FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

acerola
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
cazuo



Registrado: 08/02/11
Mensagens: 11
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

entaõ decha queto oque eu falei

Editado pela última vez por cazuo em Sex Fev 11, 2011 5:03 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 4:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

André, o nobre colega vai desculpar mas não é por falta de adubo liquido que suas aceroleiras não vão bem. Eu não uso isso nas minhas, principalmente quando estão sendo formadas ainda. Apenas em frutiferas prontas, como o primeiro bonsai que exibi, é que uso o adubo liquido FOSWAY, da empresa Tecnutri.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
cazuo



Registrado: 08/02/11
Mensagens: 11
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

http://img109.imageshack.us/i/foto0354j.jpg/

nickyfury, oque você acha do troco da minha manga?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 5:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Cazuo, se for para um bonsai, então está muito enrolado esse tronco. Sobra, porém, para fazer um penjing, que é uma arte parecida com bonsai, mas chinesa, ao contrário do bonsai, que é uma arte japonesa.
Atualmente, os estilos clássicos japoneses não aceitam bem esse tipo de formação de tronco, sendo dificilimo, dentro das regras, fazer algo interessante a partir dele. Shocked

Sendo uma frutifera, então, como a mangueira, ter esse tipo de tronco enrodilhado, dificulta qualquer estilização interessante. Eu sugiro plantar no chão, onde ficará uma arvore exótica, bem diferente das usuais, e tentar formar um bonsai a partir de outro tipo de tronco, com curvas sinuosas, ou mesmo mais reto. Shocked

O fato é que este estilo de tronco, chamado de Twisted trunk, caiu em desuso, por ser considerado muito forçado, isto é, anti natural, vez que na natureza, onde os japoneses buscaram inspiração para seus estilos classicos atuais, seria quase impossivel encontrar uma arvore que crescesse o tronco com essa formação exdruxula. Shocked

Todavia, ainda vemos muitos bonsai por aí, principalmente sendo comercializados, em que o tronco apresenta o tipo de volteio caracterizador do Twisted trunk. Mas é cada vez mais raro, à medida que o bonsaista/cultivador adquire experiencia na arte, que alguem se atreva a criar e educar uma arvore bonsai dentro dessa linha de estilização. Very Happy

Entretanto, quando encontrado na natureza, como em algumas coniferas, por exemplo, costuma resultar em trabalhos muito interessantes:





Repare, porém, que este tipo de tronco que chamam de twisted, é bem diferente do tronco da sua mangueira. Shocked Por isso, então, é mais aceitável, embora não tão usual sua estilização, ou aceitação.

Costumo sempre afirmar, porém, que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Se vc quiser continuar insistinto e tentar formar um bonsai com essa mangueira, de tronco estranho, a planta é sua e voce deve fazer o que achar melhor. Mas não espere muita ajuda, pois é dificilimo trabalhar com esse tipo de material, e as críticas ao tipo de tronco serão grandes, bem como poucos os elogios. Rolling Eyes Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)


Editado pela última vez por nickyfury em Sex Fev 11, 2011 6:16 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 13/10/09
Idade: 59
Mensagens: 886
Localização: Esteio-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 5:28 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Ola nickyfury nao disse isso acredito que seja o mal substrato que uso isso sim pode estar atrapalhando.
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
cazuo



Registrado: 08/02/11
Mensagens: 11
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2011 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

sabe oque é nickyfury, é que isso foi natural dela, quando ela foi nascer ela naõ concegiu sair da semente, eu que tive que retirar, e ai ela ficou assim com esse troco(é muito estranho mesmo)e ai eu dechei.
elá está enorme, sua copa ta lá em cima, eu to tentando fazer brotar em baixo, eu tampe as folha do som com um pano e tombei ela de lado.
toma que de certo , se der vou tentar fazer sim um bonsai dela mas se naõ der vou procurar outra coisa pra fazer(tipo plantar na terra mesmo)

agradeço pelas dicas nickyfury
esse forum foi o melho que eu entrei!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 2:45 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
André, por que suas plantas morreram? A aceroleira é uma espécie muito resistente, que se bem cultivada, rende lindos bonsai. Os japoneses, que não são bobos nem nada, adoram fazer mame e shohin com essa planta. Eu tenho várias em meu viveiro, em diversos tamanhos e grossuras, nos mais variados estilos. Veja essa, por exemplo, com o tronco apresentando madeira morta e frutificação intensa:



Close nos frutos, que a cada ano aumenta a quantidade:



É uma planta bem resistente, que aceita trabalho de shari no tronco (madeira exposta/seca), sendo fácil de conduzir tanto na aramação quanto na poda de manutenção e formação. Veja algumas outras, que retirei do chão, após um cultivo de quatro anos:

















Todas essas ultimas plantas foram retiradas do solo há uns dois ou tres anos, estando praticamente com os galhos primarios e secundários desenvolvidos, tendo frutificado por tres vezes nesse período. Não tenho fotos atualizadas, mostrando como estão, mas vou providenciar, quando não, servirão para mostrar o estágio atual delas. Very Happy

Fora essas, ainda tenho mais algumas, com troncos mais finos. Tenho uma, particularmente gosto muito dela, tem o tronco mais grosso que essa planta do nosso caro colega Cazuo, que converti em um kengai, mostrado aqui no forum tão logo estilizei, e depois, já devidamente preenchido com folhas e frutificando. Very Happy

Por isso afirmo para voce, caro Cazuo, não tenha medo de tentar entortar o tronco. Basta ir devagar, sem pressa, não precisa fixar a posição do tronco logo na primeira tentativa. Pode ser com calma e paciência, um pouco de cada vez. Force aos poucos, até o tronco chegar a uma primeira posição. Deixe a planta se recuperar e tente novamente, sendo que entre uma tentativa e outra deixe passar aí uns dois, tres ou quatro meses. Nada de pressa, afinal, fazer bonsai requer paciência e calma. Very Happy

Mestre Nick, qual adubaçâo você utiliza, e com que frequência, elas ficam no tempo, sempre na mesma posiçâo, e o tempo de sol que elas tomam, e a época da desfoçha e poda?

Um grande abarço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 2:59 am    Assunto: Responder com citação

Acerola gosta mesmo é de sol, sol pleno, pode deixar o dia inteiro...
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/03/11
Idade: 46
Mensagens: 626
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

hraphi escreveu:
Acerola gosta mesmo é de sol, sol pleno, pode deixar o dia inteiro...


Oi nobre Hraphi, a minha só pega sol aparti das 14hrs, sera que com esse tempo ela possa florir Question

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17491

Grato um grande abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

André, talvez uma das principais razões é que a Aceloreira é de clima quente. E, nós da região sul (que não o litoral) temos invernos bem rigorosos.
Assim, como acerola, manga, abacate, por aqui.....................nem pensar!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil