FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calendário de Cultivo - 2a Parte (Substrato)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 8:46 pm    Assunto: Calendário de Cultivo - 2a Parte (Substrato) Responder com citação

SOLO PARA BONSAI (SUBSTRATO)

- Princípios básicos:
Inicialmente iremos trabalhar com uma composição de solo padrão, desta forma cada bonsaísta tem que usar sua capacidade de observação para adaptar essa composição às suas condições de cultivo. Em outras palavras temos que pensar e combinar os seguintes elementos: substrato, rega, tempo de exposição à luz solar, exposição ao vento, nosso tempo de dedicação às plantas, micro clima e principalmente o clima de sua região. Ou seja, temos um sistema e é preciso pensá-lo como sistema e com isso considerar suas variáveis. O solo é a parte mais importante desse sistema. É a base para a interação da planta com os outros elementos. Sua Importância está na sua composição pois será ela que irá definir as condições de enraizamento, boa drenagem e principalmente aeração do solo (uma boa troca gasosa).


- Equilíbrio do solo:
Rega e drenagem, espaço e aeração – é muito importante um solo que possa favorecer a planta. Que lhe permita um bom desenvolvimento radicular, que mantenha um bom equilíbrio e principalmente uma boa homeostase do sistema. Buscamos um solo que se mantenha estável por um período mínimo de 3 anos, que sirva de suporte e equilíbrio no controle da capilaridade. Um solo com partículas inferiores a 1mm favorece maior retenção de água, tornando-se ruim para o desenvolvimento das raízes. Podemos compensar esse problema trabalhando com um substrato, preferencialmente, composto de 80% ou mais por partículas entre 2 a 5 mm.

Vale a pena ressaltar que a planta precisa de raízes fortes para se manter saudável e é necessário que tenha constante renovação e formação de raízes capilares. O solo deve fornecer suporte para essa manutenção. Segue abaixo algumas características que a composição do solo deve contemplar:

- capacidade de retenção de água e nutrientes dentro da partícula solo e liberação desses elementos com facilidade para as raízes, mantendo uma taxa de umidade no solo em torno de 30 a 40%;

- boa condição de drenagem, controle do efeito capilar evitando água parada por longos períodos no espaço intersticial, sufocando das raízes;

- boa aeração do solo, permitindo uma boa troca gasosa para as raízes;

- composição estável do solo por longos períodos evitando a compactação do mesmo;

- suporte para desenvolvimento e manutenção de microorganismos benéficos e essências como micorrizas, levedos e bactérias.


- Composição:
A base do nosso substrato é a caqueira (cerâmica triturada). Numa situação de praticidade, ou de falta de outras condições, estamos usando 100% de caqueira associada à adubação. Nesse caso variamos a granulometria entre 2 a 5mm de acordo com as condições expostas no princípio afirmado acima.

Características dos componentes trabalhados pelo Bonsai Clube Morro Velho.

Caqueira ou cerâmica triturada – substrato com alta porosidade, ótima retenção de água dentro da partícula, favorece ótima aeração do solo e excelente desenvolvimento de microorganismos benéficos, longa durabilidade, estável por mais de 10 anos após plantio.

Canga de Ferro – auxilia na reposição de ferro solúvel no solo. A deficiência de ferro é geralmente causada pela rega com água tratada que são ricas nos halogênios Cloro e Flúor se ligam quimicamente com o íon Ferro tornando-o não disponível para as plantas e causando a Clorose, doença que pode enfraquecer ao estremo as planta causando a sua morte.

Basalto – rocha rica em micronutrientes que tem como função principal substituir a areia para auxiliar a drenagem do sistema. Nesse sentido o basalto, utilizado na composição do solo é superior à areia. Com a lixiviação ácida e biológica que ocorre naturalmente no solo ela libera micronutrientes essenciais para o bom desenvolvimento das plantas, em doses homeopáticas e contínuas.

Matérias Orgânicas – são as mais diversas possíveis, deve sempre buscar uma % em nossas misturas para favorecer uma fonte continua de carbono, aminoácidos e suporte para microorganismos no solo. Eles podem variar significativamente o pH do solo e são muito importantes para o cultivo correto de varias espécies.
Folhas descompostas – compostagem feita em geral de podas de arvores, de grama, folhas do quintal e jardim, devidamente fermentadas e compostadas por períodos de 6 meses a 1 ano. Devem ser peneiradas para tirar o pó e o material mais grosso. Sugestões: o grosso volta para pilha de compostagem e o fino pode ser utilizado em hortas e jardins.
Musgo Sfagno (sphaginum SP) – se trata de um musgo de fibras longas. Seco pode ser macerado, picado finamente para utilização no substrato. Possui pH neutro, pouca acides na decomposição, ótimo para juniperus e ciprestes.
Casca de Pinus – bem triturada e sem pó torna-se ideal para utilização no solo dos pinus pois favorece o desenvolvimento da micorriza dos pinheiros. Seu pH é levemente acido, quando devidamente fermentada e degradada em pilhas de compostagem. Caso seja matéria nova, sem ser curtida, o pH é mais ácido pela presença de tanino que fermenta produzindo o ácido tantânico.
Fibra de Coco – bom para evitar compactação do solo, boa retenção de água, pH levemente ácido, lenta decomposição.
Turfa da Finlândia – excelente para azaléias, pH muito acido.

Carvão – muito importante. Sempre utilizar uma % misturada diretamente ao solo com granulometria similar ou mesmo. No momento do transplante colocar alguns pedaços logo abaixo das raízes da planta. Tem a função de controle da saúde do solo, retenção e absorção de toxinas e também pode ser considerada uma boa fonte de potássio (K) para as plantas.


MICORRIZAS - é uma associação mutualistica não patogênica entre certos fungos do solo e as raízes da planta, trazendo benefícios para ambos, onde os fungos aumentam significativamente a capacidade de absorção geral e de certos nutrientes para a planta e a mesma disponibiliza alimento para ele, como glicose

Uma alternativa prática pode ser o preparo em grande quantidade de um solo base padrão composto por:

- 50 % de caqueira,
- 20% de casca de composto orgânico (casca de pinus, folha decomposta, fibra de coco ou sphaginum),
- 10% de canga (ferro),
- 10% de basalto (ou areia grossa, ou ainda granito triturado)
.......


.......
Citação:

_________________
Fernando Magalhães
BMV


Editado pela última vez por Fernando Magalhães em Ter Ago 06, 2013 10:39 pm; num total de 6 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ficou ótima essa planilha...
Depois vamos montar uma apostila com todas essas aulas!!!
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio A Lanna Barbieri



Registrado: 29/04/10
Idade: 38
Mensagens: 28
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Nesta tabelinha ficou faltando o substrato ideal para Caducifolias. Devemos considerar o substrato geral para elas ou tem algo que seria bom usar, como por exemplo o carvão?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2010 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sergio,

Sobre o carvão, e de grande importância colocar pelo menos uns 5% na mistura final de todas, acabou não entrando, pois já se torna um procedimento padrão para transplante, colocar no fundo do vaso.

No caso das caducifólias pode ser utilizar o substrato padrão.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
andrebervig



Registrado: 05/05/09
Idade: 43
Mensagens: 34
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

Como principiante tenho muitas duvidas mas neste caso de qual carvão estão falando? Carvão Mineral, Carvão vegetal tipo para churrasco.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Neste caso se trata de carvão vegetal mesmo, pode ser o de churrasco, ele é ótimo, pois o objetivo e funcionar como um adsorvente de toxinas no solo, controlando o equilíbrio, fornecendo também potássio e carbono.

O carvão mineral só seria interessante se sofresse um processo de ativação que deveria ser especifico para o que precisamos no solo do bonsai, talvez uma ativação química ácida. Ele natural seria inerte.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 8:43 pm    Assunto: azaléia Responder com citação

Fernando.
Na composição do solo para azaléia, temos 15% de turfa. Entendi que a turfa entra como responsável pela acidez do composto. Quando não temos turfa, qual outro elemento podemos usar para substituí-la.

Aguardo
Mariano Alves

_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mariano,

O Melhor seria mesmo a turfa, pois nada acidifica tanto o solo como ela, porem casca de pinus bem curtida pode ser usada para substituir, utilizando se nesse caso uns 20%, diminuir na cerâmica.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 8:13 pm    Assunto: solo para azaléia Responder com citação

Bom Fernando. Essa discussão me fez lembrar que, no nosso calendário de especies, podemos acrescentar a composição do solo. O que você acha?

Mariano Alves
_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, concordo, acabou que como vc não veio a penúltima reunião, foi proposto isso pelos colegas.

Precisamos agilizar o guia de espécie.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/11
Idade: 39
Mensagens: 247
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 9:54 am    Assunto: Responder com citação

muito bom o material.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2012 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado amigo,

Quando tiver em BH venha conhecer nosso espaço, programe-se para participar de uma de nossas reuniões.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil