FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer palmatum 'Deshojo'-tratos culturais
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wellington



Registrado: 09/06/07
Mensagens: 23
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2011 11:48 pm    Assunto: Acer palmatum 'Deshojo'-tratos culturais Responder com citação

Amigos Bonsaistas,

Acabei de adquirir um exemplar de Acer palmatum "Deshojo" e para tanto, venho solicitar dicas de cultivo para esse cultivar de Acer. Alguém teria experiências para para contar ( sobre substrato, podas, adubação, ambiente de cultivo)?
Desde já agradeço pela ajuda.

Abraços,
Wellington
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 3:45 pm    Assunto: Re: Acer palmatum 'Deshojo'-tratos culturais Responder com citação

Olá Wellington

O Acer palmatum gosta muito de luz, mas não deve ser exposto ao sol forte no verão, pois poderá queimar as pontas de suas folhas.
Necessita de um local bem iluminado. Podemos colocá-lo no verão em local onde o mesmo possa receber raios solares diretamente
em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte ( antes das 10:00Hs e depois das 16:00Hs ). Isso pode ser conseguido
colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado.
Já em outras estações o Acer pode ser colocado a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido. Pode-se deixar o Acer palmatum
a pleno sol desde que suas raízes sejam mantidas sempre úmidas.

O Acer palmatum gosta de sua terra sempre úmida. Tomar cuidado para não regá-lo em demasia, regando novamente somente quando
a superfície da terra estiver seca, pois esta arvore é muito sensível a ataque de fungos. Umidade constante no tronco e raízes favorece
o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. A Maneira correta de regar um bonsai
é fazer com que toda a terra que esta no vaso se umedeça. Para isso coloque água distribuindo em toda a área da superfície até que
esta saia pelos orifícios do fundo do vaso.

O Acer pode ser adubado com adubo orgânico de decomposição lenta.
Alem dos fungos que podem ser tratados com a moderação na rega, retirada com uma escova e fungicida, o Acer é uma árvore
muito resistente se for bem regada e colocada em local adequado. Ataques de pulgão ou cochinilhas podem ser tratados facilmente
com inseticida para plantas ornamentais. Não esqueça que existindo um problema, este deve ser solucionado com brevidade para
evitar a debilitação do Bonsai.

Espero ter ajudado um pouco

Abraço e até+
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wellington



Registrado: 09/06/07
Mensagens: 23
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 3:37 pm    Assunto: Responder com citação

Caio,

Valeu pelas dicas!
Em breve vou postar a foto deste meu Acer, o qual é um dos mais belos cultivares da espécie devido a mudança de cor intensa da folhagem no outono e brotamento na primavera.

Obrigado e até+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Wellington escreveu:
Caio,

Valeu pelas dicas!
Em breve vou postar a foto deste meu Acer, o qual é um dos mais belos cultivares da espécie devido a mudança de cor intensa da folhagem no outono e brotamento na primavera.

Obrigado e até+


Opa, estamos aí pra isso mesmo, um ajudando o outro, assim fazemos a difusão dos nossos conhecimentos e o melhor,
fazemos vários amigos.

Estou no aguardo da foto do seu acer ok?

Abraços
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fagner Alves



Registrado: 22/07/11
Idade: 28
Mensagens: 10
Localização: Arcoverde-PE

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 1:04 pm    Assunto: duvida Responder com citação

aqui onde eu moro me disseram que nao dava para cultiva pq ele precisa de um inverno muito frio e verdade
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 2:50 pm    Assunto: Re: duvida Responder com citação

Fagner Alves escreveu:
aqui onde eu moro me disseram que nao dava para cultiva pq ele precisa de um inverno muito frio e verdade


Se for o Acer Tridente acredito que consiga cultiva sim, mas mesmo o tridente não suporta altas temperaturas,
os que tenho deixo pegar sol somente até 9 da manhã, depois disso pode queimar as folhas, mas tenta cultivar o
tridente, acho que se mantê-lo na sombra e deixar pegar somente o sol na parte da manhã bem cedinho não terá
problemas.

Abraços
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Tive um deshojo que morreu. Mas acredito que foi por falta de experiência. Suas folhas vermelhas são belíssimas, em breve vou tentar de novo um exemplar desta espécie
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 05/04/11
Idade: 37
Mensagens: 789
Localização: Águas Claras DF

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho muita vontade de ter um Deshojo, mas tenho receio dele não aguentar o clima quente e seco do centro-oeste.
Até o tridente se eu não tomar cuidado, fica com as folhas queimadas Sad.
_________________
“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wellington



Registrado: 09/06/07
Mensagens: 23
Localização: Limeira-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2011 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Trago novidades para a minha planta.
O Acer ficou razoavelmente avermelhado nas folhas adultas durante o outono e a maioria destas folhas acabaram caindo no inverno. Para minha surpresa, agora no início do mês de agosto alguns brotos já estão começando a formar as novas folhas, as quais estão com um vermelho intenso. Em breve, devo ter um belo Acer palmatum Deshojo completamente vermelho.
Recomendo este cultivar de Acer, vale cada centavo pago.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil