FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jasmim
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Saulo Prazeres



Registrado: 02/01/09
Idade: 40
Mensagens: 94
Localização: Sao Luis-MA

MensagemEnviada: Seg Set 21, 2009 10:01 pm    Assunto: Jasmim Responder com citação

Colegas,

esse jasmim está com problemas. Conforme pode ser visto, as folhas estão com aspecto amarelo queimado. Tenho duvidas do que pode ser, mas tenho impressão que exagerei na dose da adubação química (NPK 4-14- que faço de 30 em 30 dias.

Alguém ja se deparou com essa situação??



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2009 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Saulo,
você pulverizou recentemente com algum inseticida ou coisa parecida?
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Saulo Prazeres



Registrado: 02/01/09
Idade: 40
Mensagens: 94
Localização: Sao Luis-MA

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2009 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Edson,

nao pulverizei. Apenasusei adubo liquido, conforme uso há meses.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2009 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Saulo,
acho que é mesmo excesso de adubo, pois tenho 3 jasmins e mesmo no inverno não apresentam esse queimado. As folhas ficam amarelas e caem:




Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Set 23, 2009 12:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Plantas floriferas geralmente adubamos com liquido, ao invés de organico ou adubo sólido. Recomendo usar Fosway, um excelente adubo liquido, que é inodoro e incolor, podendo ser aplicado a cada 90 dias ao invés de 30, como usualmente se faz. Very Happy

Adubação regular, preferencialmente, deve ser realizada a cada 45 dias, no minimo, e não de 30 em 30 dias. Certamente a planta não teve como dar conta da quantidade excessiva de adubação, o que causou estresse. Sugiro retirar a planta do vaso, lavar bem as raízes e replantar utilizando um novo substrato, aguardando um período minimo de 45 dias antes de efetuar a primeira adubação. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcus Vinicius Lameiras



Registrado: 22/02/06
Idade: 64
Mensagens: 5
Localização: Grajaú - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Jan 24, 2010 5:35 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Plantas floriferas geralmente adubamos com liquido, ao invés de organico ou adubo sólido. Recomendo usar Fosway, um excelente adubo liquido, que é inodoro e incolor, podendo ser aplicado a cada 90 dias ao invés de 30, como usualmente se faz. Very Happy

Adubação regular, preferencialmente, deve ser realizada a cada 45 dias, no minimo, e não de 30 em 30 dias. Certamente a planta não teve como dar conta da quantidade excessiva de adubação, o que causou estresse. Sugiro retirar a planta do vaso, lavar bem as raízes e replantar utilizando um novo substrato, aguardando um período minimo de 45 dias antes de efetuar a primeira adubação. Very Happy



Caros amigos, alguém sabe o nome científico desse jasmim?
Obrigado pela ajuda e um abraço a todos!
_________________
Até a próxima,
Marcus Vinicius
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 7:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa variedade parece ser de Gardênia. Veja os exemplares abaixo, para comparar:



http://ricardopaiva.files.wordpress.com/2009/12/rolante_nov_2009-001-54.jpg?w=500&h=666



Gardênia ou Jasmim do Cabo (gardênia jasminóides) tem suas flores brancas e cerosas que fazem dela uma planta rica em fragrância.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcus Vinicius Lameiras



Registrado: 22/02/06
Idade: 64
Mensagens: 5
Localização: Grajaú - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 7:12 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Essa variedade parece ser de Gardênia. Veja os exemplares abaixo, para comparar:



http://ricardopaiva.files.wordpress.com/2009/12/rolante_nov_2009-001-54.jpg?w=500&h=666



Gardênia ou Jasmim do Cabo (gardênia jasminóides) tem suas flores brancas e cerosas que fazem dela uma planta rica em fragrância.


nickyfury, grato pela atenção, mas creio que são espécies diferentes...
Um abraço!,
_________________
Até a próxima,
Marcus Vinicius
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Endereço AIM
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Marcus,

Qual a origem do seu jasmim ? Se tiver vindo da Belvedere ou do "O Bonsai" é uma mini-gardênia, se não me engano o vaso em que está parece ter sido feito na cerâmica Literato (exatamente os usados pelo O Bonsai e Belvedere).
Abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcus Vinicius Lameiras



Registrado: 22/02/06
Idade: 64
Mensagens: 5
Localização: Grajaú - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 4:26 am    Assunto: Responder com citação

Glauco Bastos escreveu:
Marcus,

Qual a origem do seu jasmim ? Se tiver vindo da Belvedere ou do "O Bonsai" é uma mini-gardênia, se não me engano o vaso em que está parece ter sido feito na cerâmica Literato (exatamente os usados pelo O Bonsai e Belvedere).
Abraços.


Eu ganhei! Gostaria de saber o nome científico para procurar na Internet os cuidados necessários à sua melhor manutenção.
A planta é absolutamente igual àquela que está acima, na bandeja azul; até a bandeja é idêntica !!
Mais uma vez, grato pela ajuda.
_________________
Até a próxima,
Marcus Vinicius
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Endereço AIM
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/03/11
Idade: 43
Mensagens: 117
Localização: Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2012 8:06 am    Assunto: Responder com citação

ola amigos,

meu jasmim esta com as folhas amareladas como nas fotos acima, mas em menor quantidade. ele pega sol a tarde toda, a partir de 1 da tarde, Ano passado foi a mesma coisa no verão, porem eu desfolhei e ele voltou normalmente, porem esse ano eu não pretendo desfolha-lo, pois achei seu crescimento meio lento. pode ser excesso de calor? Como disseram no topico sobre o problema de adubação, eu uso osmecote (liberação de 6 meses) e superthryve de 15 em 15 dias.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/03/11
Idade: 43
Mensagens: 117
Localização: Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2012 8:24 am    Assunto: Responder com citação

edson0605 escreveu:
Saulo,
acho que é mesmo excesso de adubo, pois tenho 3 jasmins e mesmo no inverno não apresentam esse queimado. As folhas ficam amarelas e caem:




Abraço.
Edson.


então e normal o amarelamento das folhas no inverno? pois a minha gardenia, esta assim pela segunda vez, na primeira, fiquei meio assustado e desfolhei ela, e agora se repete na mesma época do ano
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2012 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Elcio,
acho que não há motivo para se preocupar; os meus sempre ficaram com estas folhas verdes e amarelas...

Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 18/03/11
Idade: 43
Mensagens: 117
Localização: Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2012 7:52 am    Assunto: Responder com citação

pois é meu camarada, ja me acostumei com isso esse foi o segundo inverno e pelo visto já passou. obrigado pela atenção
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil