham?

1/3 de argila
1/3 de pasta de dente
1/3 de graxa de sapato preta
A argila tem a função de selante para tamponar a área cortada. Também dá consistência e cor a ajuda a secar rápido. A pasta de dente tem função de ser bactericida devido ao cloro, precisa ser uma pasta com fluor (acho que hoje todas são). A graxa de sapato é impermeabilizante e dá consitência moldável e cor.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 12:16 am    Assunto: Responder com citação

olá pessoal, quanto a marca da massa de modelar, não importa, qualquer marca, em qualquer livraria é encontrada.
quanto a ação fungicida, se for aplicado logo apos o corte, vai isolar a ferida com uma vantagem fica sempre umido, pode expor ao sol, a massa sempre fica umida e a ferida se fecha muito rapido, se preferir aplicar um fungicida antes da massa, pode aplicar, um sulfato de enxofre diluido em agua,
quanto as várias formulas que nos temos, a graxa de sapato preta é pra dar a cor,... a massa de modelar vc encontra em todas as cores a um preço minimo, os outros ingredientes cada um tem uma função mas creio que se alcance o objetivo com menos
Salo, quanto ao acrescimo de outras substancias na massa, acho que seria bom fazer um teste para ver se não descaracteriza as propriedades da massa, se der certo é uma boa, é facil a aplicação do fungicida sobre a ferida e logo apos aplicar a massa sem descaracteriza-la.
mas vale a pena testar... quanto a pasta de dente, usei muito, mas li a respeito e não gostei de alguns efeitos colaterais a médio praso.. prefiro não arriscar..
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
muito já se discutiu neste e em outros fóruns a respeito de pastas alternativas. Eu também experimentei várias fórmulas e vai aí algumas observações:

1 - Eu tentei uma fómula com vaselina sólida + própolis + sulfato de cobre. O problema é que a vaselina penetra muito na madeira criando uma grande região atingida. Não sei se isso seria prejudicial para o metabolismo da planta.

2 - Tentei massa de modelar + própolis, fazendo um "curativo" com própolis e depois de seco aplicando a massa de modelar. A massa funciona bem, mas não são todas as marcas e nem mesmo para uma única marca. A ACRILEX, por exemplo tem um tipo que parece ser uma areia muito fina (algumas massas são à base de amido ou cera) . Essa da Acrilex em particular é ruim de aplicar porque esfarela e resseca muito rápido abrindo espaço para infiltrações da água da rega e chuva... A que estou usando atualmente se não me engano é da marca MARIPEL. Funciona legal, é "cremosa" e dá bom tamponamento, inclusive dando trabalho grudando nos dedos...

3 - Depois de muitas experiências cheguei a seguinte conclusão: Nada substitui uma pasta cicatrizante de boa procedência e qualidade; IMPERMEABILIZAÇÃO + AÇÃO FUNGICIDA + AÇÃO BACTERICIDA. O problema é que é relativamente cara. Eu agora faço o seguinte: Plantas importantes e adiantadas, pasta cicatrizante. Mudas e plantas para experiências, massa de modelar... Laughing Laughing Laughing

Abraços.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
luisgarske
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/09/08
Mensagens: 165
Localização: Santa Cruz do Sul - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

E massa de calafetar? Ja ouviram falar algo?

Abraço,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Existem certas questões que vira e mexe estão de volta. Mas isso é bom, pois sempre podemos ouvir opiniões diferentes. Sendo assim vou dar a minha.

1) Fórmula mirabulantes - cuidado, o molho pode sair mais caro que o peixe. Muitas vezes o que se gasta para fazer uma pasta caseira acaba por ficar do mesmo tamanho que comprar.

2) Pasta de dente - melhor abolir, tem mais contras que prós (acho dispensa entrar no mérito da questão)

3) Massa de modelar - Na falta de uma pasta apropriada é a melhor e mais barata solução.

4) Vaselina com sulfato de cobre - Relativamente boa, porém algumas plantas como as rosáceas, azaléias, prunus correm o risco de serem intoxicadas pelo cobre, o que pode até causar a morte (experiência própria, perdi um prununs mume desta maneira)

5) Pasta importada - muito boa, para parte aérea, não é boa para poda de raízes, ela sai muito facilmente em superfícies úmidas, vista que é feita com algum látex que possivelmente seja solúvel em água. Também não adere bem em plantas que soltam látex , como o ficus por exemplo. Porém de qualidade induscutível para a maioria das plantas. E ao contrário do que se fala não é tão cara assim, se você levar em consideração que hoje pode ser comprada por R$ 40,00, e que dura muuuuiito, o custo benefício compensa.

6) Pasta Nacional, da Biofert - Para mim, uma das melhores, devido à sua consistência menos pastosa faz uma vedação perfeita, adere muito bem em poda de raízes, isto é possível comprovar no transplante seguinte, a pasta continua intacta. Boa tambem para a parte aérea, faz uma vedação tão boa quanto a importada. Particularmente tenho usado a importada para parte aérea e a nacional para raízes. Posso assegurar que o investimento compensa.
Dizem que a pasta nacional é melequenta e difícil de sair da mão, isto não se aplica, ela é solúvel em alcool, se passar um pouco de alcool nos dedos limpa facilmente.

Bom esta é a minha experiência.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 3:47 pm    Assunto: Re: pasta cicatrizante Responder com citação

Oi pessoal...

Vou fazer algumas colocações apenas para reflexão dos colegas, quanto ao cultivo de bonsai.... Rolling Eyes
Absolutamente não colocarei afirmações sobre "certo" ou "errado". Mais que isso, talvez seja uma reflexão sobre o conceito de "qualidade".... o que é qualidade, e o que não é..... o que tem qualidade, e o que nao tem.... Rolling Eyes Rolling Eyes

Acho natural que alguém, se iniciando na arte bonsai e, antes mesmo ter certeza se será uma paixão passageira ou duradoura, improvise o máximo que puder para o cultivo de sua planta e assim, reduza suas despesas... Rolling Eyes
Isso vale para plantas, ferramentas, vasos, arames, fertilizantes, substratos e...claro.. pasta selante... Rolling Eyes

Após algum tempo trabalhando e percebendo o prazer mantido, é quase certo que o praticante perceba claramente a necessidade de se comprar, ao menos, um bom alicate de poda... Rolling Eyes
Feita essa compra, vai ser impossivel nao se notar a diferença gritante entre o improvisado e o específico!!! Wink .. a qualidade do trabalho, da limpeza do corte, da estética da poda, etc...

O mesmo raciocínio se aplica para, sucessivamente, um melhor arame, um substrato mais adequado... uma pasta selante !!!!.... Wink

Quanto custa um alicate adequado?... talvez algo entre R$150,00 ou R$ 200,00..??.. Pode ser caro, mas a melhor resposta é a qualidade sentida pelo bonsaísta!!!... é outro mundo!!!!... Shocked Wink

Uma boa pasta selante japonesa custa em torno de R$ 60,00 e, assim como o bom alicate, não se compara à improvisações... As cicatrizações efetivamente acontecem de forma diferente em todos os aspectos... velocidade, qualidade, proteção, limpeza, estética, etc... Wink

Voltando as improvisações sobre pasta selante, nao foram colocadas aqui alternativas como ... cola branca, tipo Tenaz, silicone, tinta PVA, etc... que, por mais que eu não recomende, sei que já foram testadas.... Rolling Eyes

Substancias gordurosas, oleosas, como graxa de sapato, massa de modelar, acabam por deixar a planta muito impregnada com a oleosidade que vai se desprendendo...
Massas de modelar em geral (desconheço excessões), além de gordurosas, não apresentam boa aderência e, pior que isso... normalmente dão a impressão de estarem impermeablizando o local quando, de fato, estão apenas apoiadas e retendo uma grande umidade entre a massa e a madeira morta, aí sim, contribuindo em muito para apodrecimento ou surgimento de fungos e bactérias nocivas no local podade... Sad ...

Voltando a pasta selante, para os iniciantes com uma pequena quantidade de plantas, o rendimento de um tubo de pasta é imenso... durando anos e anos... Wink
Para aquele, não tão iniciante... com uma grande quantidade de plantas... provavelmente já usa pasta selante e, ainda assim, percebe o quanto elas duram... Wink

Por fim, exceto plantas de madeira muito fragil como ficus, primavera, para as quais é bastante recomendável selar os locais podando, protegendo bem a madeira exposta... as demais, desconheço plantas que possa ter certeza que tenham morrido por uma contaminação no local podado...

Para estas mais resistentes, talvez eu prefira não usar nada para selar, a improvisar fórmulas como as citadas...

Mas voltando à "qualidade", meu depoimento é que, a longo prazo, sem a menor dúvida, um pequeno gasto em qualidade, trará um retorno de valor inestimável...
Desta forma, eu mudaria o "gasto em qualidade" por "invetimento em qualidade", pois o retorno é garantido!!!... Wink
E digo isto por uma razao simples.... gosto muito de bonsai... e sei que eles nos são absolutamente fiéis e nos respondem na mesma moeda...
Se damos a eles recursos de boa qualidade, eles nos respondem bom alto retorno... Wink
Mas o contrário, também é verdadeiro!... Sad

Espero não ter sido um desestímulo à criativadade, mas sim, apenas pretendi enxergar o mesmo problema por um outro ângulo!... Wink

Um abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
neyleite



Registrado: 25/08/08
Idade: 46
Mensagens: 22
Localização: Itapira

MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho visto algumas discussões a esse respeito e ainda não tenho uma opinião formada. Ja vi um post de reclamando de coloração deixada por algumas pastas, e outros de que fica muito melado. Sempre tive a impressão que elas deveriam secar com o tempo e formar uma capa de proteção sobre o ferimento. Nas fotos do Charles dá pra ver que ele usa uma pasta incolor, que dá um aspecto melhor e talvez seja possivel acompanhar a cicatrização (?). Ja vi tambem um tom laranja escuro, que essa parece ser a preferida de alguns bonsaistas brasileiros. Tem outras que parecem massa de modelar (cinza escuro). Acho que só a experiencia pode nos dizer qual caminho seguir.
Grande abraco Ney
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/09/07
Idade: 51
Mensagens: 190
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Ago 07, 2009 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ja coloquei massa corrida acrilica (de parede) e serviu muito bem. Ultimamente andei podando alguns galhos de diversas especies sem colocar nada para ver a reacao e ate agora nao deu nenhuma praga, estou observando as diferencas... acho que se de repente deixar algumas podas sem protecao talvez chegue a uma aparencia mais natural do efeito desse tipo de interferencia na natureza. No maximo o que pode acontecer (se nao morrer antes, rs) eh fazer um belo shari ou similar.
_________________
Helio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Paulo Henrique Machado Go



Registrado: 03/06/09
Idade: 46
Mensagens: 6
Localização: Caraguatatuba-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 18, 2009 3:45 pm    Assunto: Re: pasta cicatrizante Responder com citação

Existe uma mistura que e pasta de dente + pasta de sapato preta + cera de mel de abelha muito boa ajuda o bonsai a cicatrizar o corte. Não sai com água e os ingredientes não são tóxicos.
Aplico essa mistura nos meus Bonsais.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil