FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SUBSTRATO
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Out 26, 2011 3:19 pm    Assunto: SUBSTRATO Responder com citação

Amigos preciso de ajuda
Estou a uma semana vendo milhares de artigos sobre substrato.
e minhas duvidas só aumentam.
Moro em São Paulo, capital, já fui ao Shopping Gardem (antigo Tatuapé Gardem) e não acho substrato correto, como areia com granulometria maior , nem tijolo ou telha moído .
Bem minhas duvidas são :
Tenho 2 juniperus de 6 anos e uma muda de caliandra de 3 anos , qual o substrato ideal para estas plantas? e principalmente onde posso compra-las por um preço justo?
Já que vi no site idealbonsai, por um preço ótimo, mas o frete devido ao peso é absurdo.
Conto com a colaboração de todos....
Desde já muito obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Out 26, 2011 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

basmooca, o melhor é você mesmo fazer o seu substrato.

Você pode comprar terra vegetal, areia de construção, casca de pinus moída, pedriscos de rio (loja de aquários), etc...... dá pra comprar também algumas telhas ou tijolos e carvão vegetal para moer, mas ai dá mais trabalho.

Depois você vai misturando, sempre colocando menos terra vegetal e mais dos outros materiais.

Assim sai mais barato.

Sobre as suas plantas, as caliandras preferem um substrato mais ácido (com mais matéria orgânica), já os juníperus preferem um solo mais alcalino (com menos terra vegetal).

Eu tenho duas piracantas crescendo em baldes que têm 40 quilos de areia de construção e 10 quilos de terra vegetal. Estão crescendo muito bem e foi muito barato comprar esses materiais, só deu trabalho para misturar tudo.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rodnovo



Registrado: 12/08/11
Idade: 32
Mensagens: 66
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Qua Out 26, 2011 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

O bacana é fazer como o amigo falou e ir juntando os diferentes substratos formando um só no final: utilizar terra preta, pedrisco de mais ou menos 3 a 5mm por ai(ou areia de obra grossa), pedaços( cascalhos) de materia organica vegetal morta, da tambem pra pega um pedaço de tijolo e moer você mesmo..

espero ter ajudado.
_________________
Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/03/05
Idade: 54
Mensagens: 271
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

de 2 anos pra cá tenho usado substrato para orquidea (tem casca de pinus e carvão ja triturados) e pedrisco, todas minhas plantas estão ótimas.
_________________
Abraços

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Como definitivamente é impossível achar areia grossa em São Paulo , estou substituindo pelo cascalho mineiro o que acham ???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/03/05
Idade: 54
Mensagens: 271
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2011 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

eu uso aquele pedrisco branco muito usado para cobrir a parte de cima dos vasos, nos escritórios, tem de vários tamanhos e eu uso o mais fino,
mas se não encontrar, vale tb o cascalho.
o importante é que ajude a aumentar a divisão das raízes durante o crescimento, se for mais fino como a areia grossa a planta vai ter mais raizes finas pra se alimentar, que vai ajudar no desenvolvimento dela.
_________________
Abraços

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2011 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

vi um material chamado laterita o que acham ???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
araldi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 17/04/05
Mensagens: 401
Localização: Palotina - PR

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Basmooca

Como os colegas falaram existe uma infinidade de produtos que podem ser usados como substrato e outras tantas misturas, que cada bonsaista tem a sua, o mais importante é utilizar uma material que drene bem, pois desta maneira vc terá uma grande quantidade de raizes capilares.

Não gosto muito de adicionar terra vegetal se for usar use sempre pouco pois geralmente atrapalha a drenagem. Se quiser adicionar algo para reter mais os nutrientes utilize carvão moido, ou casca de pinus triturada.

Mas se vc está inseguro quanto a melhor mistura procure em lojas de bonsai geralmente eles tem mistura básica, material já pronto para uso desta maneira vc vai conhecendo as os materiais e a melhor mistura para vc.

Um abraço qualquer dúvida estou a disposição.

Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
_________________
Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

AO TROCAR , A AREIA GROSSA POR CASCALHO MINEIRO TENHO OBTIDO UMA ÓTIMA DRENAGEM!!! O QUE ACHAM DA IDEIA ???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 13/07/06
Mensagens: 280
Localização: São Miguel das Missões - RS

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2011 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Manda uma MP pro Araldi, que ele te consegue um substrato bom, estou usando e gostei (propaganda sem ganhar comissão, hahaha). Eu preparo o meu, onde estou colocando o substrato do Araldi, caco de telha, areião, cupinzeiro (que deve ser usado com moderação, pois vai se desmanchando com o tempo), turfa e as vezes vermiculita. Preparo o substrato básico e dependendo da planta vou adicionando mais ou menos matéria orgânica.

Um abraço
Afonso
_________________
O que não tem solução, esta solucionado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 8:15 am    Assunto: Responder com citação

valew Afonso
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2011 9:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Em São Paulo, onde o clima é extremamente favorável, voce pode cultivar coniferas como os juniperos basicamente só no caco ceramico, facilmente obtido através da quebra/fragmentação de telhas duras, do tipo chamada de "colonial". Use um martelo, um cepo de madeira e uma bacia para fragmentar a quantidade que julgar necessária. Use duas peneiras metalicas para separar os granulos, descartando o pó. Vc pode fazer isso no fundo de sua casa, ou se morar em apartamento, vá a algum local aberto, para evitar sujeira.

Use sempre óculos de proteção, luvas e mascara, para evitar danos à sua saúde. As telhas podem ser obtidas já quebradas, em depósitos de material de construção ou lojas especializadas. Basta pedir as que estão quebradas, ao gerente ou proprietário do estabelecimento, alegando que são para fazer um trabalho de escola (dizer que é para bonsai suscita muita desconfiança, rss).

http://www.lajoteiro.com.br/telha-colonial/

Quanto mais grossas e duras melhor é a telha para ser fragmentada:



A caliandra aceita bem o caco ceramico, desde que voce acrescente casca de pinus e carvão(ambos vendidos em grandes floriculturas ou gardens). A casca de pinus geralmente é comercializada desidratada, o que é ótimo para o uso a que nós a destinamos. Uma boa mistura pode ser feita com 70% de caco ceramico e 15% de casca de pinus+15% de carvão (desses usados em churrasqueiras).

O substrato comercializado pelo Gerson Araldi eu posso garantir que é excelente, pois experimentei em algumas espécies que cultivo. Mas no caso das coníferas, deve-se acrescentar a ele o caco ceramico e a casca de pinus, enquanto que para a Caliandra, isso é dispensável. Parece contraditório, mas cito apenas calcado na experiência que tive com seu uso, misturando compostos para enriquecer a mistura e permitir um cultivo melhor em relação a determinadas espécies.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Nick
Muito obrigado , mas ontem após um mês descobri que o que chamava de bonsai são apenas mudas, vou anotar e deixar seus conselhos até que minhas plantas se desenvolvam , com isso vou coloca-los em areia com condicionador de solo por um tempo,,..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2011 11:30 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Nesse caso, ainda insisto que o nobre colega faça o cultivo usando o material especificado, com garantia de um retorno melhor que a areia, visto que o meio é mais propicio ao desenvolvimento controlado das raízes, que engrossam melhor que quando imersas em areia. Além disso, propiciam umidade relativa, não tão acentuada e dificil de ser controlada como no caso da areia, e tambem distribuem melhor os nutrientes que voce aportar na superficie, quando da adubação periódica.

Não é por serem apenas mudas como voce diz que não podem ser cultivadas adequadamente num substrato que proporcione a elas melhor qualidade quanto ao crescimento/desenvolvimento. Pelo contrário, os motivos para mudar são os melhores como poderá comprovar ao fazê-lo. Incluso até mesmo o replantio e transplante periódico se dá mais comodamente e com respostas mais rápidas do material cultivado.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
basmooca
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/11
Mensagens: 175
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2011 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Sendo assim vou seguir seu conselho muito obrigado ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil