FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

copaíba copaifera langsdorffii (pau d'óleo) Fotos e pergunta
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lidiao



Registrado: 22/10/06
Idade: 36
Mensagens: 12
Localização: Uberlandia-MG

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 2:06 pm    Assunto: copaíba copaifera langsdorffii (pau d'óleo) Fotos e pergunta Responder com citação

oi pessoal!
em 2005, foram coletadas sementes de copaíba em uberlândia (quem é de uberlandia, saberá onde: no começo da rua joao severiano rodrigues, no karaíba). peguei duas dessas mudas em 2006:



(eu acho que tinha postado-as aqui!)
plantei-as em vasos mais rasos, mas com bastante terra, pra que se desenvolvessem. agora, no final de 2011, estão assim:




tô feliz em postar as fotos da evolução!
mas... preciso mudá-las para vasos bonitos, né. e já fazem 5 anos que tão nesses vasos. será preciso podar as raízes? tenho medo, pois já me disseram que a planta fica muito fragilizada quando movida... como fazer, nesse caso?
abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 2:23 am    Assunto: Responder com citação

Oi Lidia, se podar raízes, lembre-se de podar também a copa, para não debilitar a planta e promover a rápida recuperação. Quanto mais folhas a planta possue, maior será a necessidade de raízes para alimentação das mesmas. As raízes são o espelho da copa.

Se quiser engrossar o tronco, a técnica do escorredor e mamadeira, sempre dá bons resultados.

Se quiser aumentar a ramificação, uma desfolha na époda certa é fundamental, além de ramificar bastante, vc tb consegue uma redução no tamanho das folhas, o que deixa o conjunto mais proporcional e harmonioso.

Sucesso na condução da planta, abraço.
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/03/07
Mensagens: 363
Localização: Araguari - MG

MensagemEnviada: Seg Dez 19, 2011 1:07 am    Assunto: Responder com citação

estou vendo que vc mora em Uberlandia... temos um grupo de pessoas que se reunem para praticar bonsai... algumas são de Araguari e outras de Uberlandia... inclusive há uma pessoa, a Denize, que cultiva essa espécie que vc menciona nesse tópico... talvez ela possa lhe dar dicas de cultivo... se quiser saber sobre o grupo ou o contato da denize,me envie mensagem...

pc_mora@yahoo.com.br


abraço.
_________________
P.C.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
lidiao



Registrado: 22/10/06
Idade: 36
Mensagens: 12
Localização: Uberlandia-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 8:52 am    Assunto: Responder com citação

obrigada! vou entrar em contato =)+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lidiao



Registrado: 22/10/06
Idade: 36
Mensagens: 12
Localização: Uberlandia-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 8:56 am    Assunto: Responder com citação

hraphi,
as folhas todas caem uma vez ao ano. tenho medo de podá-la, mas diminuir o tamanho das folhas ia ser algo bem legal. Por enquanto tô deixando elas crescerem meio 'wild' , mesmo... mas acho que vou colocá-las na mamadeira! elas têm uns 40-50 cm de altura, queria que fossem bonsais de mais ou menos um metro... pelo tamanho das folhas!
Vou aprender mais sobre a mamadeira. E sobre as épocas da planta, né...

Alguma sugestão?

Valeu!

Lídia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 2:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lidia, certamente ao nos engajarmos na empresa de cultivar uma nativa, particularmente uma que ainda não há bonsai formado (um bonsai com tronco grosso, estruturação aerea definida e planificada), temos que ter em mente que haverá sempre maior dificuldade que se adotassemos outra planta qualquer, como uma pitangueira, por exemplo.

O cultivo dessa espécie então irá passar pelo velho sistema da "tentativa e erro", significando que voce irá aprender a lidar com ela na medida em que for fazendo seu cultivo. Como observou, trata-se de uma provável caducifólia, isto é, uma espécie caduca, que perde as folhas em determinado momento do ano. (Em botânica, caducifólia, caduca ou decídua é o nome dado às plantas que, numa certa estação do ano, perdem suas folhas, geralmente nos meses mais frios e com chuva (outono e inverno).

É a forma que as plantas encontram para não perder água pelo processo de evaporação, pelas folhas. Às vezes ficam só os galhos e o caule. Desta forma elas armazenam a água sem perder praticamente nada pela evaporação. Isso é muito importante, pois demonstra que voce é ótima observadora, e que sua planta apresenta uma singularidade que permite sua classificação e que, devido a isso, facilita sua lide no cultivo.

O primeiro passo para entendermos uma planta complexa é termos ou fazermos uma ficha técnica a respeito dela, onde analisaremos com critério as informações pertinentes à espécie, de forma a termos elementos que nos permitam lidar corretamente com seu manejo, obtendo com isso resultados mais satisfatórios, em termos de cultivo. Um primeiro ponto, que chama a atenção, é que ela floresce e frutifica, como podemos ver na imagem abaixo:





A floração é intensa e compõe um espetáculo à parte quando ocorre:

[img]http://timblindim.files.wordpress.com/2008/02/copaiba_2b.jpg?w=450[/img]

Família:Fabaceae ( Leguminosae-Caesalpinoideae )
Gênero: Copaifera
Espécie: officinalis, langsdorffii, reticulata
Sinônimos: Copaifera jacquinii, C. nitida, C. paupera, C. sellowii, officinalis Copaiva
Nomes comuns: copaíba, copaipera, cupayba, copauba, copal, bálsamo de copaíba, copaiva, copaíba-Verdadeira, bálsamo jesuíta, copaibeura-de-Minas, cobeni, Matidisguate, matisihuati, mal-dos-sete-dias, Aceite de palo, pau -de-oleo, básamo de copayba

A Fabacea é uma das maiores famílias botânicas, também conhecida como Leguminosae (leguminosas), de ampla distribuição geográfica. Uma característica típica dessa família é a ocorrência do fruto do tipo legume, também conhecido como vagem, exclusivo desse grupo. As Leguminosae ocorrem em quase todas as regiões do mundo, excetuando-se as árticas e antárticas e em algumas ilhas. A família é considerada como a de maior riqueza de espécies arbóreas nas florestas neotropicais, além de haver grande número de táxons endêmicos nesta região. Alguns ecossistemas brasileiros são centros de diversidade para o grupo e muitas das espécies são exclusivas destes ambientes. No Brasil ocorrem cerca de 220 genêros e 2736 espécies.

Pelo exposto acima, podemos ver que sua planta não é uma nativa qualquer, mas uma planta com um nome a zelar. Voltando a ficha, temos que suas caracteristicas principais são:

Árvore de grande porte, até 35 metros na mata, por volta de 15 m no paisagismo. Folhas compostas pinadas, oito folíolos de 6 cm. Flores pequenas, em cacho, brancas. Fruto pequeno, duro, marrom claro, abre-se quando maduro expondo uma a duas sementes 1 cm, pretas, cobertas por um arilo alaranjado.

Floresce durante os meses de dezembro a março.
Os frutos amadurecem em agosto-setembro, com a planta
quase totalmente despida de folhagem.

Uma dica importante diz respeito a ocorrência da arvore na natureza, quanto ao solo: cresce naturalmente tanto em solos férteis bem drenados, como terrenos úmidos de matas ciliares, como em solos pobres do Cerrado. Isso significa que podemos formar um substrato adequado ao cultivo, visando a facilidade para o desenvolvimento de suas raízes, ou seja, algo bem drenante, que permita o escoamento total da agua da rega diária, com retenção minima de umidade e facilidade na dispersão dos nutrientes aportados via adubação organica regular.[

Traduzindo: temos então um substrato dreanante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, casca de pinus e carvão. As proporções de cada elemento: 60%+20%+10%+5%+5% (na sequencia). O adubo organico pode ser a velha dobradinha torta de mamona+farinha de osso, sendo a massa preparada com o acréscimo de um adubo liquido diluido em agua, fazendo a colocação de bolotas em toda a volta do recipiente de cultivo, sempre próximo da borda, repetindo a colocação a cada 45 dias, exceto no inverno.

A rega pode ser diária, sempre ao final da tarde, com um cultivo a pleno sol, o dia inteiro. Sugiro aguardar o inverno para o replantio, cortando fora as raízes grossas (pivotantes) se houver, preservando a maioria das raizes capilares (raizes finas de alimentação). Após o reenvase, manter a planta em local ensolarado, reduzindo a rega se o solo se mantiver umido por mais tempo, suspendendo a adubação que só deverá ser retomada após 60 dias do reenvase.

O recipiente ideal para o cultivo até a formação do bonsai é uma bacia plastica com no minimo 15cm de altura, bem perfurada na lateral e no fundo, o que permite uma melhor aeração nas raízes, além do escoamento adequado da agua da rega diária. O vaso ideal deve ficar no máximo com 15 e no minimo com 12cm de altura.

Embora o formato regular dessa planta na natureza seja algo parecido com o estilo HOKIDASHI, creio que poderemos adotar outros, desde que não "fujam" em demasia (como um kengai ou han kengai, que nada tem a ver com a espécie), como por exemplo algo no estilo ISHITSUKI (raiz sobre pedra), FUKINAGASHI (varrido pelo vento), YOSE UE (bosque ou floresta), etc.



_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
lidiao



Registrado: 22/10/06
Idade: 36
Mensagens: 12
Localização: Uberlandia-MG

MensagemEnviada: Dom Fev 26, 2012 10:03 am    Assunto: Responder com citação

que legal, nickyfury, obrigada pela sua aten'cao. vou esperar, entao, os meses junho-julho para troca-las de vaso, preparar uma terra mais dren'avel... pretendo nao tocar muito nas raizes ainda, pois algumas pessoas antigas e sabias da minha terra me disseram que essa planta enfraquece muito quando mexe-se em suas raizes. vou ver se ela acostuma-se bem primeiro com o terreno novo, n'e?

um abraco

lidia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil