FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda de Ficus benjamina
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Alfamega escreveu:
Amigos este tipo de ficus, é melhor não desfolhar (tem uma forte tendência a secar os galhos desfolhados) tire apenas as folhas mais velhas ou deixe pelo menos duas na estremidade do galho desfolhado ou vc vai perder muitos galhos, eu tenho um a pelo menos 4 anos em estilo Kengai e pra fixar o formato tive que ir trocando os arames por mais de um ano, a tendência dele é sempre voltar à posição antiga, só agora ele ficou no lugar, então tenha paciência com o bixinho tá?


Olá...
Optei por fazer uma desfolha junto com a poda...deixei algumas folhas... decidi arriscar, levando em conta de que o ficus tem uma boa recuperação...talvez tenha tirado demais...mas deixei uma boa quantia de pequenos galhos...quanto tempo vc deixou cada uma das aramações?
Desde já agradeço a dica...abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/03/05
Idade: 54
Mensagens: 271
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Com ficus é sempre bom ter cuidado, eu estou sempre olhando,quando começava a ficar apertado eu tirava os arames e refazia tudo mas enrolando o fio no sentido contrário pra evitar marcar.
se bem me lembro fiz isso + ou - cada 3 meses, mas o importante é vc acompanhá-lo sempre que puder e olhar de perto os arames, que as vezes a primeira vista não parece estar pegando na casca, mas olhando de perto vc vê a necessidade de remover e aramar de novo.
_________________
Abraços

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Alfamega escreveu:
Com ficus é sempre bom ter cuidado, eu estou sempre olhando,quando começava a ficar apertado eu tirava os arames e refazia tudo mas enrolando o fio no sentido contrário pra evitar marcar.
se bem me lembro fiz isso + ou - cada 3 meses, mas o importante é vc acompanhá-lo sempre que puder e olhar de perto os arames, que as vezes a primeira vista não parece estar pegando na casca, mas olhando de perto vc vê a necessidade de remover e aramar de novo.


Opa valeu!!! Abraço! Vou acompanhar...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2011 1:29 am    Assunto: Atualização Responder com citação

Boa noite pessoal.
Coloco novas fotos no tópico visto que segui parte das dicas do Nickyfury.
Como fiquei com receio de podar, utilizei a planta para "perder o medo das podas":
1 - Fiz uma desfolha, inicialmente.
2 - Depois, deixei ela colocar novas folhas, até para conhecer como é a velocidade da planta.
3 - A seguir, como pude observar melhor a disposição dos galhos
pela falta das folhas, reduzi o tamanho dos mesmos.
4 - Reordenei a direção deles utilizando arame e usei também,
barbantes de algodão presos à lateral do vaso. Galhos que estavam atravessados, foram puxados para outro setor da copa.
Percebi que a disposição deles melhorou a copa. Ministrei nesses 5 meses apenas duas vezes torta de mamona e farinha de osso,
sendo que faz uns dois meses que não adubo.
Agora, dispondo de novas fotos, gostaria da opinião quando à:
1 - Posso fazer uma nova poda nesta época, retirando os arames, antes do inverno?
2- Posso fazer a troca do substrato junto? O substrato está socado já, com uma trama de raízes...
Minha idéia era aliviar as mesmas, podar uns 30%.
A partir daí, seguiria a dica do Nicky, de transplantar para um vaso maior, radialmente de forma a aumentar o tronco.
4 - A disposição dos galhos principais está boa?
5 - notei o aparecimento de folhas "enferujadas". Pode ser água, demais ou a falta dessas adubações?

Seguem as fotos:
Acho que esse lado pode ser a frente:


Girando em sentido horário.


Parte de trás:


Quarto lado


Base:


Todas as críticas serão bem vindas pessoal. Desculpem a atualização enorme.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 9:05 pm    Assunto: Benjamina Responder com citação

Ninguém arrisca uma opinião pessoal?
Sei que esse ficous tem o tronco trançado e tals...
Mas vou tentar deix-alo o mais natural possível...

QQ dica vai ser legal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Me parerce que precisa retira mais alguns galhos. Tam recomendo, se conseguir (poder aos poucos) horizontalizar os galhos sem que eles fiquem arqueados. Amanha vou ver se faço um desenho paras exemplificar
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2011 11:45 pm    Assunto: Entendi Responder com citação

Olá Nikkei

Entendi a dica sobre horizontalizar...
Mas vou aguardar teu desenho para visualizar melhor...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2011 9:05 am    Assunto: Responder com citação

Um rabisco do que acho que pretende para ela:


_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 1:00 am    Assunto: Horizontal Responder com citação

Olá Nikkei!

Legal a dica, era mais ou menos isso o que eu imaginava (mas sempre prefiro um empurrão pra ver se não estou errando)Very Happy.
Vou contar o que eu fiz antes:
Há dois anos o deixei com um amigo, que acabou deixando ele sem água pra variar. Consegui salvá-lo. Perdeu cerca de 80% das folhas.
Por outro lado foi bom pois aprendi a resistência da planta. Depois disso deixei crescer bastante os galhos e fui orientado a efetuar uma poda para encurtá-lo. Como a poda sugerida era grande, optei por podar cerca de 30% do tamanho dos galhos (até pra perder o medo) e utilizar arame para orientar alguns galhos que, devido ao tronco torcido estavam atravessados.
Nessa segunda poda, eu queria, como vc mesmo orientou no post anterior:
- diminuir o tamanho dos galhos novamente;
- diminuir a quantidade de galhos da copa para facilitar uma ordenação mais forte do que a primeira vez que fiz.
- efetuar a troca de substrato com poda de raízes, que nunca efetuei (perceba que há somente pedrisco na superfície e o solo está compactado).

Minha dúvida: posso efetuar as alterações sugeridas por você ao mesmo tempo que efetuo a troca de substrato e poda de raízes? Sugere alguma composição para o substrato?

Amigo, desde já agradeço teu tempo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2011 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá Seph,
Nessa segunda poda, eu queria, como vc mesmo orientou no post anterior:
- diminuir o tamanho dos galhos novamente;
Tome cuidado para deixar algumas folhas no galho porque corre o risco dele secar e morrer.
- diminuir a quantidade de galhos da copa para facilitar uma ordenação mais forte do que a primeira vez que fiz.
Pode fazer isso agora se tiver certeza dos galhos escolhidos. Senão aconselho estudar, ver fotos, olhar sua planta, imaginar antes de procedê-lo (cortou já era)
- efetuar a troca de substrato com poda de raízes, que nunca efetuei (perceba que há somente pedrisco na superfície e o solo está compactado).
Faça a troca no final do inverno/início de primavera. Eu só faria poda da raiz tipo pivotante (principal para baixo) e não mexeria muito nas outras. Isso para estimular o crescimento das outras, sem perder muitas raízes. Quanto mais raízes, mais rápido a recuperação. Desta forma, eu colocaria num vaso mais largo, menos profundo que este; acerta as raízes para ficar mais radial.

Minha dúvida: posso efetuar as alterações sugeridas por você ao mesmo tempo que efetuo a troca de substrato e poda de raízes? Sugere alguma composição para o substrato?
Não sou o melhor cara para falar de substrato. O que tenho nas minhas são caco de telha + terra preta (pouca). fica bastante drenante, elas têm ido bem (talvez poderiam ficar melhores).
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2011 10:07 pm    Assunto: 100% Responder com citação

Boa noite Nikkey

100% as dicas...
Estudarei os galhos a serem alterados, tentarei assim horizontalizá-lo.
Acho que ele não tem raiz pivotante, mas efetuarei a alteração aérea
primeiro, possibilitando recuperação rápida. Após o inverno farei a troca
de substrato e espalharei as raízes.

Abraço e obrigado mais uma vez.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2011 12:52 am    Assunto: Atualização Responder com citação

Atualizando o tópico do meu ficus benjamina...

Utilizando as dicas lá no início do tópico do Nickyfury, estarei colocando-o em um vaso perfurado maior de forma a possibilitar o engrossamento do tronco e consequente diminuição das marcas do trançado. Também efetuarei troca pelo substrato sugerido com diminuição de 30% das raízes...

Procurarei horizontalizar os galhos seguindo conselho do amigo Nikkei100 de forma a aumentar a àrea da copa...
Dentro dessa linha de raciocínio, efetuarei no sábado essas intervenções (está previsto chuva). Até lá de pudessem opinar, seriam bem-vindos os prós e contras rsrs...

Deixo umas fotos de como ele está hoje:


Vista da copa:


Outra visão:


Detalhe do substrato e tronco:


Abraço a todos
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil