FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Efigenia Caindo folhas, o que eu faço?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Josenildo_alves



Registrado: 26/02/11
Idade: 46
Mensagens: 4
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2011 10:28 am    Assunto: Efigenia Caindo folhas, o que eu faço? Responder com citação


Pessoal, Bom dia, Estou com uma certas dificuldade com esta planta.
Ha um mês comprei um bonsai já adulto, segundo o senhor que me vendeu já com 7 anos. É uma planta que ele chama de efigênia, estou postando algumas fotos dela do meu perfil do FACEBOOK para ver se alguém identifica.
Pois bem, segundo ele a planta só deveria ser adubada daqui 3 meses... Moro em apartamento e coloco a planta numa janela em direção ao leste (Foto também no FACEBOOK), onde nasce o sol e ela toma todo o sol da manhã.. agora no verão até as 11:00. Molho todo o dia, pois é uma planta que tem bastante sede... O meu problema é que ela quando chegou já caia algumas folhinhas, pois tem folhas fininhas como um alfinete. De uma semana para cá aumentou muito a queda das folhas e eu acho que ela já deve ter perdido cerca de 30% das folhas e eu não sei o que fazer.
É muto provável que ele tenha mudado a planta de vaso antes de vende-la, mas como ele deve ser uma pessoa muito experiente em bonsai eu nem me preocupei. O substrato parece uma mistura de areia de rio com a já famosa torta de mamona e alguma coisa de argila...
Se alguém puder me ajudar, por favor.. o relógio está girando rapidamente para a minha plantinha... Já tentei passar ela para uma região da casa que pega menos sol pela manhã e não resolveu nada! Estou desesperado![img]http://www.facebook.com/photo.php?fbid=188890191150871&set=a.178322058874351.35611.100000896753855&ref=nf[/img]http://www.facebook.com/photo.php?fbid=188890191150871&set=a.178322058874351.35611.100000896753855&ref=nf Sad .
Hoje observando atentamente vi que existem algumas formiguinhas pretas e algumas (possivelmente filhotes) branquinhas caminhando no troco da planta. Pode ser isto o causador da queda das folhas? Se sim o que eu devo usar para matar as formigas e não prejudicar ainda mais a minha planta?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 12:27 am    Assunto: Responder com citação

Josenildo..
Bom eu não conheço nenhuma efigênia e não estou conseguindo ter acesso a foto por não ter conta no facebook mas pelo que li está me parecendo uma eugênia.
A respeito das formigas tem uma solução que nosso amigo Filipe inventou que não usa nenhum agrotóxico. É só mergulhar o vaso da planta na água por 1 hora mais ou menos que vai afogá-las e sua planta não vai correr risco. Quanto ao sol acho que sua planta está na verdade tomando pouco sol. Você deve perguntar ao vendedor se ela foi recentemente trasnplantada porque se não foi, o correto é deixar pelo menos umas 6hs de exposição direta... Lembrando que bonsai nada mais é que uma miniatura de árvore, tal qual dever ser tratada como uma que fica exposta o dia todo....
Espero ter ajudado....
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

É uma eugênia sim...
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/07/09
Idade: 50
Mensagens: 214
Localização: Osasco / SP

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

O que pode estar acontecendo é o excesso de água e pouca exposição ao sol...
Quanto as pragas tenta tirar fotos em close e postá-las aqui no forum, nem todos tem acesso ao facebook (acho).

E o seu pré bonsai é uma Eugênia.

Abraços,

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Josenildo_alves



Registrado: 26/02/11
Idade: 46
Mensagens: 4
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2011 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é... Após algum tempo procurando o tal vendedor achei-o em outro lugar... Ele me disse que havia me passado o nome da planta errado (ou eu havia entendido errado mesmo), é uma eugênia, achei estranho mesmo não achar nenhuma referência da planta na internet.
Quanto as folhas caindo era realmento porque ele havia transplantado-a recentimente. Ele disse que pararia a queda e assim foi. Já está nascendo algumas folhinhas novas e finas nas suas pontas.
Agora fica faltando a questão da praga. Acho que vou fazer como vocês disseram coloca-la imersa na água duranto uma hora e ver se as pequenas formigas pretas morrem afogadas. Não existe perigo para aplanta mesmo, não é?
E quanto as fotos do Facebook eu usei-as porque eu não consegui postar aqui. E lá não precisa ter conta para visualizar. Pelo menos eu acho que é assim!
Desde já obrigado e espero respostas com relação aimersão.
_________________
"A vida é breve e a arte longa." (Hipócrates)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil