FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ALPORQUIA - Dúvidas sobre: hormônios, material, etc.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
LeandroMG

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 11:52 am    Assunto: ALPORQUIA - Dúvidas sobre: hormônios, material, etc. Responder com citação

Bom dia pessoal, estou aqui afim de sanar de vez algumas dúvidas que tenho sobre o processo de alporquia.

Desde já agradeço a paciencia e a cooperação de todos que me ajudarem.

1) Como deve ser a utilização de hormonios enraizadores? Devo usar tanto o pó enraizador quanto o líquido enraizador? Ou apenas um dos dois? Eu devo umedecer o esfagno em solução enraizadora mesmo já tendo aplicado algum hormonio diretamente no anel? Aproveitando, qual é o melhor hormonio enraizador?

2) O "substrato". Eu tive pensando, será que seria uma boa idéia usar, ao invés de esfagno, aquelas buchas vegetais (q nós usamos para tomar banho) com um pouco de pó de chachim, adubo organico ou só a bucha mesmo???

3) Após feito o "bombom" com o plastico trasparente, eu devo envolve-lo em algum plastico preto ou papel aluminio afim de impedir a luz? Caso eu faça isso, de qnto em qnto tempo eu devo injetar agua com uma seringa no alporque?

4) Como deve ser o tratamento com o restante do galho (pra cima de onde está o alporque)? Devo cortar os galhos que eu sei q não vou usar? Deixar a maior quantidade de folhas possivel??? Fico com medo de que depois da retirada, as poucas raizes não consigam sustentar a "nova árvore".

5) Em fim, a época correta. Pois já li em muitos lugares aqui no forum, que deve ser feito na primavera. Só que estive conversando com o Mestre Osamu Hidaka, lá em Atibaia, e ele me disse que a melhor época é apartir de 15 de JULHO até o fim de agosto e inicio de Setembro (INVERNO). Fiquei sem saber...

Mais uma vez, agradeço a paciência de todos os sábios da arte, que estão no fórum.
Fico na expectativa da ajuda de vocês.

Grato,
Leandro.

Benjamim Franklin
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, Leandro.

Vi uma matéria aqui no forum que um membro (desculpe não me lmbro o nome), testou a buxinha de banho e conseguiu obter resultados. Quanto ao plástico você pode colocar o transparente para verificar as raízes que estão crescendo, e o plástico preto por cima, acho qwue não existe alguma regra e você não precisa irrigar com seringa, pois o plástico mantém o calor e a umidade. Acho que é isso. E depende de qual planta você vai fazer o alporque para saber o tempo neccessário para retirá-lo.
Não sou nenhum expert, mas acho que basicamente é isso.

Abraço,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LeandroMG

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

O Faugustobr, brigadão.
Vlw msm...

Benjamim Franklin
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro, pela minha experiência, PROCEDO ASSIM:

1. Hormônio. Use um ou outro. Eu prefiro o líquido, diluído na água e encharcado o substrato ( Esfagno ou vermiculita). Hormônio eu uso o Superthrive. Havia o Biofert raiz. Não há mais, virou fertilizante.
2. A bucha não me parece ser muito boa visto ficar muitos espaços vazios. Adubo, nem pensar.
3. Transparente ou preto+transparente. Há várias correntes. Eu uso só transparente mas, creio que por cima se colocar o preto, pode melhorar.
Se vc amarrar bem embaixo e em cima, não precisará injetar água. A umidade se reciclará entre as fases gasosa e líquida. Porém, quando as novas raízes brotarem, elas começarão a consumir a água existente. Aí sim, precisa repor. Só ao apalpar vc nota se está seco ou úmido.
4. No colocar o alporque, não retiro as folhas para cima. Só retiro a maior parte quando destaco o alporque e o replanto.
5. Não há conflito de data, Leandro. Final do inverno/Início da primavera. Lembre-se a data não se refere à data de calendário. Estamos no INVERNO até 21/Setembro. Isso no calendário. No ciclo da planta elas já estão se preparando para "acordar".

Uma questão que vc não colocou mas, muito importante:
-Tem que fazer o anel fundo, tirando toda a casca e a película (Cambium) que tem embaixo, normalmente. Até chegar á madeira normalmente branca (lenho).

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
LeandroMG

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

mais uma vez Elio,
Obrigado!!! Wink Very Happy

Benjamim Franklin
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: