FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Várias dúvidas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 170
Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 3:23 pm    Assunto: Várias dúvidas Responder com citação

Boa tarde

Agora consegui entrar no novo forum. Não tava conseguindo.
Tenho várias dúvidas a tempos para descobrir:
1- Com 40% ou mais de areia no substrato o torrão não ficará despedaçando e quebrando quando eu for fazer o transplante??

2-Após a poda das raízaes devo usar enraizante quantas vezes?Pode ser duas vezes por semana?

3- Existe alguma técnica de afunilamento de troncos e galhos além da paciência e aguardar que o tempo faça isto?

4-Podei a muda de jabuticaba e coloquei pasta dental como cicatrizante.Acontece que a chuva dissolveu a pasta. Coloquei denovo. Fiz bem ??
Que bom que agora consegui entrar no forum
Antecipadamente agradeço as respostas.

Abraços
Claudio
_________________
Foi uma satisfação nosso contato.

fariadjoy@ig.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Claudio,

É muito bom ter mais um participante no fórum. Seja bem vindo!

Eu também sou um principiante.

Bom, em relação a primeira pergunta, entendo o seguinte: a percentagem de areia de rio, na medida que você citou, ou mais que isso, somados também a outros componentes que irão constituir o solo, são justamente para o substrato não compactar - e não é só isso! Serve tanto para drenagem, como também para manter umidade no vaso; para facilitar o crescimento de raízes, etc., e além disso, com o substrato menos compacto e mais aerado, torna mais prático as sucessivas podas de raízes e/ou transplante da planta.
Quanto à segunda questão, os mais experientes aconselham o uso de enraizante uma vez por semana. É dessa maneira que eu faço. Em testes realizados, dizem que o uso excessivo de enraizante, ao invés de otimizar o crescimento de raízes, inibe.
A terceira pergunta ficou um pouco confusa, mas vamos lá... Bom, existem muitas técnicas como todos sabem; e como a perfeição é algo muito querido na estética do bonsai, o tempo e a paciência lhe trará, com os estudos, o melhor resultado. Mas se você é um cara muito curioso como eu, você deve ter em sua casa algumas mudas ou exemplares cobaias para determinados testes... (Eu aprendo muito assim, sabia? Rsss). Uma boa e ultilizadíssima opção (técnica) que vai trazer um bom resultado para você, no tocante à sua pergunta e interesse, é o famoso vaso de engorda com mamadeira - serve para a planta se desenvolver mais rápido. E como em todo processo natural, o crescimento e afunilamento da planta será espontâneo.
Na última pergunta você se refere a pasta de dente como cicatrizante... Me desculpe, Cláudio, mas não sei responder essa questão, pois nunca utilizei esse material como experiência. O material que utilizo é resina de árvores (e quando utilizo!) - nunca tive problemas... Creio que outros amigos possam respondê-lo com mais propriedade.

YPÊ-AMARELO:

Cláudio, tenho dois ypês-amarelo que ainda estão se desenvolvendo.
Para responder sua pergunta em relação à poda de raízes, é necessário que você fale um pouco sobre sua planta... Como ela está? É preciso saber se é um pré-bonsai, se é um bonsai, como está a copa dela, etc.
Quanto à aramação, não existe um tempo determinado. Haja vista que cada planta se desenvolve e responde à aramação de forma diferente. O que você deve fazer é estar atento, ou seja, sempre realizar fiscalizações de rotina e suas devidas manutenções... Quando você perceber que o arame já está apertando na planta, retire-o e refaça a aramação, se necessário. Nunca deixe o arame apertar a planta. Há o risco de o tecido ficar marcado, prejudicando assim seu trabalho.

Boa sorte!

Espero ter te ajudado.

Aqui termino, um abraço.

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2004 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Claudio,

1 - É bom especificar que a areia que você usa não é a fina, mas a grossa, de qualquer maneira, quando você for transplantar você vai trocar por substrato novo.

2 - Realmente o enraizante não deve ser usado em demasia, eu acho que duas vezes que você tenha aplicado já está bom.

3 - quanto ao afunilamento, pelo que eu entendi, você quer que a planta tenha a base mais larga que o resto do tronco, então uma opção é fazer várias incisões na base para que assim acumule seiva aumentando o volume do local.

4 - Existem muitas receitas de selante, mas já que você está usando a pasta dental, dizem que se você passar cola branca por cima da pasta, não sai mais com as regas e chuvas.

Ipê
1 - A periodicidade da poda de raizes da maioria das plantas de porte médio é de mais ou menos 2 anos.

2 - A aramação em caso de ipês é uma boa pois o tracionamento ou torção estimula o brotamento de brotos laterais, e pode ser feito a qualquer momento.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil