|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Debora B

|
Enviada: Dom Set 25, 2011 2:15 pm Assunto: Meu primeiro Jacaré |
|
|
Como ja sabem sou muuuuito iniciante no assunto.
Segue algumas fotinhas do meu BB ^^
Notas:
Quando eu peguei ele ele tinha muitos galhos retirei a maioria deles, e deixei apenas as pontas e alguns brotinhos(não sei se da pra ver). E como puderam ver, eu machuquei e muito ele na hora de tirar um galhinho que tinha "sobrando", li em algum lugar sobre passar pasta selante e na ausencia dela utilizar graxa de sapato(hã?), isso resolve mesmo, deixa um aspecto natural? seria melhor tirar o galho todo ao inves de tentar concertar o erro?
Eu esto pensando em fazer estilo Moyogi, acho que é o que melhor se adapta ao seu formato atual.
Estou esperando ele se recuperar um pouco para fazer uma aramação, não sei se é a melhor época.
Também estou pensando em dar uma diminuida nos "bracinhos" dele, to achando ele muito espalhado ainda mas tenho medo de matar ele.
Bom, espero dicas, sugestões e preparada para todos os puxões de orelha hehehe
Abraços. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 9:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Debora, voce passou perto do caminho correto na condução da sua planta. A melhor época para implementar mudanças nessa espécie é justamente agora, na primavera. Apesar dos cortes já realizados, observamos que a planta retornou com vigorosas brotações, o que demonstra que a planta está saudável, portanto.
Dessa maneira, então, podemos continuar tentando melhorar um pouco mais sua aparencia, formatando algo dentro do estilo moyogi. Minha sugestão é fazer alguns cortes, além de uma leve aramação, para reposicionar o caule e o primeiro galho da direita. Com esse intuito, fiz algumas linhas de possiveis areas de mudança, que visam imprimir as mudanças necessárias. Trabalhei usando a terceira imagem (de cima para baixo), que a meu ver apresenta uma frente melhor:
Antes de promover as alterações que sugeri, porém, faça a retirada das pedrinhas brancas e do "matinho": essas coisas entopem o vaso, impedindo que voce tenha um controle visual melhor do solo, algo muito importante no cultivo de coníferas. Sem esses empecilhos voce poderá visualizar melhor o substrato, cuidando de que não promova uma rega muito excessiva, pois é recomendável evitar encharcar em demasia. Além disso, ao promover um cultivo em que a planta fique exposta ao sol o dia inteiro, que é o certo para essa espécie, o solo irá secar melhor, graças a uma maior ventilação.
Faça, tambem, alguns furos extras nesse vasinho plastico, nas laterais, para favorecer melhor o escoamento da agua da rega, bem como aumentar a oxigenação nas raizes, o que irá redundar em melhoria na planta como um todo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Debora B

|
Enviada: Seg Set 26, 2011 12:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Nicky,
Obrigada pelas dicas, vou ver se acho o arame hoje, dai faço essas modificações e espero amanha postar as fotinhas pra tu ver como ficou.
Abraços. |
|
|
 |
Debora B

|
Enviada: Seg Set 26, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
Eu não resisti! Diante das dicas do nosso colega resolvi por a mão na massa hehehehe
Segue fotos de tudo o que eu fiz:
Como estava no inicio e retiradas as pedrinhas.

A terra estava muito dura então "quebrei" ela com +/- 3 dedos de distância do tronco com muito cuidado para não quebrar nenhuma raiz junto, desmanchei a terra que tirei e misturei com um pouco de areia e terra preta que tinha aqui em casa.
Podei conforme o que eu entendi que Nick sugeriu.
Aramação, sei que sugerio mais pra baixo o galho da direita mas conforme eu fui pressionando devagar para baixo a casca deu uma partidinha proximo ao tronco, então creio que tenho que ir pressionando aos poucos,
Furinhos sugeridos

Ao fim do trabalho ele ganhou uma rega para ver se o solo drenou legal.
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 28, 2011 7:41 pm Assunto: |
|
|
Ficou muito boa a intervenção! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|