FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que espécie é esta ?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/02/10
Idade: 44
Mensagens: 306
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 10:51 pm    Assunto: Que espécie é esta ? Responder com citação

Boa noite aos amigos,

Hoje estive na região central aqui em Juiz de Fora, cortada pela linha ferrea e que possui muitas plantas em seu caminho, muitas vezes coloridas e abandonadas e me deparei com a seguinte planta que não consegui distinguir.

Estava em meio a outras com tronco parecido, que me falaram ser ficus, mas como desconheço, fiz o mais sensato, foto para a ajuda dos amidos no fórum.

Conto com a sempre presente colaboração dos amigos na identificação, aproveitando para perguntar: é aceitável trabalhar muda dela para bonsai?






Abs,
_________________
Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

sapo!!!!
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

é um Reseda...
Eu, gosto dessa especie tenho 2mudas e to procurando mais
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/02/10
Idade: 44
Mensagens: 306
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 12:01 am    Assunto: Responder com citação

Valeu leandro !!!
Alguma dica quanto as particulares para o cultivo ?
Possui outros nomes ?
Abs
_________________
Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 2:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Bruno, o resedá tem vários nomes pelos quais é conhecido: planta de jupiter, extremosa, são alguns dos comuns. O nombe correto, porém, é lagerstroemia indica. Os japoneses chamam de Sarusubere. Há inumeras variedades, que podem ser distinguidas pelo tipo da folha e a cor das flores. Um dos grandes atrativos do cultivo dessa espécie visando formar lindos bonsai, além da floração, é a tonalidade das folhas, que muda de cor ao longo do ano. Um show à parte. Very Happy

Para pesquisar lindos bonsai, afim de se interar sobre qual a melhor forma ou estilo adequado para vc formatar sua planta, sugiro pesquisar no google imagens, clicando em lagerstroemia indica bonsai. Abrirão inumeras páginas, onde voce poderá apreciar lindos trabalhos, para usar como referencial. Como sempre, o tamanho não importa. Em meu viveiro, tenho vários pré e bonsai formados com essa espécie, além de alguns tronquinhos engrossando no chão. Veja tres exemplares:





Veja nessa ultima imagem a tonalidade avermelhada das folhas:



Cultivar essa espécie é relativamente simples: basta definir o estilo, a partir do formato do tronco, nebari, etc. Os galhos devem ser deixados livres, para crescer e engrossar um pouco. Quando observar que a madeira dos galhos começa a mudar para uma tonalidade levemente marrom, é hora de aramar. A aramação deve ficar um pouco solta, sem constranger muito o galho. Após moldar o galho, para mante-lo, segue-se com podas de manutenção: cortamos o galho bem curto deixando apenas um par de folhas na ponta. A partir das folhas, nas axilas delas, virão novas brotações, que irão dar origem a novos galhos.

Dessa forma, sempre podando e aramando, vamos preenchendo os espaços vazios, além de proporcionar galhos primários, secundários, terciários e ramificação fina para a arvore, que ao final de alguns anos de cultivo, ficará linda, bem densificada. Podemos realizar até duas desfolhas totais, durante o ano, ou apenas uma, dependendo da região do país onde se está.

Ao desfolhar, corte a folha pelo pecíolo (talinho), mantendo-o preso no galho, de maneira que ele caia sozinho. Fique atento a eliminar brotações que surgem na base, nas raízes, na base do tronco e por todo o tronco, fora da area razoavel, se porventura tiver selecionado a posição dos galhos que julgar necessários para a formação estrutural da planta.

A melhor forma de cultivo é a pleno sol, com apenas uma rega diária. O solo deve ser bem drenante, mas acrescente um pouco de carvão e casca de pinheiro ao formar o substrato. Após o reenvase, adubação iniciada 45 dias, repetindo-a a cada 30 ou 40 dias, de preferencia com material organico. A melhor época para transplantar é no inverno. Para aramar, na primavera. As podas podem ser realizadas em qualquer época do ano, para manter a estabilidade visual ou adequar novas brotações conforme indiquei acima.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/02/10
Idade: 44
Mensagens: 306
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa Nick, que aula de cultivo !!!!

Acho que aprendi tudo o que preciso para iniciar com essa espécie. Se não pegar uma muda das que recolhi por estaquia, vou providenciar uma mais madura com certeza.

Me encantei por suas explicações e os modelos fotográficos.

Mto obrigado.
_________________
Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bruno! Conterrâneo de Juiz de Fora!!!
A muito tempo venho "namorando" essas árvores aqui de Juiz de Fora! Na Av Independencia tem muitas delas, sempre floridas e com o tronco meio descascado, axo lindas!

Teve sucesso com a estaquia?
Gostaria de arranjar algumas também pra mim, consegui na casa da minha mãe em Rio Novo uma estaca de Resedá amarelo (acabei de descobrir a espécie hehehe).
Estou tentando com ela, vamos ver se pega hehehehe
tem uma semana que coloquei na terra mas ainda não murchou nem caiu folhas... axo que vai dar!

Bom saber de vc por aqui, menteremos contato!
abraço!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/02/10
Idade: 44
Mensagens: 306
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2011 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Rafael,

Por enquanto não deu certo não, provavelmente por fazer na época errada, mas ao chegar da primavera tentarei novamente e pretendo ainda uma muda mais nova para estilizar desde jovem.

Não some não, estamos tentando montar um grupo aqui em JF e conto contigo.

Abs
_________________
Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2011 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Com certeza, se for organizar o grupo me fala que eu to dentro!
Sinto falta de alguem pra trocar idéia e conversar pessoalmente!!
Minha namorada já não deve mais aguentar eu falando de planta, muda e etc hehehehe
O bom que ela gosta, só não cuida de bonsai tb pq não tem mt tempo nem espaço na casa dela...
Mas é isso aí, qualquer coisa estamos aí!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil