FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bougainville do Rancho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Liza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/05
Idade: 43
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2011 11:13 pm    Assunto: Bougainville do Rancho Responder com citação

Olá pessoal!

No rancho do meu pai tem uma bougainville com flores vermelhas...

Estou pensando em fazer um bonsai com ela, mas estou com pena de arrancar toda a planta do chao.

A principio eu tinha uma ideia do que fazer. Mas mostrei as fotos para o Fernando e ele me mostrou uma opção bem diferente e falou pra colocar aqui para todos opinarem.

Me digam o que acham da planta!

A base:



Minha ideia de cortar seria apenas uma parte, para aproveitar uma curva dela e nao arrancar tudo...


Assim a parte da direita seria mantida no chao...


A ideia do Fernando seria fazer um Bonsai maior:


E aí pessoal, o que vcs acham?
_________________
Liza Kamei
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 6:29 pm    Assunto: primavera Responder com citação

É Liza... A idéia do Fernando é muito boa. Ainda mais que, com foi desenhado, tem uma conicidade interessante, além de possibilidade de madeira exposta. Portanto, acho que a solucão é coletá-la inteira.

ABraços

Mariano

_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 6:49 pm    Assunto: Re: primavera Responder com citação

Muito bom esse projeto do Fernando.... Ainda da para você fazer umas 3 madeiras expostas assim como o mariano disse!!
Muito legal Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Liza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/05
Idade: 43
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

que dó que dó que dó Laughing

vou pedir autorização Laughing
_________________
Liza Kamei
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Agostinho



Registrado: 14/09/09
Idade: 61
Mensagens: 6
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2011 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Também gostei mais da ideia do Fernando. Vai dar um bonsai bem bacana! Como você está com dó de arrancar a árvore, e já que bouganville pega fácil, você pode aproveitar as outras partes e fazer novas mudas. Acho que vai dimunuir sua culpa.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Liza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/05
Idade: 43
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Agostinho! Very Happy

Posso fazer isso mesmo... as outras partes desta planta são muito retas, mas pode ser que eu encontre algum movimento la pra cima. Acho que tem mais de 6 metros de altura!

Preciso de dicas de como conservar a planta viva após arrancar do chão...

Comprei alguns pacotes de caqueira com a Camila. Vocês acham que eu coloco caqueira pura? Ou coloco sphagnum misturado?
_________________
Liza Kamei
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2011 11:21 am    Assunto: Responder com citação

OI Liza, fica tranquila, depois planta outra no lugar, hahahaaha, faça bastante mudas com as estacas e plante por todo racho, daqui alguns anos terá muitas mudas para tirar, e assim não fica com pena da planta.

Tanto a base quanto os galhos você deve plantar somente no tijolo grosso, enraíza muito melhor e evita apodrecimento dos cortes. Coloca a meia sombra e usa super thrive. Depois de uns 30 dias leve para o sol.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Flávio De Simoni Silveira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 44
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qui Set 01, 2011 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Liza,

Foi exatamente isso que eu fiz com uns galhos de mais ou menos 8 cm de diametro que brotaram rapidinho, mas deixei de "molho" na solução com superthrive por umas 24 hs e depois plantei na caqueira grossa, como o Fernando disse, tomando o cuidado de imobilizar bem o tronco.

Depois desse trabalho todo fiquei sabendo que o dono das árvores, mais de dez, cortou todas e jogou fora. Ô dó!!!

Na próxima reunião pretendo trabalhar essas plantas, com a ajuda do Fernando é claro!



Abraços,

Flavio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Flávio De Simoni Silveira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 44
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Set 07, 2011 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Seguem as fotos depois que trabalhamos o tronco para criar "uros", comuns nas bougainvilles. Agora o próximo passo é tratar com calda sulfocálcica, para a madeira não apodrecer.

Abraços,

Flavio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Flávio De Simoni Silveira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 44
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Set 07, 2011 8:06 pm    Assunto: Responder com citação



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leonardo Silva Campos



Registrado: 05/01/10
Idade: 29
Mensagens: 69
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sex Set 09, 2011 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

doida de mais Flavio!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
HUMBERTO SILVA



Registrado: 08/06/08
Mensagens: 87
Localização: Goiânia - Goiás

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 8:14 am    Assunto: Bounganville da Lize Responder com citação

Concordo no que diz respeito a opçao do Fernando, contudo, penso que a intenção dele não seja fazer madeira exposta no Boungaville, pois como sabemos a madeira do Bounganville e extremamente macia e deterioravel, consequentemente e inevitavelmente ira apodrecer. Outro fato é que quando o Bounganville esta em seu pleno potencial, começamos observar o processo de apodrecimento. Sendo assim, acredito que as extremidade que o Fernando sinaliza, seja para se preservar o veio em uma possivel retração de seiva e buscar o fechamento da cicatriz (dificil mais não impossivl, ou utilização da mesma como uro (que tambem leva a um processo inevitável de deterioração da planta) ). Nota, para mim foi dificil aceitar que eu não poderia expressar minha intervenção artistica em certas plantas, não por ser "tecnica" ou "expressivamente" inadequado, mas sim, pelo metabolismo da planta, seu clima e suas particularidades fisiológicas. Enfim. Jin e Shari podem ser expressados em qualquer árvore, mas cabe a nos saber o quanto queremos que esta arvore viva, e infelizmente, se for planta tropical, madeira macia, não poderemos aproveitar a plenitude de nossas árvores. Citarei um grande bonsaista, respeitadissimo no Brasil o qual ao ser indagado: "cadê seus bounganvilles?" RESPONDEU: Não tenho mais! Quando estavam belissimos em sua plenitude, apodreciam e morriam! Pois inevitavelmente seus belos Jin e Sharis o levavam a morte!
_________________
Humberto Silva
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Liza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/05
Idade: 43
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Humberte! Com "é" de propósito! Laughing

Veja neste tópico o Fernando trabalhando madeira em bougainvillea.

No final ele me deu uma explicação sobre madeira morta: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18369

Pelas plantas que tenho visto no viveiro, acredito que haja uma forma de manter a madeira. É mais dificil e trabalhoso do que outras espécies, com certeza. Mas não chega a ser impossível...
_________________
Liza Kamei
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2011 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Humberto, á quanto tempo????????

Estou precisando de ir ao Mario para poder encontrar com os amigos. Acabou que esse ano resolvi ir mais para o Nordeste, além dos bons amigos e do Bonsai (lindos Yamadoris), praias lindas, fica difícil escolher ir a outro lugar, hahahaaaa.

Essa correlação de madeira e morte de plantas posso dizer sem nenhuma pretensão ou arrogância de minha parte, que a provável morte das plantas como vc menciona foram por outros motivos, não pelo apodrecimento, uma vez que a taxa biológica de apodrecimento da madeira e menor do que a de crescimento, mesmo em uma condição limitada de bonsai, existe muitas variáveis na qual poderíamos ficar semanas discutindo isso aqui no fórum, talvez seja um tema importante a ser melhor avaliado no Brasil.

O que posso lhe dizer sobre as bougainvilleas e que seu metabolismo e anatomia vegetal do cernem e muito próximo de uma cactácea. Ela possuem mecanismo de proteção e defesa contra o apodrecimento, pragas e outros. Tanto que podemos ver belíssimos uros em plantas centenárias, com todo o seu esplendor. Caso elas morressem pelo apodrecimento não teríamos algumas plantas com 400, 500anos, até mais do que isso no Brasil, em regiões de mata atlântica com o seu tronco completamente oco.

Uma coisa importante é que a cicatrização ao contrario do que vc falou e muito lenta, quase não existe, para fechar uma cicatriz como as podas no trabalho da planta do rancho da Liza, seria necessária um crescimento muito vigorosos, que ela ficasse no chão para isso e que pelo menos triplicasse esse diâmetro de trono, assim fecharia essas podas, com isso criando novos galhos a serem podados e novas cicatrizes, o que fazer?????????????????

Madeiras de arvores jovens, principalmente de pinus são tão piores ou iguais as da bougainvilleas em relação ao apodrecimento devido nosso clima, o problema está em trata-las adequadamente, saber como usar técnicas e artifícios para isso, fogo, limpeza, escovação, calda, polimerização acrílica e outros.................talvez o principal, a frequência em tratar com a calda.

Bonsaitas por todo o Brasil estão começando a aprender a fazer madeira, ainda não sabe como tratar e manter as mesmas, estão começando a aprender adubar corretamente para manter o vigor em suas plantas. Pense nisso.???? Quando uma planta morre talvez não seja culpa da planta ou de outro motivo, mas sim de quem cuida dela.

Segue algumas fotos de plantas que já estão comigo a quase 20 anos, a madeira está praticamente igual de quando eu fiz o trabalho, não mudou nada.

Penso que optar por fazer um determinado trabalho, temos que aprender e manter a cultivação correta, manter madeiras belas e sem apodrecimento em nosso clima demanda cuidado e dedicação, se optar por elas, seja em uma bougainvillea, um juniperus ou em outra espécie tem que cuidar, já vi vários juniperus de amigos de desmancharem por completo, às vezes virando duas ou 3 plantas pelo não cuidado dos sharis e apodrecimento do cernem.

Espero ter ajudado.








_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil