FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida - Pinheiro Negro Japonês
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 9:35 am    Assunto: Dúvida - Pinheiro Negro Japonês Responder com citação

Olá pessoal!

comprei umas sementes de pinheiro negro japones e elas chegaram ontem!

Gostaria de saber se é necessário fazer o teste da água com as sementes e também o clima ideal para plantar.

Também gostaria de saber se é possível plantar as sementes em um jarro que já tem outra semente de jurema branca esperando germinação (seria uma em cada ponta do jarro).

Espero que vocês possam me ajudar!

Agradeço a atenção!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Poderia informar onde comprou?
Tranquilo?
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 10:13 am    Assunto: Responder com citação

comprei no "Planeta Semente".

Ainda não indico porque só plantei 3 e não sei se irão vingar, por isso estou fazendo todas estas perguntas para não repassar informações erradas.

Se forem comprar, por enquanto, é por sua conta em risco! hehe

No aguardo para as respostas! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:03 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Colocou de molho em água? 12h... Se não, seria melhor fazê-lo, as sementes que afundam se hidratam e as que flutuam podemos dar uma lixadinha e recolocar na água...

Obrigado pelas informações!


Abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:10 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Colocou de molho em água? 12h... Se não, seria melhor fazê-lo, as sementes que afundam se hidratam e as que flutuam podemos dar uma lixadinha e recolocar na água...

Obrigado pelas informações!


Abç


Coloquei sim! Essas 3 sementes que eu plantei ficaram na água durante toda a madrugada! Pena que nenhuma afundou, ainda sim as plantei!

Será que irão vingar?! Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:42 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Difícil...não impossível!

Mantenha o local úmido!

Mantenha no sol!

Mantenha a esperança! Very Happy
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa!

Pensei que era para manter na sombra! :O kkkk

Vou por agora mesmo na varanda para pegarem sol! Smile

Sou amante de pinheiro negros, alguns familiares estão no Rio e vão trazer um exemplar para mim! to doido para por as mãos nele! haha!


Acho que a dica de colocar no sol é válida também para a jurema branca, então também irei colocá-la à luz do sol! Smile

muito obrigado pelas dicas!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:55 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

A luz é o combustível para a vida!


Abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Lembi
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/12/11
Idade: 33
Mensagens: 210
Localização: Rolante-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,
Por experiência própria, em plantio de PN, que por sinal muito pequena. Costumo colocar as sementes de molho em água (sem cloro) de noite, para plantar no outro dia. Muitos dizem para plantar diretamente na areia, eu particularmente, faço uma mistura de 60% areia, e 40% terra preta. No meu primeiro plantio, consegui uma taxa de germinação em torno de 30%, mas no segundo chegou a quase 50%. A profundidade que voce enterra a semente é de suma importância, a semente deve ser coberta por 5 milimetros de substrato. Mantenha o substrato levemente úmido. Nos dois casos a germinação ocorreu sob um sombrite de 50%, mas no próximo plantio vou tentar por diretamente no sol, como o amigo Marco mencionou.

Espero ter relatado com clareza as minhas pequenas experiências...

Forte abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza, as experiências dos amigos são muito importantes para mim!

Coloquei 7 sementes na água e apenas uma afundou, acho que esse não foi um bom começo! haha, já deixei a terra úmida hoje para plantar amanhã de manhã.. as sementes vão ficar em torno de 14h na água!

Vamos torcer para que dêem certo! fiquei sabendo que a germinação do PN é de 30 a 45 dias. Por via das dúvidas pedi para alguns familiares comprarem uma mudinha pra mim no Rio de Janeiro. Em breve estará chegando e eu mostrarei fotos a vocês!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 1:31 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Considere a experiencia que meu amigo forista e bonsaista Bergson, residente em Maceió/AL: plantou milhares de sementes de PN. Obteve germinação em praticamente todas elas, mas quando as plantas estavam com tamanhos variando entre um a tres cm, começaram a secar e morrer, não havendo nada que ele ou alguem pudesse fazer para impedir.

Isso se deve ao fator climático. O clima nordestino, seja em Alagoas, seja no Rio Grande do Norte, inibe, sistematicamente, a continuidade no desenvolvimento de plantas originadas via sementes, dessa espécie. Lamento muito informar isso a voce. Talvez fosse mais aconselhável, por outro lado, explorar outras espécies, com maiores potenciais, como as nativas, por exemplo: jabuticabeira, pitangueira, araçá, caliandras. Qualquer uma delas é altamente produtiva e as sementes germinam, e as plantas se desenvolvem bem, conforme consta nos anais de agricultura dos principais centros produtores do nordeste em geral.

Eu moro no DF. Adoraria ter, em meu viveiro, ao menos um exemplar de pinheiro branco. Mas sei que essa espécie não sobrevive bem nem no sul do país, que dirá aqui, na imensidão seca e árida do planalto central. Então, esqueço esse meu desejo infantil de ter algo que nunca terei aqui, e me empenho em obter o melhor com outras espécies, como venho fazendo há anos, e tendo relativo sucesso em seu cultivo, sem neuras....
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2012 8:01 pm    Assunto: Pinheiro Negro misho Responder com citação

E aeh e minhas sementes de Pitecoooo, rsrsrsrsrs!
Tudo bem?
Leia esse tópico por gentileza, lhe ajudará e muito:

http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=18

E o vídeo do Mestre Hidaka:

http://bonsai.andretoledo.com.br/2012/08/cultivando-pinheiro-negro-por-mestre-hidaka/[/url]

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil