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PASTA “AUTOFRAGUANTE
30.12.2011

 
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marina marins



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Mensagens: 29
Localização: Rio de Janeiro - Niterói

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 7:43 pm    Assunto: PASTA “AUTOFRAGUANTE Responder com citação

Olá , a todos interessados em fazer vasos para bonsai, recebi esta receita de um amigo ceramista da Argentina é entendi k seria de grande valia para todos que buscam fazer seus próprios vasos , esta formula não precisa de forno , o artista argentino , em questão, usá-a para fazer esculturas.

PASTA “AUTOFRAGUANTE”1
As pastas autofraguantes não precisam de queima. Endurecem a frio adquirindo dureza de pedra e, devido a sua fórmula bem compensada, não de desfazem com água, nem com submersão por vários dias. As peças feitas com essa pasta, que se prestam principalmente para esculturas e murais, podem instalar-se em ambiente externo sem perigo.
Trata-se de uma pasta cerâmica, uma vez que o ingrediente predominante e determinante é a argila. A pasta autofraguante resiste à queima a 1100° C, embora isso não aumente sua resistência, características ou textura.
Matérias Primas
A pasta autofraguante utiliza, como matéria prima predominante, a argila que pode ser vermelha, rosada ou branca, dependendo da tonalidade da pasta que se deseje obter. Não devem ser utilizadas argilas sem moer, úmidas, impuras ou calcinadas, para evitar perda de plasticidade. O segundo material preponderante é a areia, sendo importante escolher sua cor, granulação e pureza. Utilize areia lavada, clara, limpa e peneirada para evitar impurezas. O material fraguante é o cimento Portland, que se juntará à pasta. Recomenda-se a utilização de cimento comum, novo. Não é necessário utilizar cimento branco, pois a pasta perde plasticidade. Além desses podem ser utilizadas outros matérias primas na pasta como vermiculite, chamote, etc. para dar textura à pasta. O último ingrediente da pasta é a água, que deve corresponder a cerca de 20% do volume da mistura dos elementos secos. Em alguns casos serão precisos 30%, dependendo do uso a que a pasta se destinará.
Plasticidade
Dada a proporção de argila utilizada na pasta, não se pode esperar que ela tenha a mesma plasticidade das pastas cerâmicas comuns. Quando se requer maior maleabilidade da pasta, pode ser incluída CMC na água a ser utilizada. Requer-se, após a mistura de água, amassar a pasta para que adquira coesão e fique compacta. Uma vez compactada é possível dar-lhe forma. Recomenda-se a utilização de luvas de borracha pois a pasta, devido à presença do cimento, é muito cáustica. Convém, ainda, ao manipular a pasta, proteger as mãos com vaselina, glicerina ou uma mistura de ambas.
Secagem e curagem
A pasta autofraguante exige execução rápida. Não é possível deixar a peça para ser terminada em outro dia como se faz com a pasta cerâmica tradicional. Assim, a peça a ser feita com a pasta autofraguante deve ser planificada com antecedência pois sua execução tem que ser rápida. A pasta, uma vez trabalhada começa a endurecer-se lentamente a uns 20 ou 30 minutos. Depois de duas horas a pasta já terá uma certa dureza o que tornará sua manipulação muito difícil, embora seja possível continuar trabalhando com a colocação cuidadosa de um pouco mais de água na pasta. Isso depende muito do tempo de curagem do cimento que se usa. A secagem da peça se fará de forma natural, sem necessidade de proteger a obra do calor, ar ou vento. Dado que não há encolhimento do material na secagem, no existe risco de trincas. Uma vez seca convém deixar molhar a peça para conseguir um maior endurecimento.
Preparação da pasta
É essencial medir muito bem os ingrediente que serão utilizados na pasta. As fórmulas a seguir são dadas em volume e não em peso. Uma vez medidos os ingredientes, devem ser misturados muito bem com um pau ou uma colher, afim de que se obtenha uma mistura bem homogênea. Uma vez terminada a homogeneização da mistura de elementos secos, deve ser colocada a água necessária (cerca de 20%). A inclusão de colorantes deve ser feita à mistura de elementos secos.
Coloração
A pasta pode ser colorida com a adição de óxidos ou pigmentos. Podem ser utilizados os pigmentos encontrados em lojas de materiais de construção (pó xadrez) para dar cor a pisos de cimento. . Pastas marrons podem ser obtidas pela adição de 5% de óxido de manganês. Com 3% obtêm-se marrons mais claros,. Usando o pigmento ocre propriamente dito, que é o hidrato de ferro, a 5% sobre argila branca obtêm-se o mesmo tom ocre.
Esmaltado
As pastas autofraguantes podem ser esmaltadas com ótimos resultados. Devem ser esmaltadas após estarem bem secas e curadas, com um esmalte brando, que funda aos 700°C. Tais esmaltes podem ser crus ou fritas púmblicas-boráxicas. É possível também utilizar esmaltes comerciais que fundam a essa mesma temperatura. Uma vez aplicado o esmalte a partes da peça (não se deve esmaltar toda a peça) e quando esteja o esmalte totalmente seco, pode ser fundido com a chama azul (oxidante) de um maçarico. Com paciência de deverá prosseguir a fusão total do esmalte até que termine, por completo, o borbulhar, típico do esmalte a 50°C antes do ponto de maturação.
Engobes
Para economizar grandes quantidades de óxidos colorantes, é possível engobá-las. O engobe deve ser produzido com a mesma pasta autofraguante à qual se acrescentam óxidos ou pigmentos nas proporções acima mencionadas. Osengobes devem ser misturados em um mortero e devem ser aplicados com a peça ainda úmida, pois não aderem se a pasta já estiver curada. Após aplicação do engobe e secagem da pasta, essa pode receber a chama do maçarico, o que poderá provocar alterações na cor do engobe com resultados interessantes. A chama de um bom maçarico deve permitir passar da chama oxidante (azul) à redutora (amarela), o quer permite texturar a peça com cores diferenciadas.
Técnicas de trabalho
Com a pasta autofraguante é possível fazer pequenas esculturas, como também preencher moldes de madeira, cartão grosso ou outro material, cujo interior ficará curado em 20 horas, soltando-se das paredes do molde.
Para fazer grandes esculturas é necessário que se façam suportes de arame, tbo ou armação de barras de ferro, que não poderão ser extraídas após a curatem das peças. Grandes obras horizontais podem ser feitas com um suporte de pedras ou outro elemento, em cujo redor se pressiona a pasta. A pasta estado úmida ainda permite que se façam incrustações, combinações com materiais de diversos tipos, como metais. As peças elaboradas com a pasta não necessitam serem ocadas, podento ficar maciças. Se o artista quiser ocá-las para reduzir seu peso ou poupar material, pode fazê-lo.
Fórmulas de Pastas
Fórmulas2 Padrão 2 3 4 5 6
Argila 8 8 8 9 8 8
Areia 7 4 4 6 4 4
Cimento Portland 5 5 5 5 5 8
Pó de Ladrilhos 3
Chamote médio 3
Perlita 3
Vermiculite 3
Total 20 20 20 20 20 20

Para obtenção de uma pasta mais dura deve ser elevada a proporção de areia e reduzida a de argila, mantendo-se as cinco partes de cimento. Para preenchimento de moldes é possível reduzir a argila para 6 partes, elevando a areia a 9 partes. Obviamente, ao reduzir-se a argila se esta reduzindo a plasticidade da pasta. A pasta deve ser molhada várias vezes ao dia durante uma semana para adquirir dureza e resistência à intempérie.
Materiais necessários: areia lavada e peneirada, cimento portland, argila em pó, água, luvas de borracha, ferramentas de madeira, vermiculite, chamote, pó xadrez, máscara para a mistura de pós, bacias para misturar a pasta, colher para misturar a pasta, base para o trabalho.
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marina marins
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marina marins



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MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 7:53 pm    Assunto: Re: PASTA “AUTOFRAGUANTE Responder com citação

marina marins escreveu:
Olá , a todos interessados em fazer vasos para bonsai, recebi esta receita de um amigo ceramista da Argentina é entendi k seria de grande valia para todos que buscam fazer seus próprios vasos , esta formula não precisa de forno , o artista argentino , em questão, usá-a para fazer esculturas.

PASTA “AUTOFRAGUANTE”1
As pastas autofraguantes não precisam de queima. Endurecem a frio adquirindo dureza de pedra e, devido a sua fórmula bem compensada, não de desfazem com água, nem com submersão por vários dias. As peças feitas com essa pasta, que se prestam principalmente para esculturas e murais, podem instalar-se em ambiente externo sem perigo.
Trata-se de uma pasta cerâmica, uma vez que o ingrediente predominante e determinante é a argila. A pasta autofraguante resiste à queima a 1100° C, embora isso não aumente sua resistência, características ou textura.
Matérias Primas
A pasta autofraguante utiliza, como matéria prima predominante, a argila que pode ser vermelha, rosada ou branca, dependendo da tonalidade da pasta que se deseje obter. Não devem ser utilizadas argilas sem moer, úmidas, impuras ou calcinadas, para evitar perda de plasticidade. O segundo material preponderante é a areia, sendo importante escolher sua cor, granulação e pureza. Utilize areia lavada, clara, limpa e peneirada para evitar impurezas. O material fraguante é o cimento Portland, que se juntará à pasta. Recomenda-se a utilização de cimento comum, novo. Não é necessário utilizar cimento branco, pois a pasta perde plasticidade. Além desses podem ser utilizadas outros matérias primas na pasta como vermiculite, chamote, etc. para dar textura à pasta. O último ingrediente da pasta é a água, que deve corresponder a cerca de 20% do volume da mistura dos elementos secos. Em alguns casos serão precisos 30%, dependendo do uso a que a pasta se destinará.
Plasticidade
Dada a proporção de argila utilizada na pasta, não se pode esperar que ela tenha a mesma plasticidade das pastas cerâmicas comuns. Quando se requer maior maleabilidade da pasta, pode ser incluída CMC na água a ser utilizada. Requer-se, após a mistura de água, amassar a pasta para que adquira coesão e fique compacta. Uma vez compactada é possível dar-lhe forma. Recomenda-se a utilização de luvas de borracha pois a pasta, devido à presença do cimento, é muito cáustica. Convém, ainda, ao manipular a pasta, proteger as mãos com vaselina, glicerina ou uma mistura de ambas.
Secagem e curagem
A pasta autofraguante exige execução rápida. Não é possível deixar a peça para ser terminada em outro dia como se faz com a pasta cerâmica tradicional. Assim, a peça a ser feita com a pasta autofraguante deve ser planificada com antecedência pois sua execução tem que ser rápida. A pasta, uma vez trabalhada começa a endurecer-se lentamente a uns 20 ou 30 minutos. Depois de duas horas a pasta já terá uma certa dureza o que tornará sua manipulação muito difícil, embora seja possível continuar trabalhando com a colocação cuidadosa de um pouco mais de água na pasta. Isso depende muito do tempo de curagem do cimento que se usa. A secagem da peça se fará de forma natural, sem necessidade de proteger a obra do calor, ar ou vento. Dado que não há encolhimento do material na secagem, no existe risco de trincas. Uma vez seca convém deixar molhar a peça para conseguir um maior endurecimento.
Preparação da pasta
É essencial medir muito bem os ingrediente que serão utilizados na pasta. As fórmulas a seguir são dadas em volume e não em peso. Uma vez medidos os ingredientes, devem ser misturados muito bem com um pau ou uma colher, afim de que se obtenha uma mistura bem homogênea. Uma vez terminada a homogeneização da mistura de elementos secos, deve ser colocada a água necessária (cerca de 20%). A inclusão de colorantes deve ser feita à mistura de elementos secos.
Coloração
A pasta pode ser colorida com a adição de óxidos ou pigmentos. Podem ser utilizados os pigmentos encontrados em lojas de materiais de construção (pó xadrez) para dar cor a pisos de cimento. . Pastas marrons podem ser obtidas pela adição de 5% de óxido de manganês. Com 3% obtêm-se marrons mais claros,. Usando o pigmento ocre propriamente dito, que é o hidrato de ferro, a 5% sobre argila branca obtêm-se o mesmo tom ocre.
Esmaltado
As pastas autofraguantes podem ser esmaltadas com ótimos resultados. Devem ser esmaltadas após estarem bem secas e curadas, com um esmalte brando, que funda aos 700°C. Tais esmaltes podem ser crus ou fritas púmblicas-boráxicas. É possível também utilizar esmaltes comerciais que fundam a essa mesma temperatura. Uma vez aplicado o esmalte a partes da peça (não se deve esmaltar toda a peça) e quando esteja o esmalte totalmente seco, pode ser fundido com a chama azul (oxidante) de um maçarico. Com paciência de deverá prosseguir a fusão total do esmalte até que termine, por completo, o borbulhar, típico do esmalte a 50°C antes do ponto de maturação.
Engobes
Para economizar grandes quantidades de óxidos colorantes, é possível engobá-las. O engobe deve ser produzido com a mesma pasta autofraguante à qual se acrescentam óxidos ou pigmentos nas proporções acima mencionadas. Osengobes devem ser misturados em um mortero e devem ser aplicados com a peça ainda úmida, pois não aderem se a pasta já estiver curada. Após aplicação do engobe e secagem da pasta, essa pode receber a chama do maçarico, o que poderá provocar alterações na cor do engobe com resultados interessantes. A chama de um bom maçarico deve permitir passar da chama oxidante (azul) à redutora (amarela), o quer permite texturar a peça com cores diferenciadas.
Técnicas de trabalho
Com a pasta autofraguante é possível fazer pequenas esculturas, como também preencher moldes de madeira, cartão grosso ou outro material, cujo interior ficará curado em 20 horas, soltando-se das paredes do molde.
Para fazer grandes esculturas é necessário que se façam suportes de arame, tbo ou armação de barras de ferro, que não poderão ser extraídas após a curatem das peças. Grandes obras horizontais podem ser feitas com um suporte de pedras ou outro elemento, em cujo redor se pressiona a pasta. A pasta estado úmida ainda permite que se façam incrustações, combinações com materiais de diversos tipos, como metais. As peças elaboradas com a pasta não necessitam serem ocadas, podento ficar maciças. Se o artista quiser ocá-las para reduzir seu peso ou poupar material, pode fazê-lo.
Fórmulas de Pastas
Fórmulas2 Padrão 2 3 4 5 6
Argila 8 8 8 9 8 8
Areia 7 4 4 6 4 4
Cimento Portland 5 5 5 5 5 8
Pó de Ladrilhos 3
Chamote médio 3
Perlita 3
Vermiculite 3
Total 20 20 20 20 20 20

Para obtenção de uma pasta mais dura deve ser elevada a proporção de areia e reduzida a de argila, mantendo-se as cinco partes de cimento. Para preenchimento de moldes é possível reduzir a argila para 6 partes, elevando a areia a 9 partes. Obviamente, ao reduzir-se a argila se esta reduzindo a plasticidade da pasta. A pasta deve ser molhada várias vezes ao dia durante uma semana para adquirir dureza e resistência à intempérie.
Materiais necessários: areia lavada e peneirada, cimento portland, argila em pó, água, luvas de borracha, ferramentas de madeira, vermiculite, chamote, pó xadrez, máscara para a mistura de pós, bacias para misturar a pasta, colher para misturar a pasta, base para o trabalho.


Pra os não ceramistas não há necessidade da esmaltação a 700°C basta que pintem ( e não esmaltem) com tinta plástica a frio ou simplesmente não pintem deixem na cor escolhida da argila , lembrando que existem argilas vermelhas terracotas que dão um belo aspecto ao vaso, mais natrural, embora o texto seja longo o material é mínimo e a feitura é rápida
Bom trabalho.
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dusantos
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MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Fórmulas de Pastas
Fórmulas2 Padrão 2 3 4 5 6
Argila 8 8 8 9 8 8
Areia 7 4 4 6 4 4
Cimento Portland 5 5 5 5 5 8
Pó de Ladrilhos 3
Chamote médio 3
Perlita 3
Vermiculite 3
Total 20 20 20 20 20 20


Sou meio burraldo e não entendi essa formula.
Você poderia explicar melhor.

Já fez alguma peça com essa tecnica?

Abraços
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Alcides Junior
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MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 7:43 am    Assunto: Responder com citação

Também não entendi esta fórmula, e estou a algum tempo esperando, agora resolvi subir o tópico. Marina, você tem alguma foto, um passo-a-passo. Já fez algum?
Alguém tentou Question Question
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Abraços
Junior - General Carneiro
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Donegá
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MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marina,

Tb gostaria de uma explicação mais detalhada sobre a fórmula e se possível indicação de onde encontrar os componentes como vermiculita, chamote e perlita.

No aguardo e valeu pelo post.
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MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 10:46 pm    Assunto: Duvida Responder com citação

"Dada a proporção de argila utilizada na pasta, não se pode esperar que ela tenha a mesma plasticidade das pastas cerâmicas comuns. Quando se requer maior maleabilidade da pasta, pode ser incluída CMC na água a ser utilizada. Requer-se, após a mistura de água, amassar a pasta para que adquira coesão e fique compacta. Uma vez compactada é possível dar-lhe forma. Recomenda-se a utilização de luvas de borracha pois a pasta, devido à presença do cimento, é muito cáustica. Convém, ainda, ao manipular a pasta, proteger as mãos com vaselina, glicerina ou uma mistura de ambas.
Secagem e curagem" o que seria a expressão ""??
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