FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato com Solo é benéfico?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 11:52 am    Assunto: Substrato com Solo é benéfico? Responder com citação

Olá pessoal;
Pesquisando no forum, achei este link para a página do bonsaista Luciano Benyakob.
Neste post, ele critica severamente o uso de susbtrato composto somente de caqueira.
Segundo ele, o substrato deve obrigatoriamente ter ao menos 25% de solo, e o substrato 100% caqueira está matando ou debilitando severamente as plantas!!!
Nas palavras dele: "Estamos apenas tentando alertar!!!
A coisa é assim, as pessoas vem aqui com plantas nesta formula mágica, falam , falam, falam, põe defeito em tudo!!!
Porem , não conseguem manter a as suas plantas saudaveis e vem se socorrer comigo.
E eu constato que apesar de entenderem bem de bonsai, não fazem a mínima ideia do que se passa no conjunto substrato+arvore+vaso.
E o pior são Analfabetos Químicos, não sabem nada , NADA,dos procedimentos químicos que acontecem dentro da arvore.
Desconhecem as nescessidades mínimas das arvores, inclusive eu recebi uma Mini-Cereja esta semana.
Linda , Grossa, Super bem cuidada, porem nunca frutificou!!!
Analisando o substrato vimos que até que estava quase correto:40% de Cacos de Telha,30% Pedrisco, 30% de Rendmax...
Porem sendo o Rendmax muito leve e fino, estava se esvaindo em meio aos granulos de caco e pedrisco.
Mesmo sendo adubada com Osmocote(El Matador), ela é apenas um arbusto!
Tem que ver a cara do dono quando se deparou com uma florestinha furreca , que fiz de mudinhas da mesma planta:LOTADA DE FLÔRES E FRUTOS!!!
Milagre, não , apenas a utilização de no mínimo 30% de SOLO!!!"

Obs: O que será rendmax?
Confesso que este post deu um nó no meu cérebro.
Por favor, gostaria das opiniões de todos os amigos do forum Shocked
Segue o link:
http://bonsaistudio.forumvila.com/viewtopic.php?f=4&t=3707
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 4:11 pm    Assunto: Re: Substrato com Solo é benéfico? Responder com citação

Rodrigo,

Já li este tópico e concordo com o Luciano.

O negócio é irmos aprimorando, por exemplo a "caqueira" não utilizo de maneira alguma, utilizo casca de pinus, caqueira fez muita planta definhar por aqui.

Aqui utilizo quando muito: areia+pedrisco+solubonu (ou solo composto orgânico) e casca de pinus.

As plantas vão indo muito bem. Não tenho frutificando nenhuma ainda, mas florescendo tem de primavera até azaleia.

Elas aprovaram, mas estou sempre tentando melhorar meu soloxsubstrato.


Obrigado pela partilha, recomendo aos amigos lerem a matéria do Bonsai Studio, vai ajudar muita gente.


Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ilex;
Pelo que pude entender do post (mesmo pq peguei o bonde andando), o problema estaria na falta de adubação.
Segundo o Luciano, o mestre Hidaka e outros bonsaitas mais experientes utilizam a caqueira 100% com bons resultados pq não se descuidam da adubação.
Portanto, nós, humildes bonsaistas iniciantes, corremos o risco de matar ou debilitar nossas plantas devido à pobreza nutricional proporcionada pelo substrato ausente de solo (é mais ou menos isso)?
Desta forma, caso tenhamos a disciplina necessária para praticar uma adubação correta, tal obstáculo estaria solucionado?!?
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Vejo mais ou menos isso. Se você tem um substrato estéril, tem que alimentar a planta regularmente e equilibradamente com os nutrientes que ela necessita. Isso é básico. É como a hidroponia. A água fornecida contém a formulação de adubos necessária a planta. Mas assim como se cultiva alface em hidoponia, se cultiva alface na pura terra. No caso do bonsai o uso de terra a contra-indicação é fundamentada na compactação do solo. Mas eu particulamente também acho que uma porcentagem de terra não é fator preponderante na compactação. Outra questão são as regas. Com substrato tipo caqueira pura o cuidado com as regas tem que ser imenso. Se cochilou debilitou a planta, quando não é óbito. A retenção de umidade com a matéria-orgânica sempre dá algumas horas a mais de garantia de que a planta não vai desidratar. Eu particularmente também não dispenso uma certa percentagem de solo, ou algo que o valha. O volume depende da planta, tamanho, vaso, estágio de crescimento, etc..etcc. é umais uma coisa instintiva do que uma regra.
Mas não deixo de experimentar outras opções apressentadas. Agora mesmo estou com testes com puro saibro peneirado, e isso foi antes de ler o tópico do Luciano, que eu havia feito há poucos dias por indicação de outro colega.
Devemos estar abertos a todo tipo de experiência.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 12:11 am    Assunto: Responder com citação

Tavares,

Concordo com tua explanação, muito bem embasada e interpretada. Somos ainda muito pequenos realmente perto da grandiosidade monstruosa do Bonsai e o que ele tem a nos oferecer. Sempre serei humilde e buscarei o conhecimento do modo que for possível, mas sempre humildade e verdade, pois ela se mantém enquanto a mentira um dia se esvai.

Como todos percebemos temos nossas adaptações, minhas experiências com substratos estão longe de acabar, acredito que todos percorremos estes caminhos estreitos do Bonsai em algum momento, conhecimento nunca é de mais. Com certeza devemos e vamos restaurar todo conhecimento que pudermos, mas tudo sempre buscando o justo e o benéfico, respeitando a planta e os fundamentos.


Elio,

Eu gostei muito de ler e saber mais sobre o Saibro, utilizo em algumas plantas o Araldi (Qualytá Bonsai Substrat), e realmente as raízes gostam de crescer nele, a adubação/fertilização tem que ser com mais frequência porém tem se mostrado excelente.

Este assunto do Saibro acredito que iremos falar um pouco ainda, afinal precisamos fazer mais testes, temos que fazer muitos testes ainda, mas isso é a parte boa Laughing .

Gostaria muito de saber sobre sua experiência com o mesmo no futuro, se esta inspiração surgiu também para outros amigos sobre este assunto poderá ser sim algo benéfico ao nosso saber.


Abraço amigos:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Muito complexo falar assim de substrato, acho que as conclusões devem ser relevadas e não afirmadas pelo menos num primeiro momento, assim podemos buscar uma troca de conhecimentos, experiência e acabar chegando a um conceito comum.

Com minha formação em Biologia e Química posso tentar falar um pouco das características de cada solo e comportamento fisiológico da planta, interações químicas e muito mais.

Sobre a caqueira, tijolito ou tijolo, telha triturada, seja lá como se chama em cada região de nosso grande Brasil, eu sou totalmente adepto e tenho muitos exemplos (exemplares plantados muitas vezes somente nela) e conhecimento de pessoas que usam.

Por Exemplo, Sensei Hidaka passou a utilizar depois da primeira visita ao meu viveiro a cerca de uns 8anos, por ver a qualidade e saudade das plantas aqui, enraizamento e tudo mais. Inicialmente eu levava pessoalmente para ele cerca de 20 a 30 sacos de 36litros toda vez que eu ai a sua casa, depois de uns 2 anos ele ganhou uma maquina para triturar e começou a produzir o seu próprio tijolo. Podendo afirma que pela escola Hidaka aqui na empresa, o tijolo para ele corresponde a pelo menos 50% de sua mistura – acho que nem precisamos mencionar sobre a saúde das plantas do Hidaka (adubação – Osmocote e orgânica)

Para começar gostaria de mencionar o artigo escrito pelo amigo Campolina na arte bonsai sobre solo e também dentro desse mesmo espaço do nosso clube o Calendário de cultivo parte 1 e 2 que fala de solo e adubação.

Cientificamente e muito fácil falar que uma planta morreu ou definhou por que estava plantada na caqueira, ou por outro motivo qualquer, devemos nos basear pelo método cientifica, assim podemos chegar à conclusão real.

Casso contrario posso dizer que da forma que foi exposto inicialmente, diariamente chegam plantas morrendo na minha loja por estarem plantadas na terra, e ai???????????

As variáveis são muitas, acho que por não saber cultivar num determinado substrato não podemos dizer que ele mata planta, certo.

Tenho plantas cultivadas na caqueira por mais de 15 anos, algumas somente na caqueira, algumas com ótima adubação, outras com adubação precária e outras ainda totalmente sem adubação (tive uma caliandra coletada que ficou num vaso com caqueira sem nenhum adubo por 3 anos, ela morreu? Não, cresceu como nunca vi, floresceu abundantemente durante todo esse tempo, e ai, o que dizer sobre isso?????????

Devemos tomar também cuidado quando falar sobre o solo ser estéril, o que é ser estéril, o que uma terra argilosa tem a mais do que uma caqueira, quem tem melhor controle homeostático do solo, melhor liberação de nutrientes, melhor condição para raiz crescer????

Gostaria de poder levar essa discussão a um entendimento e clareza de nível técnico para todos, o que acham de participar e compartilhar suas experiências, Elio, Rodrigo, Illex e outros que queira participar.
_________________
Fernando Magalhães
BMV


Editado pela última vez por Fernando Magalhães em Seg Jun 21, 2010 9:54 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Vamos analisar esse taxus, o enraizamento dele em 1,5ano, depois que chegou quase morto sem nenhuma raiz plantado somente em terra.




_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 11:44 am    Assunto: Responder com citação

Olá Fernando;
Postei este tópico justamente com o objetivo de iniciar uma discussão a respeito das vantagens/desvantagens do cultivo na caqueira.
Acredito ser esta uma boa forma de levantar dúvidas e ampliar nossos conhecimentos.
Por ser iniciante, às vezes me sinto perdido diante de informações conflitantes encontradas na net. Rolling Eyes
Pelo senso comum, sei que qualquer planta se desenvolverá melhor se plantada em um bom solo (terra preta/roxa), que indica presença de muito material orgânico, que servirá de alimento à planta.
No caso do bonsai, é justamente o contrário!!!
A caqueira, que teoricamente não possui nenhum valor orgânico, ou seja, não fornece o alimento à planta, é que é mais indicada!!! Rolling Eyes
Daí surge a dúvida... Wink
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Ah, aproveito para postar aqui os links dos artigos/matérias que o Fernando citou acima:
Matéria do Eduardo Campolina sobre substrato:
http://www.artebonsai.com.br/solo.htm

Calendário de cultivo - adubação:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13912

Calendário de cultivo - substrato:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14377

São ótimos textos, que ajudam a iluminar um pouco mais a questão!!! Very Happy
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio A Lanna Barbieri



Registrado: 29/04/10
Idade: 38
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Dom Jun 27, 2010 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho o seguinte: O substrato pode, e em alguns(poucos) casos deve ter matéria orgânica. E isto é controlado e em pouquissima porcentagem. E matéria orgânica não significa necessariamente "terra de jardim ou de chão", ou "solo".
Eu por enquanto só estou utilizando 100% de caqueira e não tenho nada a reclamar. Como diria o mundialmente conhecido Walter Pall, o Bonsai é uma planta diferente das plantadas no chão. Portanto deve ter tratamento diferente em diversos aspectos. E o substrato(juntamente com a adubação) é o que determina o sucesso do cultivo.
Como já sabemos(e vemos com nossos próprios olhos), a terra compacta no vaso. Mais cedo ou mais tarde, mesmo a utilizando em pouca porcentagem juntamente com caqueira, ela vai se degradar em partículas menores, escoar entre as partículas da caqueira e vão pro fundo do vaso, e lá vão se tornar uma massa compacta que vai prejudicar justamente as raizes finas(as de alimentação da planta). E como vimos, no fundo do vaso devem estar as partículas maiores, pois ali a água evapora menos do que na superfície, criando um equilíbrio em todo o substrato(isto quando ele é misto, sendo caqueira grossa embaixo, média no meio e fina em cima).
Pra finalizar minha opinião, o Bonsai é uma planta que depende de nós, diferente de uma planta no chão que é muitas vezes independente. Então, já que nos comprometemos a cuidar da planta no vaso ou bandeja, podemos muito bem utilizar a caqueira, que já foi provado que é o melhor substrato utilizado atualmente, e cuidar da alimentação da planta regularmente. Com certeza absoluta isso é muito melhor do que qualquer mistura que envolva solo.

Se eu falei alguma bobagem, por favor me corrijam... (risos....)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Sergio, a coisa é por ai, hj em dia a coisa é mais fácil, pois temos muitas alternativas modernas para substituir terra em nosso substrato, mesmo usando akadama, kanuma que são solos argilosos (terra) tem que se transplantar totalmente a planta periodicamente devido à compactação, o que não ocorre com a caqueira.

Nutriente por nutriente, seja qual for o solo que se plante, a planta se desenvolve mesmo e pela adubação e não pelo solo.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Flávio De Simoni Silveira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 44
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2011 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Acho que a discussão sobre a necessidade de utilização de solo para propiciar a frutificação de um Bonsai, em vez de caqueira, já está ultrapassada, mas de qualquer forma estou postando fotos recentes de uma cerejeira, transplantada no vaso apenas com caqueira e adubada regularmente com superthrive, hufmax e osmocote. Me parece que o Fernando aplicou também um fertilizante com Boro, mas não tenho certeza. O fato é que a planta está carregada de flores, frutos verdes e maduros em abundância.

Vejam as fotos:









Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil