FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Primavera
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2010 5:11 pm    Assunto: Ajuda com Primavera Responder com citação

Olá Amigos,

Conforme orientação do amigo Fernando aqui do Fórum estou postando agumas fotos de minha primavera p/ orientação de vocês sobre quais os procedimentos adotar com minha planta.

"Olá Amigo,

Desculpe a demora, porem tive pouco tempo esse final de ano e inicio de 2010.

Sobre sua planta, ela ainda e bastante nova, difícil de fazer alguma coisa a nível de estilização, mas precisa urgente muito de mudar o cultivo da mesma para buscar um bom material futuro.

Estive conversando com os amigos e sócios da bonsai Clube Morro Velho, e o pessoal achou legal que postasse esse tipo de pergunta buscando ajuda dentro da parte do fórum, ou no fórum central ou mesmo no da Bonsai Clube Morro Velho.

Poderíamos ir auxiliando um bom trabalho de estilização.
OK

Abraço,
Fernando"



Sou novato nessa linda arte de Bonsai (em torno de 2 anos) e sempre estou pesquisando na internet sobre o assunto e posso garantir que ainda não encontrei matéria mais bem feita a respeito, sem contar que a árvore em questão, ou melhor, a Primavera que motivou a matéria é extremamente linda e devido a ela me apaixonei pela espécie

Adquiri em fevereiro uma muda que chegou a minha casa com poucas folhas e galhos muito longos.
Estava debilitada e plantada apenas em terra vermelha com pouca drenagem. Mantive-a assim por alguns dias e no início de março fiz uma primeira poda apenas com intuito de diminuir um pouco o tamanho dos galhos maiores e dar mais força a base. (Ñ leve em consideração a data nas fotos, pois a máquina estava com data errada)




No dia 13.03.09, resolvi replantá-la mesmo com o risco de perdê-la, pois a terra do vaso onde estava era péssima e a base do tronco estava escurecendo.



Como visto na foto, ela ñ tinha praticamente nenhuma raiz capilar. Fiz o transplante sem retirar nada de raizes, tomando todo o cuidado p/ ñ estragar as poucas existentes e tentei utilizar uma técnica que achei na internet com o intuito de dar uma melhor radicularização e formar um novo nebari, conforme as fotos em seguida.









Para evitar a perca de humidade nos primeiros 15 dias, coloquei-a na sombra e improvisei uma pequena estufa com um saco plástico transparente. A primeira impressão foi ótima e se confirmou. A planta aceitou bem a mudança e ñ perdeu nenhuma de suas folhas, logo em seguida soltando novos brotos.

Hoje ela se encontra assim:






Seu tronco tem em sua base cerca de 3,5 cm de largura.

Minhas dúvidas são quanto:

1- Um novo transplante, visando a retirada da parte da raiz que ficou abaixo da madeira (a mesma apresenta boa radicularização que está saindo pelos furos de escoamento de água na parte de baixo do vaso). Tb pensei em retirar a terra na parte superior a madeira colocada e fazer um torniquete anulando assim a parte baixa, porém ñ totalmente e voltando a cubrí-la com subtrato.

2- Como proceder com uma estilização. Com base nas fotos, poderiam me orientar que estilo tomar, quais galhos manteriam e quais cortariam? Seria viável a utilização ou incrustração de um "uro" ou "shari"?

Desde já agradeço e fico no aguardo de vossa resposta.


Marcio Donegá.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sáb Jan 16, 2010 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio pelo visto sua planta se recuperou bem. Acho que ainda é cedo para se preocupar com a estilização da mesma (não se esqueça que a primavera tem um tronco que apodrece fácil, não aceitando trabalhos em shari).
Você deve se ocupar em desenvolver o nebari, engrossar o tronco e dar-lhe conicidade. Por enquanto, plante-a em um escorredor com bastante pedriscos e cacos de telha/tijolo. Adube-a bastante, para que ela se desenvolva. Não se esqueça de postar as fotos da evolução.
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,

Pelas fotos, acho que fica visível a raiz pivotante da mesma, no caso acha que devo então retirá-la deste vaso e podar esta raiz p/ poder passá-la p/ o escorredor?

Essa seria uma boa época p/ esse transplante?
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 7:17 pm    Assunto: Primavera Responder com citação

Olá Márcio, seja bem vindo ao a esse espaço!
Bom vi suas fotos e acho que você deve deixar sua árvore sossegada e adubá-la bem. Tenho também uma bouganiville e confesso que, de todas as minhas plantas, com exeção do shimpaku, é a árvore mais difícil de engrossar nos vasos.

ABraços
Mariano

_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mariano,

Obrigado pelas boas vindas, e pela opinião.

Minha maior preocupação está no seguinte aspecto - pela falta de experiência, veja que ao replantar a primavera, eu a coloquei em um vaso com uma madeira em volta do tronco a fim de raízes crescessem por cima dessa madeira e começassem a formar um nebari melhor, porém existem dois problemas:

1º-depois de ler mt a respeito sobre esta espécie, vi que a mesma apodrece com facilidade e tenho medo que a madeira ao redor do tronco acelere esse processo, já apareceram alguns cogumelos na terra bem ao lado do tronco, o que se não me engano pode indicar a presença de material em decomposição.

2º - Acho que coloquei mt pouca terra por cima da madeira e isso ñ está auxiliando na formação de raizes na parte superior.

O que acham dessa situação caros amigos?
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 1:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio,

Sobre o mencionado trabalho, como o Mariano já disse, a buganvília precisa de um grande espaço para poder esticar e poder engrossar. Assim buscando uma proporção adequada relacionado ao tamanho de flores e folhas da mesma. Como foi o caso da bouga que trabalhei na matéria. Ela já era grossa e pude explorar mais a questão da proporção, madeira (Uros) e construção de galhos.

No meu ponto de vista, acho interessante vc assumir realmente a planta como ela é diâmetro do tronco e fazer um trabalho que seja mais proporcional a ela. O trabalho de raiz está bacana, mas no caso de um bouga, nem precisa de perder esse tempo todo, formação do nebari somente com o tempo mesmo, pode cortar direto da madeira para baixo, pois não morre, é muito resistente. O importante é plantar em um bom solo com boa drenagem para promover um bom enraizamento.

Outra dica, logo após o enraizamento, coisa de uns 90 dias. Começar a aramação, modelar os galhos de forma a construir um bonsai, níveis alternados, sempre e mais fácil quando ainda não estão lignificados, vc deixa uns dois dias sem água, quando começar a murchar, arame, assim não quebram eles.

Na modelagem, ma dica, tire os galhos grossos e trabalhe os finos. Trate bem as cicatrizes com pasta cicatrizante e bom trabalho.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fernando,

Fico-lhe muito grato pelas dicas, vou tentar fzr um esboço antes de podar e vou postar aqui p/ apreciação e dicas.

Obrigado tb pela informação sobre o nebari, ñ conhecia essa característica da Bouganville qto ao engrossamento do tronco. No caso então o mais adequado seria deixá-la em uma altura proporcional a espessura do tronco? Desculpe a nova dúvida, mas já pesquisei mt e ñ encontro nada realmente explicativo com relação as proporções a serem utilizadas e de acordo com cada estilo. Infelizmente minha situação financeira ñ anda nada fácil, gostaria mt de fzr cursos ou participar de palestras, onde poderia tirar essas dúvidas mais facilmente com mestres da arte. Se puder me indicar alguma matéria a respeito, ou mesmo me dar essa explicação fico-lhe extremamente grato.

Comecei a me interessar sobre a arte do bonsai, devido a uma crise depressiva, doença essa que me acompanha até hj, porém aprendi a conviver c/ ela, e essa arte me tem sido mt útil nessa briga, porém algumas coisas me limitam a obter maiores conhecimentos c/ excessão da internet, por isso acabo as vezes sendo até chato com os amigos aqui do fórum.

Obrigado amigo.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio, acho que você escolheu uma excelente terapia. É só pesquisar um pouco sobre o bonsai ou mesmo sobre o cultivo de plantas e você verá o quanto podemos acrescentar de positivo em nossas vidas!!!
Também sou iniciante na arte, mas estou muito empolgado com tudo que venho aprendendo.
Na minha modesta opinião de "anteprojeto de iniciante", se esta buga fosse minha, podaria logo acima do primeiro toquinho da esquerda que aparece na quarta foto, para dar-lhe a proporção adequada, e trabalharia daí em diante. Entretanto, vamos esperar a opinião dos "feras" para sabermos qual a intervenção ideal.
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil