FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Por onde começar?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 3:12 pm    Assunto: Por onde começar? Responder com citação

Há tempo tenho imaginado alguns tópicos e hoje resolvi propor, se for da vontade dos foristas e pudermos contar com a colaboração dos mais tarimbados, um tópico voltado exclusivamente para os iniciantes que estão dando os primeiros passos na arte bonsai.

Certamente as dúvidas são muitas, haja vista que todos nós temos aos montes e o tempo todo. Então perguntaríamos: - Por onde começar? Semeando? Buscando na mata? Comprando alguma muda na floricultura? Qual muda? Que idade? Qual melhor formato? Que espécie?

Pode parecer uma grande bobagem, mas as medidas mais simples e lógicas, para o iniciante ainda são novidades. E por essa razão, estou propondo uma discussão esclarecedora, a fim de estabelecer um norte (não um caminho predeterminado) para dar-se início aos estudos e práticas da arte bonsai.

Caso seja aceito este tópico, vou dar minha primeira sugestão, qual seja a de procurar aqui mesmo neste site pelas poucas perguntas acima. Ou seja, minha recomendação aos iniciantes é a de, em primeiro lugar, buscar pelas informações básicas e, restando dúvidas, perguntar diretamente.

Bem, vamos agora ver se o tópico será bem aceito.

Abraço a todos.
Edson
Voltar ao topo
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

é isso aí edson,agora o negócio é adubar,opsss,de acrescentar ao tópico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Ha no comeco e uma maravilha, os coracoes embalados pelos sonhos, chegamos a perder o sono mergulhados em uma melancolia sem fim, devido aos nossos projetos vindouros(ainda perco ate hoje), fazemos estaquinhas de tudo quanto e mato, estaquinhas de acerola, ligustro e amora, que sao quase uma praga pra pegar, plantamos muita semente, todo tipo que achamos no caminho(ate feijao eu plantei pra ver se dava bonsai, rsrsrs), deixamos de comer e dedicamos nossa hora de almoco pra mexer com as plantas e no fim de semana e uma alegria que so.
O comeco e assim, devemos nos arriscar em todo tipo de experiencia, de estaquias que nada tem a ver, com alporques de toda a maneira, com isto iremos encontrando nossos meios, que melhor se adaptam a nossa regiao, sem contar que enquanto isso somos embalados pelos sonhos e pelos livros e sites da internete.
Ai partimos para o passo dois, a compra de um MAUSAI, essa e boa, levamos pra casa e quando da um tempinho estamos borrifando a plantinha com agua e cortando um brotinho que acaba de nascer.
Mas quando a o despertar do limiar da conciencia, partimos pra coisa mais seria, ai creio que uma muda de viveiro e ideal, depois com experiencia um yamadorizinho aqui, outro ali, ai acabou, ninguem mais cerca, a casa vira uma floresta, e a esposa e os filhos comecam a reclamar que as plantas tem mais prazo do que eles e blablabla ........
Mas sem duvida o comeco e maravilhoso devido ao entusiasmo e a disposicao.
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised Surprised

NO WORDS !!!

muito explicativo,na geral é o que sempre acontece né,mas vc colocou de um jeito que simplesmente nao fala,mas incentiva,como um manual,muito bom mesmo,gostei das palavras marcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:02 pm    Assunto: Responder com citação

NOSSA Surprised Shocked

Marcio Garcia

Você esta falando de mim???

E já estou no final do 2º passo... minha esposa já esta brigando etc e tal... quer dizer ela ja brigava desde a primeira muda que comprei.

fiquei ate envergonhado Embarassed
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

pior que eu também plantei feijão Embarassed Embarassed Embarassed
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

eu fiz tudo errado,comecei pelo 2 comprando um mausai,depois veio o 3 comprando muda de viveiro Shocked
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Na verdade meu post foi uma auto confissao, um relato bem por alto do meu comeco, teve ate uma cena engracada, o que me alertou pra buscar mais informacoes, e que quando eu comprei um MAUSAI, estava todo orgulhoso, ai chamei um tio meu pra ver, detalhe, ele e japones, nascido no japao, veio pro brasil ainda novo, suas palavras foram bem secas:
- Isto nao e bonsai, bonsai e uma arvore em miniatura isso ai e uma muda, tem que ter tronco grosso, como uma arvore velha.
Resumo, joguei meu MAUSAI no fundo do quintal ele acabou morrendo, de cara percebi que nao era por aquele caminho que deveria conduzir meu Hobby.
Ai fui correndo em um viveiro e comprei um Ficus Benjamina, foi uma festa no quintal, alporque e estaca de tudo quanto e jeito, rsrsrsrs.
Mas foram experiencias legais, muito boas( semcontar uma Tuia bem grande que comprei com a desculpa de fazer uma arvore de natal, pra que minha esposa nao me enforcasse, acabei matando ela com podas e ma conducao)

Abracos pessoal
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 4:32 pm    Assunto: Responder com citação

deve doer demais quando se perde uma planta,hj tava dando formiga na minha acerola,ai debaixo das folhas tava cheio de uns carocinhos pretos,eu,com raiva,ou frustração,ranquei o galinho Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

KaKaKaKaKa,

Começo com uma gargalhada porque todas as histórias de nossos começos com poucas variações, são todas iguais. Moro em um ap. com uma varanda de pouco mais de 1 1/2m2, meu começo foi exatamente como o descrito pelo amigo Marcio (meu chara), ñ tinha nem mais onde por o pé na varanda, rsrsrs. Azar do meu pai e da minha mãe que moram em uma casa com bom quintal, devargarzinho fui me chegando e hj devo ter em torno de 30 plantas por lá e o pior, cm trabalho meu pai as vezes tem que estar lá regando elas p/ mim, dando uma olhada se tem alguma praga e etc. Porém assim cm o amigo Hudson tb comecei pelo mausai, porém fui persintente e ele ainda está comigo, em setembro agora completaram-se 3 anos. No meu caso comecei como um tratamento ocupacional por problemas de saúde.

Amigos, só com este tópico que me toquei que já estou tenho 3 anos de envolvimento com a arte e ainda me considero um iniciante, parece que comecei ontem. Todos os dias surgem dúvidas e corro aqui no fórum p/ pedir socorro.

Sim um tópico p/ iniciantes seria ótimo, eu sei e acredito que os amigos também cm é vergonhoso fzr determinadas perguntas aos que consideramos mais experientes, nos parecem rídiculas, mas se ñ as fizermos acabamos por desistir da arte por ñ conseguirmos dar nem o primeiro passo.

Realmente é duro e doloroso nos desfazermos ou perdermos uma planta. Sabemos que passaremos anos até conseguirmos trasformar uma semente em bonsai, mais insistimos em plantá-las.

Ao ver este tópico dei uma buscada em meus primeiros pedidos de socorro no fórum, vários posts sobre germinar sementes e o primeiro sobre uma planta foi exatamente do meu mausai de fícus, apenas uma mudinha na época e eu já queria achar um estilo.

Ainda tenho muito, mas mt mesmo a aprender, mas me orgulho de passar a outros iniciantes assim cm eu as poucas experiências que tive e cm sanei dúvidas e problemas, tenho amigos aqui do fórum que sempre me procuram via e-mail e até via fone p/ sanar suas dúvidas, ñ tenho a mínima vergonha em dzr que porcurem colocar as dúvidas no fórum qdo ñ sei resposnder, mas fico todo cheio qdo sei a resposta e sei que estou ajudando.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/06/10
Mensagens: 179
Localização: Rio Claro-SP

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Edson, muito bacana sua iniciativa de elaborar esse post!

É um tanto nostálgico cada depoimento.

Eu lembro de perguntar a um vendedor de "mausais" como ele plantava os Ficus benjamina plantados em vasos de mame e dizia: "foi com sementinhas de dentro do figuinho?" (nem sabia da existencia da estaquia ou qlquer outro método de propagação).

Grande abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/09/09
Idade: 37
Mensagens: 708
Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 7:07 am    Assunto: Responder com citação

Bom, o primeiro conselho q dou pra qualquer iniciante.. é procurar alguem da sua região para pedir ajuda em plantas, substratos e exp. acho q é um ponto crucial.

Mas, no começo acho q td mundo compro akela estaquinha de primavera q tem na floricultura perto de casa. eu mesmo moro no primeiro andar de um prédio.. e por causa do barro q saia intupiu um cano e tivemos q quebrar uma parede da loja em baixo.

ossos do oficio.. hj esta td na casa da minha namorada e minha sogra q molha elas pra mim...


abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 7:20 am    Assunto: Responder com citação

Certamente existe foristas que estão iniciando na arte bonsai junto com este tópico. Então, convido a todos que queiram participar, a refletir sobre suas experiências iniciais e, com a sempre boa vontade, apresentar conselhos para que os iniciantes e também os iniciados, não cometam erros que venham a frustrar demais, isto posto porque frustrações todos tivemos, temos e teremos.

Nessa fase de total empolgação, vamos fazendo alporquia de tudo, até de rabo de cachorro, como disse meu professor. Se deixar fazemos estaca até de palito de sorvete. Certamente quase tudo isso (o quase foi por boa vontade) vai um dia para o lixo. Mas a experiência fica e é isso o que importa, não aquilo que insistíamos em chamar de pré-bonsai. Portanto, não choremos pelas plantas perdidas, fazem parte do ciclo natural de aprendizagem.

Entretanto, o que gostaria mesmo de chamar a atenção, não somente dos iniciantes é quanto ao local onde abrigar as plantas. Depois de certificar que existe incidência de sol suficiente, orvalho, chuva, frio etc., é fundamental a organização e o asseio do ambiente. Estamos iniciando uma arte e não podemos jogar pérolas aos porcos. Falo isso por experiência própria. Hoje mesmo meu jardim está em estado de petição. Neste sábado o trabalho vai ser grande. Então faço a pergunta que me faço constantemente: - Como está o ambiente onde abrigo minhas plantas? Está bonito, arrumado, livre de pragas, sujeira? Será que nossas plantas estão se sentindo bem por estar onde estão? E as pessoas que forem nos visitar, estarão satisfeitas por ver este lugar?

Vamos refletir sobre isso também e assim evoluirmos por completo, com a ajuda de todos.

Um abraço
Edson
Voltar ao topo
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Contem comigo.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Pessoal .. Edson ..

Tomo a liberdade de transcrever um texto do bonsaista Bergson Vasconcelos , que li numa revista a uns 15 anos atraz e trago comigo até hoje , se encaixa perfeitamente no contexto do topico.






ANSIEDADE DE UM PRINCIPIANTE


Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo bonsai , não nos sai do pensamento a idéia fixa de possuir , criar, adquirir uma arvore , seja ela nova,velha, fraca, diminuta ou grandiosa, mas em nossos olhos é sempre e eternamente bela .

É o começo de uma relação intensa na qual existe dependência e cumplicidade . Sucumbimos, então, aos meandros dessa paixão , perdemos o poder de análise pura e simples. O desejo, por vezes infantil, da posse desenfreada nos cega , o sabor do querer sem limites nos embriaga e nos vemos cercados pela ansiedade que nos toma o corpo e a alma .

O que ocorre são os sintomas de uma primeira paixão : a falta de maturidade nos trai e a sensação do desejo nos envolve. Todos os sentidos afloram. Todos os controles se misturam . A todo esse aglomerado de fatos , chamo " angústia de um dia ", pois buscamos, em um mesmo instante , ultrapassar, agrupar e obter todas as etapas da preparação de uma árvore , seja o plantio, a poda das raízes e dos galhos , o transplante , a aramação ou a definição de um estilo , como se a natureza se preocupasse com a rigidez de formas ou com uma triangulação perfeita. No entanto, o fundamental é a perpetuação da vida em sua essêmcia e forma .

O resultado, quando não estamos atentos ao caminho a seguir e simplesmente aglomeramos em um único momento todos os processos, por ser logicamente mais fácil, é por demais previsível. Não espere um belo bonsai em um lindo vaso , mas uma boa armação para a próxima árvore de Natal . Por nossa precipitação de iniciante, condenamos nossa "criação". Devemos nos guiar por nossa intuição , cada ´passo deve ser seguido em seus detalhes , cada momento aproveitado a exaustão . Aprender com nossas observações e, principalmente , com nossos erros , é a essência de nossa arte e a base de nossa vida .

Devemos conhecer os nossos ímpetos e aproveitá-los , além de sempre buscar a docilidade de um belo amor, partilhar os momentos, respeitar as limitações , aproveitar as minúcias e os sabores do tempo de espera, da semente à árvore formada . Devemos crescer com o nosso bonsai, adquirir a sabedoria da paciência, nos envolver inteiramente com a saborosa arte em constante e eterna mudança , transformar a ansiedade de um principiante no sublime prazer de ser uma grande familia .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil