FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SEMENTE DE ACER
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/08/09
Idade: 49
Mensagens: 138
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 12:00 pm    Assunto: SEMENTE DE ACER Responder com citação

OLÁ AMIGOS,

ADQUIRI DA NET SEMENTES DE Acer palmatum, NUM PEQUENO MANUAL QUE OQ VENDEDOR ME MANDOU DIZ Q PARA QUEBRA A DORMÊNCIA É NECESSÁRIO DEIXAR EM ALGUA COM TEMPERATURA APROX. DE 39º E DEPOIS DEIXAR NA GELADEIRA POR 2 A 3MESES. ALGUEM AQUI JÁ FEZ ALGO PARECIDO, OU CONHECE BEM ESSE PROCEDIMENTO?
QUEM PUDER ME AJUDAR FICO GRATO


AT: JUNIOR
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/09/08
Idade: 40
Mensagens: 315
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Junior.
Uma vez eu fiz esse processo, chamado de estratificação, com sementes de acer palmatum, contudo com algumas diferenças. Eu não coloquei em água a 39ºC, somente coloquei em um recipiente fechado com um pouco de areia pura e deixei na geladeira por 7 meses.
As sementes germinaram e começaram a nascer mas depois morreram todas, acredito que foi pelo fato de terem nascido em uma época muito quente, não sei ao certo se foi isso.

Att,
Salo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/08/09
Idade: 49
Mensagens: 138
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Salo,

Obrigado pela resposta....
Creio q colocar em agua a 39º ajude a despertar algo assim, depois só precisa deixar na geladeira por 2 ou 3 meses, gostaria q alguem q já fez esse processo me informasse detalhes, seu caso amigo Salo, ficou meio demorado e ainda morreram as plantas, é exatamente por esse medo q não posso correr o mesmo risco
Abraço Junior
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LuisZuccarino



Registrado: 17/08/09
Idade: 48
Mensagens: 45
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

TOCZEK,

Também comprei sementes, mas li o manual e logo coloquei na geladeira, não me lembro de ter esse negócio de 39º, só colocar num recipiente com agua aguardar por 48horas no máximo ou até que todas as sementes afundem e levar a geladeira...

Na verdade o que dá certo para uns pode não dar certo para mim ou para você, mas como no meu caso depois que você já comprou as sementes não terá como devolve-las, por isso plante logo e vamos nos falando da evolução, pode ser que ela venha a nascer antes da minha.

Eu plantei no final do inverno, ou melhor, foi para a geladeira no dia 12/07, ainda não brotou, mas estão lá, no manual dizia que demorava aproximadamente 6 meses e que tinha que mante-las a 4 ou 5 graus, peguei um termometro de aquario, verifiquei o melhor lugar na minha geladeira, dividi as sementes, metade com terra e areia umidecidas e a outra metade apenas com um papel toalha. E estão lá.... To quase pegando uma parte e tirando da geladeira e plantar direto na terra, porque será que no Japão o inverno dura 6 meses ? Outono chuva (ou seja deixamos ela na agua por 48 horas), 3 meses de Inverno e na Primavera ela deve brotar, deve ser assim, por isso to quase tirando metade delas e plantando, se fizer isso te aviso.

Se você não tentar não vai saber se dará certo.

Um abraço e boa sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rudi_paulo



Registrado: 09/03/09
Idade: 39
Mensagens: 32
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Out 07, 2009 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos!

Só para deixar registrada a minha experiência, também comprei sementes de Acer Palmatum e Acer Trident, coloquei em um recipiente fechado só com vermiculita, estão na geladeira desde o mês de Maio e até agora ainda não germinaram, já fazem 5 meses que estão lá, vou continuar aguardando, acho que uma hora elas vão ter que germinar né ... Very Happy

Abraço!
Rudi Paulo.
_________________
"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não caem, e TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/08/09
Idade: 49
Mensagens: 138
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Qua Out 07, 2009 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Obrigado por compartilharem suas experiencias comigo, sei q seria mais pratico comprar uma muda, mas Acer eu quero fazer a partir da semente mesmo, oq descrevi acima foi o manual q o vendedor me passou, deixar em agua a 39º por 2 dias para aquecer as sementes mesmo, e depois disso 2 meses de geladeira, acho q esse choque de quente e frio q faz a semente despertar, minha dúvida mesmo era em relação as sementes na geladeira, se colocaria só as sementes ou se precisaria de algum substrato, acabei colocando com terra e humus de minhoca, embalei pra não passar bacterias para os alimentos e coloquei bem em baixo no recipiente de saladas, se não nascer em 3 meses vou passar pra terra mesmo, aqui é mto quente, pode ser q não sobrevivam, mas vou tentar

Obrigado e vou passando a evolução por aqui
Abraço a tds
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ALEXNOCERA
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/01/09
Idade: 50
Mensagens: 128
Localização: Barra Velha - SC

MensagemEnviada: Qui Out 08, 2009 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Também estou na espectativa para germinar algumas sementes de acer. Coloquei para estratificar na geladeira no mes 07/2009 (após 24 hs. de molho em agua temp. ambiente) e até agora nada de germinar. Irei aguardar até novembro, aí irei retirá-las e planta-las em vasos com substrato.
Desconfio também da qualidade das sementes, pois comprei via internet junto com outras sementes, P.N, pistache e outras, e nenhuma delas germinou, mesmo as que não precisam de estratificação (conforme inf. do manual do vendedor).
Como dizem os mais experientes, paciência e oremos.

Sds
Alex.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rudi_paulo



Registrado: 09/03/09
Idade: 39
Mensagens: 32
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Out 08, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Alex!

Pois é eu também comprei junto com as sementes de Acer sementes de Pistache e de Cedro Rosa, e no manual que veio com as sementes também dizia que estas não precisavam de estratificação que poderiam ser plantadas diretamente com substrato. Fiz conforme dizia o manual e não germinou nenhuma até agora. Vou aguardar ver se as sementes de Acer ainda germinam para salvar algumas pelo menos.
Se tiver novidades das suas sementes posta aí pra gente acompanhar.

Abraço.
Rudi Paulo.
_________________
"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não caem, e TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rudi_paulo



Registrado: 09/03/09
Idade: 39
Mensagens: 32
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Out 15, 2009 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos!

Seguinte:

Estava procurando na net e aqui no fórum também matérias sobre a estratificação de sementes de Acer, acontece que encontrei matérias que dizem uma coisa e matérias que dizem outra.
Aqui no fórum mesmo tem uma matéria que a pessoa conseguiu germinar as sementes em 3 meses quando as mesmas ainda estavam com o substrato na geladeira.

Mas encontrei uma outra matéria procurando na net que diz que devemos fazer o processo da estratificação durante normalmente 6 meses, deixando as sementes na geladeira, e após esse período semear as sementes normalmente em substrato e aguardar a eclosão em torno de 15 a 30 dias.

Então agora fiquei na dúvida, pois como disse aqui no fórum mesmo tem a matéria em que as sementes eclodiram ainda quando estavam na geladeira e esta outra manda semear as sementes depois do processo de estratificação para então elas germinarem.

Então gostaria de saber se os amigos mais experientes aqui do fórum sabem dizer se as sementes podem germinar das duas maneiras, pois no meu caso as sementes já estão na geladeira por quase 6 meses e ainda não germinaram, será que se eu plantar elas normalmente em substrato em ambiente natural elas vão germinar?

Agradeço se alguém puder ajudar e opinar.

Abraço!
Rudi Paulo.
_________________
"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não caem, e TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil