FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Possível "Doença" de Leucena
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SableShade



Registrado: 16/06/11
Mensagens: 16
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2011 7:53 am    Assunto: Possível "Doença" de Leucena Responder com citação

No ano passado, entre Setembro ou Outubro, eu adquiri algumas sementes de Leucena (Não sei bem qual dos tipos de Leucena porque lembro que existem a Havaiano, Argentino, etc...). Após a germinação de alguns dos mesmos, escolhi apenas uma, a mais saudável.
O problema que esta assolando minha planta é algo que acho que nunca vi aqui no fórum. A minha planta tem apresentado estranhamente folhas com defeitos como de estar curvas, com pintas marrons claros e algumas chegam a cair antes de atingirem o tamanho correto.
Gostaria de saber que alguém aqui no Fórum Atelier do Bonsai tem observado em suas plantas de Leucena alguma "doença" semelhante, e se alguém poderia me ajudar a identificar a causa da mesma.

(Obs: Minha câmara fotográfica não é das melhores então a escala de detalhes é ruim e não sei se é possível tirar uma foto que possui os pequenos detalhes)

Obrigado pela atenção ^-^
_________________
"Nunca tenha piedade de si mesmo, porque sempre que preocupamos demais com nos mesmos, acabamos esquecendo o que temos de precioso em nosso coração, os amigos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Pode ser deficiência nutricional, troque o substrato e observe se o problema persiste...

Sem fotos é complicado dar uma orientação mais específica... no escuro é mais difícil acertar o alvo...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2011 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Além da deficiência nutricional, fique atento a insolação! A leucena é uma planta que gosta de sol.

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SableShade



Registrado: 16/06/11
Mensagens: 16
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2011 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Eu acho que esses devem ser os verdadeiros problemas, porque eu moro em uma casa pequena (Talvez a menor casa de BH:/) e a varanda, apesar de ser grande, possui pequeno espaço para o cultivo de muitas plantas. Tem sido uma batalha diária para continuar minha paixão por plantas -_-;;;
De qualquer modo, vou seguir os conselhos que vocês dois me deram, acho que o substrato e o sol sejam mesmo o problema. Vou ver também se eu posto alguns fotos na seção de iniciantes. Muito obrigado, EZEQUIEL JUNIOR e Pedro Catarin pela a ajuda. ^-^
_________________
"Nunca tenha piedade de si mesmo, porque sempre que preocupamos demais com nos mesmos, acabamos esquecendo o que temos de precioso em nosso coração, os amigos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2011 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Uma boa "manha" para saber se a leucena está ou não recebendo sua quantia diária de sol necessária, é ver se o pecíolo (cabinho que liga as folhas ao caule da planta) está vermelho!

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil