FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabeira - Letícia
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Precatorius



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 23
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2012 9:42 pm    Assunto: Jabuticabeira - Letícia Responder com citação

Boa noite!
Em um tópico anterior postei sobre alporquia que fiz em uma jabuticabeira e alguns amigos daqui me avisaram da dificuldade na reprodução dessa planta por este meio.
Como empolguei bastante com a ideia de um bonsai de jabuticaba, hoje comprei uma muda (vou confirmar a idade dela com o vendedor) com aproximadamente 60cm - 70cm, que por ser minha primeira experiência na arte do bonsai, vou precisar muito da ajuda de vocês.


Aqui dá pra ter uma ideia do tamanho da planta.



Ela já possui uma copa bacana, tirei essa foto pra lembrarmos de como era, creio que vou ter que podar tudo isso. hehehe



Detalhe do tronco, é aqui que precisarei de mais dicas em como proceder.



Outro ângulo do tronco para mostrar melhor as brotações mais baixas.

Esse é a Letícia pessoal! Nunca fui de colocar nomes nem nos meus animais de estimação, mas como pretendo levar esse novo hobby pra sempre comigo, fiz questão de colocar o nome da minha futura esposa em nosso primeiro bonsai.

É isso... qual o primeiro passo a ser dado?
Provavelmente ela vai precisar de uma pode drástica, transplante de vaso e tudo mais. O que me indicam?

Obrigado desde já! Very Happy
_________________
Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/08/11
Idade: 31
Mensagens: 149
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 8:34 am    Assunto: Responder com citação

É um belo material, mas este tópico serve para mostrar o desenvolvimento da sua planta. Se quer opiniões crie um tópico no Minha árvore e sua opinião!. Bom trabalho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Precatorius



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 23
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 9:23 am    Assunto: Responder com citação

A ideia é justamente essa. Mostrar o desenvolvimento dela aqui com o passar dos anos. Ontem fiz uma poda básica, apenas tirando o excesso de galhos finos para visualizarmos melhor a estrutura dela. Vou postar as fotos ainda hoje.
Não decidi ainda de farei uma pode drástica diminuindo sua altura ou se vou trabalhar com ela neste tamanho mesmo.
_________________
Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Precatorius



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 23
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

ATUALIZAÇÃO - 09/08/12

Após a poda básica:






e agora? aceito opiniões sobre os próximos passos...
_________________
Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/08/11
Idade: 31
Mensagens: 149
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, vou dar minha sugestão então. Acredito ser um bom material para um Chokan.

Ficaria algo mais ou menos assim:

Acho que ficaria muito legal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Precatorius



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 23
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 4:19 pm    Assunto: Responder com citação

Também pensei em fazer um Chokkan Ramon, gostei da ideia de podar o tronco principal onde você marcou, porém fiquei na dúvida quanto aos galhos do lado esquerdo embaixo.. Não ficarão muito curtos?
_________________
Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde!
Quer mesmo fazer bonsai de qualidade ou quer apenas cultivar plantas em vasos pequenos ?

Pense e responda a si mesmo .

Se optar por fazer bonsai com qualidade técnica deverá estudar muito, como todos nós fizemos ou fazemos , para "entender" o significado do que esta por fazer.

Parta do principio que cada especie tem suas peculiaridades e formatos . Coniferas são cultivadas como coniferas, nativas tropicais como são .. Tentamos reproduzir o que encontramos na natureza.

Não tente fazer sua arvore parecer bonsai , mas sim seu bonsai parecer uma arvore .

Para um dia esta jabu ser considerado bonsai, vc deverá escavar a base do tronco e descobrir onde começam as raizes , partindo deste ponto mantenha 10 ou 15 cm de tronco e corte na diagonal num angulo de 45 graus para o estilo ereto informal ou angulo reto para o vassoura.
Use algum tipo de pasta cicatrizante( receitas no forum)

Escolha uma bacia grande , perfurada, com 20 cm de altura de borda e prepare o substrato ( as receitas no forum ).

Elimine a pivotante e espalhe as raizes capilares em circulo , plante
na bacia e regue em abundancia .

Adubar depois de 45 dias + ou - , enquanto aguarda as novas brotações , estude muito e adquira novas plantas de especies diferentes. PACIEÊCIA.

1 ano :

Escolha os galhos ideais , elimine os restantes , arame, continue estudando e praticando. Tente entender todo o processo e saberá o que fazer. PACIÊNCIA.

2 ano:

Desfolha , nova seleções de galhos e aramagem... Já terá entendido do que estou falando agora... Ah , e não se esqueça da SANTA PACIÊNCIA

3 ano:

Não é preciso mais dizer o que deve ou não fazer , saberá.

Boa sorte e muita paciência , não existem bonsai ( sempre no singular) instantaneos .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Precatorius



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 23
Localização: Maringá-PR

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Sim Bonsérgio, já estudei bastante, li vários textos, um pouco de tudo pra começar a entender melhor. Claro que a ideia é fazer bonsai sim, e não apenas uma planta em um vaso pequeno.
Desde que que escolhi essa muda, não descartei a possibilidade de uma poda drástica como você disse e a poda que fiz foi só para facilitar a visualização da árvore toda.

Vamos às dúvidas:
Como cortar o tronco? Que ferramenta uso para não danificar o tronco e obter um corte limpo? Um tesourão mesmo?

Posso fazer essa poda drástica agora em agosto ou devo aguardar setembro?

Obrigado!
_________________
Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2012 8:07 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia !

Como disse o Ramon acima , o ideal seria transferir o tópico para MINHA PLANTA E SUA OPINIÃO, uma parte do forum muito mais visitada e comentada.( peça aos moderadores).

Depois que tiver um historico fotografico da planta com os procedimentos e resultados ( alguns anos) volte a postar aqui , mostrando o caminho que escolheu e o resultado que conseguiu, para que sirva de orientação a outros foristas.

Com relação a jabu , se fosse minha , cortaria agora , antes do novo ciclo de crescimento, usando uma serrinha ou serrote.

Veja que este procedimento é arriscado para qualquer especie e cultivador, é o ponto critico , mas nescessario , na condução desta planta. Por vezes acontece da planta não se recuperar do procedimento e morrer, pense e analize antes de cortar, a planta é sua e só vc decide.

Fazer bonsai é um passo a frente e dois para traz, as vezes é nescessario alguns passos para traz para se conseguir um grande salto .

Porque ser tão drastico?

O tronco é reto e sem conicidade, não apresentando atrativos minimos para no futuro ser admirado.

Existem medidas basicas que dão proporcionabilidade ao bonsai , transmitindo a harmonia necessaria entre vaso , tronco e copa .

Alguns bonsaistas usam a proporção de 3/1 até 6/1 ou seja a altura do tronco não deve ser mais que 3 vezes sua largura, para um tronco com 5 cm de largura no maximo 15 de altura ...

Claro que existem variantes quando optamos por outros estilos e espécies, mas devemos sempre observar as regras , mesmo não sendo escravo delas .

Se estiver em duvida não faça, corte feito não tem volta , tenho plantas que estão sendo estudadas a anos sem que tenha encontrado o caminho para elas .

Boa sorte e um bom final de semana .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil