FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Proporção e Dedicação
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rakki
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/04/09
Idade: 38
Mensagens: 157
Localização: São José dos Pinhais-PR

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 7:49 pm    Assunto: Proporção e Dedicação Responder com citação

Olá a todos

Esta é uma matéria tirada do site projetobonsai.com, achei interessante e resolvi compartilhar

Proporção e dedicação
“Como faço pra engrossar o tronco do meu bonsai?“, se você fizer uma rápida busca em fóruns, blogs e no Orkut, verá que essa é a pergunta que aparece com maior freqüência na internet. E não só na internet, todos os iniciantes na arte querem saber apenas essa resposta, como se um tronco grosso fosse garantia de que seu bonsai vai ficar bonito ou vencer algum concurso.

Não é uma questão de ser grosso ou fino, de ter 50 ou 10cm de base, é uma questão de proporção! O tamanho e a espessura de seu bonsai estão diretamente ligados à conicidade do mesmo e a parte técnica disso você pode aprender nesse ótimo post do Rock Jr. Mas você pode ter um bonsai com 2cm de base, desde que a altura dele seja proporcional à isso.

Tenho observado há um bom tempo, essa corrida desesperada por melhorar o material mas ninguém se pergunta o motivo disso. Pra que você quer um bonsai com 40cm de base? Nebari radial, conicidade perfeita… Por que você busca isso?

E por conta dessa corrida, vem a clássica resposta (muitas vezes a resposta é dada pela própria pessoa que fez a pergunta): “Vou colocar num escorredor de macarrão“, como se o escorredor fosse a resposta mágica para o desenvolvimento da planta (eu já fiz um post sobre essa técnica: Bonsai na mamadeira). Faça isso com um Ficus, por exemplo… Em um ano você vai perceber que se ele estivesse em um vaso preto de plástico, cresceria muito mais. Não existem fórmulas mágicas para o crescimento de sua planta, são diversos fatores que influenciam, desde o clima, até o vaso e principalmente o substrato aliado a uma boa adubação, mas acredite: Se você comprou o seu bonsai há 1 mês, e não possui experiência na arte, de nada vai adiantar colocá-lo em um escorredor.

É comum quando estamos iniciando, tentar correr o máximo possível para ter algum “exemplar de qualidade“, em nossa sociedade capitalista e consumista o “ter” sempre vence a disputa. Todos queremos TER o melhor, porque teoricamente ter o melhor significa que somos os melhores, mas no fundo sabemos que não é por aí, certo?

Ter o melhor apenas por ter é perda de tempo e dinheiro. E isso se aplica a qualquer coisa, satisfaz apenas o nosso ego e não nos leva a lugar algum. Quando possuímos alguma coisa apenas para nos exibir, mais cedo ou mais tarde perdermos o interesse naquilo, ou então não teremos mais ninguém para nos exibir… E aí? O que você vai fazer com o seu lindo bonsai depois que enjoar de tê-lo?

Busque um objetivo antes de buscar resultados! Não faça apenas porque todo mundo está fazendo, ou porque todos dizem que é bom fazer. Estude, leia e pesquise MUITO antes de perguntar qualquer coisa a alguém, dessa forma você vai assimilar muito mais o conhecimento. Eu sei e compreendo que é difícil aprender bonsai no Brasil (às vezes muito mais do que em outros países, muito mais por uma questão cultural do que qualquer outra coisa), a gama de informações é gigante, não possuímos uma cultura de aprendizado linear e ficamos perdidos no meio do tiroteio de técnicas e espécies, mas é preciso paciência, foco e mais paciência.

Muito se fala em ter paciência, mas muitas vezes o que vemos por aí é a completa falta da mesma, mas tentem manter isso em mente: Bonsai é contemplação. Bonsai e pressa possuem significados completamente opostos, então sempre que estiver “desesperado(a)” por fazer alguma coisa, largue suas ferramentas e relaxe um pouco (a menos que seja para salvar a planta).

Em qualquer coisa que você vá fazer na sua vida, a recompensa só vem com o esforço. É simples assim, “no pain, no gain” como os atletas, como os executivos, como escritores de best-sellers. Todos eles estudam, praticam e ralam bastante antes de atingir o resultado esperado (e muitas vezes nem conseguem esse resultado), por que no bonsai seria diferente?

Se você plantou uma semente de alguma espécie, ela vai demorar anos para se desenvolver e não há nada que você possa fazer quanto a isso, aproveite esses anos para observar seu crescimento, entender como ela se desenvolve, aprenda com ela… Se quiser um material mais desenvolvido, procure outras soluções como o Yamadori ou pré-bonsai de viveiros especializados.

É só uma dica… Parem de procurar soluções mágicas e rápidas, aprendam a entender a planta e a respeitar seu tempo.

Ps.: A idéia para esse post surgiu de uma conversa com o amigo Sergivaldo Costa, que por sinal chega amanhã ao Rio de Janeiro para a Oficina na Chácara Tropical.

Se quiserem ver no site eis o link: http://www.projetobonsai.com/2009/07/23/proporcao-e-dedicacao/
_________________


É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil