FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pau-ferro / jacarandá mimoso / e angico - como engordálos?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 11:02 am    Assunto: pau-ferro / jacarandá mimoso / e angico - como engordálos? Responder com citação

Pessoal, tenho mudas de tamanho variado, mas todas com mais de 70cm... para variar relativamente finas....!!! o pau ferro se tentar dobrar ... Shocked ... quebrará so na intenção...rsrs.. pergunto... passo o serrote.. e espero brotar novamente... ou tento criar raizes em cima a proveitando seus galhos fartos e sinuosos lá ... bem lá em cima... !!!
rsrs
abrçs e fico no aguardo!

Leandro
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Carlo,

Se tem várias mudas, tente fazer uma experiência com que lhe pareça menos promissora, ou com duas até, tente uma com alporque e outra com poda radical.

se quiser defazer de alguma muda de pau-ferro, sou candidato, rsrsrs. Tentei plantar algumas sementes mas nenhuma vingou e acho a tonalidade do tronco desta espécie mt bonita.

Abraços.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Kappenberg



Registrado: 18/03/10
Idade: 36
Mensagens: 67
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2011 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Eu, que só fico pedindo ajuda, não posso deixar de passar a oportunidade de ajudar. Wink

Para a germinação de pau-ferro, aí vai o roteiro que funciona muito bem aqui no Sul:

1) Pegar as bagas do chão, e secá-las até que virem um chocalho. Quanto mais chocalhar, quanto mais seco for o barulho, melhor.
2) Abrí-las cuidando para não quebrar as sementes.
3) Lascar as sementes com um faca, tirando uma lasca bem pequena da casca marrom que elas têm, o suficiente para que a água entre em contato com a parte interna (geralmente um amarelo esverdeado).
4) Deixar as sementes de molho na água, de preferência num dia quente, até que elas inchem um pouco.
5) Colocá-las no substrato, que deve ficar com pouca água.

Comigo funcionou nas vezes que eu fiz.


Espero que alguém aproveite.
_________________
"Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/06/07
Idade: 55
Mensagens: 261
Localização: Salvador-Ba

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, posso lhe ajudar, sobre como dar forma e "engorda-las" sobre as formas faço o seguinte: todas elas pegam podas drásticas, mas, se houver um mínimo de flexibilidade faça o seguinte: deite a muda no escorredor de macarrão com a metade das raizes dentro do escorredor e metade acima do nível, (retire o saco ou o vaso) essa parte que ficou para cima (ainda com terra) será eliminada gradativamente, regue forte dia a dia e a terra sairá e as raizes morrerão, ficando só as raizes da parte de baixo, continuando: com a parte aérea faça tipo um arco ou berimbau, pegue um arame em um galho forte na parte de cima e envergue um pouco (com segurança) e ela irá dobrando aos poucos, coloque arame! porque vc poderá ir apertando como uma válvula aos poucos (tipo duas vezes ao mês) em menos de 1 ano as raizes que ficaram para baixo tomarão formas bonitas formando um nebari lindo e a copa se formará de acordo com o que vc conduzir (com podas). tenho muito sucesso com os paus ferros, mas vendi todos e não sei se tenho registro de fotos para lhe mostrar, mas segue o jacarandá da Bahia e um tamarino que fiz com esse método!
Boa sorte amigo!
jacarandá da Bahia

Tamarino

_________________
Parabéns por viver bonsai!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafael Spinola
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/06/07
Idade: 55
Mensagens: 261
Localização: Salvador-Ba

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2011 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de falar sobre a engorda, coloque no escorredor e deixe o escorredor no chão de terra (se possível terra boa!) enterre a metade do escorredor.
Abração!
_________________
Parabéns por viver bonsai!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil