FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku morrendo!!!! HELP!!!!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Iulo



Registrado: 06/10/11
Idade: 44
Mensagens: 8
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 17, 2012 9:49 am    Assunto: Shimpaku morrendo!!!! HELP!!!!! Responder com citação

Oi Pessoal, tudo bem?

Sou Iulo Feliciano, iniciante na arte do Bonsai. Estou precisando de ajuda, pois meu Shimpaku (5 anos e meio) está morrendo. Ele começou a secar, acho que porque ele estava com fungos (umas coisinhas brancas bem pequenas nas folhas e galhos). Então, lavei a copa com água e uma escovinha de dentes com todo o cuidado pra tirar esses negocinhos brancos). Pulverizei calda de fumo e daí ele melhorou muito, mas depois voltou a secar os galhos. Ainda tem uns brotos, mas tá muito debilitado. Vejam as fotos.

O que devo fazer??????

OBS.:
. comprei ele neste vasinho mesmo em 05-OUT-2011 (nunca fiz transplante) (tem fotos no meu blog: http://iulosbonsai.blogspot.com.br/)
. fiz adubação com osmote (1 colherinha) e depois com torta de mamona
. rego todos os dias e deixo a pleno sol
. fiz estilização (quer dizer tentei srsrs) em SET-011 e depois tirei em por volta de FEV-2012
. sempre podei com os dedos (pinçando)

Obrigado







Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 08/02/12
Mensagens: 307
Localização: Dom Macedo Costa-BA

MensagemEnviada: Qui Maio 17, 2012 11:01 am    Assunto: Responder com citação

parece ataque de insetos,você não achou algum na planta?faz o teste da folha de papel branca(acho que é isso),ou se não,você ta regando ele direitinho,quanto tempo deixa ele no sol?e a adubação,como está fazendo.Essas são possiveins causas!
_________________
"o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Iulo



Registrado: 06/10/11
Idade: 44
Mensagens: 8
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 17, 2012 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Thássio, obrigado pela resposta, mas acho que não foi inseto não, pois não vi nenhum inseto na planta. No entanto, teve um dia que eu achei umas teias de bem fininhas nas folhinhas. Daí tirei as teias (mas não vi aranha nenhuma) e podei um pouco pra copa tomar mais ar.
O que é TESTE DA FOLHA DE PAPEL????? Li isso em outros posts do fórum mas não encontrei o que é.
Ele fica no sol toda a manhã, das 7 as 12 mais ou menos. Quanto a adubação eu só adubei duas vezes, com osmocote e com torta de mamona (comprei ele em 5 de outubro).

Obrigado
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rolz



Registrado: 14/12/11
Mensagens: 56
Localização: Bragança Paulista/SP

MensagemEnviada: Qui Maio 17, 2012 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Iulo, tenho um tb e o meu tb aconteceu isso, o teste da folha é o seguinte: pegue uma folha de papel branca, coloque em baixo da copa e de umas batidas com a mão nela, olhe na folha e veja se tem minusculos piolhinhos pretos andando, se tiver precisa de um insetiçida ou calda de fumo, mas como vc disse que ja passou a calda não deve ser. Provavelmente é fungo mesmo, o meu tb esta com fungos brancos nas raizes , estou dando o que ver para tira-los, mas o shimpaku na maioria quando está dando esses sinais é dificil de reverter, boa sorte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Iulo



Registrado: 06/10/11
Idade: 44
Mensagens: 8
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2012 8:41 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rolz.
Obrigado pelo esclarecimento. Quando eu passei calda de fumo ele melhorou muito. Mas passei só um dia e depois parei. Esses piolhinhos pretos tem em outros vasinhos (de flor), mas acho que não no Shimpaku. Ele tinha sim um monte de coisinhas brancas bem grudadas nos galhos e inserções de folhinhas. Daí qdo eu lavei a copa (galhos e folhas) e tirei com a escova de dentes melhorou.
Agora coloquei ele na meia sombra e passei mais calda.
Alias, qual é a frequência de borrifação de calda de fumo?????

Obrigado
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2012 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

Tá com cara de Aranhiço heim..
Se for só resolve com calda sulfocálcica.. Eu uso 15ml para um litro de água e borrifo na planta toda uma vez por semana bem de tardezinha. Durante 3 semanas.. E nada de deixar na sombra.. Sol mesmo... Esta espécie necessita de muito sol para sobreviver...
Espero ter ajudado..
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Iulo



Registrado: 06/10/11
Idade: 44
Mensagens: 8
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2012 8:38 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta Mcdonald.
Estou passando calda de fumo (todos os dias) e parece que ele está melhorando. Novos brotos estão surgindo. Caso volte a piorar vou usar a caldo sulfocálstica como vc indicou.
Abraços
Iulo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Iulo



Registrado: 06/10/11
Idade: 44
Mensagens: 8
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2012 8:59 am    Assunto: Responder com citação

Tenho mais uma dúvida: Eu posso replantar ele em substrato 100% de telha triturada!??!?! Quando fiz o curso com o Mário Leal, lembro que ele me disse que essa telha triturada era boa para a recuperação de plantas debilitadas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/01/05
Idade: 60
Mensagens: 227
Localização: Piracicaba-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 27, 2012 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Yulo, eu acho que sua planta tem o aranhiço (ácaro vermelho) e um fungo chamado Phomopsis. Aquele fungicida dithane é preventivo para as duas coisas. Mas vc pode tentar salvar somente as partes verdes, corte as secas para poder ver se está evoluindo a doença.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Iulo



Registrado: 06/10/11
Idade: 44
Mensagens: 8
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 31, 2012 10:28 am    Assunto: Responder com citação

É Chaddad. A doença tá evoluindo. Podei todos os galhos secos e deixei somente os brotos. Dois dias depois parece que já tem mais galhos secos. Se eu pulverizar um fungicida será que resolve?!?!?!?!?

Qual eu compro e onde?!?!?!??!?! Queria um já pronto pra borrifar, pois muito poucas plantas.

Obrigado pela ajuda!
Abraços
Iulo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil