FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Reunião Fevereiro
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Liza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/05
Idade: 43
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

A reunião de ontem foi excelente Very Happy

Pela manhã tivemos uma aula com o Fernando.

Tema: Juniperus

Foram abordados os seguintes tópicos:

- Pragas;
- Tipos de Juniperus e espécies mais adaptáveis ao cultivo no Brasil e espécies mais apropriadas para Bonsai;
- Enxerto;
- Condições naturais;
- Retirada da planta do solo;
- Preparação da planta para Bonsai;
- Cultivo;
- Tecnica para diminuição de torrão, lavar e podar raízes;

Após a aula, fizemos o churrasco que estava bom demais!

Na parte da tarde, fomos divididos em 2 grupos. Cada um recebeu um juniperus para trabalhar. Os resultados foram surpeendentes Very Happy

Eu gostaria de agradecer e parabenizar a todos pelos trabalhos de ontem e pelo clima de descontração e amizade!

Em breve postarei as fotos da reunião.

Grande abraço,
_________________
Liza Kamei
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fernando, será que você tem fotos das plantas do Leo? Fiquei curioso, se forem no mesmo nível daquele ligustro...Nota 10!!! Very Happy
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leonardo Silva Campos



Registrado: 05/01/10
Idade: 29
Mensagens: 69
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Ola!!! Very Happy Very Happy

A reuniao de sabado foi excelente!!!!
Os juniperus trabalhados ficaram muito bons!!!

Tirei fotos da minha azaleia trabalhada Very Happy Very Happy !!!!
Seguem as fotos!!

Antes


Depois(frente)

(costas)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diêgo Vasconcelos



Registrado: 13/02/08
Idade: 41
Mensagens: 98
Localização: Belo Horizonte / MG

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opnião, sem sombra de dúvida esta foi a melhor reunião que já fizemos.
Colocamos a mão na massa pra valer. Acertando e errando as vezes, mas acho que foi um importante passo: perder o medo de definir um caminho, trabalhar, e tentar coisas mais técnicas. Valeu d+ galera. Very Happy Very Happy Very Happy.

Valeu Fernando. Nesta reunião você tocou exatamente no ponto que precisávamos melhorar.

Leo

Sua planta é excelente, ótima base. Acho que merece uma foto com escala. A foto sozinha não está passando a dimensão real da base quando vista ao vivo.

Abraço
_________________
Diêgo Vasconcelos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Liza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/05
Idade: 43
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 1:12 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Seguem algumas fotos:

Quando os grupos foram sorteados, as plantas foram dispostas em 2 mesas. Aqui temos os dois grupos meio misturados Laughing



Aqui a planta do grupo 1. O começo do trabalho:


Aqui o Fernando analisa o desenho que seria uma proposta inicial para a planta do grupo 2. Reparem que o grupo 1 ja tinha trabalhado um pouco a planta (a parte da direita virou jin, o tronco foi escovado e a copa passou por uma limpeza inicial).


No grupo 1:
O trabalho já está avançando. Outra parte da planta tambem foi descascada e a madeira foi trabalhada. Na foto: Marinho operando a máquina Very Happy


Apos este trabalho na madeira, podemos fazer a torção e as curvas com maior facilidade, sem prejudicar os veios vivos.
Para tanto é necessário passar ráfia e fita isolante de alta fusão. Aqui o Ari está passando a ráfia previamente encharcada.


É importante lembrar que a curva ficará com o veio vivo por dentro e a madeira morta por fora. Isso impede que o veio vivo se rompa ou sofra muitos danos.

Já com a fita isolante, o tronco foi torcido:


Após a torção e aramagem, o resultado ficou bem legal Very Happy Agora é necessário aguardar alguns anos até a planta estabilizar.


Grupo 2:
A planta começando ser preparada. Após uma limpeza inicial e escovação do tronco, o Leo começa a descascar a madeira:


Após descascar, a madeira também passou por um trabalho com a máquina. O resultado:


Após o trabalho na madeira em toda a planta, foi passada a ráfia e a fita isolante e depois arame. A planta ficou assim:


Começa a fase de torção:


E o resultado após aramagem é este:

Como na planta do grupo 1, é necessário aguardarmos alguns meses (ou anos?) para que a planta possa se estabilizar. Aí sim ocorrerá a estilização Very Happy

Esta reunião realmente foi espetacular! Colocar a mão na massa é uma parte muito importante do aprendizado! Very Happy

Grande abraço a todos.
_________________
Liza Kamei
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Islander



Registrado: 14/12/09
Mensagens: 9
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2010 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, pelas fotos e comentários, a reunião parece ter sido realmente muito bacana e proveitosa para todos. Uma pena mesmo que não pude ficar na parte da tarde.
Os trabalhos ficaram muito interessantes! Parabéns a todos e também ao Fernando pela escolha certeira da pauta! A ideia de nos dar a oportunidade de colocar em prática o que estamos aprendendo é, de fato, muito instigante.
Abraços,
Islander.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruninhox



Registrado: 06/07/09
Mensagens: 52
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Fev 17, 2010 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

A reuniao foi muito legal e produtiva tambem acho que foi a melhor reuniao para mim.
Os trabalhos no jacaré ficaram otimos achavamos que a segunda planta nao tinha muito potencial mas no final virou a melhor.
Nao reparem meu dedao na boca na terceira foto
Bruno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Fev 19, 2010 5:28 pm    Assunto: reunião de fevereiro Responder com citação

Bom pessoal, estão todos de parabéns pelo trabalho. ABraços. Mariano
_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe a ausência nas ultimas semanas amigos, mas como todos sabem o bicho ta pegando, muitos trabalhos no Thermas Executive Golf com o Campeonato chegando e a inauguração, entre as atuações como biólogo, paisagista e bonsaista. Hehehehee.

Bem, como nosso presidente já disse, estão todos de parabéns, estou gostando muito de ver o empenho de todos e a participação, principalmente nessa ultima reunião, estou muito orgulhoso de todos e animado, assim logo teremos um clube forte, animado, descontraído e com o objetivo comum, a busca pela qualidade e excelência nessa maravilhosa arte que nos encanta. Como já costumava dizer: _ é fácil juntar um grupo de pessoas com idéias, formações e principalmente maturidades de vida diferentes e manter uma harmonia excepcional em um ambiente de amizade, quando nos reunimos para falar, trabalhar e trocar experiências de algo comum e paixão mutua, no caso o Bonsai.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil