FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

acerola
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
cazuo



Registrado: 08/02/11
Mensagens: 11
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 1:51 pm    Assunto: acerola Responder com citação

http://img146.imageshack.us/i/foto0353e.jpg/

da uma olhada a minha acerola, oque eu posso fazer com ela??

agradeço as respostas Agora eu postei minha imagem[


Editado pela última vez por cazuo em Qua Fev 09, 2011 7:33 pm; num total de 4 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Guarido
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 42
Mensagens: 224
Localização: Bauru-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

as fotos não aparecem....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
cazuo



Registrado: 08/02/11
Mensagens: 11
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

agora eu bostei certo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Amir Horikini



Registrado: 18/02/10
Idade: 38
Mensagens: 90
Localização: Barretos-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Tira uma foto melhor de tdos os angulos para analisarmos melhor!
Obrigado e aguardamos as fotos
_________________
http://www.yamadoribrasil.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2011 11:29 pm    Assunto: Responder com citação



as fotos de outros angulos vai ajudar, mas já adianto que esta planta está muito pescoçuda!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 9:08 am    Assunto: Responder com citação

agora eu bostei certo.....

perdoa cazuo .. mas rachei de rir deste erro de digitação .... ahahahah Laughing


Quanto a acerola concordo com o Laudir , Leia alguns topicos sobre acerolas e vai perceber por si mesmo o que deve fazer com ela .

No cabeçario da pagina tem uma janela BUSCAR , digite acerola e verá centenas de topicos sobre esta especie e como proceder ...

Boa sorte e paciencia ... muita . Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 10:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

No que pese o fato do tronco ser reto por demais, vale talvez fixar nele duas barras de ferro, uma de cada lado, tomando o cuidado de antes disso revestir o tronco, de baixo para cima, com um pedaço de borracha de pressão, do tipo vendida em casa de ciclistas. Very Happy

Então, após proteger o tronco dessa forma, fixe as barras de ferro nas laterais do tronco, prendendo-as com arame em quatro pontos: extremidades e centro. Depois, aplique outra camada de borracha, cobrindo as barras, o que irá mantê-las ainda mais firme no local. Em seguida, faça força sobre elas, entortando-as bem como ao tronco, dando um leve movimento sinuoso, em forma de "S" aberto. Very Happy

Com isso, sua planta melhora o aspecto visual, ficando mais atrativa, além de ganhar com o movimento a possibilidade de conversão em um estilo mais interessante, como futuro bonsai. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
cazuo



Registrado: 08/02/11
Mensagens: 11
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

muito obrigado a todos pelas as respostas.
É mas nickyfury o troco vai conseguir virar o troco? pois ele ja está bem grosso
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 3:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Grosso? Na foto não parece tão grosso assim. Pela aparência, acredito que se voce fizer de acordo com o que expliquei, não terá problema nenhum para dar algumas curvas ao tronco. Use ferramentas, como um alicate forte, do tipo de pressão, e outra barra de ferro, maior e mais grossa. Very Happy

Veja o exemplo abaixo:



A ferramenta usada pelo pessoal mais antigo, para forçar o tronco a mudar sua posição original é essa:



é usada apoiando-se contra as barras de ferro colocadas lateralmente num tronco grosso de uma planta qualquer. Veja a maneira de usar:

http://pul.se/bending-tool-for-long-and-heavy-trunks-and-branches_Bonsai-gGBRfOEmODo,3Zi0DALtPNRE

Como o tronco da sua planta não é tão grosso assim, uma barra mais grossa de ferro resolve o problema facilmente. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
cazuo



Registrado: 08/02/11
Mensagens: 11
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

eu to é com medo de quebrar ela de modo que ela naõ sobreviva. (ja que ela estava meio judiada uns tempos para traz)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 8:19 pm    Assunto: acerola Responder com citação

Ola amigo sinto ate inveja pois estou tentando um exemplar de acerola ja morreu umas 4 vezes mas estou teimando ainda.Quanto ao estilo do seu tens um belo exemplar e se fosse meu pensaria muito nas dicas de nosso amigo nickyfury que acho que sao de grande valia mas.........
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 8:00 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, por que suas plantas morreram? A aceroleira é uma espécie muito resistente, que se bem cultivada, rende lindos bonsai. Os japoneses, que não são bobos nem nada, adoram fazer mame e shohin com essa planta. Eu tenho várias em meu viveiro, em diversos tamanhos e grossuras, nos mais variados estilos. Veja essa, por exemplo, com o tronco apresentando madeira morta e frutificação intensa:



Close nos frutos, que a cada ano aumenta a quantidade:



É uma planta bem resistente, que aceita trabalho de shari no tronco (madeira exposta/seca), sendo fácil de conduzir tanto na aramação quanto na poda de manutenção e formação. Veja algumas outras, que retirei do chão, após um cultivo de quatro anos:

















Todas essas ultimas plantas foram retiradas do solo há uns dois ou tres anos, estando praticamente com os galhos primarios e secundários desenvolvidos, tendo frutificado por tres vezes nesse período. Não tenho fotos atualizadas, mostrando como estão, mas vou providenciar, quando não, servirão para mostrar o estágio atual delas. Very Happy

Fora essas, ainda tenho mais algumas, com troncos mais finos. Tenho uma, particularmente gosto muito dela, tem o tronco mais grosso que essa planta do nosso caro colega Cazuo, que converti em um kengai, mostrado aqui no forum tão logo estilizei, e depois, já devidamente preenchido com folhas e frutificando. Very Happy

Por isso afirmo para voce, caro Cazuo, não tenha medo de tentar entortar o tronco. Basta ir devagar, sem pressa, não precisa fixar a posição do tronco logo na primeira tentativa. Pode ser com calma e paciência, um pouco de cada vez. Force aos poucos, até o tronco chegar a uma primeira posição. Deixe a planta se recuperar e tente novamente, sendo que entre uma tentativa e outra deixe passar aí uns dois, tres ou quatro meses. Nada de pressa, afinal, fazer bonsai requer paciência e calma. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 9:09 am    Assunto: acerola Responder com citação

Ola amigos acredito que as minhas tenham morrido pelo excesso de aguas pois ate etavao indo bem mas notei como nesta ultima agora que estava com brotação nova que depois dessa semana que choveu direto morreram todas as brotações novas,ja perdi umas 4 assim esta ultima ainda teima ela comigo e eu com ela,vamos ver no que vai dar.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 9:37 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, é preciso estar atento ao substrato, que deve ser bem drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus. Além disso, antes de enterrar a planta, eu coloco uma leve camada de bioplant sobre uma primeira camada de caco ceramico. Esse substrato é vendido pronto, sendo usado por horticultores para a produção e germinação de sementes. Very Happy

Com esse substrato drenante mais o bioplant, vc pode regar o quanto quiser que o solo não irá encharcar nem reter umidade além da necessária para a sobrevivencia das plantas. Além do mais, pode até chover muito, que a agua entra e é toda escoada. Claro que o recipiente onde a planta estiver conta tambem. Se for escorredor, faça furos grandes no fundo. Se for bacia plastica, faça muitos furos grandes no fundo e mais outros tantos na lateral, para auxiliar na drenagem adequada. Very Happy

De resto, é adubar bem a cada 30 dias, com material organico de sua preferencia. Não tem como perder planta nenhuma fazendo dessa forma. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 3:56 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Ola amigos acho que talvez esta troca de ideias vai ajudar a muitos que andam por aqui nos forum que é a respeito de SUBSTRATOS.Ja recebi varios elegios como minhas plantas sao vigorosas,mas nao sei se estou certo pois uso Fotemix um preparado de terre vegetal com adubos organicos tipo Plantamax na proporção de 50%fortemiz e 50% de pedriscos.Fica um substrato bastante drenante mas talvez pelo que tenha acompanhado pé otimo para algumas especies fora a adubação organica e liquida a cada 15 dias.Ate estou com dificuldade de comprar a liquida pois me informaram que foi proibido vender fertilizantes liquidos em floriculturas e congeneres.Talvez seja esta motivo que nao tenho sorte com minhas acerolas.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil