FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

KUSAMONO - qual a importancia disso para o bonsai?
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 10:02 am    Assunto: KUSAMONO - qual a importancia disso para o bonsai? Responder com citação

Muitos cultivadores, à medida que vão adquirindo experiencia na nobre arte, seja através do simples passar dos anos, dos eventos de que participa, dos cursos, workshops, exposições que frequenta, ou simplesmente através de material didático como livros e revistas, vão aos poucos adquirindo tambem consciencia sobre formas diferentes de trabalhar suas plantas visando finalizá-las como um bonsai completo. Very Happy

Nessa linha, o bonsaista acaba por descobrir que, ao expor um trabalho seu, pode ampliar a mostra, adicionando componentes que realcem e abrilhantem ainda mais seu trabalho, como uma mesa para colocar sob o vaso, uma tabua ou pedaço de madeira com a mesma finalidade, pedras exóticas, com formatos variados, que hoje sabemos definir como sendo SUISEKI. Very Happy

Na sequencia dessas descobertas, dessas novidades complementares, temos então plantas de acento, que são definidas por seus nomes japoneses: KUSAMONO ou SHITAKUSA. A diferença entre uma e outra é uma linha bem tenue, que por vezes confunde mais que explica. O primeiro faz uma referencia a plantinhas maiores e o segundo a menores, como gramineas e similares. Very Happy

Os japoneses, perfeccionistas ao extremo, gostam de compor quadros em que expõe bonsai dentro de determinada estação do ano, combinando então os kusamono ou shitakusa com as plantas adequadas a cada estação. Isso se traduz em que, ao expor uma frutifera qualquer, a fruta tenha correspondencia com sua similar na natureza, e a plantinha exposta ao lado seja justamente a mesma ou uma bem similar à encontrada crescendo na natureza ao lado da arvore frutifera. Rolling Eyes

Ainda não chegamos a esse nível, digamos, altamente técnico. Mas estamos no caminho, graças a Deus. Aos poucos vamos tomando ciência dessas partições dentro do bonsai, e nos apercebendo que uma exposição, hoje em dia, só fica mais bonita quando complementamos a mostra com plantas de acento, ou pedras/suiseki. Os adornos têm por finalidade melhorar a apresentação, tornando-a ainda mais chamativa, mais bonita do que realmente é. Very Happy

Dizem que beleza não põe mesa. Um ditado afeito aos humanos, mas que, extensivamente, podemos aferir numa exposição de bonsai qualquer. É preciso estar atento à métrica da exposição. Isso significa que as plantas de acento ou pedras usadas não podem ser apresentadas na mesma linha em que está sendo exibido o bonsai. Há parametros, pré estabelecidos, que não devem ser ignorados. Aprendemos técnicas e técnicas para fazer bonsai, mas ignoramos essas regrinhas básicas da etiqueta de apresentação do bonsai numa expo qualquer. Rolling Eyes

Mas aí advém a pergunta crucial: o que podemos usar para formar um kusamono ou um shitakusa? A principio, qualquer coisa. Até mesmo mini bonsai ou mame entram nessa parada dura. Não há um vaso ideal para isso, podendo ser usado qualquer base que o cultivador queira: madeira, plastico, ceramica, papelão, arame, ferro, etc. Fica a critério de cada um usar aquilo que considera mais adequado ao trabalho executado por ele, com vistas a complementar a apresentação. Wink

Alguns exemplos japoneses sobre isso:

Placas de ceramica, cortadas ou aproveitadas de algum excedente:





Vai jogar fora aquele pedaço de ceramica que uso para revestir o piso? Pense bem antes de fazer isso. Ele pode ser melhor aproveitado:





Nossos conhecidos ceramistas, Sami, Onodera, Izumi, etc, atentos a essa nova modalidade nacional, tem se esmerado em atender esse segmento. Veja um exemplo, japonês, dentro dessa nova tendencia:





Reparem nessa ultima planta. O tamanho da folha, o tronco fino, delgado e longo. Um mini vaso, com bastante musgo. Está finalizado um Kusamono. Quem pensaria que essa planta poderia ser usada nesse sentido? Rolling Eyes

Não tem ceramica sobrando em casa? Use um pedaço de pedra, ou de telha mesmo:



Quebrou um vaso, não dá para colar e ficar razoável e usar novamente? Use os cacos então:







Para que servem afinal aqueles vasinhos minusculos de bonsai? Não é para bonsai, é claro. Que tronco iria caber ali, juntamente com as raízes necessárias à sobrevivencia da planta? Eles servem para kusamono ou shitakusa:





Não tem ceramica, não tem caco de vaso nenhum. Use sua imaginação. Ou então, pegue uma pedra, ponha sobre ela algumas mudinhas fininhas de romanzeira e pronto:



"Minha goiabeira não engrossa o tronco, o que faço com ela?" Kusamono, claro:



Não encontro uma pedra cheia de reentrancias ou buracos para encaixar a raiz da minha arvore, o que faço? Kusamono, em pedras redondas ou similares, ficam super charmosos:



Eu adoro fazer bonsai com mini roseiras. Além de terem o tamano das flores e folhas diminutos o bastante para ficarem bem naturais, são sempre um charme a mais no viveiro, florindo praticamente o ano todo. Pegue a pedra que iria atirar no cachorro do vizinho para ele parar de latir e plante sobre ela uma mini roseira:





Ao preparar o material ceramico para ser usado como substrato sobrou um tijolo. Cansado demais para quebrá-lo? Não tem erro, plante shitakusa nele:







E se o tijolo estiver pintado? Então não serve para caco ceramico do substrato. Mas serve para shitakusa ou kusamono:




Dificil mesmo não é ter boas idéias para realizar trabalhos diferentes. É, isso sim, ter preguiça mental para pensar e ver diferente do comum, do habitual, do dia a dia. A criatividade aqui, é mais que o alcance de uma limitação, vai muito além da tentativa de fazer bem e melhor a cada vez que se tenta. Aprimorar técnicas de cultivo é muito importante no nosso universo bonsai, mas melhorar a qualidade do nosso trabalho, principalmente em apresentaçoes e exposições, é crucial, a meu ver. Shocked

E como podemos depreender desses singelos exemplares japoneses, não é algo tão dificil assim de ser conseguido, não é mesmo? Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
WagnerArnaut



Registrado: 22/09/10
Idade: 45
Mensagens: 78
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 11:15 am    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Nickfury,

Ótima matéria sobre os Kusamonos. Todavia o link das imagens está aparecendo quebrado para mim.

Para alguém mais os links estão aparecendo quebrados?

Grande abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 11:27 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Wagner, meu amigo, esse é um daqueles mistérios incontornáveis, que vira e mexe me deparo ao tentar entender o vasto universo da informática: tão logo terminei a matéria, com as fotos inclusas, postei previamente para ver como ficou. Ficou ótima, na minha humilde opinião. Postei e tomei o maior susto: todas as imagens haviam sumido, inexplicavelmente. Laughing Laughing Laughing Laughing

Suspirei fundo, fechei todos os aplicativos abertos, desliguei a máquina e pensei: vou ter que acessar o forum e deletar tudo. Aí, reiniciei o PC velho e fajuto que tenho, abri tudo de novo e voilá: as imagens, como que por mágica, vá lá se saber, voltaram todas. Shocked Shocked

Não sei como isso acontece. Deve ser magia negra, coisa do demo, sei lá o quê. Quem é que pode entender essas geringonças virtuais? Eu mesmo não sei como funciona isso até hoje, aliás. Rolling Eyes Embarassed Rolling Eyes

As imagens foram retiradas todas da mesma página na net. Uma página que está escrita toda em kanji japones do bom. Então, não sei o que acontece. Foram salvas na minha maquina e usadas aqui antes disso inclusive. Será que foi isso? Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Clique sobre o link quebrado com o botão direito e selecione "abrir em nova aba".

Aqui funciona.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

não consegui ver as fotos , que devem ser otimas inspirações ...

vejo apenas quadrados ... Embarassed

Só a leitura do texto já adicina conhecimentos extras, com as fotos ... seria muito bom .

Fico torcendo para que o Nick tenha tempo e paciencia para postar novamente ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 3:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky !!!!
Excelente a matéria, já li e reli várias vezes.
Agora....foto que é bom.....nadinha da silva, não abre nenhuma, infelizmente.
Espero que resolva este pequeno "detalhe".
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rakki
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/04/09
Idade: 38
Mensagens: 157
Localização: São José dos Pinhais-PR

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Dando uma ajudinha...

Citação:
Alguns exemplos japoneses sobre isso:

Placas de ceramica, cortadas ou aproveitadas de algum excedente:





Vai jogar fora aquele pedaço de ceramica que uso para revestir o piso? Pense bem antes de fazer isso. Ele pode ser melhor aproveitado:





Nossos conhecidos ceramistas, Sami, Onodera, Izumi, etc, atentos a essa nova modalidade nacional, tem se esmerado em atender esse segmento. Veja um exemplo, japonês, dentro dessa nova tendencia:







Reparem nessa ultima planta. O tamanho da folha, o tronco fino, delgado e longo. Um mini vaso, com bastante musgo. Está finalizado um Kusamono. Quem pensaria que essa planta poderia ser usada nesse sentido?

Não tem ceramica sobrando em casa? Use um pedaço de pedra, ou de telha mesmo:



Quebrou um vaso, não dá para colar e ficar razoável e usar novamente? Use os cacos então:







Para que servem afinal aqueles vasinhos minusculos de bonsai? Não é para bonsai, é claro. Que tronco iria caber ali, juntamente com as raízes necessárias à sobrevivencia da planta? Eles servem para kusamono ou shitakusa:





Não tem ceramica, não tem caco de vaso nenhum. Use sua imaginação. Ou então, pegue uma pedra, ponha sobre ela algumas mudinhas fininhas de romanzeira e pronto:



"Minha goiabeira não engrossa o tronco, o que faço com ela?" Kusamono, claro:



Não encontro uma pedra cheia de reentrancias ou buracos para encaixar a raiz da minha arvore, o que faço? Kusamono, em pedras redondas ou similares, ficam super charmosos:



Eu adoro fazer bonsai com mini roseiras. Além de terem o tamano das flores e folhas diminutos o bastante para ficarem bem naturais, são sempre um charme a mais no viveiro, florindo praticamente o ano todo. Pegue a pedra que iria atirar no cachorro do vizinho para ele parar de latir e plante sobre ela uma mini roseira:





Ao preparar o material ceramico para ser usado como substrato sobrou um tijolo. Cansado demais para quebrá-lo? Não tem erro, plante shitakusa nele:







E se o tijolo estiver pintado? Então não serve para caco ceramico do substrato. Mas serve para shitakusa ou kusamono:



Dificil mesmo não é ter boas idéias para realizar trabalhos diferentes. É, isso sim, ter preguiça mental para pensar e ver diferente do comum, do habitual, do dia a dia. A criatividade aqui, é mais que o alcance de uma limitação, vai muito além da tentativa de fazer bem e melhor a cada vez que se tenta. Aprimorar técnicas de cultivo é muito importante no nosso universo bonsai, mas melhorar a qualidade do nosso trabalho, principalmente em apresentaçoes e exposições, é crucial, a meu ver.

E como podemos depreender desses singelos exemplares japoneses, não é algo tão dificil assim de ser conseguido, não é mesmo?

_________________


É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 4:59 pm    Assunto: Responder com citação

agora simmm ....
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza de comentários, explicações e................fotos.
Como vc sabe sou adepto do cultivo de kusamono/shitakusa.
Agora que comprei alguns vasinhos da china, acho que terão um visual melhor.
Nicky, com relação aos nomes, não sei se correto ou não, aprendi que KUSAMONO se aplica quando acompanha um bonsai e SHITAKUSA quando é exposto sozinho.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza estas dicas Nicky e as fotos também... Rakki obrigado pela ajuda, eu também não conseguia ver as fotos. Ainda bem que sempre tem alguém que conhece as "manhas"da info.
Também estou me "amarrando" nos kusamono e compartilho da mesma dúvida do meu Xará quando a denominação Shitakusa, pelo que li por aí...
Mas pode estar errado mesmo...
Valeu Nicky.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 7:43 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Rakki, agradeço o prestimoso auxilio do nobre colega. Com isso não preciso deletar meu artigo e todos podem usufluir a vontade do que escrevi e das imagens referentes. Como dizem os japoneses, DOMO ARIGATO GOZAIMASSU!!! Tradução: muitissimo obrigado por sua gentileza para comigo. Laughing Laughing

Elio, a verdade é que ambas as formas são apresentadas junto com bonsai, ou seja, tanto o kusamono quanto o shitakusa. O que varia, é a estação do ano, o tipo de arvore (frutifera, florifera, conifera, sempre verde, etc). A combinação entre uma coisa e outra se deve basicamente à estação climática (primavera, verão, outono, inverno). Lembrando que, como tudo o mais, no Japão há uma inversão, isto é, enquanto aqui estamos no verão, lá eles estão no inverno. Very Happy

Muitas arvores crescendo no campo têm como companheiras de vida vegetativa apenas determinadas espécies de gramineas. Não há plantas mais robustas ou de folhagens maiores crescendo junto a elas, então, na expo, ao preparar o conjunto e fazer a apresentação correta, será uma graminea colocada junto a uma espécie arborea, ou seja, um shitakusa e não um kusamono.

Arvores que crescem no alto da montanha, em estratos rochosos, porém, não terão como companhia nenhuma graminea, seja pela dificuldade que o vento, aves e outros meios têm para levar até o alto alguma semente de grama, seja por que razão for. O caso é que, porém, outras espécies, de folhas largas, mas com caules finos e frageis, conseguem sobreviver por lá, ao lado daquelas arvores vetustas. Então, na mesma expo, veremos arvores ao lado de kusamonos.

E a terceira leva conta com uma adequação: um mesmo bonsai pode ser exposto hoje, que é verão, com um tipo de shitakusa, e amanhã, que é inverno, com outra planta de acento, um kusamono. Tudo irá depender da estação do ano apropriada, e não de outra fórmula qualquer.

Como no bonsai, no Japão há cultivadores que só cultivam plantas com vistas a ter kusamono ou shitakusa. Não cultrivam bonsai. Ceramistas, tambem, se especializam em produzir apenas recipientes para essas culturas. É algo parecido com o que vemos em Ikebana, a arte do arranjo. Alguem pode, erroneamente pensar que o arranjo no Ikebana é só com flores, mas a verdade é que é bem mais que isso.

Nem sempre haverá flores num arranjo Ikebana, pois algumas não florescem no inverno, embora haja uma minoria que sim. Veja alguns exemplos práticos abaixo. Junipero cresce perto de graminea:



Uma variedade silvestre de umê, chamada Umemodoki, com frutos, cresce ao lado de gramineas tambem:

[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/0f/b6/motajp4545/folder/1514796/img_1514796_50918929_0?1293184527[/img]

São dois exemplos clássicos de bonsai e shitakusa. Por outro lado, numa apresentação de azaleas floridas, que no Japão têm um publico cativo e interessado apenas nelas, não se permitindo a entrada de nenhuma outra espécie na exposição, o que poderíamos usar para compor? Kusamono, sem dúvida nenhuma. Vejam detalhes no link abaixo, que está todo em japones, lamento:

http://tomo2008.tea-nifty.com/blog/2010/05/post-2c7c.html

Eis uma combinação perfeita: temos de um lado um pinheiro e do outro um umemodoki. O que poderemos colocar entre eles, atendendo um e outro? Claro que só poderá ser um shitakusa:

[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/8b/7f/ruupu2880/folder/1473078/img_1473078_51043022_0?1289729603[/img]

Então, assim como há cultivadores exclusivistas da Satsuki, ou seja, azaleas e rododendros, tambem os há de shitakusa e kusamono, que adoram expor seus trabalhos, e apenas estes, sem nenhum bonsai por perto para subtraír-lhes a atenção merecida. Há uma revista editada no Japão, SATSUKI, que traz artigos apenas relacionados a azalea e rododendro. Há outra, igualmente, que só traz matérias relacionadas a shitakusa e kusamono.

Os japoneses são mestres nessa arte há muitos anos. Trouxeram idéias da China, que as trouxe, por sua vez, de outras plagas, vai se saber lá de onde. Adaptaram-na à sua natureza, tornando-a única e diferenciada. Nós que estamos embarcando agora nessa onda, temos muito ainda que aprender.

O material disponível em nossos campos, jardins e despensa é grande. Temos ceramica destinada a isso, temos boas idéias e podemos, como os japoneses o fizeram, adaptar o material disponível ao que pudermos criar e fazer um diferencial, como no resto do mundo bonsai vem ocorrendo. Very Happy

Para finalizar, uma mostra em que o conjunto conta com outro participante de peso: um suiseki. O que cresce na base de uma ingreme montanha? resposta: shitakusa. E no alto? uma conifera. Eis então a composição:



É ou não é um belo poema visual? Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 9:25 am    Assunto: Responder com citação

e uma bela combinaçao de artes ...
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu, valeu Nicky, boa aula. Bons exemplos. Concordo absolutamente com o amigo: ainda temos um longo caminho a andar... essa é a parte boa da arte. Obrigdo pelas dicas.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rakki
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/04/09
Idade: 38
Mensagens: 157
Localização: São José dos Pinhais-PR

MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2010 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Nick foi um prazer ajudar.

Seria um desperdicio apagar esse tópico.
_________________


É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu, Nicky!
Belíssimas explicações!
Meio complicadas para nossas cabeças ocidendais.............rsrsrsrs!
A todos, um grande abraço e 2011 com saúde, alegria, paz e muito bonsai!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 1 de 8

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil