FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Evolução de Bougainville
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 7:56 pm    Assunto: Evolução de Bougainville Responder com citação

Olá pessoal através de um yamadori coletei esse exemplar venho compartilhar com os foristas a vigorosa brotação dela com apenas quatro meses de espera enfim os brotos vieram. Pois agora é esperar até a primavera para primeira intervenção e desfolhar em seguida aramar gostaria dos amigos sugestões para ela um grande abraço a todos.
_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 42
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

E aí parceiro!
Eu tomaria cuidado com a madeira morta já!
Madeira podre eu removeria, com uma faca formão, maquita, dremmel ou outro instrumento!
Vou dar uma dica que acabou funcionando pra mim!
Um pcte meu fez uns instrumento pra mim! Ele pegou aqueles ferrinhos das antenas de TV, aquele dos radio e tvs que ficam dentro de casa e aficou a ponta!
Aquilo fica super afiado, eu passava aquilo e ias se soltando pedaços de madeira morta!

MAs dá pra ver que tem muita madeira morta alí!
Eu ficaria nisso!
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Anderson, vc tem um material com potencial nas mãos.
Mas, como está fica difícil dar qualquer opinião mais concreta.
Como o Markus disse, primeiro eu tiraria toda a madeira morta. Formão também é uma boa ferramenta para isso.
Depois, Escolheria uns 3 troncos, mais grossos, e podaria radicalmente todos os outros.
Só daí com a planta mais "clean" é que dá para opinar.
Mas, de antemão vejo aí uma planta com um tronco só, até para quebrar essa conicidade invertida.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 9:12 am    Assunto: Responder com citação

Markus e Elio vou tirar a madeira morta e depois ver o que sobra para escolher os galhos que irão ficar e vamos ver como fica obrigado por me ajudar.
_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Anderson, enterrar o tronco até a altura onde a conicidade invertida inicia, também não é uma saída?
Daí terias um nebari futuro mais próximo aos primeiros galhos que ela está emitindo.
Elio e Markus, vocês acham possível?

Tens um belo material em mãos, segue a orientação sobre a retirada da madeira podre e com certeza vai dar o que falar.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 40
Mensagens: 102
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiro removeria a madeira morta e se retiraria alguns galhos, aproveitaria a inclinação e faria um fukinagashi se essa planta permitir.
_________________
"Tudo quanto é velocidade não será mais do que passado, porque só aquilo que demora nos inicia."
Rainer Maria Rilke (1875-1926)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Anderson, enterrar o tronco até a altura onde a conicidade invertida inicia, também não é uma saída?
Daí terias um nebari futuro mais próximo aos primeiros galhos que ela está emitindo.
Elio e Markus, vocês acham possível?

Tens um belo material em mãos, segue a orientação sobre a retirada da madeira podre e com certeza vai dar o que falar.

Abraços.


Renato, no meu entender, só enterrar mais a planta não resolveria o problema, visto que necessariamente não nasceriam raizes bem radiais e na altura e quantidade certa, a não que se faça um alporque (anel de malphigi ou torniquete)

Abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 10:31 pm    Assunto: Re: Evolução de Bougainville Responder com citação

Anderson,

Os amigos falaram bem colocado, a madeira morta tem que ser removida, mas acredito que poderias já fazer algumas podas, eliminações e trabalhos na madeira.

Algo parecido com essa foto seria possível, me diga se acha interessante e atrativo trabalhar este lado de sua planta, se não veremos outras opções:



Vermelho traço único será poda de seleção, eliminar os galhos que não farão parte da estrutura no futuro, deixar alguns "tocos" para futuras brotações e aramagens se precisar de galhos de fundo, se objtiver galhos de fundo com outras brotações melhores, melhor ainda será. Onde existem traços vermelhos verticais significa a retirada total daquele galho.

Os traços em verde gramínea significam os galhos principais que ficarão (estes galhos tem um movimento bastante interessante, me parece que o da direita sai ao fundo curvando-se enquanto o da esquerda é mais inclinado sem tanta curvatura; podes conferir?), ou se por ventura uma análise melhor for feita e notar-se que 1 tronco somente é viável poderia ser também, porém sua planta é forte, seria interessante manter uns galhos mais grossos que poderão receber trabalhos de madeira morta e com brotações finas iniciais para maior ramificação e beleza do conjunto no presente/futuro.

Uma estrutura futuramente com muita ramificação e aproximadamente assim (os exemplos são grosseiros apenas para iliustrar, são plantas belas e troncos poderosos e excelente ramificação):







UM TRONCO










As Primaveras aceitam muito bem poda drástica, e o quesito da alporquia também iria muito bem, como tão bem falaram os amigos Foristas.

A Bougainvillea é de fácil direcionamento e muda os cursos de seiva com incrível precisão e facilitade, por isso é uma planta ideal para se trabalhar madeira morta e podas drásticas para formação estrutural.

Acredito que uma quebrada neste vaso mais em baixo para vermos melhor a junção da base com o solo iria nos ajudar bastante na tomada de decisões; e se optar pelas podas, fotos após as podas também seriam muito bem vindas.

No mais, parabéns pela planta amigo tens um excelente material em mãos.


Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima


Editado pela última vez por Illex em Qui Maio 13, 2010 10:29 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/10
Idade: 51
Mensagens: 289
Localização: Jaraguá do Sul-SC

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 12:07 am    Assunto: Responder com citação

ola
nao irei opinar o pessoal já falou tudo
coversaremos no sabado
abraços
_________________
"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal agradeço a todos que opinaram porque quanto mais ajuda posso ter uma idéia do que fazer com ela e não perder este exemplar que a velhinha me deu e pediu pra cuidar bem dele se alguém tiver mais opiniões pode mandar agradeço desde já um abraço a todos.
_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal tirei a madeira morta da bela adormecida e ela esta acordando vejam só como ficou depois que a retifica entrou em ação. Ainda não decidi a frente estou indeciso eu particularmente gostei das duas à só lembrando eu cortei o vaso para visualizar melhor.
_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Anderson, eu vejo tua planta aqui! Podendo ser inclinada um pouco para a direita ou não!
Cara, sou ruim até no Paint!..........rsrsrsrs!

abraço


_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 42
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Assim? Ou tirando o galho da esquerda! Tanto faz!
Desculpe a projeção tosta! É o que o Paint oferece!

_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 42
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ou assim é!


Acho que era isso que o Elio tava pensando
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 8:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Considerando a melhor frente, faça os cortes nas areas que indiquei, para obter movimento e conicidade. Pode ser feito agora, sem nenhum problema. Aplique cola branca para madeira nas areas cortadas, para evitar apodrecimento. Em seguida, transplante, usando uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Para o desenvolvimento de sua planta, a bacia é melhor que qualquer escorredor. Very Happy

O substrato ideal: caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro (ou de outra arvore), terra granulada, areia grossa de rio sem peneirar. Os ingredientes devem ter praticamente o mesmo tamanho (menor que uma bolinha de gude, maior que um grão de feijão). Não adube antes de 45 dias. Very Happy

Antes do replantio, retire do vaso com cuidado e lave bem as raizes, em agua corrente, eliminando todo o substrato original. Deixe a planta com as raizes imersas em solução contendo hormonio enraizante por uns 30 minutos, antes de replantar. Ao fazer o replantio, distribua as raizes radialmente, isto é, em toda a volta do tronco, cobrindo bem com o substrato. A planta deverá ficar em local semi sombreado, onde receba luz solar, mas não o calor direto do sol. Regue sempre ao final do dia, apenas uma vez. Very Happy

Só adube 45 dias depois do replantio. Não acrescente adubo de nenhuma espécie no substrato antes disso. Very Happy


_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil