FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

É normal folhas mais novas serem mais sensíveis?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 11:35 am    Assunto: É normal folhas mais novas serem mais sensíveis? Responder com citação

Minha pitangueira esta se recuperando de um stress hidrico seguido de um transplante de substrato..
a maioria de suas folhas sao novas( cerca de 2 semanas a 3) ou brotos..
e elas parecem estar sensiveis a mudança de tempo e tambem à exposição ao sol.. ficando uma parte do dia caidas e cabisbaixas(principalmente quando expostas ao sol), voltando a levantar depois com o decorrer do dia..

a questao de rega eu estou controlando bem, regando apenas com o solo seco e nao estou botando muita agua tb pois a umidade esta durando mais tempo visto que nao estou expondo muito a planta ao sol(principalmente sol forte)..

isso é normal? é só ir controlando q com a maturidade das folhas isso acaba ou teria algum outro procedimento?

agredecido desde já,
atenciosamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 1:31 pm    Assunto: Responder com citação


_________________
Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Rodnovo

O fato dela murchar é resultante da transpiração excessiva, cuidado que você pode perder a brotação (e talvez a árvore). Recomendo você deixar ela pegar somente o sol da manhã, até no máximo 11:00h ~ 12:00h, ou colocar na sobra de alguma árvore ou sombrite. Só retorne ao sol direto depois que a brotação estiver bem avançada.

Não sei como e quando você fez o transplante, mas após isto é o período crítico para a planta, pois é podado boa parte das raízes que captam água do substrato (piorado se a planta não tiver reservas suficiente como no caso do stress hídrico).

Eu uso uma recomendação do Peter Adams sobre o transplante e tem funcionado muito bem, mesmo para as coníferas:

- 2 semanas na sombra (eu deixo dentro da estufa, onde não pega sol) e adio a segunda rega ao máximo
- 2 semanas em claridade/sol parcial (eu deixo dentro da estufa onde pega sol em parte do dia) e rego só quando o substrato estiver com a superfície seca
- Aí vai para a bancada final, sol o dia todo, rega normal.
- Adubação somente depois de duas a 3 semanas na bancada.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

concordo com o amigo! ela esta pegando muito sol.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

amigos me ajudem estou um pouco confuso:

a pitanga nao estava pegando muito sol, pelo contrario.. e mesmo assim retirei ela do sol, porem continua as folhas durante o dia ficarem mais caidas e murchas, levantando quando vai chegando a noite. e outra, as folhas jovens e brotos nao estao avermelhados como de costume das pitangueiras..

a rega nao esta excessiva, principalmente agora pq o bonsai nao estao pegando sol e o solo fica mais tempo umido.

sera que pode ser intolerancia ao calor depois do transplante algo do tipo? pq ela esta ficando embaixo de uma telha de ternite e tem feito calor ...

alguem teria alguma ideia do que possa ser ou algum conselho a fazer??

agradecido desde ja.
_________________
Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 10:25 am    Assunto: Responder com citação

da um HELP ae galera!!

brigadao
_________________
Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Rodnovo, as folhas caidas se recuperam após uns 60 minutos da rega?

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2011 11:28 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

não... normalmente quando rego, rego mais cedo no dia( tipo de manha ou intao começando a tarde..) .. e as folhas começam a cair depois... pensei q talvez pudesse ser muita agua, mas nao costumo regar todo dia e nem regar em alta quantidade.. e tambem as folhas caem mesmo quando nao rego...

=/...
_________________
Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2011 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Será que a água está chegando ao fundo do vaso (onde estão as raízes ciliares)? Está saído água pelos furos de drenagem?

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2011 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

ta sim.. depois do transplante a terra ta mais drenante, leve e descompacta.
tava reparando hj e parece q deu uma melhorada nessa "caida" das folhas.. to imaginando que é pq eu tirei do sol.
as vezes as folhas (que sao maioria brotos e jovens) estejam mais sensiveis por causa do transplante, ou algo do tipo.
_________________
Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/03/05
Idade: 54
Mensagens: 271
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 7:40 am    Assunto: Responder com citação

dependendo da quantidade de raízes que vc retirou vai acontecer isso mesmo dê mais um tempo pra recuperação da planta, eu tb tenho pitangueira e ela passou por isso, conforme crescem as raízes ela vai conseguir se manter melhor, mas dependendo do sol se for muito forte sempre acontece dos brotos mais novos ficarem "caidos" e assim que refresca ela vai se recuperando.
_________________
Abraços

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio Antakly



Registrado: 11/05/07
Mensagens: 13
Localização: São João da Boa Vista-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2011 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá.
Se eu entendí a sua frase, estava ou está faltando água. Não se rega moderadamente após uma poda de raizes, ainda mais debaixo de telha de amianto. O calor que tem feito na sombra é mais que suficiente para murchar sua pitangueira pós poda e pouco regada.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2011 8:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Concordo com a opinião do Fábio. Além disso, a pitangueira é uma nativa muito suscetível à mudanças, principalmente um reenvase em que a estrutura radicular é alterada, seja com a poda de raízes visando redução de volume, seja com a mudança de substrato. Equivocamo-nos, muitas vezes, achando que por ser nativa é uma planta resistente a determinadas intervenções. Não é bem assim. Ela é extremamente delicada quanto à sua recuperação e é preciso estar sempre atento ao local onde é cultivada, preservando a planta da insolação direta imediatamente após um reenvase ou transplante, mantendo-a por até mais de um mês em local semi sombreado, com rega sempre ao final da tarde. Shocked

Por experiência própria e de amigos que cultivam pitangueira há mais tempo, como os bonsaistas Francisco Lustosa e Paulo Ventura, pude observar que a pitangueira responde melhor a intervenções em suas raízes durante o inverno e não na primavera. Nas demais estações, sempre podemos fazer intervenções na parte aerea, com desfolha total, aramação e podas radicais ou de manutenção.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2011 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

bacana galera! brigadao pela ajuda.
deixei ela um tempo na sombra.. agora parou de murchar as folhas.. estou deixando o solo sempre umido e estou botando ela gradualmente de volta ao sol... to usando uma tela que tapa 50% do sol, assim deixo ela com essa tela de manha e depois mas a tarde.. parece estar se recuperando ao transplante.. mesmo q eu n tenha podado as raizes achei que ela sentiu e ficou realmente mais sensivel..

mas eh isso ai, vivendo e aprendendo com as árvores!!
_________________
Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil