FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sou Principiante e Minha Piracantha tem problemas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Helga Guimarães



Registrado: 23/11/09
Idade: 36
Mensagens: 2
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 4:45 pm    Assunto: Sou Principiante e Minha Piracantha tem problemas Responder com citação

Gostaria de uma ajuda de vocês o mais rápido possível.
Troquei a terra e o vaso dela em 30 Outubro, quando também desfolhei.
Quando ela começou a ter folhinhas de novo estava normal, mas agora cada vez mais galhos estão ficando com folhas marrons e secas.
Ela pega sol da tarde do Rio de Janeiro e é regada 1 ou 2 vezes por dia, de manhã e a noite quando vejo que está ficando seca a terra, foi assim que me explicaram na loja do bonsai, mas estou preocupada se isto é praga, excesso de sol ou excesso de água...

obrigada pela ajuda desde já!












Editado pela última vez por Helga Guimarães em Seg Nov 23, 2009 8:55 pm; num total de 4 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

as imagens não apareceram...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Helga Guimarães



Registrado: 23/11/09
Idade: 36
Mensagens: 2
Localização: Rio de Janeiro - RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
as imagens não apareceram...


consegui upar. desculpe nunca usei fóruns também.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ronaldo Santos



Registrado: 17/09/09
Idade: 58
Mensagens: 30
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Nov 26, 2009 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Helga!

É difícil diagnosticar por imagens, até porque não tenho muita experiencia, somente 3 anos praticando intensivamente, entretanto com base na fotos que voce enviou posso perceber os seguinte:

Com base na cor da base da planta, tem excesso de água, pois do tronco até as raízes a cor deveria ser uniforme, se está mais escuro é porque tem excesso de água.

Voce trocou o substrato, se podou algumas raízes, jamais deveria ter colocado adubo/fertilizante, mesmo sendo osmocote, deveria ter experado um periodo maior, talvez.

As folhas estão muito grandes, a priori isso ocorre porque há falta de sol, a planta tenta compensar a falta de sol aumentando o tamanho das folhas pra captar mais luz no pouco periodo que ela está disponível.

Por fim, acredito que esse esbranquicado que aparece por todo o tronco é uma combinação entre a falta de sol e o excesso de água, a rigor não deveria exitir esse tipo de coloração, na minha opinição se persistir esse quadro logo aparecerão fungos e cochonilhas.

Na minha opinião colocaria o vaso no sol por um periodo maior, e reduziria as regas que ao meu ver estão em excesso. O quanto regar depende muito de várias condições como: se venta muito, se pega muito sol, se o substrato é muito poroso, então dizer " regue sempre 1 vez ao dia é muito subgetivo" porque se ventar muito ou se tem excesso de sol voce certamente terá que regar mais vezes. No verão intenso minha plantas são regadas até 3 vezes por dia, mas minha Piracanta necessita de mais água.... pode imaginar, o problema é que o substrato escoa a água muito rapidamente, já os pinheiros apesar da água escoar rapidamente continuo com somente uma réga dia.

Espero ter ajudado, mas observação é a palavra chave.

Um abraço,

Ronaldo Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil