FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como atingir estilos desejados
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 42
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 12:33 pm    Assunto: Como atingir estilos desejados Responder com citação

Achei num site chileno. Achei interessante postar. Algumas técnicas para atingir alguns estilos desejados.
Chokkan

Moyogi

Shakan

Bunyingi

Hokidachi

Han Kengai

Kengai (cascata)

Neagari (raízes espestas)

Ishizuki

Ikada

Sokan


link: http://www.bonsais.cl/bonsai_chile_manual.htm
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Legal! Achei muito interessante! =D

Qual a diferença entre o Shakan e o Bunyingi?
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente é muito legal qualquer tipo de info...!!
Fico feliz por poder ter tido acesso... Obrigado!!

Abçs. Leandro.
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Tb gostei muito .. simples .. pratico e de facil entendimento .. parabens e obrigado por compartilhar ..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

gostei... bem didático
parabéns pela iniciativa em compartilhar
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/06/10
Mensagens: 179
Localização: Rio Claro-SP

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 9:56 pm    Assunto: Parabéns pela postagem' Responder com citação

Muito boa a postagem.
Muito didático.

Poderia fornecer o site em que conseguiu isso?

Abraços e parabéns pela postagem
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 3:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Os desenhos são, na totalidade, uma melhoria dos ensinamentos do grande mestre John Yoshio Naka, que explica em detalhes todos eles, em seu livro Técnicas de Bonsai, vol. I. Mas é bom ter esses referencias salvo no computador, em uma pasta especialmente aberta para eles, pois nem todos podem ter acesso aos livros do Naka para dirimir as dúvidas. Very Happy

Guilherme, respondendo a sua dúvida: o Shakan é basicamente um estilo em que o tronco é inclinado para um dos lados, e se divide em tres tipos, dependendo do grau de inclinação. A arvore, nesse estilo, é equilibrada inclinando-se ápice ao lado contrário/oposto ao da base do tronco, dispondo então o primeiro galho em forma diversa, para manter o equilibrio harmonico. Assim, os tres tipos são:

Sho-Shakan: O primeiro galho está colocado no lado em que o tronco se inclina. Os outros galhos desse lado deverão ficar ligeiramente voltados para cima, enquanto que os galhos do lado contrário ficarão ligeiramente voltados para baixo.

Chu-Shakan: O primeiro galho está voltado para a base do tronco, para baixo portanto, para dar equilibrio ao tronco.

Dai-shakan: O primeiro galho está colocado em frente e se estende por ambos os lados do tronco. Porem, não devem ficar totalmente retos para a frente, para não espetar os olhos do observador.

Na primeira variante, Sho-Shakan, a posição do primeiro galho poderá tambem ser contrária ao lado da inclinação do tronco, isto é, o contrário do que foi escrito acima. Coisa de japonês, eu diria. rss Laughing

O estilo a seguir, foi escrito errado. É bujin ou literati ou literato. É um estilo considerado livre, mas repleto de indiossincrasias para ser construido e trabalhado. Busca-se, nele, a perfeição de um kanji, que é uma letra chinesa/japonesa, conseguida através de uma pincelada simples, mas que apenas os grandes mestres da caligrafia oriental logravam êxito em fazer, isso depois de séculos de estudos, segundo a lenda. Laughing Laughing

Naka considera esse estilo em bonsai como sendo um estilo tão livre que parece violar todos os principios da escola clássica japonesa, quanto a forma do bonsai. Ele não tem uma forma especifica e é dificil de ser descrito, mas quando consegue-se definir seu estilo, é uma forma muito expressiva. Suas caracteristicas mais óbvias, segundo ele, são as formas produzidas pela idade anciâ e as condições climáticas extremas.
Algumas das arvores cultivadas nesse estilo, por exemplo, apresentam troncos alargados na base, com poucos galhos drasticamente situados. Tem linhas duras, com trocas bruscas de direção, movimentos sinuosos radicais, que sugerem a escrita caligrafica dos kanji, feitas com pincel.

O estilo neagari, aliás, tambem está traduzido de maneira equivocada. Raizes espestas não existe. O certo é: raízes expostas, que é a primeira característica desse estilo.

Na sequencia, o nome japones correto não é ISHIZUKI, mas sim, ishi tsuki. Isso pode parecer sem importancia, mas ao pesquisar no google imagens voce irá encontrar exemplares aos montes com a grafia correta, e nenhum, ou quase, com a grafia errada.

Gpsabino, o link para a pagina é informado logo abaixo dos desenhos, se não me engano:

http://www.bonsais.cl/bonsai_chile_manual.htm
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, legal...
Valeu nicky!

Agora.. tenho uma dúvida: se eu fizer um bonsai, apenas tentando reproduzir os movimentos de uma árvore "normal", será possível rotulá-lo com algum estilo?
Outra: só existem esses estilos, ou existe uma infinidade deles?
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 7:00 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, os estilos que a maioria de nós aplica são os chamados estilos clássicos japoneses. Ao longo dos anos, eles sofreram ligeiras alterações, mas continuam, em essencia, quase os mesmos. Alguns cairam em desuso e dificilmente vc vê algum bonsai sendo orientado nele. Por exemplo: NEAGARI. Shocked

O NEAGARI se caracteriza pela exposição das raízes. A arvore transmite a impressão de ter sofrido algum tipo de revés climatico, ou ação continua de uma torrente de agua forte, que expôs para sempre suas raízes. Elas é que dão sustenção para a arvore, ao invés do tronco, que começa bem acima delas. Particularmente, eu gosto desse estilo, pois ele permite algumas variações, quando o fazemos juntamente com outros estilos, como o han kengai por exemplo:





Essa piracanta eu venho desenvolvendo justamente dentro dessa variante do estilo Neagari. O estilo clássico, pode ainda ser modificado, como no caso abaixo, em que exemplifico com duas outras plantas, um ulmus e uma serissa, respectivamente:





No caso de sua pergunta, sobre outros estilos, temos alguns, criados pelo bonsaista sul africano Charles Ceronio. Ele buscou na natureza de seu país formatos de arvores para serem reproduzidas, dando a seus bonsai o nome de algumas dessas arvores, traduzido no estilo criado para elas baseado naquelas. Dentre esses, os principais estilos são:

Baobá style, ou seja, a arvore é educada no formato dessa grande arvore:




Outro estilo, Pierneef:





Este estilo é chamado de Flat Top:



Mais estilos: Bushveld Style



Wonderboom Style:







Wild Fig Style



Como dever de casa, sugiro que vc faça uma busca na net com esses nomes, para conferir sua aplicação. Verá que encontra muita arvore com formatos divertidos. Very Happy

O pessoal aqui do planalto central há muito vem tentando disseminar novos estilos baseados no crescimento errático das arvores e arbustos caracteristicos do cerrado brasileiro. Muitos bonsaistas de outras regiões, principalmente sul do Brasil, como o Tramujas e o Vicente Romagnole, ficam admirados de nós não usarmos esse referencial na estilização de nossas plantas. Mas isso é um pouco mais complicado do que parece a principio. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Legal, estou ficando empolgado! Very Happy

Então, o quão complicado isso é? Very Happy
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 9:49 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Sobre esses estilos sul africanos, dê uma conferida no site do Charles Ceronio, para conferir melhor e obter informações mais corretas. Eu tenho o livro dele, que comprei quando da participação dele num evento no Atelier do Dom Mario. Gente finissima, bom papo, excelente para explicar com minucias todas as perguntas que fazíamos, sobre esses estilos e sobre bonsai de maneira geral. Pesquise na net que encontrará diversas referencias a ele. Eis algumas:

http://www.pretoriabonsaikai.org/08africanstyles.htm
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, beleza!
Valeu, nicky! =D
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
HUMBERTO SILVA



Registrado: 08/06/08
Mensagens: 87
Localização: Goiânia - Goiás

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 4:27 pm    Assunto: CONGRATULAÇÕES Responder com citação

Quero aqui registrar minha admiração pelo esmero, porque não dizer zelo do amigo e grande bonsaista Nicky para com os novos adeptos da arte Bonsai. Você demonstra ser um exemplo de bonsaista e de pessoa. PARABÉNS!!! Ainda bem que exite luz dentre a escuridão!
Humberto Silva
humbertogoiania@bol.com.br
_________________
Humberto Silva
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 12:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Humbertão, grande amigo das plagas bonsaisticas goianas!!! Certamente, meu chapa, temos que nos desdobrar um pouco e fazer por onde suprir a grande demanda por informações, que todos, em menor ou maior escala, temos a respeito da nobre arte bonsai.

A sequência correta é: adquirir a informação, assimilar e compreender bem, executar experimentando em seu próprio viveiro, em seu material, depois então repassar, com minucias e riquezas de detalhes, tudo o que aprendeu. Esse, a meu ver, é o melhor caminho para disseminar bem a arte bonsai em todo e qualquer lugar, inclusive aqui no forum. É um meio democrático, onde cada um apresenta o que sabe, extrai o que precisa e dá continuidade repassando. Não custa nada, e ainda fazemos bons e ótimos amigos ao longo do caminho.

Mas, de qualquer forma, agradeço ao nobre amigo pelas gentis palavras. Very Happy Esclarecendo apenas que, de grande bonsaista eu só tenho mesmo o tamanho encorpado e mais nada. Quanto a ser um exemplo, espero sinceramente que isso sirva de incentivo para que outros venham dar tambem sua contribuição em prol do bem comum e do aprimoramento do nosso bonsai nacional.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
HUMBERTO SILVA



Registrado: 08/06/08
Mensagens: 87
Localização: Goiânia - Goiás

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 5:35 pm    Assunto: Gratidão Responder com citação

Segue e confirmo meus comprimentos e admiração...acrescentando que o seu comportamento contribui também para uma vida melhor, uma vida de solidariedade, amizade, porque não dizer amor para com o próximo. Um grande abraço. Tenho orgulho de lhe conhecer pessoalmente.
Seu amigo.
Humberto Silva
Goiânia - GO.
_________________
Humberto Silva
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil