FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Opinião Bouganvillea
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 10:03 pm    Assunto: Opinião Bouganvillea Responder com citação

Olá a todos,
mais uma bouganvillea pra apreciação dos senhores!!! Será que estou no caminho certo?? Oponiões??



De lado



Sds,
Armando.
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 11:51 pm    Assunto: Re: Opinião Bouganvillea Responder com citação

Acg,

Gosto muito de Primaveras.

A sua está em pleno desenvolvimento ao que me parece, pela coloração das folhas. O substrato também me agradou, assim como o seu movimento de tronco.

Somente 3 coisas me incomodaram.

* A ausência de galhos de fundo, galhos que darão a sensação de profundidade à nossa árvore (a não ser que estes estejam ainda pequenos, e não seja possível vê-los na foto).

* O ápice um tanto confuso, necessita de melhor seleção dos pequenos galhos (no caso vários) em seu topo, para continuar a estruturação.

* A aramagem, tente aramar em um ângulo mais preciso, sem variar muito no decorrer do processo, podemos ver pontos em que o arame se encontra mais próximo e pontos que se encontra muito longe, um ângulo mais constante de 45 graus ou próximo a isto, irá melhorar bastante na hora de direcionar os galhos.

Uma ultima recomendação seria na próxima aramagem dar mais movimentos aos galhos, seguindo o movimento do tronco como exemplo, o tronco tem curvatura em seu primeiro terço, necessita de curvatura adicional no segundo e terceiro terço.

No mais continue nos mostrando a evolução de sua Primavera, que é uma espécie muito bela, realmente e merece toda nossa atenção.


Abraços amigo:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Illex,
Obrigado por opinar!! Os galhos de fundo estou esperando alguma brotação pra direcionar pro local adequado. Tb não tô gostando muito desse ápice, não... Vou tentar dar uma raleada nele. Agora com relação ao movimento nos galhos, isso é complicado... A bouganvillea não é muito maleavel, por isso eu não forcei muito... Eu não tô gostando daquela parte reta em cima da planta, mas dar movimento alí, com certeza iria partir alguma coisa. Não sei se a partir dali teria que recomeçar do zero Question Rolling Eyes

Abç,
Armando
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Olá Armando, você já tentou proteger os galhos/tronco com uma fita isolante de auto fusão? Passe a fita e depois arame os galhos. Pode-se usar ráfia para proteção dos galhos e tronco também...
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Opa Rodrigo, cara, vou tentar... Bem lembrado!!!
Abç,

Armando
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:01 pm    Assunto: Nova idéia Responder com citação

Pessoal,
não sei, mas não estou gostando muito da evolução dessa bounganvilea. Desde a última intervenção, secaram os galhos superiores. Estou esperando nascer novos ramos, mas não estou gostando muito do estilo. Está muito "pescoçuda". Da base até as primeiras ramificações tem uns 22cm. A altura total dela ficaria na base de uns 45cm. Seguem as fotos:





Fiz uma projeção de uma idéia que tive aproveitando um shari que existe e fazendo um jin. O que vcs acham??



Agradeceria a ajuda, mais uma vez, de vocês.
Valeu.
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza!!!!
_________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

acgfilho, acho que nunca comentei tuas plantas, vou tomar a liberdade de dizer o que penso, pode ser? não fica de cara comigo ta?

Bom, sobre Jim e Shari, eles funcionam melhor com coníferas, nada impede que sejam feito com angiospermas, mas em algumas espécies, como a primavera em questão, este tipo de adereço pode parecer bastante artificial, ainda mais que se trata de uma planta de madeira macia, muito suscetível ao apodrecimento. Em plantas naturais, o mais provável seria a morte de um galho inteiro, sem formação de Jim, talvez com um Uro no local (buraco).

Sobre a tua planta, ela ainda está novinha, a estrutura está bastante bidimensional...
Caso fosse minha, deixaria crescer mais um tempo, para adquirir calibre no tronco, e mais personalidade (quanto mais novas as árvores, mais parecidas umas com as outras elas são).

Quando achar que já formou uma base legal, poda radical... sei que isso não é legal de ter como sugestão, é como se todo o trabalho até o momento tivesse sido em vão, mas não é essa a questão.. realmente...

A poda serve para aumentar a conicidade, veja como tua planta mantém o mesmo diâmetro de tronco em toda sua extensão... após uma poda, os ramos novos crescem mais finos que o tronco, repetindo o processo, a planta começa grossa, e vai afunilando a cada ramificação... E isso não se consegue só com aramagem, tem que podar mesmo!

Agora, se tiver pena de fazer isso, sugiro arrumar mais plantas, para que você tenha cobaias suficientes.. assim não dói tanto em você... hehehhe

Mas claro, se não concordar, desconsidere tudo o que escrevi...

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 3:12 am    Assunto: Responder com citação

Assino embaixo das palavras do Arzivenko.
Acrescentando mais algumas sugestões, principalmente por gostar de bonsais abaixo dos 30 cm, eu faria uma poda radical na primavera e aguardaria as brotações, durante a formação da nova copa ele iria encorpando mais, lógico se plantada em escorredor, mamadeira, ou diretamente no chão, como as bugas gostam, para desenvolver mais depressa, depois da copa formada, vc deixaria um galho de sacrifício para dar maior conicidade ao tronco, e encorpa-lo ainda mais, assim vc faria mais rápido, se fizer como o Arzivenko falou seria mais lento o processo, mas ganharia mais em diãmetro do tronco, escolha suas prioridades, coragem e mãos a obra...
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko ta certo!
Esquece o Jin!
Vai apodrecer rápido, além de não parecer natural em buganvilles!
Jin cai bem em pinheiros, em floríferas não combina!
Vc já viu um galho seco em um buganville? Aposto que não!
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pessoal,
vou seguir o conselho de vcs. Pena da planta, eu não vou ficar porque não estou gostando mesmo do rumo dela. Até pensei em fazer uma poda radical mesmo, mas estava esperando alguém com mais experiência me aconselhar. No final do inverno vou fazer uma poda nela a uns 10cm da base e vamos ver o que vai dar. De qualquer forma, vou atualizando aqui no forum, assim que possível!!!!!
Eu não sou muito fã da escola tradicional japonesa... Prefiro bonsai mais "ao natural", estilo escola chinesa, mas isso quem vai me dizer vai ser a planta.
Arzivenko, hraphi e Markus, obrigado pela ajuda!!!

Abç a todos,

Armando.
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil