FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que planta será?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 1:10 am    Assunto: Que planta será? Responder com citação

Pessoal por favor me ajudem
colhi essa mudinha perto de uma calliandra mas sei q não é pq as folhas são diferentes mas uma curiosidade me chamou a atenção. Fecham as folhas à noite tb.
se alguém puder me ajudar serei grato.





outra dúvida:
peguei um galho de uma árvore q tem no meu trabalho e gostaria de saber também qual seria. um detalhe importante é que neste inverno q passou cairam todas as folhas e agora voltaram a brotar. Ela tem mais ou menos uns 7 ou 8 metros de atura. quase da altura de um poste de luz. Colhi à noite esse galho minutos antes de tirar a foto e as folhas não se fecham...
ai vai a foto

_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo H N G Leite



Registrado: 28/03/10
Mensagens: 26
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Opa,
bem bacana a imagem da toalha da sua mesa.

Eu tb tenho um desse ae da primeira foto, bati o olho nele na rua, do lado de casa, passei a mao e trouxe pra casa. o meu tem 1m altura e uns 3cm espessura. Desconfio mto q seja um Flamboyant.

Qnto a segunda eh tenso falar o que eh. Aqui onde moro tem varias arvores com ramos e folhas assim. Flam, Sibioiruna, piteco, umas trazidas do extrangeiro. Costumo diferenciá-las por algum aspecto caracteristico como flor, tronco, raiz etc
Penso que eh Sibipiruna, mas nao tenho certeza.

Grande abrass

Ps: ser o da primeira foto for flam msm da uma olhada soh pra animar.
[img]http://img3.orkut.com/images/milieu/1285575716/1285600917444/26805349/of/Z11bwmar.jpg?ver=1285600922[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald

A primeira planta de fato fica difícil afirmar com certeza a partir de uma imagem nestas coondições e de uma planta tão jovem. Poderia ser sibipiruna, canfístula, flaboyant, e outras tantas leguminosas que neste tamanho se parecem muito, e sempre por foto tem alguma variação de imagem, claridade, etc... eu fiquei na dúvida.
Quanto a segunda foto trata-se com certeza de um Taxódium distichum, popularmente conhecido como cipreste do banhado. Uma planta interessante para bonsai, especialmente no estilo chokkan, ereto formal. Se tiver acesso aproveita a primavera e faça mudas de alporque. Consegui várias mudas de alporque de uma árvore na vizinhança. Agora comprei uma muda que tem uma boa conicidade, só que ao invés de fazer a poda drástica do tronco, vou baixando ela com vários alporques e assim aumentar o número de exemplares da espécie.

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 12:30 am    Assunto: Responder com citação

Po valeu paulo... Me disseram q talvez fosser pithecolobium. Por acaso ele se fecha à noite?
Élio fica meio difícil alporquia pq a árvore fica dentro da fábrica onde trabalho e lá é tudo monitorado e não vão deixar.. será q ela se multiplica por estaquia?

abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald, a primeira planta não é pitecolobium com certeza. O piteco cresce sempre meio em zigue-zague e apresenta espinhos nos entrenós, a cor dele é mais acinzentada, ou seja. Nada a ver mesmo. Além das 3 que citei acima, poderia ser ainda leucena. E creio que fica somente por aí mesmo. Dificilmente fugiria desta 4.
Quanto ao taxódium eu nunca fiz mudas por estaca, mas até creio que pode pegar sim. No entanto a época ideal para estacas lenhosas seria antes da brotação, quando ele ainda está sem nenhum folha. Cortar galhos até a grossura de um lápis e com 20-30 cm, cortar a ponta inferior em bisel (diagonal) se possível usar um hormônio enraizador (é barato e fácil de comprar pela internet), enterrar em pura areia grossa, cerca de 5-8 cm. Outra tentativa esta sim para fazer agora: existem algumas espécies de árvores que se multiplicam bem por mini-estacas de brotos tenros. Pegaria estes brotos novos da grossura de um palito de dente. Cortaria com uns 5 cm apenas, tirando quase todas as folhas com uma pequena tesoura, deixando somente 2-3 folhinhas na ponta. Molha um pouco a ponta cortada da estaca e coloca no hormônio emraizador, direto no pó, a fim de que este pó grude na ponta. Estaqueie em areia grossa pura, cerca de 1/3 da estaca, faça uma mini-estufa com um saco plástico transparente,. (só faltou dizer: reze e espere..rsrsrsrsrs). Ah! no estaquear, molhe primeiro bem a areia e com um palito um pouco mais grosso faça o furinho onde coloca a estaca, se não ao enfiar na areia retira todo o pó enraizador.
Espero que ajude.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 30
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 8:51 am    Assunto: Responder com citação

A primeira planta parece ser uma Leucena...
Tenho uma aqui e as folhas se assemelham...
Olha uma foto:


Ela está em rosa.


_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Kappenberg



Registrado: 18/03/10
Idade: 36
Mensagens: 67
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Folhas que fecham ao entardecer não sei se é uma característica boa para diferenciarmos as plantas.

Tive uma mudinha de guapuruvu (= pataqueira, pau-de-ficha), que se foi para um pátio virar árvore, e suas folhas ficavam assim durante a noite.

A muda de pau-ferro (caesalpinia ferrea) que tenho hoje também faz isso. OU seja, muitas plantas devem fazer isso.

=]
_________________
"Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 8:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Se o galhinho sobre a mesa for de taxodium, pode plantar usando como substrato apenas areia grossa de rio, sem peneirar, que pega super rápido. Para compensar, experimente plantar várias estaquinhas, assim terá mais material com que trabalhar daqui a algum tempo. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 12:30 am    Assunto: Responder com citação

Valeu nick... me diga uma coisa...
por acaso eu posso fazer estacas da grossura de uma caneta ou tem q ser os galhos mais fininhos....
muito obrigado...
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 8:19 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Faça estacas com galhinhos finos mas faça alguns mais grossos tambem. Assim, aumenta a chance de obter material diversificado e vc descobre se funciona, ok? Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Vou tentar aqui e tirar algumas fotos da evolução.... vai q dá certo....abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil