FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cerejeira do Rio Grande
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabiano Brino
Visitante





MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 2:49 pm    Assunto: Cerejeira do Rio Grande Responder com citação

Este artigo eu já havia escrito anteriormente, porém apareceu com o nome do Mario.
_______________________________________________________

Nome Científico: Eugenia Involucrata
Nome Popular: Cerejeira do Mato / Rio Grande
Família: Myrtaceae

Características: árvores de até 15 metros, tronco ereto, cinza-esverdeado, meio cilíndrico (de até 40cm de diâmetro) e de casca lisa e descamante. Tem copa arredondada com flores solitárias e esbranquiçadas. Já os frutos são vermelhos-brilhantes, tipo drupa, medindo cerca de 2cm, polpa carnosa, doce, comestível e envolvendo até 3 sementes. A madeira é pesada, compacta, muito resistente e de boa durabilidade.

Onde Ocorre: Rio Grande do Sul / MG e em Florestas Estacionais Semideciduais de Altitude e Cerrado.

Solo: gosta de clima quente e úmido, sendo encontrada principalmente em matas e áreas raramente sujeitas a inundações.

Informações Ambientais: espécie que perde suas folhas em determinado período do ano, adaptada a ambientes expostos a luz direta.

Floração e Frutificação: flores e novas folhas aparecem de setembro a novembro, enquanto os frutos, entre outubro e dezembro. O ideal é colher os frutos quando começarem a cair.

Época para Colheita de Sementes: suas sementes são produzidas em grande quantidade, e devem ser colhidas a partir fevereiro.

Produção de Mudas: despolpe as sementes e plante-as diretamente em recipientes individuais, contendo substrato organo-argiloso. Mantenha em local sombreado e regue 2x ao dia. Em 40 dias estão brotando. O desenvolvimento da planta é lento. Frutifica somente após 7 ou 8 anos.
_________________
Fabiano R. Brino
Ribeirão Preto - SP
Voltar ao topo
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Fev 10, 2007 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Fbrino,


Boa ficha da espécie. Agora os amigos que possuem esta espécie poderia completar com a poda, replantio e tudo mais que souber, até as experiências próprias que observou, vamos ajudar.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2007 12:52 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Fabiano, não apareceu COM MEU NOME, apenas postei a matéria que está ASSINADA POR VOCÊ. Leia antes de fazer a observação desagradável. TODOS SABEM QUE RESPEITO OS DIREITOS ALHEIOS E PEÇO QUE TODOS, TAMBÉM RESPEITEM.
VEJA NO FINAL DO TEXTO! LEIA!

Por favor RETIRE A SUA OBSERVAÇÃO POIS NÃO GOSTEI.

Se quiser fazer propaganda do seu site, tenho os banners acima, é só entrar em contato.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fabiano Brino
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2007 4:10 pm    Assunto: Responder com citação

Caros,

A minha intenção não é prejudicar o forum pelo contrário contribuir.
Tanto é este o motivo do esforço que estou desenvolvendo com um grande grupo de amigos em torno de 25 associados, um clube de bonsai aqui em Rib.Preto.

Peço até desculpas se a minha explicação foi equivocada ou mal compreendida, mas em um primeiro momento apareceu outro nome e não o meu e depois isso foi solucionado.

Bom quanto a divulgação como banner como poderia fazer?
Voltar ao topo
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2011 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Tenso...

Entrei aqui para recolher informações sobre a cereja do rio grande, a minha está sofrendo aqui na bahia, quase não desenvolve.Seria o clima quente na maior parte do ano, o responsável por esse estacionamento? Alguém obteve sucesso com essa espécie no Nordeste?
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Kuruta



Registrado: 28/10/11
Idade: 30
Mensagens: 63
Localização: Cruz das Almas-BA

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2011 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Tenso mesmo, aqui ela deu um estouro de crescimento quando o clima estava quente, estacionou agora que o clima ficou frio, segundo o que eu lí e a minha experiencia(pouca mais tenho) ela gosta de solos umidos mais não exarcados, temperaturas quentes mais não escaldantes, e aprecia luz do sol, às vezes até diretamente.

PS: O que acelerou o crescimento da minha planta foi o NPK(4-14-Cool,(Era epoca de adubação quimica). Agora já é epoca de adubação organica.

Boa sorte

Abraço, Kuruta. Very Happy

----------------------------------------------------------------------
迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ. (Mada minu sekai he - ARASHI)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil