FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiros Negros e Cochonilha
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2012 5:18 pm    Assunto: Pinheiros Negros e Cochonilha Responder com citação

Olá a todos,

Tenho algumas mudas de Kuromatsu e estou tendo sérios problemas com cochonilhas.

Sei que já existe outros tópicos sobre o assunto, pois procurei bastante até antes de apelar para um novo.

Três mudas estão sendo atacadas e tenho medo que espalhem para uma nova muda.

As safadas atacam bem na junção das agulhas o que torna impossível a remoção manual. Muitas das agulhas estão amarelando.
Acho que um grande agravante é que elas surgiram um tempo depois da adubação . As cochonilhas devem estar se deliciando com isso!
Passei duas vezes óleo de neem num intervalo de uma semana. E já tentei calda de tabaco.

Mas elas não reduzem e aparentemente estão espalhando.

Atacaram também um jacarandá-paulista e dois cedros-rosa.

Não sei se aumento a concentração de neem na próxima vez ou se apelo para algum possível produto industrializado (não gostaria que atingisse esse ponto).

Agradeço desde já!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2012 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Luni,

Se não tiver jeito malathion com óleo mineral, mas também pode tentar combater com jato de água da mangueira para retirar as cochonilhas (dica do nickfyury em outro tópico a respeito de PN atacado por cochonilhas).

O óleo de Neem se você passou como está na embalagem demora um pouco para dar resultado, tendo em vista que ele inibe a cochonilha para comer então elas continuarão aparecendo no local onde estavam e vão morrendo aos poucos de fome. Ficando mesmo assim o casulo, se lavar com a mangueira com um jato de água poderá limpar a infestação.

Abraço
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

LUIZ ARTHUR escreveu:
Luni,

Se não tiver jeito malathion com óleo mineral, mas também pode tentar combater com jato de água da mangueira para retirar as cochonilhas (dica do nickfyury em outro tópico a respeito de PN atacado por cochonilhas).

O óleo de Neem se você passou como está na embalagem demora um pouco para dar resultado, tendo em vista que ele inibe a cochonilha para comer então elas continuarão aparecendo no local onde estavam e vão morrendo aos poucos de fome. Ficando mesmo assim o casulo, se lavar com a mangueira com um jato de água poderá limpar a infestação.

Abraço



Valeu Luiz!

Bom, vou esperar mais um pouco pra ver se num tem jeito mesmo e eu tenha que apelar pro industrial.
Sobre o óleo de neem, não usei a dosagem recomendada exatamente por isso, por ser de baixa concentração. Acabei dobrando a dose.
Tentei já o jato d'água e a extração manual, mas elas se alocaram bem onde saem as agulhas, impossível de alcançar com ambos.
Nesse fim de semana empenhei muito tempo numa nova limpeza manual, utilizei uma agulha (das de costura mesmo) para tentar alcançar as malditas. E dei uma bela reduzida no ataque.

Agradeço mesmo a dica. Por se tratar dos meus primeiros pinheiros, dou atenção especial a eles. Quero, no futuro, plantas saudáveis e vigorosas.

Valeu!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil