|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Allan M Visitante
|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 12:21 pm Assunto: Buxinhos de yamadori |
|
|
Há algum tempo fiz um yamadori de buxinhos (de aproximadamente 30 anos) onde trabalho.
Como estavam ''pelados'' tive de optar entre o literatti e fukinagashi e aqui está minha primeira intervenção:
Este buxinho ainda não está no vaso definitivo e quando eu colocá-lo no vaso definitivo deixarei seu tronco principal mais inclinado do que está agora - escolhi o fukinagashi pela beleza e dramaticidade; infelizmente não tirei as fotos de antes, mas gostaria de saber se fiz um bom trabalho na aramação:
Em sua base o nebari está na direção ''oposta ao vento", como se a árvore tivesse sido forçada a criar uma raiz forte para suportar o vento; mas será preciso expô-la mais quando o buxinho for transplantado para o vaso definitivo.
Deixei este brotinho para fazer outro galho mais baixo (vai demorar, mas fazer o que...):
Quanto ao vaso:
Pretendo trabalhar estas lajes de arenito deixando-as mais disformes e naturais:
Elas parecem ser resistentes, mas creio que deva impermeabilizá-las devido às camadas que as compõem (a água pode fazer com que a rocha expanda e rache).
Farei os furos de drenagem e alguns pézinhos de apoio de durepox. Gostei de sua cor e da forma que ela pode combinar com o fukinagashi, uma vez que o arenito é uma rocha metamorfica de sedimentação, ela pode combinar muito com o vento sugerido pelo fukinagashi.
Pretendo também fazer rochas para adornar o vaso na mesma cor que a laje - farei com cimento e rejunte colorido e as rochas terão um estilo que sugira que foram erodidas pelo vento (também para combinar com o fukinagashi).
Sugestões são bem-vindas.
Abraços!
Editado pela última vez por Allan M em Dom Jan 24, 2010 1:11 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 8:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Ouroboros!
Embora vc tenha escolhido o estilo Fukinagashi, sempre é bom lembrar que o estilo sempre é a planta que nos dá.
Nesse buxus, com excelente sinuosidade, tronco alto, esguio, fino e com parte verde só na copa.......................é literati, sem dúvida.
Basta dobrar os galhinhos todos para baixo.
Mas, gosto é gosto e estilo é apenas referência!
O que vale é a planta dar prazer ao seu dono.
Com relação às lajes, algumas orientações:
1. Não precisa furar, a água drena pelos lados
2. Como consequência são se usa pezinhos.
Amigo, não sei se ajudei ou botei areia na sopa...........!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 9:04 pm Assunto: |
|
|
Eu assino embaixo o que o Elio disse. |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Jan 09, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Me desculpem pela ignorância, mas, como se faz para a terra não escorrer tb pelos lados no momento da rega? _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 1:39 am Assunto: |
|
|
Elio,
Suas sugestões são sempre ótimas. Agradeço muito.
Bom, escolhi o fukinagashi neste pois não queria ficar com dois literati. Este buxinho foi o último que trouxe, há ainda mais dois: um deles será feito o literati:
Neste (amanhã) pretendo fazer literati (cortando o galho da esquerda e baixando o galho da direita):
Depois posto as fotos do trabalho com este...
Não sei se fiz uma escolha boa, mas fiz este fukinagashi pois, entre os buxinhos que tinha, era a única que sugeria tal estilo (apesar de que ele sugere muito mais o fukinagashi, realmente).
Não sei se agora continuo com ele assim ou se adoto o literati... Qual "valorizaria" mais?
Não quero que olhem para este fukinagashi e sempre pensem: "Hm... ele podia ter feito um literati..."
Quanto à laje... acho que eu ia fazer tudo errado...
Bom, pelo menos terei menos trabalho - mas ainda assim devo impermeabilizá-la?
E, como o Ricardo perguntou, como fazer para a terra não escorrer no momento da rega? Eu vi alguns vasos orgânicos e são usados materiais diversos para se fazer uma espécie de "muro" baixo que cerce o espaço onde será colocado o substrato. Com quais materiais pode ser feito? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 5:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Allan!
Em primeiro ludar me desculpe, pois na minha resposta anterior, chamei-o de Ouroboros (outro amigo bonsaísta)
Quanto ao estilo, vc mesmo disse: Sempre dirão: Porque vc não fez literati??
É que no Fukinagashi a planta não deve ter um tronco tão alto e sinuoso. O vento não faria com que o tronco tomasse essa forma. Veja exemplo abaixo:
Na questão de laje, tua dúvida e a do Ricardo, abaixo coloquei um passo a passo sobre a minha primeira floresta, com as explicações sobre contenção do substrato.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12953&highlight= _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 6:52 pm Assunto: |
|
|
Valeu Elio!!!
Mas me tire uma dúvida:
O que é Esfagno picado? _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 6:57 pm Assunto: |
|
|
O nome certo é Sphagnum, é um musgo que retem bastante água e demora a se decompor
é muito usado nas carnivoras e orquideas
e também pra alporquia heh |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 5:56 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Na verdade mudei meu nick de Ouroboros para meu nome real, para ficar mais fácil e familiar aqui no fórum.
Olhando no outro tópico vi esse seu belo buxinho e pensei nesta características das árvores que crescem sob o vento. Vi uma galeria de imagens com árvores que crescem sob essas condições e realmente elas têm de, desde o começo, a se adaptar ao vento, o que faz com que elas sempre se inclinem e não se "curvar" em sinuosidades, como está o meu buxinho.
Bom, mas graças às suas dicas e dos amigos bonsaístas daqui do forum, está decidido: Literati!
Graças à ti estou aprendendo a gostar mais do estilo (cujo tinha um certo receio de adotar) e estou gostando disso.
Só não sei com qual dos galhos farei o ápice.
Farei uma projeção e postarei.
Mas agora surgem novas dúvidas: posso fazer o literati na laje de pedra? Vi que o vaso mais apropriado é o redondo. Acho que a laje ficará para um outro...
Estou lendo e traduzindo este artigo sobre o estilo Literati:
http://knowledgeofbonsai.org/articles/techniques/styles-styling/literati-style-bunjin/
Há algum outro artigo em português sobre o estilo? Gostaria de entender os conceitos que envolvem o estilo e me inspirar mais. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 6:01 pm Assunto: É |
|
|
MINHA OPINIÃO É QUE ESTÁ MUITO ALTA PRA POUCO MOVIMENTO DO TRONCO,,,,,JÁ QUE A FINALIDADE É DAR REALISMO ,UMA ÁRVORE COM TRONCO FINO SENDO VARRIDA PELO VENTO,ESTARIA MAIS INCLINADA NO SENTIDO DOS GALHOS,,,,
É SÓ MINHA OPINIÃO... _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 6:59 pm Assunto: |
|
|
Allan, em relação às lajes, veja só este trabalho do amigo Renan:
O link é:
http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=10868# _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 11, 2010 7:49 pm Assunto: |
|
|
Allan, à principio eu tbém não gostava do Bunjingi. Aprendi a gostar.
Os mestres dizem que é o estilo mais difícil, pois, se embora simples, ele deve ter completa hamonia, singeleza, enfim........deve impactar.
Talvez por isso seja um dos estilos que mais gosto.
Quanto ao vaso, realmente a laje não se presta para o estilo.
Vaso redondo, orgânico ou não, é o melhor.
Um abraço _________________ Elio
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Dom Jan 24, 2010 1:27 pm Assunto: |
|
|
Saudações!
Depois de um tempo, minha impaciência não permitiu que eu deixasse o buxinho no estilo fukinagashi e, como é minha primeira planta, decidi trabalhá-la como um material de treinamento - bom, minhas intervenções não foram das melhores, mas por ser a única das plantas possíveis de eu trabalhar agora, creio que fiz uma boa evolução.
Gostei das dicas dos colegas e acatei muitas das idéias, em especial as do Elio que me fez ter uma outra visão sobre os estilos.
Vamos lá, aqui vai o resultado prévio:
Este era o buxinho que estava no estilo fukinagashi:
Antes:
Depois: (Falta colocá-lo no vaso definitivo - qualquer sugestão é bem vinda)
Antes:
Depois:
Bom, é isso aí - aguardo os comentários.
Abraços! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 7:15 pm Assunto: |
|
|
Allan!................CLAP, CLAP, CLAP!!!
Parabéns, ótimo trabalho.
Quanto ao último, devido à espessura e altura do tronco sugiro partir para Moyogi, Shakan.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Ter Jan 26, 2010 6:32 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Elio!
Obrigado pela motivação e paciência.
Bom, pensei o mesmo com relação a esse último buxinho, mas ainda tenho de melhorar o nebari e essa parte acima da seção mais larga do tronco não está com muita conicidade (e isso me desagrada um pouco). Mas ele vai para o escorredor e vamos ver daqui algum (muito) tempo...
Obrigado novamente! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|