FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Algumas idéias... De aquarista para bonsaísta!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Jorge Rodrigues



Registrado: 27/02/06
Mensagens: 13
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Sex Mar 03, 2006 10:30 am    Assunto: Algumas idéias... De aquarista para bonsaísta! Responder com citação

Pessoal,

Como sou aquarista a mais de 25 anos, e tendo acompanhado de perto a evolução desse hobby, principalmente na parte de aquários plantados (que eu adoro), tenho algumas dicas que poderiam ser úteis para o nosso hobby de bonsai também, e decidi compartilhar aqui com vocês, a seguir:

1) Pedras para estilos Raiz sobre Rocha ou Plantado na Rocha:

Vcs como eu acham difícil encontrar uma pedra com a textura ou tamanho adequados para estes estilos, principalmente se moram em cidade grande? Procurem uma boa loja de aquários em suas cidades (posso dar endereços de ótimas noo Rio e em São Paulo) e vcs encontrarão uma infinidade de pedras, para todos os gostos, tamanhos e formatos, inclusive algumas boas o bastante para Suiseki! E o melhor: algumas delas já são serradas na base, tendo o a parte de baixo plana e perfeita para ser apoiada no vaso! Além disso, como são rochas especialmente selecionadas para aquariofilia (se vc for numa loja boa, claro) elas são inertes, pois não podem alterar a química da água do aquário, portanto não alterarão o solo também, e geralmente já se encontram limpas de qualquer sujeira. Amanhã coloco aqui fotos de duas pedras "perfeitas" que eu comprei, só para vcs darem uma olhada... O único probleminha é que deve custar em torno de R$ 3,00 o quilo, e não "de grátis" como uma que a gente encontra na rua...

2) Troncos de madeira arrastada para o estilo Tanuki

Da mesma forma que as pedras, vc poderá encontrar vários troncos de madeira arrastada que podem ser usados para os estilos Tanuki ou plantado sobre tronco. O interessante desses troncos é que eles são selecionados para ficarem sempre submersos e nunca apodrecerem (o que acabaria com o ecosistema de um aquário), sendo compostos de uma madeira extremamente dura e resistente ao apodrecimento. Se não me engano são de raiz de Aroeira, e justamente por causa disso têm ainda uma textura bem nodosa e retorcida, sendo ideais para esses estilos. Só aconselharia tratar com "lime sulfur" antes para ir branqueando ele, pois os mesmos têm uma coloração bem avermelhada.

3) Cascalho de várias granulometrias:

Bom, essa dica já é velha, procurar o cascalho para o solo nas lojas de aquário, mas nunca é demais falar de novo... Uma boa loja vai ter cascalhos de várias granulometrias, incluindo alguns com cores e texturas bem interessantes para colocarmos sobre o substrato do vaso ao fazermos penjings. Além disso o cascalho numa loja de aquário costuma ser bem mais barato do que em uma loja especializada de bonsai...

4) Laterita

A laterita é uma espécia de cascalho avermelhado, rico em ferro e elementos traço utilizado amplamente no solo de aquários platados (como na arte do bonsai, o solo de um aquário plantado é muito importante). Eu já utilizei um pouco desse cascalho misturado no solo de azaléias e os resultados foram surpreendentes, a floração foi muito mais intensa! Não sei se serviria para outras plantas com flor, mas em azaléias que necessitam de ferro (vide a técnica do prego no vaso) vai muito bem, distribuindo melhor os nutrientes pelo substrato do que o prego em si... Uma colherinha de chá misturada no substrato do vaso é o bastante, e as lojas de aquário vendem ele em pequenos potes.

5) Carvão

Bom, essa eu confesso que para mim é nova, foi lendo aqui nesse fórum nos últimos dias que vi que alguns foristas usam carvão em seus substratos, como profilático. Bom, o carvão é usado há muito tempo nos filtros de nossos aquários também, mas com outra finalidade: como o mesmo possui uma enorme estrutura micro-porosa, ele é utilizado nos filtros para reter gases e certos elementos químicos nocivos à saúde dos peixes, que são subprodutos do ecossistema do aquário, como fenóis, metais pesados e inclusive traços de cloro na água. O carvão usado para isso NÃO é o carvão vegetal de churrasqueiras, mas um carvão mineral que passa por um processo especial (aquecimento a altas temperaturas) e é chamado de "carvão ativado". Mais uma vez, como ele não faz mal aos peixes, tb não fará mal às plantas. Minha dica aqui é que esse carvão das lojas de aquário já está granulado (1 a 3mm), e evitaria a lambança de ficar quebrando, moendo e peneirando carvão normal para colocarmos no substrato. Nunca usei, mas fica aqui a dica...

Ufa, acho que é só por enquanto! Espero ter ajudado, e pra completar todo o texto acima, segue umas fotos de alguns aquários plantados feitas por um mestre nesse assunto: o Sr.Takashi Amano (tinha que ser japonês!)

[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua002/image4.htm[/img]

[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua000/image0.htm[/img]

[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua000/image15.htm[/img]

[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua002/image17.htm[/img]

Abraços a todos,

Antônio Jorge Rodrigues
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Jorge Rodrigues



Registrado: 27/02/06
Mensagens: 13
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Sex Mar 03, 2006 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Ops, foi mal, fiz besteira com as fotos... Aí vão elas:












Abraços,

Antônio Jorge Rodrigues
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jonatã Fernandes Leite



Registrado: 03/11/05
Mensagens: 73
Localização: São Gonçalo - RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 03, 2006 12:32 pm    Assunto: lindões Responder com citação

Very Happy olá Very Happy
seus aquários são lindos Very Happy Very Happy Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation
eu também já comprei pedriscos em loja de aquário e foi a calcita para buxinho, foi ótima, e suas dicas são 10.
como consegue as plantas submersas tão vivas, lâmpada? qual?
abç
_________________
Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Jorge Rodrigues



Registrado: 27/02/06
Mensagens: 13
Localização: São Paulo

MensagemEnviada: Sex Mar 03, 2006 2:31 pm    Assunto: Responder com citação

Hehehehe, poxa, quem me dera que esses aquários fossem meus! Wink Como eu falei, esses são aquários do Mestre Takashi Amano, um dos "papas" de aquários plantados. Coloquei eles só para ilustrar o que pode ser feito... O meu é plantado mas perto desses é até feinho! Embarassed

Bom, como aqui é um fórum de bonsais e não de aquariofilia, não vou me extender muito na resposta, Jonatã, mas para conseguir plantas viçosas como estas vc precisa de 4 coisas: substrato bem preparado com húmus de minhoca, areia fina e laterita, muita iluminação (para vc ter uma idéia o meu aquariozinho de 60cm tem 80W de iluminação fluorescente), fertilizantes especiais e injeção de gás carbônico na água para que as plantas façam melhor a fotossíntese. Para saber mais visite esse site: http://www.aquaonline.com.br, o pessoal do fórum de lá tb é bem legal...

Abraços,

Antônio Jorge Rodrigues
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 08, 2006 8:16 pm    Assunto: . Responder com citação

Muito legais as dicas!
Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2006 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

eu acredito que o carvão ativado vai acabar indisponibilizando alguns micronutrientes para a planta, como nosso amigo acima disse, ele retém elementos traços (os micronutrientes) e outros gases toxicos para os peixes. Não sei se estou certo, estou lançando uma duvida... que que vcs acham?
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Qua Jun 14, 2006 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Tudo bom Antonio tambem sou aquapaisagista, e sem querer intervir o que vc escreveu, mas como o doolombo já pos em dúvida e ele esta com razão, o "carvão ativado" não é indicado para aquas plantados pq ele retira da água micronutrientes nescessários para as plantas, a não ser em caso de emergência, aí ele é usado por pouco tempo, e acho que os bonsaistas usam o "carvão vegetal" que é totalmente diferente do outro, e esse já não é indicado para aquarios, pq ele não tem as mesmas propriedades do outro.

Aproveitando o embalo ta aqui a foto do meu Aqua:

Tenho mais de 16 especies em 70 litro de áqua.

Werlei Purgatto
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Jun 15, 2006 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Grande dica. Agora não vou deixar passar uma casa de aquários sem dar uma olhada. Valeu
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Ter Jun 20, 2006 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Muitos destes itens já foram citados nesta matéria aqui ó:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=506
Wink
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Qua Set 27, 2006 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal achei a junção perfeita entre o bonsai e o aquarismo, é um paludário para cirar anfibios, alguem sabe me dizer que arvore é esta da foto, eu sei que as Éricas adoram água e também seria uma boa opção para montar um igual, vejam:



esta foto é do site da AGA que realiza concursos de aquarios plantados
AGA 2005
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/07/05
Idade: 40
Mensagens: 589
Localização: Joinville - SC

MensagemEnviada: Qua Set 27, 2006 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Poo ficou mto bom esse paludário...
eu to a um bom tempo tentando fazer algo parecido p/mesclar duas paixões, o aquario(tenho dois plantados, um de 50 e outro de 60 litros,qq hora posto fotos aqui...) e tenho mais um de 30 q eu pensava em fazer algo parecido..
muito bom..
mas pooo o cara usou uma carmona ali ou eu to enganado??
ela suporta esse nivel de humidade?
_________________
Abraços,

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Qui Out 05, 2006 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Ontem encontrei um mais aproximado da perfeição desta junção de hobbyes, só que é um falso bonsai feito com uma raiz e as folhagens é Musgo de Java, o autor é o Felipe Oliveira e mora na cidade de Porto - Portugal.


_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo Giovanelli
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/06
Mensagens: 382
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Qui Out 19, 2006 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Werley..... o aquarismo foi por muito tempo meu hobby. Infelizmente o abandonei por falta de tempo, quando me mudei para Mogi para estudar. E pude ver na foto de seu aquário que tem uma espécie que criei por muito tempo, e digo, é uma das minhas prediletas: o Lebiste. Dócil, fácil de criar e procriar, lindo com suas caudas enormes...
Parabéns pelo Tópico.

Abração, Marcelo.
_________________
" Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Sex Out 20, 2006 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo convido vc e aos outro amigos a darem uma olhada em meus aquarios:

Aqua-plantado de 1,5 litro:
http://www.reefcorner.org/content.asp?/forum/topic.asp?TOPIC_ID=37186
Aqua-plantado de 30 litros:
http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=37396

Abraços

Werlei Purgatto
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

BELOS TRABALHOS E ÓTIMAS IDEIAS.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil